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Entrevista: Tati Bassi lança nova banda, Devil Blues, unindo rock, blues e umbanda

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Entrevista: Tati Bassi lança nova banda, Devil Blues, unindo rock, blues e umbanda

Vinda de uma banda punk, as Radioativas, Tati Bassi deu um salto no blues, no jazz e no soul em seu primeiro disco solo, Não basta querer, lançado em 2017. “Fui muito cara de pau”, brinca ela, em entrevista ao Pop Fantasma. A ousadia continua: Tati montou um novo projeto musical, Tati Bassi and Devil Blues, que acaba de lançar o primeiro single, Tudo o que vai volta (Monstro Discos), cujo clipe a gente mostra em primeira mão. Acompanhada de Carol Vidal (guitarra), Willian Navarro (baixo), Leos Vibian (bateria), Lécão Baptista (atabaques e percussão), ajudou a criar uma sonoridade que chama de macumblues, e que reúne três pilares de sua vida: umbanda, blues e rock.

Com uma música e um estilo novos pra divulgar, Tati conta que uma grande preocupação é passar muita verdade em sua nova música – tanto que Lécão, o percussionista, é um ogã. “Ele nunca nem tinha tocado em uma banda!”, diz Tati, que é umbandista assim como todos os seus colegas de grupo. Todos na mesma energia musical e espiritual, como ela conta na conversa abaixo.

(lembrando que Tati foi nossa dica de som nacional quando fizemos um episódio do nosso podcast Pop Fantasma Documento sobre o L7)

Como surgiu esse som novo que você tá fazendo no novo single? Já tinha uma onda bem blues e jazz no seu som no primeiro disco solo inclusive…

Já tinha muita. O primeiro disco veio totalmente do blues, do soul e do jazz, mas eu sentia que faltava algo, ainda. Que eu não era totalmente eu naquele disco. Ainda precisava que fosse uma coisa um pouco mais minha. Eu fui criada dentro de terreiro, minha mãe fazia trabalho dentro da minha casa. E com sete anos já comecei a frequentar terreio de umbanda. Sempre quis mesclar isso dentro da minha música. Não tinha ainda acendido dentro da minha cabeça como eu poderia fazer isso. Quando lancei meu primeiro disco solo fiquei um tempão sem cantar, eu ia parar de cantar.

Sério?

Sim, foi um lance mais de pressão psicológica, eu não estava muito bem, tinha acabado de me separar, ia desistir. Só que aí eu fui num centro de umbanda e recebi uma mensagem de que não era pra eu desistir (risos). Eu fiquei com isso na cabeça e logo depois veio a pandemia, e a gente parou mesmo com tudo. Fiquei pensando: quero voltar a cantar, mas quero fazer do meu jeito. E aí me surgiu isso: vou misturar umbanda com rock’n roll, com blues e vou ver no que dá, E aí deu (rindo). E surgiu o nome macumblues na minha cabeça, que é um nome que nem tinha. Pensei em criar um conceito, vir com um nome completamente novo. E são meus três pilares de vida: rock’n roll, umbanda e blues. O rock é o que me fez quem eu sou, o blues foi onde eu aprendi a cantar. Eu vim do punk rock, né?

Como foi essa mudança do punk pro blues?

Eu fui muito cara de pau (rindo). Saí de um negócio completamente diferente e fiz um disco que ninguém esperava. As Radioativas era um negócio completamente visceral. Eu nunca nem estudei canto. Depois que eu gravei meu disco que eu fui estudar um pouco mais, fiz umas aulas. Falo que foi cara de pau porque me joguei num lance que nem sabia se ia dar certo, daí fui atrás de músicos com os quais queria muito tocar. O Gabriel Guedes, o Bocato, o Thiago Pethit, que faz uma participação no meu disco… Queria fazer algo meu, com pessoas que eu admiro. Eu nem sabia nem muito onde eu estava me metendo (risos). Mas eu sabia que eu queria fazer algo, escrevi todas as músicas e letras. Isso te força a acreditar em você mesmo, e te impulsiona. Quando soltei uma demo, de uma gravação caseira que eu fiz, o  Leo da (gravadora) Monstro entrou em contato e perguntou se eu não queria lançar por eles, e foi.

Como tá sendo trabalhar com eles?

Tá sendo massa pra caramba. Agora vai vir uma coisa mais legal porque eu é que tô tomando à frente de todas as coisas. E eu sou muito louca do corre, quero as coisas pra ontem, faço tudo. A capa do single eu mesma que fiz. Sou muito dessa correria, querer fazer show, viajar, e eles estão na parceria comigo. Eu gosto muito da Monstro, eles me deixam bem livre.

Entrevista: Tati Bassi lança nova banda, Devil Blues, unindo rock, blues e umbanda

Capa do single “Tudo o que vai volta”

E agora, mesmo com a pandemia, as pessoas estão indo mais a shows….

Lembro que quando a galera ainda estava no começo da vacinação, surgiram convites para eu fazer coisas de voz e violão, e eu não topava, porque não me sentia bem em fazer as pessoas saírem de casa para me assistir no meio de uma situação dessas. Imagina, juntar uma galera num lugar fechado ou até aberto, sem segurança? Mas agora tem vacina, as coisas estão voltando… Dá até para abraçar as pessoas e sentir o público.

Você tá mais interessada em lançar singles do que álbuns agora? Como tá isso?

Tá sendo algo muito novo pra mim, mas tenho que caminhar conforme as coisas estão indo. Não tem como eu gravar um disco, se as pessoas não compram mais, nem escutam um CD inteiro. A não ser pessoas que amam discos como a gente! Mas não é a maioria das pessoas e quero que minha música alcance o maior número possível de pessoas. Fiquei pensando que disco não vira mais, a gente gasta uma grana, grava várias músicas, o gasto é maior, não tem retorno nenhum… Conversei com a Monstro e falei: “Minha ideia é lançar singles, eu lanço uma música nova com um videoclipe, faço shows de lançamento dessa música e quando a galera estiver familiarizada eu solto a próxima”. Depois dá pra fazer um EP, juntar tudo, se quiser.

Tenho muita vontade de lançar um vinil do meu primeiro disco. Os singles e que vão ficar no digital. Às vezes acho que as pessoas compraram meu disco pra me ajudar (risos), porque sempre pergunto: “Você tem onde ouvir?” E nem a pessoa lembra que ela não tem onde ouvir. Tipo: “Ih, é mesmo, não tenho!”

Já tenho várias músicas prontas, estavam meio que engavetadas, crio muita coisa. E eu sou muito louca porque não toco nenhum instrumento. Crio muita coisa da minha cabeça, me reúno com a banda e falo: “se virem” (rindo). Já tentei aprender a tocar e não consigo. Eu gravo tudo na voz, vem tudo prontinho, é uma psicografia, tipo Chico Xavier (risos). Vou escrevendo a letra e vem o que a guitarra tem que fazer, o baixo, como vai terminar, quem vai entrar. Gravo na voz com metrônomo. Na pandemia eu escrevi muita coisa, tinha muita música com o Rafa, meu ex-marido, que era baterista do meu primeiro disco.

Voltando a questão do macumblues, como foi combinar a batida do blues com a da umbanda?

Eu toco meu primeiro disco inteiro nesse ritmo agora! A gente teve que revisitar o disco e fazer uma transformação nele. No meu primeiro disco tinha outros elementos, piano, metais, trombone, saxofone, e nesse single não tem. Minha banda não é tão grande assim, não tenho tudo isso. A gente teve que reformular todas as músicas e deixá-las mais rock n roll, mas com o atabaque.

Uma coisa que eu queria é que não fosse um percussionista tocando com a gente. Queria que fosse um ogã, que tocasse em terreiro. O ogã que toca com a gente nunca nem tocou em banda na vida! Ele só tocou em terreiro a vida inteira. E eu queria isso porque pra mim a energia de um ogã é muito importante, é outra coisa, uma questão de respeito mesmo, como se eu estivesse fazendo uma gira, um culto na minha musica. E ele gostou tanto que já botou outros elementos na minha música.

Se não fosse isso, seria só o nome, eu apenas mencionaria a umbanda, mas eu queria esse clima de terreiro. E uma coisa engraçada é que todo mundo da minha banda é de umbanda, além do ogã que eu procurei mesmo. Todo mundo é médium, recebe… Então tá todo mundo na mesma energia. Eu falo pra eles que nunca ouvi algo como o que a gente faz! É tudo muito novo.

Como você tá vendo essa proposta de reconstrução do Brasil pro fim do ano?

Ah, espero que a gente consiga tirar aquele cara de lá. O meu posicionamento político, antes de tudo isso tomar conta, era mais anarquista, até. Mudei todo esse meu conceito porque ou a gente luta por um bem maior ou vai ficar dando a mão pro fascismo. E eu acho que melhorar vai demorar pra caralho, tem muita coisa, o bagulho lá dentro é muito fervoroso é uma máfia muito grande. O que dá é pra gente ter um respiro pelo menos, da gente se sentir mais seguro das coisas melhorarem um pouco mais, se tornarem menos piores – o que é horrível.

Eu queria ter a opção de votar em alguém completamente novo, com ideias novas, que pudesse ser mais agregado com a população, mas não vai rolar. O negócio antes de tudo é tirar aquele cara de lá. A esquerda tá com Lula, ele é um cara fodão e vai saber conduzir as coisas melhor do que qualquer outra pessoa que esteve lá. Ou é isso ou a gente enlouquece. Ou a gente já enlouqueceu e não percebeu, porque é um surto coletivo.

Fala um pouco do clipe da faixa.

A ideia inicial era pegar algumas imagens que a gente já tinha da gente gravando, tirando foto, tipo um making of. Sabe aquele clipe anos 90, meio making of, que a galera fazia muito? Clipe de preguiçoso, né? (risos). Brincadeira porque eu adoro esse tipo de clipe e sempre quis ter um assim. A gente não tem imagens de turnê ainda porque  tá todo mundo novo nisso. Mas falei com um amigo meu que trabalha com audiovisual, o George Gouvêa, ele fez o roteiro, e a ideia partiu da gente estar na rua fazendo air guitar, air bass, air drums.

É genial essa ideia, nunca vi um clipe assim com as pessoas pirando na rua. E é uma coisa que eu faço todo dia. Eu saio pra correr na rua fazendo isso. Vou correndo e dançando, fazendo air guitar, já virei atração aqui por causa disso (risos). Gravamos lá em Santo André  (SP) numa rua lá. Gravamos muito rápido, a galera da rua ajudou, deu água pra gente beber. Foi massa, uma puta energia, a gente gravou o clipe num dia  no outro já tinha editado. Bem rápido!

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Lançamentos

Radar: Stereolab, Retail Drugs, False Advertising, Lianne La Havas, Strawberry Alarm Clock

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Urgente!: Stereolab na bossa psicodélica, Turnstile no emo ambient, Forth Wanderers de volta (?)

Chegamos ao fim de semana e… sim, teve muita música boa nos últimos dias. Sexta é dia de novos lançamentos, então ainda tem muita coisa aí para ser ouvida. Chamamos a atenção em especial para os novos clipes do Stereolab, que transformou seu novo single em dois vídeos. E para a volta triunfal do Strawberry Alarm Clock, um clássico da psicodelia sessentista. Ouça e passe adiante.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Stereolab): Divulgação

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STEREOLAB – “FED UP YOUR JOB” / “CONSTANT AND UNIFORM MOVEMENT UNKNOWN”. Se você acha que o single lado A duplo lançado recentemente pelo Stereolab precisava de clipes… Não precisa mais, porque a banda já lançou clipes para ambas as faixas. O single duplo Fed up with your job / Constant and uniform movement unknown, que chegou às plataformas no dia 12 de setembro. A primeira faixas é uma mescla perfeita de pop elegante e krautrock, a segunda carrega mais ainda nas referências de pop francês e música dos anos 1960. Já os clipes são um primor de psicodelia, sobreposição de imagens, desenhos e… perigo para pessoas fotossensíveis (cuidado ao assistir).

RETAIL DRUGS, “ANTI-LONELY”. Projeto ruidoso criado pelo artista nova-iorquino Jake Brooks, o Retail Drugs tem um álbum novo pronto para sair, Factory reset (dia 5 de dezembro pela Angel Tapes / Fire Talk). Anti-lonely, single do álbum, ganhou também um clipe, daqueles que dão nervoso por mostrar a realidade de forma bem desorientadora. Na prática, é só Jake acordando, escovando os dentes e ficando de olho em tudo que acontece na internet, com o celular na mão. “Ele foca em como é difícil seguir as tendências online. A internet é um anjo que, no final, arranca minhas cordas vocais da garganta, levando minha voz embora”, conta Jake, que encheu a faixa de gritos e de climas perturbadores.

FALSE ADVERTISING, “THE SORRY WINDOW”. O que acontece se uma banda unir rock britânico dos anos 1980 e um certo clima grunge? No caso do False Advertising, de Manchester, o que surge é beleza e introspecção, além de muita nostalgia não apenas do passado, mas de chances que surgiram e foram perdidas com o tempo – tudo isso no single novo, The sorry window. Destaque para a voz celestial da vocalista Jen Hingley, e para o clipe da faixa, cheio de escapismo e saudade.

LIANNE LA HAVAS, “DISARRAY”. “Essa música me pareceu muito íntima, quase como um segredo só meu. Ela fala sobre vulnerabilidade, honestidade e sobre permitir que as pessoas tenham um vislumbre de um momento da minha vida”, conta Lianne sobre seu novo single, Disarray. E já que a música era uma experiência íntima, a britânica Lianne decidiu gravar tudo ao vivo, só ela e a guitarra, e nada mais, num clima de jazz e pop sofisticado. O lançamento inaugura o selo da cantora, Kalo Mina, expressão grega que significa “mês bom” e se refere a uma crença local de que a pessoa se renova no começo de cada mês.

STRAWBERRY ALARM CLOCK, “MONSTERS” / “WHITE LIGHTS”. Lenda nem sempre tão lembrada da psicodelia californiana dos anos 1960, marcada pelo hit Incense and peppermints, o Strawberry resiste até hoje, e – detalhe – com uma formação tão fiel às origens quanto possível. O grupo circula por aí com quatro integrantes que tocaram na gravação do primeiro álbum, também chamado Incense and peppemints (1967). Até mesmo Mark Weltz, principal compositor, vocalista e tecladista, ainda está à frente do grupo. E voltam agora com um single triplo, puxado pela música Monsters – um tema gotico-psicodélico que lembra uma mescla de George Harrison e Beach Boys com a fase Phantasmagoria do grupo punk The Damned.

O disquinho sai pelo selo Big Stir Records. Outro detalhe interessante: a faixa faz parte também de uma coletânea de Halloween do selo, Chilling, thrilling hooks ans haunted harmonies, cheia de temas assustadores e zoeiros. E o lado B do single, além do radio edit de Monsters, ainda tem uma espécie de progressivo stoner, a maravilhosa White lights.

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Lançamentos

Urgente!: Sex Noise tem sua primeira demo resgatada nas plataformas digitais

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Selo Caravela Records lança demo de 1993 do Sex Noise nas plataformas, e vai reeditar aos poucos a discografia do grupo.

RESUMO: Selo Caravela Records lança demo de 1993 do Sex Noise nas plataformas, e vai reeditar aos poucos a discografia do grupo.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Eliane Bittencourt/Divulgação

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Os anos 1990 no Brasil eram uma época muito, mas muito louca – diria que assustadora de tão louca e ousada. Está aí a existência do Sex Noise, uma das bandas mais representativas do punk carioca da época, que não deixa ninguém mentir.

Franzino costela, único hit do grupo, acabou sendo também um raro hit do punk do Rio (era aquela do “meu pai me batia / com vara de vergalhão / vara de araçá e cabo de vassoura”). E o início da história da banda chega às plataformas, com o lançamento digital da demo Pultanovinzona, gravada em outubro de 1993 e vendida originalmente apenas no formato K7. O relançamento é do selo carioca Caravela Records, que pôs a demo no ar nesta sexta (3), e resgatou até a arte original da fita. E vai disponibilizar aos poucos a discografia da banda nas plataformas.

Pultanovinzona, cujo título é exatamente isso que você está pensando (e que refletia a maneira como o grupo se via naquele universo indie carioca), foi gravada pela formação inicial do grupo: Larry Antha (voz, letras), Alex Dusky (guitarra, e também autor do desenho usado na capa da demo), Mario Jr (baixo) e Henrique Santos (bateria). O repertório, além de Franzino, inclui músicas como Sacrossanto saco, Papai não me dava papá, O porco, Vovô Hemetério e Dia sem sol – esta, incluída depois apenas na coletânea de bandas novas Paredão, lançada pela EMI em 1996.

“Essa é primeira demo oficial da Sex Noise. Antes rolou uma demo-ensaio com quatro canções, que foram regravadas na Pultanovinzona, por isso a banda considera esse registro nosso debut”, conta Larry. Numa época em que não havia CD-R e o K7 era o único suporte para banda novas que ainda não haviam sido contratadas, o cantor recorda que o Sex Noise chegou a perder o controle das vendas das fitinhas.

“Lembro-me que fizemos num primeiro momento 200 cópias. Elas esgotaram rapidamente. E depois acho que ficamos fazendo cópias em casa mesmo. Havia também uma demanda de demos para resenhas em fanzines e revistas – Rock Brigade, Bizz, Roll – pelo Brasil”, conta ele. A banda começou a receber cartas de vários lugares do país, de gente querendo comprar a fita. “Tempos depois soube pelo Duda, ex-baterista da Pitty, que ele vendeu centenas de demos da Sex Noise em sua loja em Salvador”.

O Sex Noise era uma banda mais do que distante dos grandes centros: surgiu entre 1990 e 1991 em Inhoaíba, bairro da Zona Oeste do Rio, localizado entre Cosmos e Campo Grande. Os shows eram dados em lugares como Bangu e São João de Meriti, além do mitológico Garage Art Cult – este mais pertinho, na região da Praça da Bandeira. A gravação de Pultanovinzona foi feita em Vaz Lobo, bairro da Zona Norte do Rio. As cópias iniciais da fita foram feitas numa copiadora de K7s “que, se eu não me engano, era no Campinho, em Madureira”, conta Larry.

”Fizemos tudo em dois finais de semana no estúdio Quadrante, por indicação do Ronaldo Chorão, da (banda) Gangrena Gasosa. Na época todas as bandas da cena gravaram nesse estúdio”, conta o vocalista, lembrando que o processo de composição do grupo sempre foi bastante democrático. A única quase-regra era a de que a banda faria as melodias e ele as letras – mas segundo Larry, até isso surgiu por acaso.

“Nosso lance era tirar um som o mais sujo e cru possível, mas que tivesse ritmo e potência musical. Éramos totalmente influenciados por bandas como Joy Division, Bauhaus, Alien Sex Fiend, The Cure, Sisters of Mercy, Cocteau Twins, etc. Eu trouxe para a Sex Noise minha influência de bandas nacionais como DeFalla, Vzyadoq Moe, Smack, Mercenárias, Fellini. E isto fez a Sex Noise começar a ter uma cara própria”, conta.

Pulando de buraco em buraco no Rio, o Sex Noise acabou indo parar no Circo Voador, a convite de Marcelo D2 e do falecido Skunk, ambos em plena atividade com o Planet Hemp. Detalhe: a banda foi gritar “eu apanhava todo dia!” (refrão de Franzino costela) num show em homenagem a Jim Morrison, vocalista dos Doors. “Ninguém curtia The Doors. As bandas fizeram um show de massacre a banda. Eu xingava a plateia hostil com a pérola ‘The Doors de cu é rola!’. O Planet Hemp quebrou um quadro com a imagem do Jim Morrison que estava no palco”, conta.

Larry lembra que há anos ouvia de um amigo querido (justamente BNegão, do Planet Hemp e dos Seletores de Frequência) que deveria jogar a demo na web. “Ouvi-la hoje será quase uma viagem numa cápsula do tempo”, diz. O grupo lançou um álbum pelo selo indie Tamborete, de Rafael Ramos (hoje Deck) e Leonardo Panço, Uno palmo d’lacraya (1997) e depois fez outros álbuns independentes, mas acabou se separando. Franzino costela foi regravada pela banda punk paulistana Inocentes no álbum O barulho dos Inocentes, só de covers de punk brasileiro (2001).

Dudv Oliveira, um dos sócios do selo Caravela, lembra que conheceu a fita ainda nos anos 1990. “Acho que algum amigo do Colégio Pedro II me emprestou”, diz. Disponibilizar o material do Sex Noise é mais um passo da gravadora no resgate de material raro e inédito de artistas independentes. “Fizemos parecido com a demo da minha banda Fora De Lado (Demotape ‘93) e com um LP do paraibano Naldinho Freire, Lapidar (1995)”, conta ele, adiantando que no fim de outubro sai outra demo do Sex Noise. “Vamos relançar Psychedelic congolo, lançada originalmente em 1995”, diz.

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Lançamentos

Radar: Os Fugitivos, Rafa Militão, Lorena Moura, Janine Mathias, Abajur Always On

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Os Fugitivos (Foto: Divulgação)

Hoje o Radar nacional está cheio de vozes femininas. Coincidência? Ou será que não? Talvez tenha sido, já que só fomos reunindo as melhores músicas que ouvimos durante a semana, e por acaso, todas apresentam mulheres cantando – até mesmo no caso de duplas ou grupos, como Os Fugitivos e Abajur Always On. Mas ainda tem as vozes solo de Janine Mathias, Rafa Militão e Lorena Moura na nossa seleção. Não ouça sozinha/sozinho: passe adiante.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Os Fugitivos): Thiago Mata e Nayane Ferreira/Divulgação

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OS FUGITIVOS, “ONDE ESTÁ VOCÊ”. Soul como antigamente, lembrando as primeiras gravações de Cassiano e Tim Maia, coisas da Motown e antigos grupos vocais – mas com texturas que você quase consegue pegar com a mão, e um ou outro detalhe que atualiza as gravações. É a onda da dupla alagoana Os Fugitivos, formada por Nayane Ferreira e Thiago Mata.

“Espero que as pessoas aproveitem ao lado de uma bela taça de vinho e um fondue de queijo”, brinca Thiago. Já Nayane destaca o solo de piano Rhodes: “É a minha parte favorita da música”, conta ela. Onde está você é um som romântico e caloroso, sobre amores e perdas, e que anuncia o próximo álbum da dupla, Sonhos & traumas, previsto para o ano que vem.

RAFA MILITÃO feat MARCIA SIQUEIRA, “HERANÇA”. “O Norte está vivo / O Norte é forte!”, sussurra a cantora, rapper, DJ e produtora cultural Rafa Militão, num tom que impõe movimento e foco a Herança, seu novo single. A faixa se abre como um rap pesado e veloz, mas logo se expande, absorvendo camadas de boi-bumbá, maracatu e guitarrada.

“Essa música nasceu do cruzamento das nossas vivências. É sobre mulheres reais, do Norte, que constroem com resistência e afeto. Me permito experimentar, cruzar linguagens e afirmar com ainda mais clareza quem sou e o que carrego comigo”, afirma Rafa, que divide a composição da faixa com a cantora amazônica Marcia Siqueira, cuja voz também surge na gravação. E Herança também ganha um curta-metragem com direção de Keila-Sankofa – que será exibido apenas presencialmente, em sessões com intérprete de Libras e público limitado, para que todo mundo viva a experiência junto, de verdade.

LORENA MOURA, “CARINHO”. Carioca, Lorena Moura apresenta hoje, pelo selo Cavaca Records, seu single de estreia, Carinho. A faixa transita entre o blues e o indie rock, equilibrando vocais delicados e solos de guitarra, romantismo e saudade, MPB e apelo pop. O resultado ganha ainda mais textura com as participações de Guilherme Lírio (guitarra) e Marcelo Costa (percussão).

A melodia de Carinho é de Lorena; a letra, dos poetas Luca Fustagno e Paula Reis Vianna. Parceiros desde 2020, Lorena e Luca iniciaram o trabalho em dupla justamente em Carinho. “Já era uma das favoritas entre os mais próximos e continuou assim nos shows”, conta a cantora. “Acho que representa bem meu trabalho. E é uma coincidência bonita nossa primeira composição em parceria ser também a primeira a ganhar o mundo”.

JANINE MATHIAS, “UM MINUTO”. O novo single da brasiliense Janine Mathias traz ecos da musicalidade de João Bosco, do início da carreira de Emílio Santiago e de João Donato. Um minuto é um samba que poderia embalar tanto um baile de samba-rock quanto uma gafieira: tem alma soul, guitarra marcante, piano cheio de balanço e um ritmo sustentado pelo diálogo entre voz, baixo e bateria. A faixa, composta e produzida por Rodrigo Campos, inclui ainda o histórico prato-e-faca na percussão. O single antecipa o próximo álbum de Janine, O rap do meu samba, previsto para 7 de outubro.

“Um minuto é sobre nossa vulnerabilidade amorosa, que também pode ser felicidade. Dor de amor é para ser reconhecida. A separação, com o tempo, desata os nós e transforma lembranças em um minuto capaz de traduzir a eternidade dos sentimentos que desejamos romper”, explica Janine, cuja voz amplifica a força poética da letra.

ABAJUR ALWAYS ON, “NO ALCANCE DE MIM”. Virgínia Perê (voz, guitarra, violão), Luís Feitoza (baixo, sintetizador) e Renato Marciano (bateria) vêm de Goiânia e fazem um art-rock delicado, que une belezas e sombras, entre a música brasileira, climas jazzísticos e detalhes do pós-punk e do post rock, trazendo emanações de bandas como Radiohead e Porridge Radio. As letras falam sobre “a complexidade do ser mulher e gente no mundo”.

O Abajur Always On é um grupo bem novo: o trio estreou nos palcos em setembro, na edição de 30 anos do festival Goiânia Noise, e lançou por lá seu introspectivo primeiro single, No alcance de mim. “Essa música reúne muito bem o que queremos fazer: uma música autoral disruptiva, com atmosfera própria, talvez indie, talvez pop, talvez rock”, diz a banda. Virgínia, na voz e na guitarra, soa às vezes como uma versão feminina de Jeff Buckley, com vocais surpreendentes e fantasmagóricos.

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