Cultura Pop
Dez músicas (e vários nomes) para conhecer Glen Campbell

Cantor, compositor, apresentador de TV e nomão do country, Glen Campbell morreu nesta terça (8), aos 81, seis anos após ter sido diagnosticado com Alzheimer. Os números dele assustam: em apenas 50 anos (!) de carreira, foram só 45 milhões de discos vendidos, além de 70 discos lançados. A presença na história da música pop também: de Isaac Hayes a Roberto Carlos (!), passando por Guided By Voices, o número de artistas linkados à obra dele é bem grande. Segue uma lista de dez músicas – e em cada uma delas, vários nomes – para começar a conhecer a obra de Campbell.
“GENTLE ON MY MIND” (Gentle on my mind, 1967). Essa música – atenção – não é de autoria de Campbell. Foi escrita por outro nomão do country, John Hartford, morto em 2001. Vale a menção por ter dado o nome ao sexto disco de Campbell, composto basicamente por covers e que trazia composições de Donovan (Catch the wind), Harry Nilsson (Without her), Joe Melson e Roy Orbison (Cryin’) e outros. Gentle on my mind foi parar nas vozes de Elvis Presley, Aretha Frankin, Tom Jones, Dean Martin. No Brasil, ligeiramente modificada e acrescida de um refrão, virou Caminhoneiro, de Roberto Carlos, inicialmente sem crédito para o autor original.
Robertão, na época em que se arriscava na banguela.
“GUESS I’M DUMB” (single, 1965). Composta por Brian Wilson e Russ Titelman, virou um hit de Campbell em 1965, época em que o countryman passou a dividir seu tempo em três, às vezes quatro: mantinha carreira solo, trabalhava como ator (em séries como Shindig!, da ABC) e ainda era guitarrista de apoio dos Beach Boys, numa época em que Brian Wilson tinha resolvido não excursionar mais com o grupo (ele chegou a tocar em partes de Smile, disco engavetado de 1966).
“WICHITA LINEMAN” (Wichita lineman, 1968). Escrita por Jimmy Webb, foi imortalizada por Campbell a ponto de muita gente (era meu caso até cinco minutos atrás) achar que a música foi feita por ele. Na versão do LP, Campbell usou os serviços de vários integrantes da Wrecking Crew – turma de músicos de alto calibre que passava o dia nos estúdios gravando com todo mundo, de Phil Spector e Frank Sinatra a Beach Boys e Jan & Dean. Campbell também foi dessa galera, gravando altas guitarras em lançamentos variados. Já Wichita, a canção, foi parar nas vozes de uma turma que inclui Ray Charles, The Troggs, R.E.M., James Taylor, Johnny Cash e outros.
Abaixo, Campbell toca a canção acompanhado por três quatros dos Stone Temple Pilots (todo mundo, menos o vocalista Scott Weiland, que estava vivíssimo na época – esse vídeo é de 2001)
https://www.youtube.com/watch?v=skuEiYfnSFg
A versão de Ray Charles, lindíssima, e sucesso inclusive no Brasil.
“BY THE TIME I GET TO PHOENIX” (By the time I get to Phoenix, 1967). Outra que a maior galera gravou – Nick Cave e Isaac Hayes (este, numa versão de 18 minutos no clássico Hot buttered soul, de 1969). Também não é de Campbell, e também é de Jimmy Webb, que se inspirou no fim de um relacionamento para escrever a música.
“ELUSIVE BUTTERFLY” (Hey, little one, 1968). Acabou se tornando o maior hit do compositor americano Bob Lind – uma canção simples e belíssima, em que o narrador encarna um caçador de borboletas (na verdade um caçador de romances, só que o amor sempre escapa da sua rede). O próprio Lind gravou a música em 1965 e em seguida já saíram várias versões, incluindo as de Petula Clark, Cher, Hugh Masekela e Johnny Mathis.
“RHINESTONE COWBOY” (Rhinestone cowboy, 1975). Sem moleza para Campbell nos anos 1970: aos 39 anos, continuava contratado da Capitol e gravava às vezes três discos por ano. Rhinestone cowboy aproveitou-se até de uma novidade recém-lançada, os promos musicais (clipes, enfim, só que na época ninguém chamava desse jeito). Foi número 1 ao redor do mundo e rendeu fama e grana para Larry Weiss, compositor da música.
E o Soul Asylum gravou.
“GALVESTON” (Galveston, 1969). Outra de Jimmy Webb (na década passada, Glen e ele gravariam um disco em dupla). Por descrever os pensamentos de um soldado que vai para a batalha tendo sua namorada em mente (além de sua cidade natal, Galveston, no Texas), acabou sendo interpretada como um hino anti-guerra do Vietnã. Nos EUA, chegou em quarto lugar. E também ganhou promo.
“I HAVE YOU” (Still within the sound of my voice, 1987). Os anos 1980 foram cruéis com muitos veteranos. Não apenas por colocar muitas carreiras a patinar, como pelo fato de muitos produtores, no estúdios, terem deixado vazar verdadeiras piscinas de reverb. Campbell não estava nem aí para isso e voltava, após dois anos sem lançamentos, com um belo country de Gene e Paul Nelson. Duas novidades de Still within…, 43º (!) disco de Campbell eram as presenças de Willie Nelson nos backing vocals e de Jimmy Bowen, produtor da trilha do road movie Corrida contra o destino (1971), cuidando dos trabalhos.
“HOLD ON HOPE” (Ghost on canvas, 2011). Dos anos 2000 para cá, Glen Campbell ganhou um comeback à moda do que aconteceu com Johnny Cash, com direito a discos com repertório renovado – incluindo músicas de Lou Reed, Todd Rundgren, Dave Grohl, Tom Petty, Paul Westerberg e outros. No 63º disco de Campbell, o bardo country relia Hold on hope, do Guided By Voices. Era para ser o último disco, já que o cantor foi diagnosticado com Alzheimer.
“EVERYBODY’S TALKIN'” (Adiós, 2017). Entre 2013 e 2013, Campbell deixou gravado seu último disco, logo que terminou sua turnê de despedida. Adiós saiu em junho deste ano, com um repertório mais clássico, incluindo quatro músicas de Jimmy Webb, além de originais de Bob Dylan, Willie Nelson e outros. Everybody’s… é aquela mesma música da trilha do filme Perdidos na noite, composta por Fred Neil e sucesso com Harry Nilsson.
Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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