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Cultura Pop

Dez bandas pouco citadas do Noroeste Pacífico dos EUA

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Dez bandas pouco citadas do Noroeste Pacífico dos EUA: na foto Dead Moon

Se você ainda não foi, vá. Nirvana: Taking punk to the masses deixa o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, nesta terça (22). É a chance de conhecer não apenas a história do Nirvana, como várias histórias do grunge e da música produzida em Seattle após os anos 1980. Tudo com o maior carinho: a memorabília de Kurt e das bandas locais que está na exposição chega a emocionar. Tem desde discos das coleções de Kurt Cobain e Krist Novoselic, até a máquina na qual o cantor do Nirvana gravou sua primeira demo (um gravadorzão da Teac que pertencia à sua tia). E antigas camisetas usadas em shows.

Dez bandas pouco citadas do Noroeste Pacífico dos EUA

Pra quem ama descobrir sons novos ou redescobrir coisas que passaram batidas, tem isso aí. O músico Steve Fisk, que produziu bandas como The Afghan Whigs, Seaweed, The Screaming Trees e o próprio Nirvana, preparou, a pedido da chefia da exposição, um mapa do rock do Noroeste Pacífico dos EUA. É a região na qual está inserida a cena de Seattle. E cujas peculiaridades dão o tom do cenário musical.

Fiz uma listinha de dez bandas pouco lembradas da região. Confira aí. E claro 1) faltou banda; 2) você tem que ir na exposição enquanto ela ainda está lá, aproveite.

NEW BAD THINGS. Grupo da cena de Portland, que existiu durante os anos 1990 e depois mudou o nome para No Bad Things. Foi tocada no programa de John Peel na BBC, com o quase-hit I suck, mas não chegou a ser um grande sucesso. Gravou discos apenas por selos locais.

SEPTIC DEATH. Hardcore de Boise, Idaho. Os integrantes dessa banda depois foram se bandeando para cenas como as de punk e metal extremo. O Septic Death existiu de 1981 a 1986, gravaram apenas dois álbuns (e vários EPs) e passaram por uma encrenca daquelas logo no primeiro show, dado numa pizzaria. O grupo causou tanto horror na plateia que foi varrido do palco após seis canções.

MALFUNKSHUN. A grande “banda perdida” de Seattle, fundada em 1980 pelos irmãos Andrew e Kevin Wood (Andrew é aquele cara que depois montou o Mother Love Bone, morreu de overdose e acabou inspirando a criação do Temple Of The Dog). Entre idas e vindas, a banda ainda existe, tocada adiante por Kevin, mas seu único material gravado é Return to Olympus, CD de demos lançado em 1995.

MONO MAN. Vindos de Bellingham, podem ser considerados quase pós-proto-punks, com influências de bandas de garagem e de grupos como The Sonics. Em 2013, de volta após um tempo de hiato, tocaram até no festival Porão do Rock, em Brasília. A paixão da banda por sons antigos é tão grande que um de seus discos, de 1992, se chama Back to mono.

DEAD MOON. Banda veterana da cena indie de Portland, está completando 30 anos em 2017 e voltou em 2014 após passar alguns anos parada. Os dois líderes são mais “veteranos” que a própria banda: Fred Cole (vocal, guitarra) e Toody Cole (baixo), casados há quase cinco décadas, são fãs de rock desde os anos 1960 e Fred é músico desde os 14 – uma de suas primeiras bandas, The Weeds, formou-se em 1966 e está na coletânea de bandas de garagem Nuggets, lançada em 1972. Mais: o grupo constrói seus próprios instrumentos, se empresaria, vende seu próprio material e grava e masteriza seus próprios discos.

GREEN APPLE QUICKSTEP. Vindos de Tacoma, acabaram sendo outra banda da região a ser contratada por multinacional. Foram parar na Reprise – a mesma que levou o Mudhoney a peso de ouro – e gravaram dois discos por lá. São Wonderful virus (1993, produzido por Daniel Rey) e Reloaded (1995, por Stone Gossard, do Pearl Jam, e Nick DiDia). Depois foram para a Columbia e soltaram por lá New disaster. Acabaram em 1998 mas retornaram em 2009.

IMIJ. Joia perdida do Noroeste Pacífico dos EUA. Uma banda de Seattle costumeiramente chamada de “afropunk”, por misturar funk e soul com barulhos grunge. O nome é Jimi, de Jimi Hendrix, ao contrário. A vocalista Shannon F hoje vive em Nova York, é DJ além de musicista e mantém uma página do grupo no Facebook. Achar material da banda para escutar é tarefa ingrata. Há dez anos, um fã publicou fotos raras de um show deles em junho de 1992.

HEAVENS TO BETSY. Banda não muito conhecida do movimento riot grrrl, vinda da região de Olympia. Foi a primeira banda da vocalista do Sleater-Kinney, Corin Tucker, e fez poucos lançamentos: um CD, uma demo em cassette e três singles. O nome do grupo vem de uma expressão norte-americana usada no século 19, que era algo como um “graças a Deus!” bem das antigas.

THE U-MEN. Grupo veteraníssimo de Seattle. Foi formado em 1981 e tido como influência em tudo o que veio depois na região. O primeiro e único LP deles é de 1988, Step on a bug. Duraram até 1989.

HEATMISER. A banda de ninguém menos que Elliott Smith – aquele mesmo. Vieram de Portland e eram quase pós-grunge: surgiram em 1991 e lançaram o primeiro disco em 1993, Dead air, pela Frontier Records. O resultado foi comparado pela Trouser Press a bandas como Fugazi e Helmet. Duraram três discos, e no terceiro álbum, Mic city sons (1996), Elliott já estava em carreira solo.

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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