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Cultura Pop

E agora, com vocês… Charles Manson?

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E agora, com vocês... Charles Manson?

Apesar de ser o lunático que é, de ser igualmente um compositor medíocre e de deixar vazar evidentes sinais de perturbação mental até em suas letras, o psicopata Charles Manson (se você não sabe quem é, veja aqui ou leia o fundamental livro “Manson”, de Jeff Guinn, lançado por aqui) até que teve sua produção musical regravada e valorizada com o passar dos anos.

Pois é: se você não sabe, além de criar um estranho culto em relação à sua figura nos Estados Unidos e de ordenar assassinatos, ele também era cantor e compositor. Foi por causa disso que ele decidiu se aproximar de nomes famosos como o beach boy Dennis Wilson – que em 1968 abrigou Manson e integrantes da “família” do maníaco em sua mansão de Los Angeles. Quando a situação se tornou insustentável, Dennis teve a ideia genial: parou de pagar o aluguel da casa, deu o fora dali e deixou a marimba para Manson e seus protegidos segurarem (claro que o maluco passou a nutrir verdadeiro ódio por Wilson e por todos os milionários de Los Angeles, o que teve resultados bastante desastrosos).

A mais conhecida música de Manson, claro, é a regravação do Guns N Roses para “Look at your game, girl”, que saiu no disco de covers “Spaghetti incident?”, de 1993. Mas teve mais: o doidão G G Allin regravou “Garbage dump” em 1987.

A fofo-psicodélica “Never learn not to love”, gravada pelos Beach Boys no disco “20/20” (1969), era uma parceria de Dennis com Manson. O amigo tinha dado a ele uma canção chamada “Cease to exist”, meio ligada ao blues, e ela ganhou uma estrofe e algumas modificações feitas por Dennis. O resto da história, todo mundo sabe: a música demorou séculos para ser lançada e saiu apenas após muita insistência de Manson, num lado B de single – o de “Bluebirds over the mountain” – sem o crédito para ele. Na época, o maior objetivo de Wilson era livrar-se da aporrinhação de Manson o mais rápido possível e não dever nenhum favor a ele.

Teve gente que regravou a música. A banda punk americana Redd Kross registrou uma versão de “Cease to exist”.

Rob Zombie também tem uma música chamada “Cease to exist”, e até a Wikipedia diz que a canção é uma regravação do original de Manson. Nada a ver: Zombie só decidiu usar o título porque tinha ouvido falar que os Beach Boys gravaram a canção de Manson mas mudaram o nome. “Sempre pensei: ‘Diabos, por que é que eles mudaram o título, que é o melhor da música?’ Já que eles não quiseram usam o nome, coloquei na minha música”.

Os Lemonheads preferiram outra música do malucão: “Home is where you’re happy”. O título parece até um daqueles memes dos Peanuts. Já a letra é o mais próximo que um sujeito como Manson consegue chegar de um hino de protesto pela falta de, digamos, liberdade.

A música tem fãs a ponto de uma turma numerosa ter gravado várias covers (profissionalmente ou não) e jogado no YouTube.

Devendra Banhart promove um estranho encontro entre “That thing”, de Lauryn Hill, e “Your home…” em 2006.

Para quem gosta de bizarrices, o único disco de verdade que Manson lançou na vida está no YouTube, fez aniversário hoje e se chama “Lie: The love & the terror cult”. Esse repertório aí, e mais umas outras canções, está lá. O disco só saiu porque Manson tinha sido colega de prisão do produtor Phil Kaufman, que havia sido preso no meio da década de 60 por posse de maconha. Em 1968, Kaufman conseguiu que Manson gravasse um disco nos estúdios dos Beach Boys, com integrantes da banda no acompanhamento. Esse material nunca saiu, e o que aparece em “Lie” (cuja capa parodia uma matéria da revista “Lie” sobre Manson) são demos de voz e violão, com integrantes da “família” fazendo cantos estranhos e tocando percussão. Divirta-se (ou não).

https://www.youtube.com/watch?v=ANI03qFQFvI

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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