Connect with us

Cultura Pop

“A maldição do controle remoto”: um clássico da falta do que fazer

Published

on

Nas primeiras horas do ano de 1983, um sujeito que possuía em casa duas invenções bastante queridas e recentes no Brasil – um videocassete e um controle remoto – e aparentemente estava sem ter muito o que fazer, decidiu zapear por todas as estações de TV de São Paulo e gravar o resultado. Que, em janeiro desse ano, alguém (ou ele próprio) decidiu subir para o YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=toFn1Rv80T0&

Tá aí a primeira parte da série “A maldição do controle remoto”, que em meia hora proporciona um coquetel de imagens EXTREMAMENTE bizarras e/ou saudosas ao espectador. Quem assistir, ganha de brinde esses momentos:

1) Trechos do “Programa Ferreira Neto” (não sabe quem é? google, pls) especial de fim de ano, com participações do humorista José Vasconcelos e do político José Serra (“é o homem forte aí do esquema…”, diz o apresentador, antes de ser cortado)

2)Uma edição do “Programa Barros de Alencar” com um calouro absolutamente fora do tom, tentando cantar “Me use, abuse” (música lançada em compacto por ninguém menos que Wagner Montes) e extremamente puto por ter sido gongado pelo júri. Que tem como um dos integrantes Genival Lacerda – responsável por uma atuação inacreditável, em que tira o microfone da mão de uma colega de júri para informar que “transmissão quem faz é o Silvio Luiz”. É a partir de 20:10 e dura uns quatro minutos, veja tudo.

3) Entrevista num programa bizarro com a atriz Zilda Mayo, em que ela fala da pornochanchada “Escândalo na sociedade” (que estrearia em 1983) e diz que “não aparece nua no filme”. Uma das pessoas da técnica avisa a ela e ao apresentador que não vai ver o filme.

4) A cobertura generosa dos carnavais do Rio e São Paulo do SBT, com entrevistas de ninguém menos que Wilton Franco (então apresentador do “O povo na TV” e depois diretor de “Os Trapalhões”). Wilton bate um papo mais ou menos com Nara Leão e tem uma conversa animadíssima com Sergio Mallandro.

5) Também no SBT, Almir Rogério dublando o hit “Fuscão preto”.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS