Se você tinha interesse em saber o que é que o desenhista checo-alemão Heinz Edelmann (1934-2009) tinha feito após realizar a arte do filme Yellow Submarine, dos Beatles (1968), tá aí um exemplo.

Olha só a arte que ele fez para as capas da primeira edição alemã de O senhor dos anéis, traduzida por Margaret Carroux com a ajuda de Ebba-Margareta von Freymann. Lembra muito o próprio trabalho dele em Yellow submarine.

As capas de Heinz Edelmann para as edições alemãs de O Senhor dos Anéis As capas de Heinz Edelmann para as edições alemãs de O Senhor dos Anéis As capas de Heinz Edelmann para as edições alemãs de O Senhor dos Anéis As capas de Heinz Edelmann para as edições alemãs de O Senhor dos Anéis

Tem uma edição em brochura também feita na Alemanha com outra arte de Edelmann, que a Amazon Germany diz ter sido publicada em 1977.

As capas de Heinz Edelmann para as edições alemãs de O Senhor dos Anéis

Enfim, o raciocínio fecha, já que uma das maiores lendas a respeito dos Beatles é que em 1968, a banda estava doida para fazer um filme com O senhor dos anéis. A história aparece em livros como A companion to JRR Tolkien, de Stuart Lee, e Brief guide to JRR Tolkien, de Nigel Cawthorne. Na J.R.R. Tolkien Encyclopedia (2007), é citado que Stanley Kubrick tinha sido sondado para dirigir o filme. Os planos teriam sido deixados de lado quanto Kubrick disse que o filme “era impossível de ser feito”.

Infos de 2 Warps to Neptune (veja aqui e aqui).