Se você nunca ouviu falar da gravadora norte-americana K-Tel, saiba. A operação brasileira dela, que funcionou durante os anos 1970 e 1980, foi para a música pop e para a disco no Brasil o que a Roadrunner nativa foi para o som pesado durante os anos 1990.

Para ter os sucessos da parada sem gastar grana com discos importados, era só verificar o que a gravadora colocava nos LPs dela. Que eram verdadeiros catacornos das paradas de sucesso, com às vezes dez faixas espremidinhas em cada lado. E geralmente eram vendidos por preços meio baratos, e sempre tinham anúncios na televisão. Tanto que todos os discos vinham com o aviso “conforme anunciado no rádio e na TV”.

E os anúncios televisivos da K-Tel são verdadeiras pérolas. Alguns deles estão no YouTube. Olha só esses três comerciais ligados aos lançamentos de soul da gravadora. O primeiro deles é o da série de três LPs The roots of soul. E tem participação de ninguém menos que Wilson Pickett.

O álbum Soul city (1977) também ganhou um anúncio sensacional. Era cheio de sucessos de Gladys Knight, Earth, Wind & Fire, Archie Dell & The Drells e Kool & The Gang.

E tem o comercial do LP Souled out, que parece ter sido tirado de alguma edição do televisivo Soul train.

Via Voices Of East Anglia.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA