Alguém com muito tempo livre pegou um áudio de September, hit do Earth, Wind & Fire, separou os vocais de Maurice White e… deu uma bela diminuída no pitch. Er, até que essa maluquice ficou legal, vai.

Ok, ficou pitoresco. Uma das canções mais marcadinhas da história do Earth, Wind & Fire, September, lançada em 1978 (em 18 de novembro, apesar do título) é famosa pelo ritmo de 126 batidas por minuto e pelos vocais, que acompanham os beats de maneira quase marcial. A baixada no pitch quebrou o ritmo dos vocais (mas eles ficaram certinhos!) e trocou todas as notas, deixando algumas dentro da escala original, enquanto outras ficaram de fora.

Se você tiver muito interesse em saber o que é que aconteceu quando pegaram September e deixaram os vocais lá pra julho ou agosto, tem um vídeo de um músico chamado Adam Neely, que tem um canal sobre curiosidades e maluquices de teoria musical, que explica o que é politonalidade. Enfim: quando você troca tons de uma música e deixa algumas notas muito acima ou muito abaixo do original.

Aliás, tá aí o original de September.

(título e post roubados do amigo Marcos Lauro e Victor Meira)