O Green Day, você deve saber, está para lançar uma coletânea com duas músicas inéditas, chamada God’s favorite band. O nome é uma brincadeira com uma visita do grupo ao Late show, apresentado por Stephen Colbert, em março – Deus, em pessoa, interrompeu a entrada do grupo para falar que eles eram Sua banda preferida. Um momento que você recorda (ou vê pela primeira vez) abaixo.

Agora, como a própria turma do Green Day deve saber, banda preferida de Deus mesmo, só tem uma. É a God’s Favorite Band, uma banda de punk rock de Minneapolis que existiu entre 1989 e 1994 e foi lançada pelo selo Twin Tone, o mesmo que pôs os Replacements na rua. E teve discos lançados no Brasil, na fartura de novidades do selo RoadRunner. O disco deles que provavelmente você conhece é Down to the filter, de 1994, que era molinho de ser encontrado em lojas de departamento na época. E hoje não está mais em catálogo pela Twin Tone, que oferece uma edição em CD customizado (leia-se: eles copiam o CD num CD-R e te mandam pelo correio) para os mais curiosos.

Olha o disco inteirinho aí.

Olha eles aí, tocando em 1992 num programa de TV a cabo chamado My town.

O primeiro disco da God’s, lançado em 1992, era o divertido In through the out house, cujo nome era uma zoação com In through the out door, disco de 1979 do Led Zeppelin.

Uma das últimas gravações da God’s Favorite Band foi no disco Dü Hüskers: The Twin Cities Replay Zen Arcade, só bandas de Minneapolis regravando todo o disco Zen Arcade, do Hüsker Dü (1984). Coube a eles Beyond the threshold. O disco saiu em 1993.

Isso aí são eles tocando em 1990 no First Avenue, casa de shows conhecida de Minneapolis – publicamos certa vez uma relação de vídeos do arquivo da casa.

God’s Favorite Band foi na maioria das vezes um trio formado Jim Crego (vocais, guitarra e baixo), Chris Benson (vocais, guitarra e baixo) e Andry Wolf (bateria). Jim esteve em outras bandas locais, como Dragnet, e montou Jim Crego And The North Electric em 2005. Essa formação gravou um disco em 2005, Caught sleeping. Tá no Bandcamp.

A coletânea do Green Day sai daqui a pouco, em 17 de novembro – evidentemente, o trio vai lááá pra frente numa busca qualquer do Google e os punks de Minneapolis vão lá pra trás. Confusões envolvendo buscas da banda na rede são comuns. O Google oferece uma busca pelo skatista profissional Jim Greco a quem busca material de Jim Crego, o vocalista do God’s. Seja como for, vá direto na fonte!