Tem uns 25 mil dólares sobrando? Pelo que diz o site Music Radar, você já tem onde gastar essa grana: um ex-colaborador de Prince tem guardado o sintetizador DX7 que o músico teria comprado pouco antes de gravar a trilha do filme Purple rain (e que ele teria usado no disco), e decidiu botar a peça em leilão.

O tal colaborador é Shane T. Keller, ex-funcionário do Paisley Park Studios que trabalhou com Prince entre 1991 e 1996. Shane foi vigia do estúdio, batalhou até virar engenheiro de som e comprou alguns bens do patrão quando ele começou a batalha contra a Warner, nos anos 1990. De uma tacada só, levou o synth, o sampler EMAX II e a coleção de discos do artista, no fim de 1995. Na época, o cantor fez uma venda de equipamentos e objetos de estimação (discos, por exemplo) para financiar uma turnê pelo Japão.

“O dinheiro estava apertado, pois Prince estava em sua batalha com a Warner (sua gravadora na época), então não havia fontes de renda para a turnê”, explicou Keller ao site. “O gerente da turnê, Stuart White, me contou sobre isso de passagem no estúdio. Eu disse que precisava de um sampler e Stu respondeu que eu poderia comprar o EMAX II. Eu também queria um teclado para acionar o sampler. Eu sabia que não seria capaz de obter um teclado mais novo, mas sabia do teclado antigo de Prince na sala de tecnologia da banda. Estava na prateleira dos fundos”.

Keller garante que se tratava do único DX7 no estúdio do cantor, e que provavelmente é o único que Prince possuiu. Lembra de ter ido apanhar o teclado a pedido do chefe quando ele decidiu regravar várias músicas antigas num pot-pourri chamado Purple medley, que saiu em 1995. “Eu tive que procurá-lo. Foi assim que soube onde ele ficava no final do ano durante a venda”, conta.

A RR Auction incluiu os itens (discos, sampler, teclado) em sua venda de “maravilhas da música moderna”. Se o teclado pode alcançar 25 mil paus, o sampler e os discos, espera-se, devem arrecadar mais de US$ 5 mil. Se você é mulltimilionário e sequer sentiu os efeitos da pandemia (e ainda tem um emprego para chamar de seu), corre lá que os lances vão só até quinta (18).