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Cinema

Quando Hedy Lamarr inventou o wi-fi e o bluetooth na Segunda Guerra (!)

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Quando Hedy Lamarr inventou o wi-fi e o bluetooth na Segunda Guerra (!)

A atriz austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler (1914-2000) virou Hedy Lamarr ao chegar em Hollywood em 1938 (foi rebatizada pelo magnata do cinema Louis B. Mayer). Foi pulando de produção em produção até estrelar seu maior sucesso, Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille (1949), ao lado de Victor Mature. E provavelmente foi um dos mais belos rostos do cinema em seu tempo.

Se o nome de Hedy já vem sendo bem pouco comentado ao longo dos últimos anos, não custa lembrar mais uma coisa: além de atriz, ela foi inventora. E foi responsável pela criação do wi-fi e do bluetooth (oi?) bem antes da própria internet existir, em plena Segunda Guerra Mundial.

A ideia de Hedy (que ela assinou com seu nome verdadeiro, despistando ainda mais as possibilidades de receber crédito pelas inovações) surgiu em 1940, e consistia em criar um aparelho de interferência de rádio para despistar radares nazistas. Ao que consta, tudo surgiu quando ela tocava piano ao lado do compositor George Antheil, repetindo em outra escala as notas que ele tocava.

De uma conversa sobre como duas pessoas podem conversar mudando o canal de comunicação, veio outro papo sobre uma época em que Hedy era casada (na Áustria) com um traficante de armas (!). O maridão conversava volta e meia com nazistas e ouvia deles preocupações a respeito da criação de um dispositivo que permitisse o controle por rádio de torpedos aéreos. Ela e Antheil começaram a pensar que, para conseguir derrotar os nazistas, a ideia enviar sinais de rádio para mísseis, sincronizados em vários comprimentos de onda, para redirecionar suas rotas. Tem mais detalhes sobre isso no obituário de Hedy no New York Times (em inglês).

Hedy e Antheil receberam uma patente dos EUA em 11 de agosto de 1942, mas o governo americano não se interessou pela ideia – em parte porque ninguém acreditava que uma atriz que tinha um dos rostos mais bonitos da telona fosse também uma inventora. Uma versão do sistema foi usada pelos militares americanos na década de 1960, depois que a patente expirou. De qualquer jeito, não é pouca gente que considera que os sistemas de wi-fi e bluetooth vieram da iniciativa de Hedy.

Até sua morte, Hedy declarou várias vezes que seguiu apenas seus instintos, e que “melhorar as coisas é algo que vem naturalmente para mim”. De qualquer jeito, é uma surpresa pra muita gente, até hoje, que uma atriz de Hollywood dos anos 1940 tenha sido também um nome da tecnologia.

Hedy continuou atuando até o fim dos anos 1950 e teve um fim de carreira nada fácil. Ficou meio esquecida pela indústria do cinema, foi acusada de furto algumas vezes (em lojas de Los Angeles e da Flórida). Tentou papel no filme Picture mommy dead (1960) mas acabou preterida por outra atriz imigrante que havia se tornado uma sensação da tela por aqueles anos: Zsa Zsa Gabor. Até 1996, quatro anos antes dela morrer, Hedy não havia ganhado um centavo com suas descobertas tecnológicas. Nesse ano, finalmente recebeu o Pioneer Award da Electronic Future Foundation. “Está na hora”, disse ao saber da novidade.

Ah sim, em 1966, Andy Warhol fez um curta-metragem sequelado chamado Hedy, sobre uma história da vida da atriz que envolve visitas ao cirurgião plástico e roubo (enfim) numa loja. O filme não está no YouTube, mas a trilha, que envolveu a turma do Velvet Underground, está em parte lá.

Via Open Culture.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

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Cinema

Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”
  • Harlequin é um disco de “pop vintage”, voltado para peças musicais antigas ligadas ao jazz, lançado por Lady Gaga. É um disco que serve como complemento ao filme Coringa: Loucura a dois, no qual ela interpreta a personagem Harley Quinn.
  • Para a cantora, fazer o disco foi um sinal de que ela não havia terminado seu relacionamento com a personagem. “Quando terminamos o filme, eu não tinha terminado com ela. Porque eu não terminei com ela, eu fiz Harlequin”, disse. Por acaso, é o primeiro disco ligado ao jazz feito por ela sem a presença do cantor Tony Bennett (1926-2023), mas ela afirmou que o sentiu próximo durante toda a gravação.

Lady Gaga é o nome recente da música pop que conseguiu mais pontos na prova para “artista completo” (aquela coisa do dança, canta, compõe, sapateia, atua etc). E ainda fez isso mostrando para todo mundo que realmente sabe cantar, já que sua concepção de jazz, voltada para a magia das big bands, rendeu discos com Tony Bennett, vários shows, uma temporada em Las Vegas. Nos últimos tempos, ainda que Chromatica, seu último disco pop (2020) tenha rendido hits, quem não é 100% seguidor de Gaga tem tido até mais encontros com esse lado “adulto” da cantora.

A Gaga de Harlequin é a Stefani Joanne Germanotta (nome verdadeiro dela, você deve saber) que estudou piano e atuação na adolescência. E a cantora preparada para agradar ouvintes de jazz interessados em grandes canções, e que dispensam misturas com outros estilos. Uma turminha bem específica e, vá lá, potencialmente mais velha que a turma que é fã de hits como Poker face, ou das saladas rítmicas e sonoras que o jazz tem se tornado nos últimos anos.

O disco funciona como um complemento a ao filme Coringa: Loucura a dois da mesma forma que I’m breathless, álbum de Madonna de 1990, complementava o filme Dick Tracy. Mas é incrível que com sua aventura jazzística, Gaga soe com mais cara de “tá vendo? Mais um território conquistado!” do que acontecia no caso de Madonna.

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O repertório de Harlequin, mesmo extremamente bem cantado, soa mais como um souvenir do filme do que como um álbum original de Gaga, já que boa parte do repertório é de covers, e não necessariamente de músicas pouco conhecidas: Smile, Happy, World on a string, (They long to be) Close to you e If my friends could see me now já foram mais do que regravadas ao longo de vários anos e estão lá.

De inéditas, tem Folie à deux e Happy mistake, que inacreditavelmente soam como covers diante do restante. Vale dizer que Gaga e seu arranjador Michael Polansky deram uma de Carlos Imperial e ganharam créditos de co-autores pelo retrabalho em quatro das treze faixas – até mesmo no tradicional When the saints go marching in.

Michael Cragg, no periódico The Guardian, foi bem mais maldoso com o álbum do que ele merece, dizendo que “há um cheiro forte de banda de big band do The X Factor que é difícil mudar”. Mas é por aí. Tá longe de ser um disco ruim, mas ao mesmo tempo é mais uma brincadeirinha feita por uma cantora profissional do que um caminho a ser seguido.

Nota: 7
Gravadora: Interscope.

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Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio

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Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio

O Rock Horror Film Festival, festival carioca de filmes de terror, está de volta na praça – e vai rolar de 19 de setembro a 02 de outubro no Cinesystem de Botafogo (Zona Sul do Rio). Dessa vez, o evento vai trazer uma seleção de mais de 50 filmes de 17 países em seis categorias: Longas Sinistros, Médias Bizarros, Docs Estranhos, Curtas Macabros, Brasil Assombrado e Pílulas de Medo.

O objetivo do festival é unir terror, cultura pop e rock, e juntar os públicos das três coisas. Entre os filmes selecionados, há produções como The history of the metal and the horror, documentário de Mike Schiff repleto de nomões do som pesado (EUA), Tales of babylon, de Pelayo de Lario (Reino Unido), The Quantum Devil, de Larry Wade Carrell (EUA). Há também Death link, dirigido por David Lipper (EUA), com um time de astros e estrelas que inclui Jessica Belkin (Pretty little liars), Riker Lynch (Glee), David Lipper (Full House) e outros.

O evento também vai ter mesas redondas com  diretores, atores e outros profissionais da indústria para o público do festival, comandadas pela criadora do Rock Horror Film Festival, Chrys Rochat (Sin Fronteras Filmes), e que vão rolar no hall do Cinesystem. Entre os convidados já estão confirmados diretores da Polônia, EUA, Canadá e Brasil. Happy hours cinéfilas, shows de rock e oficinas estão no programa também, além da exibição de um filme inédito no Brasil na abertura.

Lista completa dos filmes que participarão da edição no site do festival: www.rockhorrorfilmfestival.com

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Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid

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Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid

Marcado para este domingo (28) na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro), o Parayba Rock Fest, do qual você ficou sabendo aqui, vai ter shows, DJs, exposições e várias outras atrações. E Michael Meneses, criador do selo Parayba Records e realizador da festa (que também comemora seus 50 anos de idade), vai exibir seu primeiro filme, Ver + – Uma luz chamada Marcus Vini. Michael, que é fotógrafo e professor de fotografia, iniciou o filme como trabalho de conclusão de curso de sua faculdade de Cinema.

“O que eu vou exibir no evento são os 50 minutos que já estão prontos do filme e que apareceram na apresentação do meu TCC. Ainda estou inclusive fazendo pesquisas para ele”, conta Michael, que com o filme, homenageia Marcus Vini, seu melhor amigo (“o irmão homem que eu não tive”, conta), morto por covid. Marcus era fotógrafo e, como Michael, foi professor universitário e cobriu festivais de música como o Rock In Rio.

“Marcus contraiu covid naquela época mais braba da doença, e morreu no dia em que ele deveria estar tomando a primeira dose”, lembra Michael. “Ele foi fotojornalista e curiosamente fazia aniversário no dia 19 de agosto, que é o Dia Mundial da Fotografia. E só soube disso depois que virou fotógrafo. Ele inclusive fez uma foto super importante numa enchente, que foi publicada no jornal Le Monde. A ideia do filme é focalizar o lado humanitário dele, um cara que estava sempre pensando em fazer doação de alimentos, coordenou um curso de fotografia em Madureira (Zona Norte do Rio)“. Antes do evento de Michael, o filme foi exibido também em lugares como a livraria carioca Belle Epoque.

O Pop Fantasma é um dos apoiadores do evento, ao lado de uma turma enorme. Para saber mais e comprar seu ingresso, confira o serviço abaixo.

SERVIÇO:
SHOWS COM AS BANDAS:

Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising (NDR) e Welcome To Tenda Spírita.
ALÉM DOS SHOWS:
Exibição do Documentário:
 VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini – Direção: Michael Meneses
DJs: Explica e Chorão 3
Expo de fotos dos fotógrafos da Rock Press
Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais
Gastronomia Vegana: Vegazô – A Feira Vegana da Zona Oeste/RJ
DATA: 28 de julho 2024, às 14h.
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ
INGRESSOS: antecipados aqui, na bilheteria da Areninha e na loja Requiem (Camelódromo de Campo Grande).

Foto: reprodução Instagram

 

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