Connect with us

Crítica

Ouvimos: Thiago Amud, “Enseada perdida”

Published

on

Ouvimos: Thiago Amud, "Enseada perdida"

Ainda não se sabe se Enseada perdida levará Thiago Amud a um público maior — talvez o disco encontre apenas os ouvidos certos, mais receptivos à sua complexidade. Mas o álbum, que inaugura o 2025 da gravadora Rocinante, tem potencial para atravessar fronteiras. E não apenas por contar com Caetano Veloso e Chico Buarque como parceiros em duas faixas (Cantiga de ninar o mar e Cidade possessa, respectivamente).

A musicalidade de Enseada perdida é quase retropicalista, evocando referências que vão das sonoridades indígenas às suítes musicais, do rock-MPB-pop sofisticado à la Boca Livre e 14 Bis ao apuro vocal de Zé Renato (por acaso, integrante do Boca Livre). Há até espaço para uma inesperada conexão com o indie rock, já que, após a suíte-samba-enredo Baía de Janeiro (um mergulho geográfico e histórico no Rio de Janeiro, exaltando suas águas e raízes indígenas e negras) e a jazzística e percussiva Oração à Cobra Grande (cujos coros remetem aos discos de Caetano e Gil dos anos 1970/80) vem Se você pensasse. Uma canção que soa como um híbrido improvável de Sonic Youth e Pixies em clima de MPB. Ou melhor: como se o Sonic Youth compusesse uma canção para Djavan, com um engenhoso diálogo entre orquestra e guitarra distorcida.

O universo de Enseada perdida é vasto em destaques. Cidade possessa, parceria com Chico Buarque, funde Carnaval e fúria num arranjo que lembra as experimentações orquestrais dos discos infantis da Ariola (ou seja, Rogério Duprat, que cuidou do design musical de álbuns como Arca de Noé). Mapa mundi é uma peça de piano com atmosfera quase clássica, remetendo a Milton Nascimento antes de se dissolver em um ruído no final. Orgia carrega ecos do pop nacional dos anos 1980, funcionando como um encontro entre Mutantes e Luiz Melodia. Dinamismo mistura percussão jazzística e MPB, evocando o lirismo de Chico Buarque e a sofisticação harmônica/rítmica de João Bosco. E atenção para Penteu, inspirada em As Bacantes (405 a.C.), peça grega de Eurípides: uma faixa cheia de surpresas e momentos desconcertantes, transitando entre o pop de câmara, o soul e o sambalanço.

Nota: 9
Gravadora: Rocinante
Lançamento: 29 de janeiro de 2025

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Crítica

Ouvimos: Gurriers – “Nobody’s coming to save you”

Published

on

Resenha: Gurriers – “Nobody’s coming to save you”

RESENHA: Em Nobody’s coming to save you, o Gurriers transforma ansiedade, vulnerabilidade e inconformismo em noise rock opressivo, com riffs brutais, pós-punk e melodias em alta tensão.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Play It Again Sam
Lançamento: 25 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Já que tem um monte de bandas descobrindo as maravilhas do shoegaze, sobrou para os dublinenses do Gurriers (e seus conterrâneos da Gilla Band) a missão de vasculhar os subterrâneos do noise rock – e dar a ele um formato grandioso, entre vocais impacientes, riffs de arrasar e argamassa entre o punk e o pós-punk. O adjetivo “opressivo” costuma brotar em nove entre dez textos sobre o grupo, e o segundo álbum, Nobody’s coming to save you, é a opressão pura e simples – mas como resposta do oprimido, como certeza de que o mundo tem se tornado cada vez mais um lugar frio como gelo, duro como pedra.

“Frio como gelo, duro como pedra” é uma definição melhor ainda para o som da banda, mesmo quando caem na descaralhação punk. Dan Hoff é um vocalista de alto impacto, na voz e na interpretação, lembrando uma versão mais sarcástica de Joe Talbot (Idles). O grupo cria um baita clima de medo nas guitarras sombrias da faixa-título e de Today is not enough, faz uma batucada pós-punk feroz em Party lines e lança mão de guitarra e bateria em vibe maquínica em Shades. E faz uma união de épocas em Pins: guitarra dedilhada a la John Frusciante, beat funkeado e musicalidade cheia de sombras.

Investindo no noise-rock canção em faixas como Drones (aberta com eles mesmos, os drones), Nothing happens twice e Waiting for fisher, o Gurriers às vezes lembra um estranhíssimo encontro entre Public Image Ltd e Red Hot Chili Peppers – com Dan Hoff às vezes tendo ataques de Nik Fiend (Alien Sex Fiend). Nas letras, por sua vez, a banda pega em fios de alta tensão, e fala sobre nunca se acomodar (na faixa-título) e sempre se colocar (Shades bate na cara dos artistas que ficam em cima do muro).

A ansiedade, mal do século, é tema da depressiva Drones (“não consigo nem manter um emprego sem lágrimas no travesseiro / amaldiçoado com uma carranca permanente, todos pensam que sou um idiota”). Crybaby, faixa triste e distorcida que parece vir de uma fita antiga, é linda e luminosa tanto quanto é uma canção sombria – e basicamente fala sobre o momento em que a vulnerabilidade não é aceita, sobre o que pode acontecer quando sentimentos antigos são invalidados. Pra bater cabeça e sentir.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Garage Fuzz – “Powerplant” (EP)

Published

on

Resenha: Garage Fuzz – “Powerplant” (EP)

RESENHA: Aos 35 anos, o Garage Fuzz segue em movimento no EP Powerplant, unindo punk melódico e hardcore a letras sobre ansiedade, pressão, desgaste e saúde mental.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Odd Sounds
Lançamento: 14 de agosto de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Parece que foi ontem que tudo começou, mas o Garage Fuzz, uma das bandas punk mais rodadas do Brasil, chegou a 35 anos de história – e decidiu chegar à cifra se assumindo como um bólido em plena correria e atividade.

O EP Powerplant (terceiro lançamento da banda com o vocalista Victor Franciscon) olha a vida pelo lado da experiência e da saúde mental, abordando temas como peso nos ombros, desgastes, ansiedades e altas pressões do dia a dia, em faixas como a circular 220V e a melódica e ágil Overcharge (“liberte o grito, acredite na sua luta / mas não deixe isso te sobrecarregar”).

Investindo como sempre no punk melodioso, o Garage Fuzz acrescenta climas ligados ao hardcore melódico à faixa-título, riffs simples e criativos a Flashpoint, e guitarras que fazem lembrar The Police a Synergy. No final, Jaded, uma música de 2024, ressurge com uma vibe próxima do metal. Uma história de independência, ideologia e cuidado com as melodias e letras.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: L’Rain – “Fata Morgana”

Published

on

Resenha: L’Rain – “Fata Morgana”

RESENHA: L’Rain encerra uma quadrilogia involuntária com Fata Morgana, disco que atravessa jazz, soul, country, eletrônica e psicodelia para criar músicas que até parecem familiares. Só que…

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Mexican Summer
Lançamento: 14 de agosto de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Já tem um próximo disco da L’Rain, projeto criado pela norte-americana Taja Cheek, vindo aí. Ela disse num papo com a newsletter Last Donut Of The Night que começou a compor, mas a única coisa que ela já tem em mente é que Fata Morgana, seu quarto disco, põe fim a uma quadrilogia. Uma quadrilogia que ela só viu que havia sido construída quando já estava pronta: são álbuns experimentais, psicodélicos, melódicos, com um ar “hendrixiano” mesmo quando nem há guitarras. E com várias heranças dos ambientes sonoros criados pelo Animal Collective – que alias ela cita no papo com a newsletter.

A história da Fata Morgana já inspirou várias canções por aí, e rende outras tantas – vem da história de Morgana Le Fay, uma curandeira temperamental que era meia-irmã do Rei Artur, e que em muitos mitos, surge como alguém que conspirou contra ele. Também tem a ver com uma ilusão de ótica que faz com que objetos distantes pareçam flutuar, e talvez essa onda seja a mais aproximável do som de Fata Morgana, disco em que L’Rain dá o último adeus a qualquer tentativa de classificá-la ou de meter sua música em alguma gaveta.

Explicar Fata Morgana pelo que ele não é fica mais fácil: não é rock, não é soul, não é “música eletrônica”, não é chamber pop, não é jazz (Taja usa a classificação “not jazz” no Bandcamp, aliás). É isso tudo mas consegue passar por essas classificações sem ser tocado por elas. Numa estileira que uma turma bem grande denomina como uncanny valley – ou seja, o que de primeira parece familiar, mas é BEM peculiar – L’Rain faz um som que parece sempre algo à primeira vista, mas de perto é bem assustador. Como quando você só repara que há uma cobra ou uma aranha numa foto quando já leva um susto.

A ilusão é o prato principal de Fata Morgana, em faixas como a balada soturna With time, o jazz experimental Blue, o country espacial July 5th, a miragem jazzística Bedroom songs e o “do sonho ao pesadelo” de Borderline, I remember e Elmyra. Tons vão sendo mudados, belos corais são acrescentados, e Fata Morgana vai ganhando vibes perturbadoras como a eletrônica maníaca de Soulless cycle (em que ela se diz um “ciclo psicopata” em meio a beats intermitentes e quase metálicos) e o soul progressivo Birthday.

No final, a psicodelia pura de Church of no one traz os vocais de Taja bem distorcidos, esmerando-se em versos como “dentro de mim um urso / e chifres / dissolvendo-se em amor”. Faltou falar das letras: entre fluxos de consciência, pensamentos de confinamento e estranhos recados, L’Rain parece estar dando voz a quem está quase ficando doente por causa dos padrões, do capitalismo, do sistema.

July 5th, por exemplo, é um dedo apontado na cara de quem se sente adaptado a uma sociedade podre: “se você não se importa com as broncas que leva / eu tenho um saco de 22,5 kg de vidas não contadas / cometi alguns erros e a polícia está sustentando / uma mentira que eles nunca viverão”. E aí… não é ilusão não: é verdade pura.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Video Vanguard Award: afinal, que prêmio é esse que o Nirvana recebeu?
Cultura Pop3 horas ago

Video Vanguard Award: afinal, que prêmio é esse que o Nirvana recebeu?

Saline Eyes (Foto: Divulgação)
Radar3 horas ago

Radar: Saline Eyes, Crá Croí, The Essence Of The Universe – e mais sons do Groover

Resenha: Gurriers – “Nobody’s coming to save you”
Crítica4 horas ago

Ouvimos: Gurriers – “Nobody’s coming to save you”

Resenha: Garage Fuzz – “Powerplant” (EP)
Crítica4 horas ago

Ouvimos: Garage Fuzz – “Powerplant” (EP)

Resenha: L’Rain – “Fata Morgana”
Crítica12 horas ago

Ouvimos: L’Rain – “Fata Morgana”

Larissa Umaytá - Foto: Diego Bresani / Divulgação
Urgente12 horas ago

Larissa Umaytá cruza samba, Cabo Verde e tambor de crioula em nova session

Chutes (Foto: Nick Greseth / Divulgação)
Urgente12 horas ago

Chutes transforma shoegaze em som ruidoso e direto no ótimo “Star”

Resenha: Aleph Naught and The Null Set – “Urine and Uranus”
Crítica16 horas ago

Ouvimos: Aleph Naught and The Null Set – “Urine and Uranus”

Urgente17 horas ago

Erasure anuncia primeiro álbum em seis anos, e turnê sem Vince Clarke no palco

Resenha: Gilla Band – “Pugnello"
Crítica18 horas ago

Ouvimos: Gilla Band – “Pugnello”

Resenha: Romulo Fróes - "Boneca russa”
Crítica18 horas ago

Ouvimos: Romulo Fróes – “Boneca russa”

Marcioz mistura funk e art-pop para falar da precarização da música em “6/10”
Urgente19 horas ago

Marcioz mistura funk e art-pop para falar da precarização da música em “6/10”

"Too late": Earthquake Lights transforma fim de relacionamento em pop adulto
Urgente19 horas ago

“Too late”: Earthquake Lights transforma fim de relacionamento em pop adulto

Grateful Dead e Hot Tuna voltam aos arquivos ao vivo: um recupera um show de quase três horas de 1985, enquanto o outro lança uma apresentação acústica gravada em Roma em 2008.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Grateful Dead – “Merriweather 6/30/85” / Hot Tuna – “2008-07-13 Villa Ada…” (ao vivo)

Resenha: Ouvimos: Gueersh - “Macarrão de guerrilha”
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Gueersh – “Macarrão de guerrilha”

Resenha: Matt Berninger – “Type it up” (EP)
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Matt Berninger – “Type it up” (EP)

Ouvimos: Test e Goatburner – “GoaTest”
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Test e Goatburner – “GoaTest”

Mark E. Smith, líder do The Fall (Foto: Reprodução)
Urgente3 dias ago

Último disco do The Fall vira disputa sobre o legado de Mark E. Smith