Crítica
Ouvimos: Puma Blue, “Antichamber”

O esquema de beats legais, sons viajantes e musicalidade emaconhada que brotava dos discos anteriores de Jacob Allen – músico norte-americano que adota o pseudônimo Puma Blue – é coisa do passado. Antichamber, seu novo disco, é extremamente introvertido, acústico, realizado como se fosse uma gravação de quarto, ou como se tivesse sido feito em uma igreja abandonada, numa casa velha sem muita luz, ou em qualquer local solitário que favoreça a introspecção.
Bom, na verdade – e isso segundo o próprio Jacob – o disco foi feito em sua casa em Decatur, Geórgia, perto da floresta, “em duas semanas de solidão fria”, e todo o material foi feito apenas para ilustrar seu momento de solidão, “sem intenção de compartilhar essa música com ninguém”. O material novo do Puma Blue, feito apenas com um gravador, um microfone e ruídos captados ao redor, surgiu como se ele escrevesse um diário e ele credita a inspiração ao “plano superior”.
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Antichamber é basicamente violão, voz, sussurros e letras “de cura”, além de algumas peças ambientais e instrumentais. Debris abre o álbum como se fossem fitas ao contrário, e faixas como Hotel room, Whilst my heart breaks, Long term parking e Gone is the grace captam o “antes” da voz de Jacob e os ruídos de seus dedos no violão como se fizessem parte das músicas. O mais “comercial” a que Jacob se permite é embarcar numa balada blues-country em Tapestry, um quase-hit do disco – a faixa ganhou até um clipe, que mais parece uma Bruxa de Blair musical.
Nem todo o material tem a mesma qualidade de gravação: Tangent mind é balada folk com som mais “limpo” que o restante do disco. Dying as a note parece contar uma história, com ruído de chuva, um piano triste e de poucas notas, e alguém caminhando. O som da ausência aparece na autoexplicativa In the absence of you e na fantasmagoria de Decatur bells, que abre com sinos badalando, vozes conversando ao fundo e o som de um piano (seria uma missa ou um funeral?). No final, um som de vento surge como se cobrisse a cena.
Antichamber é envolto em mistério, e Jacob diz preferir que a música fale por si só. Ainda assim, para quem quiser entender mais, ele sugere uma visita ao Reddit do Puma Blue.
Nota: 7,5
Gravadora: Blue Flowers Music
Lançamento: 18 de fevereiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Garbage – “Let all that we imagine be the light”

RESENHA: Garbage lança Let all that we imagine be the light, disco surpreendentemente positivo, político e provocador, com rock ruidoso e dance sombrio.
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Confesso que eu não esperava que o Garbage voltasse com um disco cujo título traz tanta positividade. “Que tudo que imaginamos seja luz” é um nome tilelê inimaginável para uma banda que estourou com o hit Only happy when it rains. Talvez ninguém esperasse. Ainda mais que No gods, no masters (2021), álbum anterior, vinha carregado de energia anti-fascista e anarquista.
Dessa vez, em Let all that we imagine be the light, o Garbage volta mais positivo. Sim, dá para estranhar, embora tenha bastante contexto nisso – nos últimos anos Shirley Manson (vocalista) precisou fazer uma cirurgia delicada no quadril, e o próprio Garbage andava em descrédito após alguns discos que fizeram pouco barulho. Vale dizer que a raiva não foi deixada de lado. Surge, por exemplo, no radicalismo musical e político de There’s no future in optimism e no rock ruidoso de Chinese fire horse, faixa na qual Shirley lida com o etarismo do dia a dia. “Você diz que meu tempo acabou / que eu fiquei velha (…) / que eu devia apenas me aposentar”. Guerras, capitalismo e ódio pelas redes sociais acabaram inspirando o novo material.
É um ponto a considerar o quanto um Garbage “construtivo” é emocionante, vá lá. Como argumentos, o novo álbum apresenta canções provocadoras como Hold, a dance music soturna e sexy de Have we met (The void), o blues tecnorock Radical e até uma música eletrônica, quase pop e estranhamente solar – Sisyphus, sobre o rolar de pedras do dia a dia. R U happy now é um eletrorock sombrio de excelente refrão, falando sobre os males do capitalismo. Já o hard rock Love to give, se fosse lançado nos anos 1980/1990, seria o tipo de rock que faria sucesso entre surfistas e skatistas – algo como o que já foram o Concrete Blonde, o Nirvana e o próprio Garbage, numa época em que surfistas e skatistas eram personagens definitivamente cool.
No final, The day that I met god poderia significar a elevação espiritual de Shirley Manson e a explicação para a “luz” do título do disco – na verdade fala sobre o uso do analgésico Tramadol, em meio a uma base de pós-punk sombrio, com riffs circulares de teclados e qualquer coisa relacionada a David Bowie e ao krautrock. Let all that we imagine be the light mostra o Garbage tentando encontrar sentido (e esperança) em meio ao caos.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: BMG
Lançamento: 30 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Matt Berninger – “Get sunk”

RESENHA: Matt Berninger lança Get sunk, disco solo introspectivo com ecos de David Bowie e Neil Young, sobre depressão, perda e beleza na escuridão.
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Matt Berninger, cantor do The National, andou sofrendo bastante nos últimos anos. Uma depressão brabíssima que ele teve em 2020 afetou o repertório de sua banda – os dois álbuns lançados pelo grupo em 2023, Laugh track e First two pages of Frankenstein, traziam o músico tentando voltar a compor e cantar. Seu segundo álbum solo, Get sunk, lida com a sensação de ter estado afogado em climas ruins por quatro anos. Aliás, tenta explicar esses sentimentos para a/o ouvinte.
A musicalidade de Get sunk tem o mesmo clima de paraíso perdido de discos como Country life, do Roxy Music, e a mesma ambiência dos primeiros álbuns de Neil Young, e de Hunky dory, de David Bowie – ou seja: é um disco que encontra beleza e uma certa vibe sexy na introspecção, e se alimenta disso. Tanto que em faixas como No love, Inland ocean e Frozen orange, além do single Bonnet of pins, a ideia é criar um clima elegante e belo, com os vocais de Matt equilibrando-se entre referências de Leonard Cohen, Bryan Ferry, Serge Gainsbourg e até Kevin Ayers.
Climas de R.E.M. e Pink Floyd, por sua vez, surgem em Breaking into acting e Little by little. Nowhere special, por sua vez, é uma música quase falada, soando como uma tentativa torta de reproduzir os raps sem convicção de Serge Gainsbourg – na real, parece mais um texto enorme encaixado à força numa melodia, e que precisava ter sido editado para virar música. Fechando o disco, a ótima Times of difficulty relaciona-se com o lado mais tranquilo de Lou Reed, com os Rolling Stones de 1970/1971 e ate com bandas como Faces.
As letras, por sua vez, dão clima pesado e desnorteante – por acaso Get sunk já vinha sendo feito desde a época de barra pesada de Matt, em 2021. Em No love, Matt diz que “este lugar tem uma sensação de afundamento / a energia é tão estranha”. Inland ocean avisa que “causa perdida, não tenho emoção / nenhuma emoção (…) / não há nada que eu possa fazer? / tudo acaba antes que eu queira”. Nowhere special repete várias vezes frases como “não tenho nenhum lugar para estar” e “não sei para onde ir”. Ouça quando nada puder te abalar.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Concord Records
Lançamento: 30 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Foxwarren – “Foxwarren 2”

RESENHA: Foxwarren constrói seu segundo disco à distância, em clima lo-fi e onírico, com colagens sonoras que misturam Joni Mitchell, ABBA e Pink Floyd.
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Não fosse pelo fato de samples serem algo bastante acessível nos dias de hoje – e não traquitanas caras e com usabilidade complicada – discos como Foxwarren 2 jamais teriam sido feitos. Andy Shauf, Dallas Bryson, Colin Nealis e os irmãos Avery e Darryl Kissick, espalhados em quatro lugares diferentes, basicamente construíram o disco em suas próprias salas de gravação, inserindo material à distância numa pasta compartilhada.
Se por um lado, esses trabalhos remotos são comuns no dia de hoje, por outro a distância acaba se tornando um integrante a mais desse tipo de projeto. Foi o que rolou, por exemplo, em Tall tales, disco de Mark Pritchard & Thom Yorke, feito durante cinco anos de trocas virtuais – mensagens, conversas no Zoom – e sem um único encontro presencial.
Foxwarren 2 tem a mesma onda de colagem sonora, o que muitas vezes pode tornar tudo desnorteador até demais. Mesmo em momentos de beleza como Dance, balada levada adiante pelo piano, e com emanações de Joni Mitchell e Laura Nyro. Ou em Serious, canção sixties, com clima meio psicodélico, lembrando as ondas cinematográficas do começo do Pink Floyd. Tudo soa “distante”, como fantasmas de outra dimensão.
Um lado dançante surge em Deadhead, com riff de guitarra à frente, piano e flauta conduzindo a faixa, e algo de Prince. Round&round é uma faixa curta que poderia ter ficado maior: um r&b indie com ares de ABBA, Beach Boys e Stereolab. O pop elegante e barroco comanda faixas como Dress, Slepping, Strange e Listen2me.
Já Yvonne, uma das mais brilhantes do álbum, é um som praiano e solar, mas discreto – como a musica de uma praia distante, deserta e misteriosa. Enquanto Wings surge com climas lo-fi e heranças musicais da era disco, com cordas patinantes. Um disco em que você vai passando pelas músicas como quem muda de canal, ou procura um filme para ver no streaming, e acaba escutando trechos de diálogos enquanto decide o que ver.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Anti
Lançamento: 30 de maio de 2025.
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