Crítica
Ouvimos: Bill Wyman, “Drive my car”

- Drive my car é o oitavo disco de Bill Wyman, ex-baixista dos Rolling Stones. O músico gravou o álbum em seu estúdio caseiro, acompanhado de músicos como o guitarrista Terry Taylor e o baterista Paul Beavis.
- Boa parte do repertório é formado por covers, embora haja três faixas autorais. O release do disco considera “corajoso” da parte de Bill ele ter gravado Light rain, do compositor e cantor Taj Mahal, que conheceu em 1968 na época do especial de TV Rolling Stones rock and roll circus. Além da música, os dois sempre tiveram em comum o interesse pela botânica.
- O álbum de Bill saiu numa edição deluxe com duas faixas a mais, além da edição comum.
A carreira solo do ex-baixista (e maior arquivista) dos Rolling Stones é variada a ponto de incluir um namoro com a new wave e o synth pop – no infame disco Bill Wyman, de 1982, que tem no repertório pragas como Je suis un rock star. Desde que finalmente saiu do grupo em 1993, ainda que às vezes assuste fãs da antiga, ele vem se esforçando para mostrar sua afiliação a estilos como blues e boogie.
Drive my car, gravado por um Bill de 87 anos (ele nasceu em 1936 e já era casado em primeiras núpcias desde 1959 quando entrou pros Stones) assusta pela semelhança da voz do baixista com a de ninguém menos que JJ Cale, o autor de Cocaine, gravada por Eric Clapton – o próprio Wyman admite isso nas notas de encarte do álbum. A semelhança não fica apenas na voz rouca: o design sonoro suingado, introvertido e minimalista do qual Cale abusava em seus álbuns bate ponto no disco do baixista, que é tomado quase todo o tempo por releituras nada óbvias. Inclusive, se você esperava que a faixa-título fosse cover daquela música dos Beatles (a Drive my car que abre o disco Rubber soul, de 1965), nada disso: ela é uma das três faixas novas escritas pelo músico.
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Justamente por não apostar em obviedades, Drive my car é mais um disco de intérprete do que um tributo. Passando longe da obsessão mauricinha com blues de sapatênis, o novo álbum de Bill soa mais como blues e boogie do pântano, com vocal selvagem, tocado por uma turma de amigos. Thunder on the mountain, de Bob Dylan, e Light rain, de Taj Mahal, se destacam no repertório – esta última, em versão predominantemente acústica, animada por percussão. Também vale citar Fool’s gold (Lloyd Jones) e Ain’t hurtin nobody (John Prine), além de outra de Bill (a ágil Rough cut diamond, parceria com Terry Taylor) e do blues acústico de holandês Wings (de Hans Theessink). Detalhe que a julgar pela letra da faixa-título, Bill hoje em dia quer mais é sossego, ainda que tenha feito parte de uma banda que praticamente reconstruiu o rock.
Nota: 8
Gravadora: BMG
Crítica
Ouvimos: Paulinho da Viola, “80 anos (Ao vivo)”

Gravado num show de maio de 2024 e lançado apenas no começo do ano, Paulinho da Viola – 80 anos (ao vivo) é a prova de que o DVD, que havia se tornado coisa banal lá pela década passada, faz falta. Um disco precioso desses, lançado no formato, traria ficha técnica completa (sim, você vai querer saber quem é cada um daqueles músicos e sair buscando todo mundo no Google), encarte com fotos, alguns extras e todo um universo que exigia concentração e atenção – não era apenas algo para deixar rolando no computador em meio a outras demandas do dia.
Visto no espaço nobre do YouTube, ouvido no Spotify ou assistido aos pedaços no mesmo Spotify (que ainda está bem distante de ser um espaço ideal para assistir a vídeos e shows), Paulinho apresenta um dos melhores repertórios do samba, esbanja vitalidade e orgulho do legado que ajuda a perpetuar – e que inclui não apenas suas músicas, mas toda a história do samba, que ele sempre pesquisou, e da qual já faz parte há décadas. Enfileira sambas próprios como Coisas do mundo, minha nega, Onde a dor não tem razão, Sei lá Mangueira, Foi um rio que passou em minha vida (encerramento do show) ao lado de releituras que tornou clássicas, como Acontece (de Cartola, aberta com uma história sobre o próprio) e Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues). Dança da solidão e Na linha do mar são divididas por Paulinho com a filha Luciana Rabello (João Rabello, o filho violonista, está na banda que acompanha o cantor).
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O mais louco é concluir que existe algo de Stop making sense, o filme-objeto-conceito dos Talking Heads, na apresentação de um dos artistas mais clássicos da música popular brasileira. Se você nunca viu o filme, David Byrne começava o show-filme tocando e cantando Psycho killer sozinho, e o show era montado a partir desse esqueleto inicial. Paulinho também vai construindo o espetáculo na cara dos espectadores, cantando a música Ele acompanhando-se na caixa de fósforos, e depois apresentando Samba original com o auxílio de um violonista. A banda vai surgindo em sucessos como Eu canto samba e Nas ondas da noite. E a cada momento surge uma novidade, como Paulinho alternando entre cavaquinho e violão, ou alguma percussão que não havia aparecido antes. Um prato-e-faca, instrumento que já causou balbúrdia no jornalismo musical brasileiro – brota dando um som diferente na música Bebadosamba.
Reunido ao vivo, o repertório de 80 anos chama atenção igualmente para o lado vanguardista de Paulinho, que inclui sambas declamados (a própria Bebadosamba), arranjos incomuns (o solo de baixo da abertura de Sei lá, Mangueira ameaça um samba-funk no estilo da Black Rio), tom quase samba-folk no sucesso Sinal fechado, e experimentação tropicalista em Roendo as unhas, samba maníaco de 1973 que lembra Caetano Veloso, Gilberto Gil e até Tom Zé, com versos como “meu samba não se importa se não faço rima/se pego na viola e ela desafina” e vocal-uivo. Um capítulo vivo da história da nossa música nas plataformas digitais, sempre de mãos dadas com a modernidade – ouça correndo.
Nota: 10
Gravadora: Som Livre
Lançamento: 24 de janeiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: Throwing Muses, “Moonlight concessions”

Banda independente que já passou das quatro décadas de existência, o Throwing Muses volta bastante mudado em seu décimo-primeiro álbum, Moonlight concessions. Kristin Hersh, a capitã do grupo, esmerou-se em soar acústica e crua em todas as nove faixas. Violões, violoncelos e canções cuspidas, mais do que cantadas, dão a cara do disco.
A primeira comparação que pode vir a mente é o MTV Unplugged do Nirvana (1994), mas muito mais coisas entram em jogo: o álbum Oar, de Alexander “Skip” Spence, os mergulhos na amargura de Neil Young e PJ Harvey, as canções mais introspectivas do Guided By Voices, o rugido das riot grrls.
O mistério e as sombras de músicas como Summer of love, South Coast (com intervenções de uma percussão que lembra Velvet Underground) e Libretto são construídos exatamente em cima dessa base. O som parece ter formato de madeira, o design musical soa como se viesse “de longe”, a voz de Kristin soa tão intensa e carregada quanto a de Marianne Faithfull.
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Em Theremini, um som que se assemelha a vento corta o ambiente e cobre a voz de Kristin de eco. Músicas como o country montanhês Albatross e a gótica Sally’s beauty soam como se comunicassem algum tipo de dor – que também parece surgir em Drugstore classic, pós-punk folk com lágrimas amargas de chapação e versos como “você é o super-herói dela / em plástico de farmácia”.
No final, estileira folk-grunge e recordações de dias cinzentos em You’re clouds e na faixa-título – esta, uma música em que qualquer tempo parece mau tempo (“está chovendo como um filho da puta / maldito sol, brilhando como um filho da puta / maldito seja, à vista de todos”). Um disco que ecoa como um sonho nebuloso.
Nota: 9
Gravadora: Fire Records
Lançamento: 14 de março de 2025.
Crítica
Ouvimos: Gang Of Four, “Shrinkwrapped” (relançamento)

Segundo disco após o retorno da Gang Of Four, Shrinkwrapped (1995) surgiu a partir de uma história bem curiosa. O grupo – reduzido aos líderes Andy Gill e John King – não havia gostado da experiência do álbum anterior (Mall, 1991), que marcou a volta da banda, e saiu bem diferente do que Gill e King haviam imaginado. Em paralelo, o cineasta Peter Hall, amigo dos dois, havia escrito o roteiro de seu filme Delinquent. Uma produção que, em tempos de sucesso da série Adolescência (Netflix), valeria relembrar, já que conta a história de um garoto que mata seu pai abusivo e acaba escapando da cadeia (aliás, ele está inteiro no YouTube).
Hall foi mostrar o roteiro para eles apenas porque queria uma opinião e… os dois gostaram tanto que acabaram querendo fazer a trilha sonora (“por quase nada”, lembrou Hill). E só lá pela metade do processo, perceberam que se tratava de um disco da Gang Of Four, com toda a intensidade de um álbum da banda, e com notas altas de perigo inseridas em cada faixa. Gravado na sala de estar de Andy, Shrinkwrapped é basicamente um álbum de pós-punk nervoso, com guitarras apitando, baixo fixado no chão (cortesia de Gail Ann Dorsey, a “baixista de David Bowie”) e canções que vão ganhando sensibilidade e beleza à medida que o susto inicial passa.
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Músicas como Tattoo e Sleepwalker, que abrem o disco, seguem essa linha – clima quase robótico, som pesado e cavalar, e distorções que funcionam de maneira quase contemplativa. I parade myself tem um “formato canção” próximo do de bandas como Talking Heads, mas com clima selvagem e quase shoegaze (os vocais soam enterrados na mixagem, quase abaixo das microfonias). Flertes com o metal industrial surgem em Unburden (com vocais extremamente graves narrando a letra), enquanto Better him than me lembra bandas como Killing Joke, e ganha uma cara drum’n bass do meio para o fim.
Shrinkwrapped prossegue com punk-metal gélido (Something 99), canções sombrias (Showtime, valentine e Unburden, unbound), além de peso funkeado, como nas canções mais memoráveis da banda (The dark rides, e alguns outros momentos do álbum). I absolve you tem algo de Siouxsie and The Banshees e também de Johnny Cash, com argamassa folk e trevosa. Já a faixa-título, que encerra o disco, mergulha em um pós-punk dark, evocando a atmosfera densa e melancólica do Depeche Mode. Um álbum excelente, que estava sumido das plataformas, e que garante sustos aos fãs da Gang Of Four.
Nota: 9
Gravador: Gang Of Four Ltd.
Lançamento: 14 de março de 2025.
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