Cultura Pop
Marília Mendonça: comece a ouvir

Pensamos em fazer um “Marília Mendonça: descubra agora!” nos moldes do que a gente vem fazendo com uma série de artistas – recentemente rolou até um texto desses no POP FANTASMA com os popularíssimos Tears For Fears. Nada a ver: descobrir Marília Mendonça, o Brasil já descobriu faz tempo. Mas vai aí uma pequena lista de doze faixas da cantora, que morreu na sexta (5) num acidente aéreo em Minas Gerais.
A discografia de Marília tem alguns detalhes bem interessantes, que mostram até mesmo como o mercado musical andou sofrendo modificações drásticas na última década. Marília era pródiga em feats (tanto de gente nas canções que ela lançava quanto dela mesma cantando em músicas de amigos) e seu trabalho era focado basicamente em EPs, singles e álbuns ao vivo.
Tanto que álbum de estúdio, de verdade, ela só tem um, lançado em setembro de 2020 – era Patroas, dividido com Maiara e Maraisa. O projeto com a dupla tinha nascido de uma live, virou uma série de EPs e mais um disco inteiro. Marília também focava em vários EPs e singles ajudando a divulgar as músicas dos discos ao vivo. Isso aconteceu no recente projeto ao vivo Todos os cantos (2019), que também virou documentário na Globoplay, e que já havia partido de outra inovação: vários shows da artistas pelas capitais do Brasil, com uma faixa nova gravada em cada canto do país.
E segue aí a lista. Que faça futuros (as) fãs.
“ESQUEÇA-ME SE FOR CAPAZ” (com Maiara & Maraísa). A canção mais ouvida de Marília na plataforma Spotify nos últimos dias – aliás foi a última música lançada por ela. Faz parte do projeto Patroas, mas juntou-se aos singles lançados depois que o álbum inteiro saiu. No clipe, o trio aparece incorporando diferentes personagens (de garis a piloto de avião) e vivendo situações em que precisam ajudar outras mulheres.
“IMPASSE” (com participação de Henrique e Juliano). Apesar de ter se notabilizado como compositora no começo da carreira, Marilia teve um de seus primeiros singles, em 2015, com uma música que não era dela – Impasse era do trio Ivan Medeiros, Marcelo Melo e Vivi Abreu.
“INFIEL”. A música que ajudou a puxar o DVD Marília Mendonça ao vivo (2016), o ponto inicial do feminejo. E que pôs no inconsciente coletivo a imagem de “rainha da sofrência”. A letra veio de uma história real: uma tia da cantora tinha sido traída e inspirou a canção (que teve letra e música feita por Marília). Na história, a personagem procura a mulher com quem seu namorado/marido/o que valha estava mantendo um relacionamento paralelo, e manda a real. “Essa competição por amor só serviu pra me machucar/Tá na sua mão, você agora vai cuidar/De um traidor, me faça esse favor”.
“TROCA DE CALÇADA”. Outra canção de Marília lançada em 2021 e que não chegou a fazer parte de nenhum álbum – e saiu no meio da continuidade do projeto Patroas. A letra é solidária com as mesmas personagens que Odair José cantou em Eu vou tirar você desse lugar. “Hoje você me vê assim e troca de calçada/mas se soubesse um terço da história, me abraçava/e não me apedrejava”, cantou Marilia (por sinal, corajosamente, em primeira pessoa).
“SENTIMENTO LOUCO”. Primeiro single de Marilia, lançado em 2015, e que depois foi para o DVD Marilia Mendonça ao vivo. A letra, cantada em primeira pessoa, trazia os sentimentos e pensamentos de uma mulher que se relacionava com um sujeito casado. “E a gente faz amor/me diz que sou o seu amor/e vai embora antes do dia amanhecer”, diz o refrão. “Foi a primeira música que a gente colocou no mercado e já foi arriscado. As pessoas viam mulheres cantando no mercado, mas não viam mulheres cantando isso”, contou Marilia a Leo Dias.
“AMANTE NÃO TEM LAR”. Um dos hits do DVD Realidade (2017), gravado ao vivo em Manaus. Letra triste, com uma perspectiva mais sombria do dia a dia de uma amante – e que, por extensão, acaba tocando em feridas sérias de moralismo, rejeição e incompreensão. “O preço que eu pago/é nunca ser amada de verdade/ninguém me respeita nessa cidade”.
“TODO MUNDO VAI SOFRER”. A letra de um dos maiores sucessos de Marília (quase 400 milhões de visualizações no YouTube) é pura sofrência, mas dá pra divertir, graças a versos como “a garrafa precisa do copo/o copo precisa da mesa/a mesa precisa de mim/e eu preciso da cerveja” e “se por ele eu sofro sem pausa/quem quiser me amar/também vai sofrer nessa bagaça”. Saiu no Todos os cantos, vol. 1.
“MEU CUPIDO É GARI”. “Cupido amador/uma decepção me trouxe um amor/encomendado do lixão”. Penúltima (e bem humorada) música do DVD Marília Mendonça ao vivo, de 2016.
“SUPERA”. O hino da superação gravado por Marília no Todos os cantos era, na verdade, um redesenho feminino de uma canção composta por quatro homens: Hugo Del Vecchio, Henrique Moura, Luan Moura e Montenegro. O paranaense Hugo já havia gravado sua própria canção em 2018. Marília trocou um dos versos (“você é forte, mulher, supera”, virou “de mulher pra mulher, supera”) e criou mais um hino do feminejo.
“CIUMEIRA”. Outra do Todos os cantos, abria soando como uma espécie de recriação bachata de Wicked game, de Chris Issak. Outro grande refrão, como o de Infiel.
“HACKEARAM-ME” (Tierry com participação de Marília Mendonça). O cantor baiano de arrocha, que declarou que vai fazer uma canção para Marília, lançou essa música no ano passado com participação dela e conseguiu mais de 150 mil visualizações no YouTube. Na letra, a personagem avisa que se chegar um “volta pra mim” pelo WhatsApp, é porque o número dela foi hackeado por algum espertinho. Por causa disso, a canção chegou a ser citada num artigo sobre hackers e declaração de autoria na internet.
“CUIDANDO DE LONGE” (Gal Costa com participação de Marília Mendonça). A música composta por Marília ao lado de Juliano Tchula, Junior Gomes, Vinicius Poeta foi gravada por Gal no disco A pele do futuro (2019) com a autora fazendo um feat – e backing vocals de Céu, Filipe Catto e Maria Gadú. Gal falou comigo para o jornal O Dia quando o disco foi lançado e contou que teve dificuldade para achar Marília. “Eu tentei contato com ela, para explicar o que eu queria, mas ela troca muito de telefone! Quando mandei mensagem, o telefone não era mais o dela. Mas o Marcus (Pretto, produtor) falou com o Juliano Tchula, que compõe com ela. Ela me mandou dez músicas”, contou. No fim, foi só elogios: “Ela é um diferencial. Tem uma maneira muito própria de compor e de cantar”.
Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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