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Cultura Pop

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978

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Kiss sem máscara? Antes dos anos 1980? Teve, sim, mas vamos por partes. Fundada em 1957 pela jornalista e ex-atriz Gloria Stavers, a 16 foi uma revista que fez a alegria de vários adolescentes durante várias décadas. Afinal, num mercado bizarro como o de revistas, ela conseguiu a proeza de sobreviver até 2001, acompanhando as modas e entrevistando personalidades que o público teen curtia.

Por acaso, não dava para classificar a 16 como uma revista “de rock” ou até “de música”. Afinal, o lance dela eram os astros que os adolescentes curtiam. E esse leque incluiu de Elvis Presley às boy bands dos anos 1990. Aliás, a publicação também tentou inovar, incluindo o astro de Star Trek Leonard Nimoy e Alice Cooper, ambos em seus auges, como astros queridos dos adolescentes.

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978

Apesar de não haver uma lei do tipo “essa é uma revista de meninas”, era de fato o público feminino que garantia as vendas. Como resultado disso, astros como David Cassidy, os Beatles e os Bay City Rollers batiam ponto nos pôsteres e entrevistas. Estas últimas, por sinal, inovavam trazendo artistas escrevendo cartas para os fãs, ou respondendo perguntas nada profundas como “qual sua cor preferida?” e “qual seu tipo de garota?”.

E o Kiss sem máscara com isso? Bom, vamos lá. A banda realmente se recusava a aparecer sem as maquiagens até a década de 1980. Por sinal, fãs ficavam malucos tentando adivinhar como seriam os rostos de Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley e Peter Criss. Mas em julho de 1978, a 16 anunciou que traria “o real” Gene Simmons: sem máscara, sem roupas malucas, apenas o cara que cuidava dos negócios do Kiss e tocava na banda.

O repórter foi ao escritório da banda. Espantou-se de descobrir que Gene era um sujeito cabeludo, mas que se vestia de maneira formal e parecia um sujeito caretão fora do disco. E quanto ao Kiss sem máscara? Enfim, a 16 não conseguiu entregar totalmente o ouro não. De tal forma que Gene posou mostrando o olho direito, e a língua de fora, com uma edição da revista tapando tudo. Olha aí esse momento inesquecível.

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978 Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978

Você lê a matéria inteira aqui e aqui. A revista revelava que discos solo dos integrantes sairiam em breve (o que de fato aconteceu) e que a banda faria um filme para a TV (Kiss contra o Fantasma do Parque sairia naquele mesmo ano).

Em setembro, mais Kiss sem máscara, já que o guitarrista Ace Frehley surgiu lá com o rosto parcialmente coberto por cartas de baralho. Essa matéria tá inteira aqui.

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978
Em seguida, no mês de outubro, foi a vez do batera Peter Criss aparecer na revista sem máscara, mas mostrando apenas os olhos, com o rosto tapado pela 16. Leia todo esse texto aqui.

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978

Aparentemente a 16 não levou Paul Stanley a posar com parte do rosto descoberto na revista. Mas em maio de 1978 saiu esse pôster do músico em clima de Roberto Carlos.

Kiss sem máscara (ou quase isso) em 1978

Ah, sim, a 16 foi, por um tempinho, editada por ninguém menos que o primeiro empresário dos Ramones, Danny Fields. Falamos tem um tempinho de um documentário sobre ele que está na Netflix.

Via Blog do Emílio Pacheco e Lansure’s Music Paraphernalia

Veja também no POP FANTASMA:
– Quando o Kiss virou mania na Austrália em 1980
Obrigaram o Kiss a gravar uma canção chamada Kissin’ time
A primeira peça de merchandising do Kiss era um programa de turnê
– O Kiss no divã: como um psiquiatra enganou a banda, abandonou a família e sumiu do alcance da polícia
– O que o Kiss e o Roberto Carlos têm em comum?
– Um cara criou capas fictícias de discos solo dos integrantes do Kiss para todo mundo que já foi da banda
– Quando Melvins e Gene Simmons (Kiss) dividiram o palco

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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