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Jan Santoro (Facção Caipira) fala sobre dez anos de banda e EP de remixes

O Facção Caipira completa dez anos em 2022, e decidiu fazer a festa com um lançamento especial: o EP F.U.G.A (Toca Discos), com sete remixes de faixas conhecidas do grupo, e repleto de convidados. A turma do Rev Beatz, que deu a ideia do disco para a banda, produziu as faixas. E o grupo de Jan Santoro (voz, resonator), Renan Carriço (bateria) e Câmara (baixo) abriu espaço para os amigos Duda Brack, Juliana Linhares, Ludi Um, Julico (Baggios), Iolly Amâncio (Banda Gente), Nicole Cyrne, Kadu Parente e Vitor Milagres em músicas como Vaidade, Levada, Trapaceiro e outras.
O grupo de Niterói (RJ) já planeja outro disco para 2022, mas aproveita para recordar o tempos de rock e blues de discos anteriores. O blues, por sinal, é um estilo que o Facção Caipira já vem deixando pra trás – Do lugar onde estou já fui embora, o terceiro disco, de 2019, foi o primeiro a não ter gaita. Daqui para a frente, a música brasileira deve estar muito presente nos lançamentos da banda. Jan, o vocalista, conversa com o Pop Fantasma sobre esses assuntos e sobre seu trabalho solo, que vem surgindo devagar, paralelamente à banda (foto: Pamella Kastrup/Divulgação)
Como surgiu essa ideia de comemorar os dez anos da banda com remixes?
Cara, foi uma proposta de um dos produtores do Rev Beatz. A gente trabalhou com o Moita (Raphael Dieguez) nos nosso últimos discos, como engenheiro de som. E a gente desenvolveu uma amizade bem forte. Nisso veio a proposta de a gente fazer esse álbum de remixes. No começo não tínhamos a ideia do que ia sair. Tentamos, mostramos as músicas, ele apontou quais eram as mais possíveis de fazer. E atacamos o repertório. Desde 2019 a gente conversa e trabalha um pouco essas questões.
A pandemia foi bem difícil pra gente, né? Foi um tempo remoto, vagaroso de trabalhar, mas constante. O contato ali também ajudava a gente a botar o astral pra cima, falar um com o outro, não só de música, mas também como amigos, moramos três anos juntos. O disco vem desse lugar especial de relações que a gente construiu, por ter a banda, por trabalhar com o Felipe Rodarte lá na Toca do Bandido (estúdio). Conhecemos o Moita através dele. Não tínhamos nem pretensão de número de músicas, mas conseguimos fazer um número legal.
As pessoas têm ideia de remix como sendo uma coisa dançante, mas já era comum nos anos 1970 até entre artistas de rock e de jazz o hábito de remixar discos, lançar de novo músicas com alguma alteração na mixagem… O público de rock estranha essa linguagem? Ainda tem um certo preconceito?
Tem de tudo. Acho que sim, e tem gente que estranha, que fala “mas e aí, vocês tão fazendo isso e não vão tocar mais rock?”. Depois você fala que é uma etapa diferente mas não é uma continuidade, que faz parte de uma homenagem que o Moita ta fazendo para os nossos dez anos de banda, que chegam esse ano. E vem nesse pacote. Quando você fala isso pra pessoa, ela compreende que o artista que ela acompanha não desistiu dela (risos), que ele vai lançar ainda coisas dentro do estilo que ela espera. No nosso caso acho que tá muito ali dentro do rock e do blues, e do rock brasileiro, principalmente. Não tanto especifico do blues porque acho que essa página meio que virou pra todo mundo da banda. Depois do último trabalho sem a gaita, muito mudou.
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Já é um estilo musical que faz parte do passado de vocês, fez parte da gênese da banda, mas passou, então.
É, agora nosso trabalho vai numa direção de musica brasileira mesmo, de rock brasileiro. Maglore, Boogarins, Vivendo do Ócio, O Terno, tantas bandas com esse astral, que trazem referências de ritmos brasileiros, trazem a língua, referências estrangeiras… E estão nesse universo de rock alternativo indie, têm essa energia um pouco. É nosso som agora, pra onde tá indo também. A gente tá focando nisso.
O que vocês têm ouvido?
Cara, muitos ritmos afro-brasileiro, BaianaSystem. A gente conversa muito sobre o que tá pintando nesse sentido e o quanto mudou a música brasileira em geral depois do fenômeno Baiana. Acho que a gente tá escutando mais coisas nessa direção. Eu adoro Curumin, o ultimo trabalho dele… As produções do Pupillo tambem, do Kastrup que fez a Elza (Soares)… A gente tá trazendo mais desses elementos, trazendo o eletrônico também pra fazer nosso rock aqui com essas características. Se esse remix ensinou alguma coisa pra gente foi a trazer esse lado dançante, divertido, pop, que tem na música brasileira, que eu acho muito rico. Que leva as pessoas a dançarem no show (risos).
O que esses dez anos ensinaram pra vocês? Foi uma carreira que teve vários lados: shows, festivais, discos, a participação no SuperStar (competição de bandas da Globo)…
Esses dez anos foram mais da gente entender nossa relação entre nós, cada disco foi pra além da união, um desafio do momento. Primeiro a gente era amador e passou a trabalhar com isso, tivemos as primeiras experiências de gravação, a gente fazendo pela gente. Depois teve a chegada do estúdio grande para somar no nosso conhecimento técnico de gravação: o que é melhor, o que é pior, o que a gente quer fazer, aprender a não perder hora de estúdio (risos)… Tivemos várias situações que nos ensinaram.
Até mesmo as experiências negativas, os perrengues, ensinam muito a gente. Ensinam você a não topar furada, a não fazer show que você sabe que tá prejudicando a si próprio para fazer acontecer o negócio. Acontece muito, de você não ser remunerado de maneira justa por aquilo. Isso também é parte do rolê. E teve nossa experiência de ter um Clube da Esquina nosso, em Niterói. Alugamos uma casa e construímos um estúdio, e fizemos a pré-produção e a produção de um disco juntos.
Foi aí que rolou bastante amadurecimento, de entender o espaço um do outro, no lado pessoal de trabalho, de saber o que a gente quer cantar sobre, o que cada um desempenha realmente na banda. Existe um que é o engenheiro de som, um que faz ilustração… São papéis que a gente divide e traz pessoas para colaborar. Isso foi melhor acordado quando a gente tava junto ali morando e pensando. A gente vai, com certeza, trabalhar mais fluido, trabalhar melhor nos próximos discos. Vai ser mais profissional e mais organizado, respeitando o pique de cada um. Até porque, além da música, geral tá trabalhando e fazendo seus corres.
Essa experiência de morar juntos durou quanto tempo?
Foram três anos, até 2019, em Piratininga.
Pouco antes da pandemia então…
Um ano antes.
Vou te falar que já perdi a noção do tempo, não sei mais quando começaram e terminaram as coisas, se era antes da pandemia ou depois…
Ah, total! (risos)
Vocês têm isso também? Como é que vocês sentem esse tempo todo de isolamento, falta de show, aí volta show, aí para de novo, aí tem ômicron…
Sinto total, principalmente essa falta de contato que, Produzir à distância pra gente é outra história, a música fica com outro sentimento. Tem a experiência do show, foram vários termômetros que se perderam, de contato, relação. Foi muito difícil, ficamos sem ver saída, financeira mesmo. O Renan, por exemplo, trabalha com áudio para além da banda, como técnico de som em shows. Isso na pandemia cessou.
Foi aquela coisa de um olhar pro outro e falar: “Você tá bem? Tá precisando de alguma coisa? Tá fazendo o que?”. Foi mais assim do que: “Pô, qual vai ser nosso próximo lançamento?”. A gente falava: “Vamos fazer? Bom, os tempos estão difíceis… Mas vamos desacelerar para poder planejar e pensar”. A gente sempre teve esperança, mas como vou esperançar desse jeito?
Eu cheguei a morar fora do Rio um tempo, ficamos bem distantes, cada um fazendo suas coisas, mas cada um trabalhando os remixes. E isso já unia a ideia de fazer um próximo trabalho, de fazer um próximo disco ainda esse ano. De gravar singles e lançar esse possível disco até o fim do ano.
Aliás a capa do disco novo é bem legal. São vocês atravessando a rua indo em direção às Barcas (em Niterói) e tem uma foto em que vocês estão bem na esquina da Avenida Amaral Peixoto com a Av. Visconde de Rio Branco (rua das barcas, chamada até hoje pelos moradores de Niterói de “rua da praia”). Como surgiu a ideia de mostrar a cidade ali? Acho que é a primeira vez que vejo isso num disco de Niterói.
Isso foi bem uma coisa de carinho com a cidade. A gente sempre gostou de tocar lá, fez público lá, shows… A gente tem um show no Teatro Municipal de Niterói, gravado, que foi uma experiência absurda pra gente. Foi o jeito de retribuir, e ainda com um artista da cidade, que é o Denis Mello (autor do desenho da capa). Ele faz quadrinhos numa pegada punk, num futuro não tão distante, em que a cidade é tomada pela religião, todo mundo vive em tempos violentos. A série dele se chama Teocrasília.

Capa do EP do Facção Caipira mostra a banda atravessando a “rua da praia” em Niterói, em direção às barcas (ilustração: Denis Mello)
A gente fechou uma parceria e “pô, vamos inventar um universo pós-punk aí, vamos fechar uma história para a banda”. Acabou tendo ligação com as mudanças da banda, os sintetizadores que a gente usou, as texturas, e tem o gancho, que é o apocalipse brasileiro que a gente tá vivendo que… Porra, que tempos, né? Juntamos essas energias e saiu esse estilo meio cyberpunk de representar o som, a gente, que é uma banda de rock. Talvez a gente tome essa estética pro show também.
E como tá sua carreira solo?
Eu tô começando essa coisa do EP solo, mas na real eu já estava com essas músicas havia cinco, seis anos. As que eu considerava mais musicais, que não tinham um contexto específico. Outras surgiram na pandemia, quando eu estava em casa, querendo estudar produção, mixagem e falei: “Já tenho umas, vou criar outras pra agora, vou começar a lançar”. Sempre tive muito receio de atrapalhar os trabalhos da banda e não dar conta, embolar as coisas. Mas quanto mais a gente trabalha, mais fácil ficar de fazer, resolver os processos. Foi uma terapia, trabalhar o disco e resolver que daqui pra diante minha parada é lançar música, fazer música.
Eu componho muito e tenho que dar vazão. Estou me encontrando ainda: sei que vou falar de política, sei que vou falar de amor, de sentimentos… Ainda não formatei mas descobri que posso fazer sempre lançamentos meus, constantes, fazer um trabalho solo que vá para além da banda. Pensei até em projetos de instrumentais, de fazer cumbia, que é um negócio que eu tô trabalhando com o Gilber T. A gente colou com dois amigos dele de Belém do Pará e fizemos cinco músicas de cumbia rock. Tem mais coisa pra vir.
É importante botar as músicas no mundo, documenta de certa forma as coisas, mostra até como foi uma época. Os Carnavais que não aconteceram… Muita coisa nesses tempos para a gente pensar, que datam. Estou com esse cuidado, de fazer música para esse ano, ano que vem já é outra coisa. Não quero ficar cantando tristeza o tempo todo, tem que variar o repertório.
Lançamentos
Radar: Jup do Bairro, Servio Tulio, Micah, Velavulto, Los Otros, Thrills and The Chase – e mais!

Por pouco esse Radar nacional não sai: a semana ocupadíssima e vários outros BOs pra resolver acabaram atrasando tudo. Chegamos a tempo de anunciar que as sensacionais Jup do Bairro e Micah estão de música nova, que a faixa solo do Sérvio Túlio da qual falamos há alguns dias ganhou até clipe, e que, quem diria, até mesmo o Velhas Virgens tem seu lado sensível. Leia, ouça e repasse.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Jup do Bairro): Gabi Lisboa/Divulgação
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JUP DO BAIRRO, “A GENTE VIVE MENOS QUE UMA SACOLA PLÁSTICA”. Se você já achava o som de Jup do Bairro provocador, prepare-se para perder o sono ao ouvir o single A gente vive menos que uma sacola plástica. Conhecida por abordar uma variedade de misturas musicais que gravitam em torno do rap, Jup volta numa onda sombria e quase gótica, com sua voz ressoando grave ao lado de guitarra, bateria e ruídos. A faixa adiante o primeiro álbum da artista, Juízo final, previsto para sair em outubro pelo selo Meia-Noite FM e patrocínio da Natura Musical.
A gente vive menos que uma sacola plástica é uma peça de spoken word, em que ela disserta sobre “um possível fim do mundo que não é fabuloso, mas sim uma realidade desafiadora”, como afirma no texto de lançamento. A letra lembra que a vida passa rápido, que não somos o centro do universo, e que a modernidade não parece nem um pouco amigável: “Esperávamos um espetáculo no ar, fogos de artifício, sinalizadores, cavalos mutantes… E o fim chega, com microplásticos no mar e na corrente sanguínea”, declama Jup, lembrando também que nos dias de hoje, convivemos com “a inteligência artifícial bebendo muito mais água do que nós”. Pesadelo real.
SERVIO TULIO, “PLANES”. Demos essa com exclusivdade faz alguns dias: tem uma música que acaba de brotar do baú do saudoso Servio Tulio, músico da banda-dupla de sons eletrônicos Saara Saara, morto em 2023. Ele vinha preparando um disco solo, e sai agora Planes, que faria parte de uma ópera que o músico estava compondo. Uma canção bastante operística, que faz lembrar imediatamente bandas como Sparks.
Produzido por Johann Heyss, o single sai com uma capa feita por Marcellus Schnell (autor das capas dos dois discos do Saara) e masterização – feita a partir da mixagem original – de Daniel Watts. E chega às plataformas pela gravadora Slum Dunk, criada por Bruno Verner e Eli Majorado, integrantes do projeto Tetine. E mais: acaba de sair um clipe da faixa, dirigido por Paulo Severo.
MICAH feat. MARCOS GABRIEL FARIA, “ARAME FARPADO”. Cultivando plantas mortas, primeiro álbum da cantora carioca Micah, está em financiamento coletivo e sai em 2026. Arame farpado, primeiro single do disco, fala sobre amores, relações de poder e afetos em combustão, com uma argamassa sonora pesada e percussiva, unindo rock e ritmos afro. Micah vem da Zona Oeste do Rio, eternamente prejudicada pelas falhas no transporte público, e a faixa acaba se transformando em hino existencial e de protesto. Ela e o convidado Marcos Gabriel Faria (Ventilador de Teto) cantam sobre os espaços que eles ocupam na cidade e na vida: o sonho, o palco, o sotão, a Lapa, os trens.
VELAVULTO, “MUDANÇA”. De Joinville (SC), essa banda estreia com o single Mudança, misturando a densidade de Radiohead e Smashing Pumpkins com ecos nacionais de Adorável Clichê e YMA. O resultado é um indie rock intenso e ao mesmo tempo delicado, que reflete sobre as mudanças que fazemos ao longo da vida – tanto as mudanças de endereço quanto as transformações inevitáveis e pessoais – e tudo que a gente vai deixando para trás. O clipe traduz essa atmosfera de forma íntima e tocante: a vocalista e guitarrista Ana Croce canta enquanto dirige, e aos poucos vão surgindo imagens em VHS de sua infância ao lado da família.
LOS OTROS, “ROTINA”. A abertura dessa música tem conexões com Roll with me, do Oasis – mas é só começar a ouvir, que dá para perceber relações sérias com Beatles, rock de garagem, glam rock e outros estilos próximos. Rotina, single novo da banda paulistana Los Otros (Isabella Menin, baixo e voz; Tom Motta, guitarra e voz; Vinicius Czaplinski, bateria), surgiu de um riff que virou música, e ganhou uma letra em que o personagem não aguenta mais viver a mesma vida todos os dias.
THRILLS AND THE CHASE, “NO CITY LIGHTS”. O vocalista do Thrills, Calvin Kilivitz, considera que o novo single, No city lights, soa como uma “cena pós-créditos” do álbum anterior do grupo, Thrills after dark. “A canção é um epílogo e também uma espécie de epitáfio, já que o futuro dos Thrills é um enigma a ser resolvido em breve e também como um quarteto… acho”, diz ele. No city lights traz a banda de volta sem o tecladista Claudio Guidugli, e operando de modo minimalista, com pads no lugar de bateria, e um som mais simples e introspectivo. Já tem até clipe, dirigido por Roberta Fabruzzi.
GUTO BRANT, “CORAZÓN Y SOL”. Single do álbum ao vivo Falanti, que chega às plataformas dia 10 de outubro, Corazón y sol leva o trabalho do mineiro Guto para um clima de valsa peruana – gravada em trio acústico e cantada em espanhol. “Ela canta uma musa que se confunde com os elementos da natureza – o ouro, a água, a prata, o sol. Acho que a letra e melodia impõem esse certo mergulho dramático, onde o amor é visto como uma força vital e misteriosa. No fundo, é um lembrete da nossa pequenez diante da natureza”, conta Guto.
LAIKA ESTÁ AUSENTE, “ORQUÍDEA”. Cheguei ate essa banda quando estava escutando música numa plataforma, e de repente acabou um disco que eu estava escutando- daí Orquídea surgiu. É o primeiro single do Laika Está Ausente, banda de Ponta Grossa (PR) que engrossa as fileiras do rock triste feito no Brasil, com referências musicais de estilos como dream pop, e letra de amor perdido.
VELHAS VIRGENS, “MERDA DO CARALHO”. Quem diria: a velha banda ogra paulistana volta falando de pés na bunda, tristezas românticas e vulnerabilidades do dia a dia amoroso – no estilo deles, claro, mas que voltaram desse jeito, voltaram. O hard rockão Merda do caralho, que traz ligeiras evocações do som punk e do metal oitentista, surgiu de uma história real do passado amoroso do vocalista Paulão: sua então namorada (que hoje é a esposa dele) foi morar em outra cidade, as coisas ficaram bem turbulentas e ele passava as noites bebendo e ouvindo Bread e Smokey Robinson, como na letra.
DANIEL FONSECA, “PLASTIC IDOL”. Cantor, compositor e guitarrista brasileiro radicado na Califórnia, Daniel indica seu som para fãs de bandas como Deftones, Radiohead e Sleep Token. Plastic idol, seu novo single, tem peso herdado dessas bandas e aproxima punk, peso anos 1990 e nu-metal, com riffs pesados e uma estrutura melódica que lembra também bandas como Muse.
Lançamentos
Ouvimos antes: Josie – “Escuro” (single)

Moradora de Limeira (SP), Josie mergulhou na experimentação musical e em seus próprios sentimentos para compor as faixas de seu EP Sensações, previsto para sair ainda este ano. Uma mostra de como vai ficar o disco você vê com exclusividade aqui no Pop Fantasma: é o single Escuro, que sai nesta sexta (19), e ganhou também visualizer dirigido por Thomas Dalfré e Gi Angelo – a própria Josie fez o roteiro do vídeo, ao lado de Gi e Rodrigo Verde.
Filha do cantor e compositor Teixeira Santos e da compositora Maria Araújo, Josie nasceu em outro município de São Paulo, Diadema, e vive uma rotina musical desde a infância, cantando junto com os irmãos – gravou até um single com as irmãs Gisele e Nana Crist, Sofá, em 2023. A bossa introspectiva Escuro, composta por ela, com arranjo e produção de Leo Ferrarini, usa sons orgânicos e eletrônicos como moldura para outros tipos de vivências pessoais, daquelas que testam bastante nossas emoções.
“Todo mundo tem um escuro também / todo mundo tem algo que diz que não há / essa noite o medo dessa solidão / veio pra lhe assustar”, canta Josie na letra, antes de refletir: “não é só de alegrias que se vive essa vida não / às vezes é preciso ouvir a voz do outro”.
A imagem da capa do single (acima), feita pela fotógrafa Tamaris Araújo, representa a vulnerabilidade e as questões pessoais expostas na letra de Escuro. Na imagem, Josie aparece com uma pequena flor grudada ao peito com um esparadrapo, simbolizando a alma (flor), as feridas emocionais (esparadrapo) e o ato de levar a vida adiante, sempre com os sentimentos à flor da pele. Um conceito que está também no visualizer da música.
“Usamos o universo proposto nas fotos para que tudo dialogasse e transmitisse uma mesma mensagem. A ideia foi mostrar detalhes de um mesmo momento – o vento no cabelo, a flor sendo colada, a lagoa que transmite profundidade – conduzindo a atenção ao presente e convidando o público a observar seus próprios sentimentos”, conta Josie.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Tamaris Araújo/Divulgação
Lançamentos
Urgente!: Prestes a vir ao Brasil, Stereolab lança single com duas faixas inéditas

RESUMO: Stereolab lança single duplo, que sai também em edição limitada em vinil 7” – e vem ao Brasil fazer um show no mês de novembro.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Stereolab): Joe Dilworth/Divulgação
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Lançado em maio, o disco mais recente do Stereolab, Instant holograms on metal film, é bastante visionário: junta universos eletrônicos e psicodélicos e imagens sonoras entre o vintage e o moderninho. Afinal, desde o começo do grupo, o mundo pensado pelos líderes Lætitia Sadier e Timothy Gane é uma mescla de carros voadores e móveis estilosos dos anos 1960 – ou de homens com visual mod e mulheres de cabelo curto à Mia Farrow falando no celular e navegando na internet.
Essa vibe permanece no mais novo lançamento do Stereolab, o single duplo Fed up with your job / Constant and uniform movement unknown, que chegou às plataformas no dia 12 de setembro. A primeira faixas é uma mescla perfeita de pop elegante e krautrock, a segunda carrega mais ainda nas referências de pop francês e música dos anos 1960. No Bandcamp, ao lançar as duas músicas, o Stereolab pergunta, usando os nomes das duas faixas: “Você está sofrendo com um movimento desconhecido, constante e uniforme? Está farto do seu trabalho? Se estiver, precisa ouvir o novo single de 7” do Stereolab, com dois lados”.
O disco vai ganhar também formato físico: um single duplo lado A em vinil 7”, limitado a três mil cópias mundialmente, co-lançado pela Warp e Duophonic UHF Disks, será disponibilizado na véspera da turnê de quarenta e uma datas pela América do Norte e América do Sul, que começa em Nashville e termina na Cidade do México. E nunca é demais lembrar, a banda faz show dia 9 de novembro aqui no Brasil, no Balaclava Fest (ingressos aqui).
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