Connect with us

Notícias

Figurótico: 20 anos de rock em Barra Mansa (RJ), comemorados com EP

Published

on

Figurótico: 20 anos de rock em Barra Mansa (RJ), comemorados com EP

Banda independente de Barra Mansa, município do interior do estado do Rio, o Figurótico completou vinte anos em 2021. O grupo teve namoros com a cena carioca (com direito a shows em festivais como as Seletivas do MADA) e o vocalista Figurótico chegou a virar músico contratado do Biquini Cavadão por alguns tempos. Pegou a vaga inclusive sendo testado pelo próprio Bruno Gouveia (vocalista), que após uma sessão de estúdio, o desafiou a cantar clássicos de bandas dos anos 1980, durante um almoço.

Hoje o grupo é um trio formado pelo cantor, ao lado de Eduardo Pança (baixo) e Paschoal Júnior (bateria). As duas décadas de rock na cidade são comemoradas pelo Figurótico (que o vocalista faz questão de esclarecer que é uma banda, não um trabalho solo) com o EP Arquitetura noturna, com sete músicas, e que vai ganhar continuação com outro EP em breve. Como primeiro single, o disco traz uma recordação da região da banda – Pois é, poesia, com letra da lenda da poesia do Médio Paraíba, Marco Poeta, e tom folk, bem diferente do som herdado do rock nacional anos 1980 do grupo.

Batemos um (longo!) papo com Figurótico sobre disco novo, a história da banda, rock em Barra Mansa, Biquini Cavadão e outros temas.

Como surgiu a opção por um som mais acústico na música nova?

Por ser muito calcada no violão de aço sempre a imaginei assim, folk. Aquela para tocar e ouvir em meio à natureza. Porém toda música é uma coisa antes de ser gravada e outra após ser. Elas se resolvem em definitivo mesmo é no estúdio. Então antes ainda pairava no ar a dúvida entre ter a banda completa ou deixa-la somente ao violão.

Diante da pandemia passamos meses sem encontrar nosso baterista pessoalmente. Ela foi a primeira “pré” a ser registrada de modo caseiro no estúdio que meu irmão adaptou aqui num quarto do terraço, durante a quarentena de 2020. Registrei apenas em voz e violão e encaminhei para o amigo e guitarrista Rodrigo Novaes. Nós dois já tínhamos feitos alguns shows em duo num bar de Volta Redonda (RJ), tocando um set totalmente acústico, onde ele usava um violão dobro.

Então naqueles shows eu já havia dito que “tinha algumas músicas com bastante violão e que se gravássemos um dia, pediria a ele pra colocar aquela sonoridade”. Ele não só gravou um dobro na música (trazendo uma frase que tinha só no fim da canção para a introdução da música) dando uma bela chamada logo na intro, como preencheu com bandolim e ainda fez as vozes de teclado que acompanhariam o solo (criado por ele) no meio da música. Pronto, naquela pré-gravação a música já tinha pra mim um aspecto totalmente definido.

Gostei de imediato. Meu irmão ouvindo-a e encaixando no computador as partes que o Rodrigo mandou, disse “é, nem vou gravar baixo nessa não”. Tudo isso sem nem ter aparecido ainda a Lei Aldir Blanc, que foi a responsável pelo EP sair do papel depois. Naquele clima de confinamento geral ainda cogitei “vamos soltar essa gravação caseira
pro público!”. Mas refleti melhor e decidi esperar um pouco pra gravá-la valendo.

Mais tarde quando já reencontramos nosso baterista pros ensaios das músicas, meses após, chegamos a testar uma levada de bateria nos refrãos e na parte do solo, mas foram descartadas. A palavra do Rodrigo teve um papel importante também. Quando gravou disse: “Meu irmão, não ponha bateria nessa faixa não, ela tá pronta”. Ele tinha razão.

Das sete músicas do EP, outras duas contam com esses instrumentos acústicos, porém a banda tocando junto. Terá momentos nessa onda, mas acústica mesmo só essa. Não chega a ter aquela coisa do Na calada da noite, do Barão Vermelho, que a gente chamava de “o disco dos violões”, mas resolvemos trazer pra este algumas que tinham essa aura e que eram mais melodiosas. Já nas outras quatro faixas restantes não tem nada de violão.

De onde vem esse nome Figurótico? Era o nome da banda e virou um apelido?

O inverso. Apelido criado pelo meu saudoso professor de violão/guitarra e das maiores referências de músico que tivemos aqui em Barra Mansa (RJ), Luiz Paulo, o Gordo. Tinha mania de apelidar os alunos. Alguns vingaram e persistiram até hoje: como o do meu irmão e baixista da banda, Pança; e do Setas, amigo de infância, músico e dono do Setas Studio (que hoje está localizado justamente onde era essa “academia de música instrumental” do Gordo), onde foi gravado a maioria do EP.

O meu era algo relacionado a ele me achar uma “figura”. De tanto eu chegar imitando os outros alunos ele dizia “chegou aquela figuraça: chegou a figura exótica, a figura erótica, isso é um Figurótico!”. Não tinha um significado exato. Aos poucos levaram para o colégio e pegou. Quando precisei usar um nome artístico fiquei num dilema entre usar um dos meus nomes/sobrenomes (Edson Flávio Pineschi de Souza), ou o apelido. Portanto é meu apelido que virou o nome da banda.

E fui sendo chamado assim desde que passei a dar aulas de violão aos iniciantes nessa escola de música; ou quando era o guitarrista do Madeira de Lei, de 1991 a 1995; e de 1996 à 2001 integrante da dupla Toni Madeira e Figurótico. Foi quando meu apelido se popularizou mesmo por aqui, pois todas as semanas gravávamos spots de rádio pros shows que fazíamos na noite, tocando de terça a domingo.

Daí quando montamos a banda em 2001 e larguei essa dupla, foi natural optarmos por este apelido, pois assim não haveria chance de ter uma outra banda com tal nome. Até um dia receber um telefonema suspeito de um cara querendo registrar este nome, perguntando se eu tinha o registro e tal, então corri atrás do trabalhoso processo de registrar a marca no INPI. Desde então temos o registro.

Fala um pouco da gravação do EP. Rolou alguma coisa diferente em relação aos outros álbuns em termos de produção?

Sim, muita. Os dois álbuns anteriores foram gravados por nosso ex-baterista Erick Leal e todo o processo de gravação daqueles se deu no estúdio dos irmãos Diogo e Tuta Macedo, o Emestudio (originalmente localizado em Volta Redonda quando gravamos o primeiro disco em 2006; e posteriormente na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), onde gravamos o segundo, em 2012).

Agora com o baterista Paschoal Jr., registramos a bateria neste mesmo Emestudio e o restante aqui em Barra Mansa, no novíssimo Setas, do nosso amigo já citado acima que está com o que há de melhor em equipamentos. Além de ser um cara que convivemos por décadas. O local é um templo da música em Barra Mansa pra nós. Fica praticamente  ao lado de casa e no contexto pandêmico caiu como uma luva. O EP só voltou para a mão do Diogo Macedo pra ser mixado e masterizado. Visto que ele tinha feito esse processo nos dois anteriores, achamos que isso também daria identidade ao resultado final. Ter ao final do processo todas essas pessoas queridas reunidas, foi espetacular.

O que mais se difere dos álbuns anteriores é que abrimos o leque pra outros instrumentos, chamando músicos-amigos convidados (Rodrigo Novaes, ex-guitarrista do Yahoo e Gori, toca dobro e slide no disco; Dario Aragão Neto, teclados e ex-músico de Tunai; Walmer Carvalho, saxofonista do Biquini Cavadão). Se nos dois primeiros discos eu já sentia essa vontade, pensando “esse solo de guitarra poderia ser um sopro, uma flauta, etc”, mas me prendia na ideia fixa de fortalecer a identidade da banda por sermos um power trio, nesse abrimos a porteira. Até então só tínhamos experimentado o quarteto de cordas (e que quarteto!) em Amanheceu no segundo disco e a voz da Tay Cristelo numa versão em inglês Sinning by omission, que fecha aquele.

Rodrigo e Walmer gravaram de suas casas, em seus estúdios caseiros. O primeiro, de Volta Redonda (RJ); o segundo, de Juiz de Fora (MG). Dario registrou no Setas Studio. O que não mudou nada no processo foi a produção das músicas, que sempre chegaram para serem gravadas com os arranjos prontos, feitos por nós mesmos, cada um no seu instrumento e/ou decidindo em conjunto. Meu irmão Eduardo Pança e o Paschoal Júnior já na primeira audição desenvolvem suas linhas. Nunca tivemos produtores.

Apenas duas músicas do EP não contam com participação de outros músicos: a que abrirá o EP (Pra me reparar); e a que fechará (Arquitetura noturna), mas mesmo assim ambas não escaparam de ter um convidado. O amigo Altino aparece em duas frases em cada música dando sua interpretação única com sua inconfundível voz. Uma dica do Setas, que ao me ouvir gravando tais trechos disse “você está cantando igual ao Altino!”, e caímos na risada. Convocamos o Altino.

A pré-produção deste foi interessante, porque devido à pandemia acabamos tirando do papel um desejo de anos, o de fazer um home studio num quartinho de nosso terraço apenas pra ensaios e gravações caseiras. Com tudo parado, meu irmão que é arquiteto também, em poucos dias organizou a bagunça que lá estava e viabilizou um bem básico pra registros de áudio.

A pandemia acabou nos permitindo mais tempo pra testar essas coisas com calma, pois nos álbuns passados as gravações eram marcadas de acordo com a disponibilidade do estúdio e de nossa agenda de shows. Sem shows, podíamos gravar com tranquilidade. E com o anúncio da Lei Aldir Blanc, vimos finalmente que daria pra iniciar a gravação. A ideia há uns anos atrás que esse disco fosse um álbum intitulado Arquitetura noturna (e a Batalha dos Espumas). Mas analisando a era do streaming vimos que lançar álbuns já não tinha o mesmo impacto. Então o desmembramos em dois EPs. Este agora, e no futuro um outro, que se chamará A batalha dos espumas.

E só pra finalizar sobre este tema, foi um disco gravado com máscara! Só na hora de pôr as vozes definitivas na sala sozinho é que tirei. De resto, todo o processo dentro do estúdio foi assim. Nove horas gravando a primeira sessão de guitarra das músicas, por exemplo, sozinho na sala e de máscara. Paranoia total. Assim como na sessão de bateria no Rio ao tocarmos a guia pro baterista gravar, todos de máscara por oito horas seguidas de gravação.

São vinte anos de banda em 2021. Como tudo começou?

Como disse, começou bem antes de 2001. Somos da mesma faixa etária (eu 46 anos, meu irmão 45, e Paschoal 48) e todos começaram estudando loucamente seus instrumentos após o primeiro Rock in Rio e no boom do Rock Brasil. Para no início dos 1990 já estarmos nas primeiras bandas nos apresentando em colégios, praças, etc. Nossa primeira banda foi a Cheque-Mate, em 1988, entre parentes. Além de meu irmão no baixo, nosso primo Élcio Pineschi que morava no Rio vinha passar finais de semana aqui, trazia sua bateria Pinguim e tocávamos (recentemente ele reapareceu na cena tocando na sua banda de metal carioca, Unmasked Brains). Não chegamos a fazer show.

Meu primeiro “show” se é que podemos chamar de, foi com uma banda num aniversário de um amigo, em 1988, já com outro grupo de amigos. O segundo, em 1990, no dia do estudante no Colégio Verbo Divino onde estudávamos, com o nome (roubado da primeira) Cheque-mate (ao lado do meu irmão Eduardo Pança, o Setas e mais três amigos de sala).

Em 1991 entrei para o grupo de rock Madeira de Lei, onde comecei a gravar finalmente com uma banda, tinha repertório para um disco. Gravamos, mas não foi lançado. Fizemos muitos shows até 1995, incluindo uma participação no extinto Fest Valda, no Imperator em 1992. Paralelamente fui tocando com músicos mais velhos noutros projetos. Foi quando as bandas de rock daqui praticamente morreram por falta de local pra tocar, e o rock passou a ser coisa do underground.

Montamos uma dupla então. Era o vocalista dessa banda, Toni Madeira e eu no violão. Fizemos o circuito dos bares, tocando de tudo: MPB, rock e até outras coisas mais “radiofônicas” do período… rs. Ficamos muito conhecidos no sul do estado rapidamente, fazendo de 5 a 6 shows por semana, enchendo lugares. Parei de dar aulas de violão nesse período (vinha desde os 14 anos) por conta do volume de shows.

Nisso incluímos uma banda pra dar vazão à pista de dança pois tínhamos de manter as pessoas “dançando…”. Foi então que logo após o Rock in Rio 3, em 2001, eu resolvi voltar ao que tinha me posto nessa vida musical, ao rock (por isso o nome do primeiro disco). E montamos a banda com meu irmão e o baterista Erick, ambos já músicos
concorridíssimos pelos artistas daqui e que integravam a banda que servia de base à Toni Madeira e Figurótico.

Começamos num boteco chamado Sindicato do Porre e pela primeira vez eu era a voz principal de alguma banda, antes só fazia backing. Fizemos uns testes nesse bar de um amigo por um mês, fazendo shows abertos pra ver se eu aguentava o tranco de tocar e cantar uma noite inteira, assim fomos testamos um novo repertório de covers.

Logo viramos residentes uma casa em Volta Redonda (RJ), Zappata Café, tocando semanalmente e reconstruindo um público. O lema era “vamos tocar somente covers de que gostamos, sem fazer média ou aderir a qualquer tendência, apenas rock”.

Rapidamente o local fervilhou de gente e mudamos pra outra casa ao lado onde permanecemos por incríveis 5 anos ininterruptos às sextas-feiras, Cana Café. Na labuta da noite íamos buscando nossa sonoridade, tocando sem parar. Fomos achar a sonoridade mesmo durante a gravação de nosso primeiro disco, em 2004. Antes disso tínhamos apenas 4 músicas de minha autoria que pudessem ser gravadas. Essas 4 acabaram fora do primeiro disco por já termos sacado que aquilo ainda era resquício de outra época.

Foi entrega total. Entrei na faculdade de jornalismo no Rio em 2002 pra justamente me aproximar das palavras, pois queria poder escrever sozinho as letras da banda. E assim tem sido desde então, tendo sempre um ou outro parceiro nas letras, mas acabei encontrando sozinho uma forma de escrever pra banda. Tocamos em qualquer palco, desde o início. Nossa sequência de shows só foi interrompida pela pandemia. No ano de 2019, por exemplo, batemos um recorde pessoal de 217 shows, entre completos, com a banda e acústico em bares.

Os primeiros discos tinham uma sonoridade que me lembrava muito Titãs em vários momentos, e uma onda meio punk, mas dosada…

Somos uma banda de “rock brasil”, costumo dizer. Crias do brock, basicamente. Embora todos nós temos nossas peculiaridades em termos de influência no instrumento de cada um, coisas que fomos buscar lá atrás nos músicos do Deep Purple, no Clapton, Hendrix, Police, nos instrumentistas Al Di Meola, Larry Carlton, Stanley Clarke, Chick Corea, etc. Estudamos muito até nos tornarmos músicos. Todos os outros músicos da banda, por exemplo, possuem trabalho paralelo com música instrumental. Eu sou a exceção, só toco na banda mesmo.

Meu irmão, Eduardo Pança, lançou recentemente com o Setas e nosso ex-baterista, Erick, o álbum Pegadas jazz 20 anos (onde participei com uma faixa instrumental minha, Faisão), também pela Lei Aldir Blanc. E nosso baterista atual, Paschoal, toca também com a Jazz4 Band, tocando… baixo. Sim, ele toca bateria, baixo e guitarra.

Mas voltando à sonoridade da banda… você tem toda a razão! Temos muito de rock paulista sim: um pouco de Titãs, de Ira!, de Ultraje; e por consequência natural Ramones, Clash, até Surf Music. Tudo – muito bem destacado por ti – dosado, em pequenas passagens.

Ouvi de amigos agora que escutaram o EP, que “tem um Ira! aí, um Titãs ali, ou um ‘acorde’ Lobão”. Minha mãe quando ouviu Pois é, poesia gravada falou que lembrou Raul Seixas. Não posso discordar, tenho Raul e Camisa de Vênus no DNA também. Fazendo um exercício rápido, influência de surf music na banda aparece em A melhor batida de amor, Eu hospedei o meu trabalho e O trabalho me chama.

Já a de Rush, do Erick, aparece em Pasmaceira (cujas partes melódicas fiz inspirada no The Doors); e EnTerra Brasilis (cujo final fiz inspirado no Clash). Já em Pecando por omissão a influência em trechos da voz e na levada, tem um pouco de Arnaldo Brandão, outras passagens inspiradas no Clash também. Tudo sutilmente.

Como começou sua história com o Biquini Cavadão e como foi ter o Bruno Gouveia na música?

O Biquini chegou até o Emestudio, na Barra da Tijuca em 2012, por indicação de um roadie deles, o Marcos Almir, se não me engano. E ali gravaram o CD Roda gigante. Quando da pré-produção pro DVD Me leve sem destino em 2014, que comemoraria os 30 anos da banda, eles faziam uns testes pra alguém que fizesse os backings que o Bruno queria, Tuta e Diogo me indicaram.

Marcamos o teste e fui no dia seguinte. Montei um CD com as melhores do Biquini e fui ouvindo no caminho de Barra Mansa ao Rio no carro. Lá chegando Bruno pediu que eu fizesse e gravasse uns vocais e que a música que mais estavam com dificuldade de dobrar a voz era Em algum lugar no tempo. Bruno a cantou sem microfone na minha frente e aquela voz tomou conta do ambiente com uma força que eu pensei que estaria ferrado. Fiquei assustado com o poder de uma voz sem estar microfonada.

Fui pra sala de gravação e começou: “Faz essa, faça essa nota, agora essa frase…” e iam gravando tudo. Bruno explicava minuciosamente o que queria, abria vozes atrás de vozes – é mestre nisso! Em Janaína, antes que ele me indicasse onde seria o vocal eu já fiz, por conhecer a música e ter a mania de sempre ouvir os vocais. Afinal fiz muito isso no tempo com o Toni Madeira. Depois de algumas horas eles me agradeceram e disseram que iriam resolver entre os quatro que fizeram tal teste e avisariam no dia seguinte se rolou ou não. Eu os agradeci, disse que já tinha aberto muito shows deles em Volta Redonda e que já tinha sido um prazer fazer um teste de voz sendo eu um guitarrista de ofício. Eles iriam precisar que fosse guitarrista também, mas o que definiria era quem fizesse as vozes como o Bruno gostaria.

Desci, parei na loja de conveniência do posto na frente pra comer algo antes de retornar à Barra Mansa. Antes de comer o Tuta me liga, “peraí que o Bruno vai falar”. “É você mesmo, só precisava conversar com o Miguel. Pode ficar no Rio pra amanhã? Almoça com a gente agora?”. E assim foi. Sentamos no Horti-fruti para almoçar e o
Tuta pra quebrar o gelo, provocou: “Ele sabe tudo dos anos 80. Aí o Bruno: “Ah, é? Escola de Escândalos!”. E eu: “Nos seus sonhos, tudo era perfeito/Rodolfo Valentino não faria melhor” (canta Luzes). Miguel quis me testar também: “Kongo!”. E eu: “Biquini defunto, sai daí vagabundo/o rasta tava na praia, com a cabeça cheia de cana”, disparei (cantou Biquini defunto). Portanto, ter o Bruno eternizado numa faixa nossa é um sonho! Sou fã dele, pude ver de perto tudo o que ele faz pelo Biquini nos bastidores.

Além de cuidar da voz, cantar pra cacete, tem uma visão muito séria do que significa o fã pra uma banda, ele sabe de qualquer detalhe. Conhece muito de bandas inglesas, brasileiras, de literatura, de tecnologia, está atento a tudo o que cerca o mercado musical. Qual a engrenagem do streaming, dos algoritmos, etc. Quando eu e meu irmão começamos a aprender violão lá em 85, minha mãe dizia “Duardo já tá tocando aquela música, ‘sabe esses dias em que horas dizem nada?’…”. Bruno estava nos nossos cadernos de violão, agora está na nossa música, porra!

Como surgiu essa música Pois é, poesia, o primeiro single?

Essa música surgiu em 2007, quando morava no Rio pra cursar jornalismo durante a semana. Fiz muitas músicas na solidão do apartamento da Tijuca (voltava todos os fins de semana pra Barra Mansa e Volta Redonda pra tocar). Estava com um dos livrinhos de poesia do Marco Poeta (autor da letra) recém-lançado: Não demoro, só quando te olho. Musiquei um poema antes desse, gravei no meu gravadorzinho portátil. Na última folha do livro achei esse sob o título A uma mulher: “Descobrir o amor / É ser espinho e virar flor…”

Musiquei numa paulada só, pois já vinha tocando aquela introdução e quando fui lendo em cima da harmonia bateu perfeitamente. Faltava um refrão e nem foi preciso gastar tempo, na página da esquerda havia esse outro verso solto: “Cada louco com sua mania / Pois é / Poesia”. Não levei 10 minutos pra fechar. Outra música do EP, o próximo single Parado na esquina, também é dessa leva, com a diferença de que levei 10 anos pra terminá-la.

Neste período também saiu a maioria das canções do segundo disco. Outra foram ficando pra depois, dentre elas Pois é, poesia. Eu sempre gostei dela, só achava naquele momento que ela destoaria das outras da
banda, principalmente se fosse para entrar no Nos bastidores da falácia, não caberia no contexto. Mas sabia que ela tinha de ser gravada algum dia. Que banda não experimentou outras sonoridades na carreira? Era só esperar a ocasião propícia.

Tenho muitas músicas feitas no violão porque fiz muito acústico na noite em lugares que não comportavam a banda toda, ou não podiam pagar, hehe. E como desde 1996 toco todo final de semana pra me sustentar, desenvolvi meu jeito de tocar, abusando do capotraste no braço pra tirar outras sonoridades ou, principalmente, das cordas soltas,
fazendo os acordes abertos pra preencher o vazio de se estar tocando sozinho às vezes.

Quem foi o Marco Poeta, autor da letra?

Foi um ícone da região do Médio Paraíba, poeta mundano, amante da natureza, da noite, e como já li num trabalho sobre ele, “um artista da palavra, do fogo e da madeira”. Além de poesias fazia trabalho artesanal em madeiras, utilizando a técnica da pirografia. Era comum vermos em bares, restaurantes daqui um cardápio feito a mão por ele; ou um quadro, um chaveiro, todos estilizados com sua assinatura e mensagens de paz. Ele nasceu em Barra Mansa (RJ) mas era muito associado à Maromba, aquela vila que fica acima de Visconde de Mauá e Maringá, que vai parar na Cachoeira do Escorrega. Suas poesias ecoavam por lá e por cá. Era um ídolo na minha turma quando começamos a sair na noite, com sua aparência de hippie (quase sempre sem camisa), chamava a atenção de todos.

Repetíamos seus poemas pela madrugada, “eu te olho, tu me olhas/eu te molho, tu me molhas/e ficamos assim”, ou num enorme e clássico dele que terminava com “cara a cara/téte-a-téte/aconteceu, virou Manchete”. Tinha verborragia, amor, chamava a montanha de namorada (“quem mais entende de amor é meu deus/que é meu amigo do peito, amigo de verdade/amor de montanha é diferente de cidade”), uivava pra Santa Clara dando “bom diaaaa” ao acordar na sua humilde morada descrita em tantos poemas.

Cheguei a mostrar Pois é, poesia pra ele várias vezes. Infelizmente não deu tempo de vê-la gravada, e com a voz do Bruno ainda por cima… Mas a mãe dele viu, me ligou chorando de emoção com o resultado. Suas poesias estão nos livros Liberdade (1984), Poetanu escuro (1991), O outro lado da coisa (1992), Imagem e semelhança (1997) e Não demoro, só quando te olho (2003). Eram livros feitos em gráficas daqui, não por editoras. Mereciam um acervo e arquivo na web.

Continue Reading

Lançamentos

Radar: The Sophs, Dynasty, Idles, Cristian Dujmovic, Spinal Tap, Zoo Sioux, Circa Waves

Published

on

The Sophs (foto)

Aqui pra nós: e esse negócio de disco com parte 1 e parte 2, hein? O Circa Waves, por exemplo, vem aí com a parte complementar do seu álbum Death & love – e a gente, que resenha discos, fica como? Esperando a parte 2 pra escrever tudo? Seja lá como for, eles mandaram muito bem no single novo deles, Cherry bomb, que entrou neste Radar internacional com singles novos do The Sophs, Idles, Cristian Dujmovic… Ouça tudo no último volume e vá acompanhando as novidades do mundo da música por aqui.

Texto: Ricardo Schott – Foto (The Sophs): Eric Daniels/Divulgação

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • E assine a newsletter do Pop Fantasma para receber todos os nossos posts por e-mail e não perder nada.
  • Mais Radar aqui.

THE SOPHS, “DEATH IN THE FAMILY”. Esse sexteto de Los Angeles, contratado pela Rough Trade, estreou em maio com o single Sweat, que até apareceu num Radar anterior. Dessa vez voltam com Death in the family, uma espécie de stoner rock “ensolarado” com letra sombria: “Preciso de uma morte na família para virar a minha página (…) / preciso de intervenção divina para lavar essas cicatrizes”. Mais sinistro que isso, só o clipe, em que os integrantes do The Sophs vão sendo assassinados um após o outro – sobra apenas o vocalista que… Bom, assista ao vídeo!

DYNASTY, “COMBATIVE HEART”. Vindo de Hamilton, no Canadá, o Dynasty é uma dupla de synthpop que curte falar dos momentos duvidosos da vida. Tanto que Combative heart, o novo single, fala sobre a sensação de embarcar no desconhecido, de braços abertos, confiando na jornada mesmo quando ainda não se tem ideia nenhuma do que está vindo por aí – e mesmo quando uma parte de você tem medo e se recusa a seguir. O som tem cara de anos 1980, com teclados típicos da época, mas deixa um certo clima de heavy metal nos vocais – feitos pela cantora e compositora Jenni Dreager – e até no logotipo da banda.

IDLES, “RABBIT RUN”. Clima de porrada em letra, em música e em clipe. O grupo britânico acaba de soltar Rabbit run, e a faixa foi feita para a trilha de Caught stealing, o próximo thriller policial de Darren Aronofsky (Cisne negro, Réquiem para um sonho). Aliás, é uma das quatro faixas compostas pela banda para o filme – sendo que os Idles ainda fizeram a trilha incidental e contribuíram também com uma releitura de Police and thieves, de Junior Marvin, imortalizada pelo Clash.

Rabbit run é sombria, fria, misteriosa, com batida próxima do krautrock e clima explosivo que surge lá pelas tantas, sem aviso prévio. E a letra tem versos como “as paredes parecem pequenas, minhas veias estão se contraindo quando estou entediado / faço um cruzeiro, assalto e espanco quando estou entediado”.

CRISTIAN DUJMOVIC, “DESPUÉS, EL ORIGEN”. Músico radicado na Espanha, Cristian está preparando o EP Fín de un mundo, e em Después, el origen, fala do mundo e dos acontecimentos como rodas que giram, sem que a gente muitas vezes se dê conta. O som varia do pós-punk ao ambient em poucos segundos, como costuma acontecer nos singles dele. Recentemente Atisbo, EP mais recente de Cristian, foi assunto nosso.

SPINAL TAP feat ELTON JOHN, “STONEHEDGE”. Dia 12 de setembro sai a aguardada continuação do mockumentary This is Spinal Tap, um clássico cult que falava sobre uma banda fictícia de heavy metal que passou pelos mais diversos estilos em busca de sucesso, e que perdeu uma série de bateristas – todos mortos em circunstâncias misteriosas.

Spinal Tap II: The end continues mexe com dois temas que estão na moda, já que traz a reunião e o show final (haha) do grupo. Vestindo uma capa de druida que tira logo no começo do clipe, Elton John canta e toca piano nesse hard rock que estava na trilha original (aliás rende risadas em This is Spinal Tap) e que aqui se torna uma espécie de metal progressivo folk de brincadeirinha.

ZOO SIOUX, “GIMME WAMPUM”. No som desse projeto musical britânico, climas punk, pré-punk e meio blueseiros são levados às últimas consequências. Gimme wampum, um dos singles da banda, é um verdadeiro filhote de Lou Reed, Iggy Pop e Black Sabbath, cheio de vocais roucos e riffs de alto a baixo.

CIRCA WAVES, “CHERRY BOMB”. Na estica dos anos 1980, a banda britânica anuncia a segunda parte de seu disco Death & love (falamos da primeira parte aqui), que sai em 24 de outubro via Lower Third / [PIAS]. O anúncio vem com o bom synthpop Cherry bomb, cujo clipe é protagonizado por uma garota ruiva de patins, vestindo uma jaqueta com o nome da música e rodopiando enquanto curte um som no walkman.

Diz a banda que a faixa nova é sobre uma pessoa que faz qualquer coisa por você: entra numa briga, te chama para tomar uma cerveja, faz sempre algo de bom nos dias ruins. Altíssimo astral à vista, então – e a gente espera que a segunda parte do disco seja bem melhor que a primeira, ou torne todo o set do álbum bem bacana.

Continue Reading

Agenda

Urgente!: Uma banda chamada Guitar. Picassos Falsos ao vivo no Rio. Beatles lá em Mauá.

Published

on

Urgente!: Uma banda chamada Guitar. Picassos Falsos ao vivo no Rio. Beatles lá em Mauá.

RESUMO: O Guitar, banda de Portland, mistura emanações de Dinosaur Jr e climas punk, e anuncia álbum novo. Picassos Falsos volta hoje para show no Rio. Semana Beatles em Visconde de Mauá (RJ) comemora dez anos e vai ter festa.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • E assine a newsletter do Pop Fantasma para receber todos os nossos posts por e-mail e não perder nada.

Um tempo atrás entrevistamos o cantor e apresentador China, e ele contou que mudou de nome artístico para Chinaina porque estava achando complicado demais encontrar suas próprias músicas nas plataformas digitais. Agora imagine o que sobra para uma banda chamada… Guitar.

Bom, no Spotify, o “melhor resultado” para o nome Guitar é uma playlist do jogo Guitar Hero 3 – o segundo melhor, você talvez imagine, é Guitar man, sucesso da banda Bread. Buscando direto na aba “artistas”, a banda norte-americana de rock Guitar – que é nosso assunto aqui – até que se deu bem: é o terceiro nome a aparecer.

O Guitar é liderado por um músico chamado Saia Kuli, que começou o projeto basicamente como uma banda-de-um-cara-só, gravando tudo por conta própria. No ano passado, saiu o primeiro álbum do Guitar, Casting spells on turtlehead, pelo finado selo Spared Flesh, de Portland – a gravadora fechou as portas, mas mantém o Bandcamp com seus lançamentos, inclusive o disco do Guitar.

Nesse álbum, aliás, Saia contou com uma banda de verdade, com mais quatro integrantes. Você poderia definir o som que essa turma fez em Casting como shoegaze, mas a verdade é que se trata de um Dinosaur Jr com volume mais alto e paredões espessos e turbinados de (adivinhe só) guitarras. A definir pelo novo single do Guitar, Pizza for everyone, o álbum da banda que está vindo por aí, We’re headed to the lake (sai dia 10 de outubro pelo selo Julia’s War), vai ser cheio de hinos punk.

“Essa música é tanto um grito de guerra épico e sem sentido quanto sobre estar sem dinheiro e entediado sentado no sofá”, explica Kuli sobre a música. Ficou curioso/curiosa? Tá aí embaixo (e vale informar que no Bandcamp e no Instagram, Saia não conseguiu usar o “guitar” sem nenhum acréscimo).

***
Tem um festão no Rio de Janeiro nesta quinta (14). O Rockarioca, coletivo que mapeia o rock do Rio, comemora cinco anos com um evento especial no La Esquina, na Lapa. Dessa vez, o Picassos Falsos, cult band clássica dos anos 1980, inativa desde 2019, retorna para um show especial – com abertura de Katia Jorgensen, autora de um dos melhores discos de 2024, Canções para odiar (resenhado pela gente aqui). Entre os shows, o som fica com o DJ Renato JkBx (Bauhaus/College). Se você mora no Rio ou está por aqui, é uma ótima oportunidade para conhecer os shows do coletivo, inclusive.

Indo um pouco mais distante do Rio, vai rolar a décima Semana Beatles Visconde de Mauá (recanto hippie na serra carioca), a partir desta quinta (14), às 17h. São dez anos não apenas do evento como também da Casa Beatles, lugar dedicado aos quatro de Liverpool. A novidade é que domingo, às 15h, vou estar num bate-papo musical com o jornalista e músico Heitor Pitombo, lá na Casa Beatles, sobre histórias da banda.

E… bom, não é bem novidade porque todo ano estou lá fazendo alguma coisa – mas se passar por Mauá, vá lá me ver. E aproveite para conhecer Heitor, que foi o primeiro jornalista a fazer uma pergunta a Paul McCartney na primeira vinda dele ao Brasil, em 1990. Conheça também o Leandro Souto Maior, um dos criadores da Casa Beatles, meu melhor amigo e autor do livro Paul McCartney no Brasil.

SERVIÇO ROCKARIOCA. La Esquina (Av Mem de Sá, 61 – Lapa), quinta (14). Horário: abertura 19h30, 1º show 20h15, 2º show 21h15, festa 23h Ingressos: R$20 (1º lote), R$30 (2º lote), R$40 (3º lote), R$50 na hora.
SERVIÇO SEMANA BEATLES: de quinta (14) a domingo (17). A programação e todos os detalhes estão no Instagram deles.

Continue Reading

Lançamentos

Radar: Pelos, MC Karlos, She Is Dead, Caxtrinho, Ingrime, Afrika Gumbe, Lan

Published

on

PELOS, "SANTELMO". Já ouviu falar do fenômeno do fogo de Santelmo? É uma descarga elétrica que aparece para navegadores durante viagens e que simboliza um sinal de boa sorte -

No Radar nacional de hoje, MC Karlos diz que o rock morreu. Bom, não morreu, mas Karlos tem vários argumentos na letra de seu funk melody O rock morreu (graças a deus) – o tipo de som para roqueiros de mente aberta. E mente aberta, você talvez saiba, é nossa zona de conforto, já que aqui cabem o punk do She Is Dead, o som etéreo do Pelos, a lembrança de Almir Guineto na voz de Caxtrinho, e muito mais. Ouça com volume alto e janelas abertas.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Pelos):  Daisy Serena/Divulgação

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • E assine a newsletter do Pop Fantasma para receber todos os nossos posts por e-mail e não perder nada.
  • Mais Radar aqui.

PELOS, “SANTELMO”. Já ouviu falar do fenômeno do fogo de Santelmo? É uma descarga elétrica que aparece para navegadores durante viagens e que simboliza um sinal de boa sorte – e que na música nova da banda mineira Pelos, Santelmo, surge para simbolizar temas como fugas, passagens, travessias pessoais.

Robert Frank, cantor do grupo (e também guitarrista e pianista da banda), é um velho conhecido de quem assistiu à série Hit Parade (Canal Brasil) – ele era o Missiê Jack, o espertíssimo dono de gravadora do seriado. Em Santelmo, uma faixa introspectiva e bela, sua voz soa como a de Milton Nascimento, mas sempre equilibrado entre o dream pop e o Clube da Esquina. O álbum do Pelos, Noturnas, sai em breve.

MC KARLOS feat ERIK SKRATCH, “O ROCK MORREU (GRAÇAS A DEUS)”. “Eu sabia que o som da guitarra elétrica, atrás dele tinha um monte de lixo de rock americano pronto para desembarcar no Brasil. Não era um Zappa não, nem Zeppelin, era outra coisa”. A frase do compositor e jornalista Chico de Assis dita no documentário Uma noite em 67 recorda a época da Passeata Contra a Guitarra Elétrica (é, teve isso), da qual ele participou em 1967.

Pois bem: o rapper e ex-roqueiro sul-matogrossense MC Karlos sampleia a declaração de Chico na abertura do ousado e polêmico funk melody O rock morreu (Graças a deus), que zoa impiedosamente a babaquice e o conservadorismo hoje associados ao estilo. “A guitarra já virou peça de museu / instrumento falocêntrico, heteronormativo / trilha sonora do imperialismo (…) / antes oprimido, agora opressor / de revolucionário a conservador”, rappeia. Um som para roqueiros que sabem rir de si próprios.

SHE IS DEAD, “US FOR US”. “Banda curitibana especializada em pesadelo”, como eles próprios afirmam, o She Is Dead volta com um som entre o punk e os elementos de psicodelia – chega a lembrar o começo do Primal Scream, quando a banda de Bobby Gillespie era chegada à onda jangle rock e a sons mais primitivos. Além disso, Us for us é uma música sobre força coletiva, sobre pessoas lutando não apenas pelo que é delas, mas pelo que é de todos.

A faixa é, diz a banda, o primeiro single de uma série de doze musicas gravadas em três dias no estúdio Xacra. Gustavo Slomp e Marcio D’Avila assinam a produção. E já tem clipe.

CAXTRINHO, “MÁFIA DA MIÇANGA”. Queda livre, primeiro álbum de Caxtrinho, foi lançado ano passado pelo selo QTV – e é o melhor disco nacional de 2024 de acordo com a curadoria de um certo site de música aí, não sei se vocês conhecem… Vindo da Baixada Fluminense, e dono de uma pegada sonora única – entre o samba e a noise music – ele foi um dos escolhidos para participar do projeto MPB Ano Zero, criação do jornalista Hugo Sukman, do produtor Marcelo Cabanas e do cantor Augusto Martins, com o apoio da gravadora Biscoito Fino.

Cada participante do MPB Ano Zero relê uma faixa clássica ou nova da MPB. A voz e o violão de Caxtrinho couberam como uma luva no samba Máfia da miçanga, de Almir Guineto e Luverci, gravado por Almir em seu segundo disco, A chave do perdão (1982). Vale muito a audição. Tem até mini-doc.

INGRIME, “UTOPIA”. Essa banda de Marília (SP) se coloca entre o pop, a MPB e o punk, experimentando um tom dançante e realista para seu novo single, Utopia – uma música sobre os desafios de seguir acreditando em dias melhores. Além da formação de quinteto, o grupo inseriu metais na canção, dando a ela uma certa proximidade com as fanfarras musicais, e um clima de festa. Gabriel Teixeira, vocalista do grupo, diz acreditar em Utopia como uma canção especial para abrir novos caminhos musicais para o Ingrime (“ela é um respiro”, conta).

AFRIKA GUMBE, “A OBRIGAÇÃO DO DOM”. Soro energizado, disco novo do Afrika Gumbe – banda dos irmãos Marcelo e Marcos Lobato, o primeiro, ex-tecladista do Rappa – está vindo aí. O single mais recente a adiantar o álbum, A obrigação do dom, é um afropop de fôlego, que propõe uma reflexão sobre destino, propósito e o dever íntimo de honrar os próprios dons – mesmo que tudo pareça torcer contra. “Que não sejamos manés e que desfrutemos de toda luz e possibilidades que nossas portas nos oferecem”, filosofa Marcos, em bom carioquês.

LAN feat TARCIS, “DIVERSÃO”. Conhecido por fazer parte do duo Badzilla, Lan retorna com mais um single, com letra e vocal do rapper Tarcis. Dessa vez, o beat chega perto da house music, mais até do que do funk – e a letra tem vibe de rap e flow de palavra falada, de história contada naturalmente. A melodia de Diversão, por sua vez, une dance music, MPB e pop adulto. “A letra foi quase freestyle, a ideia veio muito rápida na cabeça. Eu e Lan conseguimos entender as ideias um do outro, por isso foi um processo tranquilo e divertido”, diz Tarcis.

Continue Reading
Advertisement
Registro ao vivo de Hail to the thief (2003) mostra Radiohead intenso e renovado entre 2003 e 2009, revalorizando o disco original.
Crítica4 horas ago

Ouvimos: Radiohead – “Hail to the thief live recordings 2003-2009”

Gravado ao vivo em uma tarde, Cru mostra Apeles em voz e guitarra, revisitando faixas antigas e tendo o eco do local como um instrumento a mais.
Crítica4 horas ago

Ouvimos: Apeles – “Cru”

A Terra Vai Se Tornar Um Planeta Inabitável mistura shoegaze, punk triste e dream pop em EP sombrio e intenso sobre fugas, superações e sonhos.
Crítica4 horas ago

Ouvimos: A Terra Vai Se Tornar Um Planeta Inabitável – “Ident II dades” (EP)

Viaje de Invierno une jazz, R&B e rock latino-americano em duas faixas quentes, cheias de charme e sofisticação.
Crítica4 horas ago

Ouvimos: Viaje de Invierno – “Tan clara” (EP)

The Sophs (foto)
Lançamentos1 dia ago

Radar: The Sophs, Dynasty, Idles, Cristian Dujmovic, Spinal Tap, Zoo Sioux, Circa Waves

Paul Weller revisita o country, folk e blues em Find El Dorado, disco de covers melancólico, intenso e cheio de sensibilidade rara.
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Paul Weller – “Find El Dorado”

Francis Hime une música e imagens sonoras em Não navego pra chegar, disco com parcerias marcantes, clima cinematográfico e faixas de rara beleza.
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Francis Hime – “Não navego pra chegar”

Buddy Guy, 89, segue vivo e afiado em Ain’t done with the blues, disco longo, vibrante e cheio de convidados de peso.
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Buddy Guy – “Ain’t done with the blues”

Do Prado estreia com indie pop abrasileirado e emanações de Caetano Veloso, Samuel Rosa e Chico César - uma mistura sonora que ele prefere não chamar de MPB
Crítica1 dia ago

Ouvimos: Do Prado – “Quantas vezes é possível se apaixonar?”

Urgente!: Uma banda chamada Guitar. Picassos Falsos ao vivo no Rio. Beatles lá em Mauá.
Agenda2 dias ago

Urgente!: Uma banda chamada Guitar. Picassos Falsos ao vivo no Rio. Beatles lá em Mauá.

PELOS, "SANTELMO". Já ouviu falar do fenômeno do fogo de Santelmo? É uma descarga elétrica que aparece para navegadores durante viagens e que simboliza um sinal de boa sorte -
Lançamentos2 dias ago

Radar: Pelos, MC Karlos, She Is Dead, Caxtrinho, Ingrime, Afrika Gumbe, Lan

Novo disco de Ethel Cain, sombrio e denso, une country, post-rock e climas sombrios para revelar as origens e histórias de sua estreia.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Ethel Cain – “Willoughby Tucker, I’ll always love you”

Shearling lança Motherfucker, disco com uma única faixa de 62min que mistura metal, noise e hardcore em caos sonoro intenso e perturbador.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Shearling – “Motherfucker, I am both: ‘amen’ and ‘hallelujah’ …”

Luiz Bruno, o Lule, volta ao Brasil com EP ao vivo, misturando psicodelia, rock, jazz e humor em faixas lisérgicas e cheias de referências.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Luiz Bruno – “Lule e as Crianças Adultas ao vivo no espaço” (EP)

Rock triste e esperançoso do Véspera mistura britpop, post-rock e shoegaze para falar de mudanças, perdas e recomeços.
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Véspera – “Nada será como era antes”

Harriet Zoe Pittard, uma artista londrina, criou o projeto Zoee com a ideia de fazer art pop - na real, um som atmosférico, tão eletrônico e bem fincado no chão quanto viajante.
Lançamentos3 dias ago

Radar: Zoee, Endless, Yumi Zouma, Stretching, Helado Negro, Led Zeppelin, Bad Bunny

Hayley Williams manda recados bem endereçados nas 17 faixas de seus novos singles - que, coletivamente, estão sendo chamados por fãs e jornalistas de Ego. E musicalmente, tudo se sustenta muito bem.
Crítica3 dias ago

Ouvimos: Hayley Williams – “Ego”

A atriz Vera Farmiga lidera o The Yagas, banda que mistura metal gótico, pós-punk e hard rock em Midnight minuet.
Crítica3 dias ago

Ouvimos: The Yagas – “Midnight minuet”

Trending