Um canal especializado em curtas de ficção científica chamado Dust subiu para a web um curta feito por ninguém menos que George Lucas em 1967. Electronic Labyrinth: THX 1138 4EB foi feito quando ele ainda era um estudante de cinema da University of Southern California (USC). O argumento do filme é simples: “Enquanto monitorado e perseguido, um homem corre para escapar através de um labirinto futurista”.

A ideia de Lucas tinha base “no conceito de que vivemos no futuro e que você poderia fazer um filme futurista usando material existente”. Ele chegou a ter colaborações de colegas no começo da elaboração, mas eles desistiram. Lucas acabou sendo facilitado pelo contato da USC com a marinha norte-americana. Alguns dos cineastas navais fizeram aulas na universidade, e não conseguiam se enturmar. Lucas ofereceu-se para dar aulas para eles, e acabou tendo participações de alguns dos marinheiros em seu filme.

Mais: por causa do contato com a Marinha, Lucas conseguiu fazer o curta em lugares como o centro de computadores da USC, um estacionamento na UCLA, o Aeroporto Internacional de Los Angeles e o Aeroporto Van Nuys.