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Cultura Pop

E os 55 anos do primeiro disco dos Doors?

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Capa do primeiro disco dos Doors, de 1967

Em 2022, você já deve saber, não falta data para comemorar. Todos aqueles clássicos da música que saíram em 1967 fazem 55 anos, incluídos aí Sgt Pepper’s, dos Beatles, Their Satanic Majesties Request, dos Rolling Stones, The Who sell out, do Who, Roberto Carlos em ritmo de aventura, The Velvet Underground & Nico e… The Doors, estreia da banda, com músicas como Break on through e Light my fire. Que saiu dia 4 de janeiro daquele ano.

O primeiro disco de Jim Morrison (voz), Robby Krieger (guitarra), Ray Manzarek (teclados) e John Densmore (bateria) é o cartão de visitas que muitos fãs da banda têm até hoje, já que as duas músicas citadas no parágrafo anterior aparecem mais nas rádios rock do que qualquer outra coisa deles. Mas hoje chega a ser complicado avaliar o quanto a banda foi inovadora, já que todo mundo se acostumou com a figura de Jim. Por todo mundo, entenda-se também gente que nasceu depois de 1971, ano em que o cantor saiu de cena.

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Os Doors foram inovadores e corajosos: em plena era hippie, lançaram um disco repleto de climas sombrios, com letras espiritualizadas e místicas (o convite do “atravesse para o outro lado” de Break on through, era só o primeiro exemplo). No álbum, a banda trazia uma vontade de estar oito milhas acima do chão, que era esfregada na cara do ouvinte. Além disso, se o rock precisava de mudanças, lá vinha Jim cantando um tema dos anos 1920 iniciado pelo dramaturgo Bertolt Brecht e encerrado pelo parceiro Kurt Weill (Alabama song). E reinventando a união de rock, soul e blues, na lúgubre Soul kitchen. Uma música, por sinal, bastante “inspirada” pelo riff de Papa’s got a brand new bag, de James Brown, por sinal. A chupação foi confirmada pelo próprio Robby Krieger, que costumava tocar o clássico do padrinho do soul em shows solo.

O grande cantor que volta e meia encarnava a “nova esperança” da música americana soltava o vozeirão tanto em rocks ágeis (Take it as it comes foi gravada anos depois pelos Ramones) quanto em temas que caberiam na voz de Frank Sinatra. Ok, isso se the voice se interessasse em gravar uma canção tão bela quanto sombria, como era o caso de The crystal ship (que abre com o estranho verso “antes de você ficar inconsciente/gostaria de ter outro beijo”). Ou se em vez de cantar My way, ele desejasse se juntar ao coral dos inimigos do fim em End of the night.

Uma das maiores dificuldades para fãs de rock clássico entrarem de vez no “universo” dos Doors é a maneira como a banda construía suas canções. O som é baseado em climas e ambiências (mas num tom bem diferente das futuras produções de Brian Eno, por exemplo), o órgão de Manzarek destaca-se mais do que a guitarra de Krieger, a bateria de John Densmore conduz sem brigar pela liderança. Morrison queria que o público ouvisse suas letras, mas queria que também ouvissem os instrumentais de seus amigos – que serviam como cenário de luxo para suas performances no palco, como num teatro ao vivo.

>>> Mais The Doors no Pop Fantasma aqui.

E tem o famoso argumento do “pô, não tem baixo”. Tem sim: Manzarek tocou o disco inteirinho num teclado Fender Rhodes piano bass, que dá um ar meio vintage (já dava na época) a várias canções. Mas a turma do afamado Wrecking Crew passou por ali: o baixo de Larry Knechtel, um dos criadores do “wall of sound” de Phil Spector, aparece para pôr mais sons graves em canções como Light my fire. Até mesmo Robby Krieger tocou baixo em Backdoor man. Nada disso foi creditado. “Meu teclado não tinha o ataque que um baixo teria, especialmente se você tocasse com uma palheta”, confessou Ray, anos depois, aqui.

The end, que provocou a expulsão dos Doors da casa noturna Whisky A Go Go, acrescentava referências bastante intelectuais ao rock de 1967: teatro grego antigo, dramas edipianos, etc. A gravação da mais extensa faixa do disco custou caro à Elektra, gravadora da banda: Jim estava tão tenso com a produção da letra que teve a infeliz ideia de jogar uma TV pela janela do estúdio (!).

O cantor foi expulso do estúdio (o Sunset Sound, em Hollywood, onde filmes da Disney como Mary Poppins e 101 dálmatas haviam sido gravados) e mandado para casa, para “se acalmar”. Mas voltou depois, e disparou um extintor de incêndio nos equipamentos. O cantor passava os dias doidão de LSD e o ato foi visto mais como uma molecagem perigosa do que como autossabotagem. Nada atrapalhava os planos da gravadora ou a disposição da banda para levar temas incômodos para o mainstream.

Na receita dos Doors cabia até ela própria, a música brasileira. Anos depois de The Doors, Ray Manzarek confessaria que a banda amava Tom Jobim e que Break on through era mesmo a tentativa de fazerem um samba. E Light my fire, gravada dois anos depois por ninguém menos que Maysa (!), tinha uns balanços bem diferentes lá pelas tantas. O voo de guitarra-e-teclado da última canção do lado A da estreia rendeu homenagens (a mais conhecida é a versão dos Stranglers para Walk on by, de Burt Bacharach), mas foi exclusivo de quem comprou o LP. A canção foi editada para caber no single, para o desgosto da banda.

Se como dizem por aí, os 50 anos são os novos 30, os 55 anos de The Doors são apenas um número: o debute do grupo soa novo como se tivesse sido composto e gravado hoje. Não ouça no último volume: dê preferência a fones de ouvido e tente imaginar a banda no palco. E ouça como se tivesse sido feito apenas para você, ainda que tenha sido uma das estreias mais bem sucedidas de todos os tempos (merecidamente, por sinal).

(agradecemos ao amigo João Pequeno pela info sobre Soul kitchen e James Brown)

Cultura Pop

Urgente!: Nova do Hot Chip, “DVD” do Oasis em Cardiff, The Rapture de volta com turnê

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Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

RESUMO: Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

Texto: Ricardo Schott – Foto Hot Chip: Louise Mason/Divulgação

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Vai sair pela primeira vez uma coletânea do Hot Chip, Joy in repetition, prevista para 5 de setembro. Vale até a pergunta que muita gente já se fez: qual a importância de coletâneas nessa época de playlists e aplicativos de música com poucas infos? Bom, a importância de uma boa coletânea de hits é enorme, vale por uma setlist bem montada e pode contar uma história. E elas eram as playlist de duas décadas atrás.

No caso de Joy, ela traça o caminho do Hot Chip do tempo dos cachês baixos até a época em que jornais como The Guardian já estavam classificando Alexis Taylor, Joe Goddard, Owen Clarke, Al Doyle e Felix Martin como o maior grupo pop de seu tempo. E entre hits como Ready for the floor, I feel better e Look at where we are, ainda tem uma música nova de altíssimas proporções de grude: Devotion, já lançada em single, que é uma mescla de pop adulto, eletrônica psicodélica e futuro hit de pista, com clipe gravado no Japão.

Taylor rasga seda: Devotion é “uma celebração da devoção a este projeto coletivo”. E ele ainda faz um baita elogio ao colega Joe Goddard: “Penso no Joe como alguém parecido com o Brian Wilson, com uma dedicação enorme em descobrir como criar a música pop mais incrível possível”. Errado não está.

***

Alguém com (felizmente, não estamos julgando) muito tempo livre pegou varias imagens diferentes do primeiro show do Oasis em Cardiff, feitas por fãs da banda, e compilou um (digamos) DVD do show.

O registro tá o mais fiel possivel, apesar das imagens à distância e do som nem sempre maravilhoso – vale como um belo bootleg das antigas. Tem ate o som da fitinha de Fuckin in the bushes na abertura, e a voz do apresentador do show. Detalhe: quem botou o video no ar tentou se livrar de problemas avisando que o video nao é monetizado. Pode ser que não ganhe strike do YouTube. “É de um fã apenas para fãs”, avisa.

***

E ainda Oasis: vale ler o texto de Liv Brandão, fera do jornalismo musical brasileiro recente, sobre como a setlist do show do Oasis não foi apenas uma setlist. Foi uma aula de storytelling daquelas – como numa (olha aí) coletânea daquelas que vinham com textos contextualizando tudo.

“Muito se falou da escolha das canções, que privilegia os dois primeiros álbuns, como se só eles importassem (…). Mas tão especial quanto a seleção das 24 músicas que compõem o set, idêntico nos dois dias, é a ordem em que elas aparecem, montada para contar a história de quando o Oasis foi a maior banda do mundo – justamente na época desses discos – e tudo o que aconteceu desde então”. Leia o restante na newsletter dela

***

Banda importante do dance punk dos anos 2000, The Rapture voltou, mas não há ainda nenhuma novidade a respeito de disco novo – nem de shows no Brasil, já avisamos. Na real, esse grupo novaiorquino já está de volta desde 2019, com o cantor Luke Jenner como único membro fixo, mas não havia retornado de fato. Fizeram alguns shows, mas pararam as atividades por conta da pandemia, e foi só. Dessa vez, o grupo tem uma turnê de verdade pela frente, que começa dia 16 de setembro no mitológico First Avenue, em Minneapolis, e passa por várias cidades dos EUA e Canadá até novembro.

“Anos atrás, quando me afastei da banda, eu precisava de tempo e espaço para reconstruir minha vida”, conta Jenner sobre a volta, sem comentar diretamente sobre as brigas intermináveis que a banda tinha lá por 2014. “Eu precisava consertar meu casamento, estar presente para meu filho e, por fim, trabalhar em mim mesmo. Esta turnê marca um novo capítulo para mim, moldado por tudo o que vivi e aprendi ao longo do caminho. Conquistei tudo o que esperava alcançar através da música e agora posso usá-la para ajudar qualquer pessoa que talvez precise, como eu precisei naquela época”.

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Cultura Pop

Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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