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Cultura Pop

E a capa de In The Wake Of Poseidon, do King Crimson?

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E a capa de In The Wake Of Poseidon, do King Crimson?

Não existe fã de rock progressivo que não tenha passado algumas boas horas olhando para as capas dos discos do King Crimson. Principalmente a do primeiro álbum, In the court of Crimson King (1969), e a do segundo, In the wake of Poseidon (1970). Certo?

E a capa de In The Wake Of Poseidon, do King Crimson?

O segundo disco do King Crimson, aliás, foi lançado em momento de confusão generalizada na banda. Isso porque todo mundo saiu da turminha e Robert Fripp ficou sozinho para tocar teclado e guitarra. Mas Greg Lake, com um pé no Emerson, Lake & Palmer, concordou em cantar no disco, ainda que não estivesse oficialmente mais no KC. Isso rolou após um período em que passou tudo pela cabeça de Fripp. Aliás, até mesmo convidar um cantor desconhecido chamado Elton John para ser a voz do King Crimson naquele disco (não rolou, como se sabe).

Poseidon vinha com várias influências novas no conceito. Peter Sinfield, letrista e iluminador do grupo, lembra de ter sido inspirado até mesmo por um iniciante Marc Bolan (T. Rex), com quem havia se encontrado e conversado sobre magia e esoterismo. Papos com um astrólogo “e profeta” chamado Richard Gardner seguiram-se ao encontro com Bolan, até que Sinfield chegou ao pintor holandês Tammo de Jongh (1927-1997). O cara que fez esse desenho aí de cima.

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Jongh, influenciadíssimo pela literatura esotérica de Gardner (autor de The purpose of love, lançado em 1968) era um artista plástico que iniciara uma comunidade esotérica chamada The Green Monks, nos anos 1960, em Londres. Ele e seus colegas de grupo tinham demandas ligadas ao movimento hippie: faziam manifestos contra a urbanização do campo, criticavam a propriedade e o trabalho como exploração. Aliás, acreditavam numa inclusão “polimórfica” do ser humano, rejeitando as divisões comuns entre masculino e feminino. Mais tarde, essa galera mudou de nome para Sociedade Graigian.

Um dos integrantes dessa turma é o artista plástico Herewood Gabriel, que em seu site pessoal vende até o livro Natural psychology book, escrito por Tammo (que usava nos Green Monks o pseudônimo de Anelog). “Ele apresenta os 12 arquétipos e como eles são emparelhados em opostos. Ele mostra as qualidades negativas de cada arquétipo, como isso surge e como se relacionam com os 12 meses”, propagandeia.

O papo de Sinfield com Tammo acabou gerando proximidades com o King Crimson. Em seguida levou os papos astrais para a banda. Tanto que esse desenho que você vê na capa, feito em 1967, se chamava Os 12 arquétipos. 

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A pintura tinha sido feita com inspiração na literatura de Gardner e em estudos do psicanalista Carl Gustav Jung. Antes de ir parar na capa do disco, havia sido feita sob encomenda do médico homeopata John do Monte. Monte foi integrante da ordem druídica, estudava temas como radiestesia, teosofia, psicoterapia, astrologia e cabala, e chegou a fazer parte da cientologia, mas pulou fora logo. Também costumava escrever textos sobre assuntos que virariam prato do dia na era hippie, como liberdade sexual.

O desenho também apareceu justamente no livro The purpose of love, de Gardner (uma das personagens dele, inclusive, na capa).

E a capa de In The Wake Of Poseidon, do King Crimson?

Desordenadamente falando, é essa a turma que aparece na capa (tente achar todo mundo lá):

O Louco (Fogo e Água): O homem sorridente com uma barba rala.

A atriz (Água e Fogo): A garota egípcia com longos brincos de pérolas e muitos colares de pérolas no pescoço, com lágrimas nos olhos.

The Observer (Ar e Terra): Uma pessoa do tipo cientista com óculos redondos empurrados para cima acima da sobrancelha, a maioria careca com cabelos brancos nas laterais. Sua mão esquerda está erguida até o queixo, ele parece pensativo.

A Velha (Terra e Ar): Uma mulher com o rosto muito enrugado envolta pelo frio.

The Warrior (Fogo e Terra): O rosto de um guerreiro escuro e poderoso em preto e vermelho. Ele usa um capacete de aço, rosto largo e quadrado, boca aberta com dentes quadrados e uma barba negra e farta.

A Escrava (Terra e Fogo): Uma negra africana com grandes brincos de ouro e um anel no nariz. Os lábios são carnudos e rosados, os olhos semicerrados, abafados e sensuais. A expressão é calorosa e amigável.

A Criança (Água e Ar): Uma imagem da inocência; uma garota com um sorriso doce e delicado e laços em forma de borboleta de cada lado em seus longos cabelos dourados. Seus olhos são grandes e lacrimejantes e ela tem um sorriso doce e delicado na boca. Ela usa uma corrente de ouro, na ponta da qual está uma pequena chave de ouro.

O Patriarca (Ar e Água): Um velho filósofo, com um rosto comprido e longos cabelos brancos e uma longa barba e bigode brancos; sobrancelhas brancas espessas. Ao redor há formas como flores ou flocos de neve. A personagem franze a sobrancelha para cima a partir do nariz em forma de leque.

O Lógico (Ar e Fogo): Um cientista ou homem do tipo mago com rosto comprido, cabelo escuro e barba longa e escura. Ele parece segurar um longo bastão ou bastão com a mão direita e a esquerda erguida e cercada por estrelas.

O Coringa (Fogo e Ar): A imagem em vermelhos e amarelos brilhantes é de um Arlequim sorridente de olhos cintilantes com seu típico chapéu triangular com estuque dourado .

A Feiticeira (Água e Terra): Uma menina triste com olhos lacrimejantes. Seu longo cabelo escuro está espalhado para o lado em seu rosto e sobrancelha da direita para a esquerda.

Mãe Natureza (Terra e Água): Deitada dormindo na grama alta. Seu rosto em silhueta é visto do lado esquerdo e ao redor estão flores e borboletas.

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Relembrando: Built To Spill e Caustic Resin, “Built to spill caustic resin” (1995)

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Relembrando: "Built to spill caustic resin", Built To Spill e Caustic Resin

Built To Spill e Caustic Resin são duas bandas bem desafiadoras do rock independente norte-americano, ambas vindas de um local pouco usual em se tratando da história do rock (a cidade de Boise, em Idaho), e que permaneceram ligadas por um bom tempo. A primeira, uma multi-formação liderada eternamente pelo músico Doug Martsch, caminhou entre o guitar rock, o punk e o slacker rock (aquele estilo despojado, geralmente usado para classificar o Pavement). A segunda, contando com relativamente poucas mudanças de line-up, dedicou-se a um “metal alternativo” mais próximo de Neil Young, do Grateful Dead e do Velvet Underground do que das noções comuns de música pesada.

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Como costuma acontecer com bandas-irmãs, uma delas foi para cantos um tanto quanto diferentes da outra. O BTP, que, durante shows recentes na América Latina, chegou a contar com dois músicos brasileiros (o baixista João Casaes e o baterista Lê Almeida), foi contratado da grandalhona Warner por duas décadas e fez turnês extensas. O Caustic Resin, que não grava desde 2003 e em tese, está em hiato, passou boa parte do tempo contratado do selo indie californiano Alias.

Em 1995, pouco antes do Built To Spill partir rumo a Warner e deixar o selo Up Records, de Seattle (por onde o Caustic Resin também havia passado), as duas bandas se juntaram num EP igualmente lançado pela Up. A junção dos nomes das duas bandas no título fez o EP se chamar literalmente Built to spill caustic resin (“construído para derramar resina cáustica”, em português), o que já dava uma imagem do aspecto corrosivo que a música poderia ter. Na formação, Doug (voz e guitarra) ao lado de dois integrantes do Caustic, James Dillion (bateria) e Tom Romich (baixo), além de um membro comum às duas bandas (Brett Nelson, voz e guitarra).

O EP reúne em quatro faixas as características das duas bandas: os ganchos musicais do Built e as viagens sonoras pesadas do Caustic. Duas das faixas, a irônica When not being stupid is not enough e She’s real, são bem extensas. Na prática, boa parte do material tem até mais a ver com o som que o Built vinha fazendo em sua primeira fase, de discos como a estreia Ultimate alternative wavers (1993), que tinha músicas repletas de partes diferentes. Mesmo quando surge uma música creditada ao Caustic e que tem bastante a cara deles, a psicodélica e gritada Shit brown eyes. O longo power pop She’s real, que encerra o disquinho lembrando uma versão zoada do Weezer, é creditado ao músico e artista visual Tae Won Yu, e foi composto quando ele fazia parte da banda indie Kicking Giant, liderada pela musicista Rachel Carns.

Mesmo sendo um EPzinho independente e, de certa forma, restrito, Built to spill caustic resin teve lá sua cota de problemas. A foto da capa, trazendo ovos de peixe e duas simpáticas larvinhas, teve que ser mudada assim que o autor da imagem descobriu o disco. Já a história da Up Records, que lançou discos de artistas como Quasi, Tad e Modest Mouse, durou até o licenciamento de seu catálogo para a Sub Pop, em 2018.

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Relembrando: Interpol, “Turn on the bright lights” (2002)

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E os 20 anos de Turn On The Bright Lights, estreia do Interpol?

Mal dá para crer que a banda novaiorquina Interpol não chegou a ter problemas com a organização policial americana. Mais inacreditável ainda é a lembrança de que o grupo fazia shows concorridíssimos no começo da carreira, quando eram estudantes universitários, mas não tinha um nome. Ao optarem por Interpol, justamente no comecinho da web 2.0, Paul Banks (voz, guitarra, hoje baixista), Sam Fogarino (bateria), Daniel Kessler (guitarra solo, voz) e Carlos D (baixo) não escaparam de receber várias mensagens por engano, de gente que pensava mesmo estar falando com a polícia americana, e não com uma banda iniciante (há um tempinho, isso rolou de novo, e no Brasil).

“Recebi alguns e-mails sérios sobre pessoas que se perderam, que outras pessoas estavam tentando encontrar, ou e-mails sobre golpes em que as pessoas caíram”, contou Kessler ao Pitchfork em janeiro de 2003, poucos meses após lançarem a estreia Turn on the bright lights (de 20 de agosto de 2002). “Um dos e-mails foi ‘meu carro foi roubado’”, contou.

A estreia do Interpol devolvia ao cenário novaiorquino muitas das influências que bandas como Velvet Underground tiveram sob os grupos ingleses. Em pleno retorno da sonoridade do pós-punk, marcada pela chegada ao mercado americano de bandas como Strokes, o Interpol assemelhava-se a bandas como Joy Division, Echo and The Bunnymen e nomes mais recentes como Ride.

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Os vocais de Banks, mesmo sendo mais empostados, são até hoje bastante comparados aos de Ian Curtis, e no disco do Interpol havia Obstacle 1 e Obstacle 2 como havia Exercise one na obra do JD. A canção da banda inglesa era bem mais assustadora do que o pós-punk marcial e volumoso do Interpol, claro, mas a letra de Obstacle 1 é igualmente sombria (“você vai se esfaquear no pescoço/mas é diferente agora que estou pobre e envelhecendo/nunca mais verei esse lugar”).

Havia muito ali também de bandas geralmente pouco comentadas, como The Sound (o clima cavernoso dos vocais e das melodias era herdeiro direto deles). A paixão de alguns integrantes do Interpol por música eletrônica fazia com que Turn on the bright lights fosse um disco cheio de climas diferentes, e que funcionasse como um relógio. embora a estreia da banda fosse bastante orgânica, maturada pelo uso do estúdio como um instrumento musical,  durante seis semanas de isolamento.

Untitled surgia em tom de abertura de filme, preparando o ouvinte para músicas como Obstacle 1, NYC (uma balada shoegaze que mostra o lado sombrio da “cidade que nunca dorme” e que cita o título do disco), PDA (a canção mais ligada ao rock de Manchester já produzida por uma banda americana), Stella was a diver and she was always down (essa poderia estar no Heaven up here, segundo LP do Echo and The Bunnymen). Tudo em Turn on tinha um certo ar de desilusão com as luzes de Nova York, um sentimento que fazia todo sentido no pós-11 de setembro.

Há quem defenda que Turn on the bright lights acaba na nona faixa, a ágil e meio punk Roland, com letra sanguinolenta falando sobre um açougueiro polonês que seccionava pessoas – um personagem aparentemente de ficção, mas que dizem ter sido inspirado no assassino americano Richard Kuklinski, morto em 2006. Os próprios integrantes viam The new e Leif Erikson, as duas verdadeiras últimas músicas, como separadas do disco – a última, em particular, soa como um pop sessentista sombrio, herdado do Velvet Underground e de Nico, encerrado por uma parede de guitarra e voz.

A estreia do Interpol foi um excelente exercício, que gerou imediatamente um grande prosseguimento, Antics (2004), e um disco mais controverso e um tanto mais sombrio, Our love to admire (2007). E a história do Interpol continua, com a banda reduzida ao trio Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino. Rolou inclusive uma vinda há algumas semanas ao Brasil.

Ah, sim: quando o disco completou 20 anos, a banda pôs no YouTube o vídeo de divulgação do álbum, lançado na época apenas como um EPK para a imprensa. Pode ser visto abaixo.

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

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No nosso podcast, o começo dos Stone Temple Pilots

Não era nada fácil ser integrante dos Stone Temple Pilots nos anos 1990. Os discos vendiam e os shows lotavam, mas não havia muito respeito da crítica, e a cada disco parecia sempre que uma nova chance estava sendo dada ao grupo de Scott Weiland, Dean DeLeo, Robert DeLeo e Eric Kretz. Pior: de tempos em tempos, as turnês eram canceladas e a banda tinha que parar tudo, já que Scott volta e meia precisava encarar uma internação para reabilitação.

Hoje a gente dá uma volta no tempo e faz um sobrevoo no começo do STP. Falamos de tudo (ou quase tudo) que estava acontecendo na vida deles, e damos uma olhada por trás dos discos Core (1992), Purple (1994) e Tiny music: Songs from the Vatican gift shop (1996). E encerramos essa temporada do nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, falando de uma das nossas bandas preferidas.

Século 21 no podcast: Billy Tibbals e A Última Gangue.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Divulgação). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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