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Cultura Pop

O pai da cientologia solta a voz em 1986

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O pai da cientologia solta a voz em 1986

Enquanto você não arruma tempo para assistir a Going clear: scientology and the prison of belief, documentário revelador sobre a cientologia que está no Netflix, vai aí uma informação sobre a religião que fez as cabeças de Tom Cruise e Isaac Hayes. O criador da cientologia, L. Ron Hubbard (1911-1986) também cantava. Ou melhor, ele tentava. Fez isso no disco The road to freedom, gravado a partir de 1984 e lançado em 1986, mesmo ano que ele morreu. E com a ajuda de vários amigos famosos.

Olha aí o cara soltando a voz na última música do disco, Thank you for listening.

Em 1986, a Cientologia quase não era conhecida por aqui. Uma pesquisa no dia a dia das estrelas de cinema e da música revelaria que já tinha muita gente envolvida com a religião. Dentre eles, o ator John Travolta, o jazzista Chick Corea e o cantor-ator-subcelebridade da TV Leif Garrett. Todos estão em The road to freedom. Um disco, por sinal, repleto de um pop radiofônico que, se você não entender lhufas de inglês, passa batido por você caso uma rádio tipo Alpha FM resolva testar algumas canções.

O cantor, ator e guitarrista Frank Stallone, que também tá na música acima, solta a voz em The evil purpose. Se você não sabe de quem se trata, Frank é irmão de Sylvester Stallone e é responsável pelas trilhas de alguns dos filmes do mano mais ilustre.

A soprano Julia Migenes (prazer em conhecer) e o jazzista Chick Corea perguntam-se por que admirar a morte.

O disco foi uma produção independente da igreja e, alegadamente, vendeu bastante – saiu até em CD e fita. O site Discogs indica que exemplares trocam de mão por preços tipo R$ 14. E, detalhe, não foi a única vez em que Hubbard se meteu com música. Olha isso aí.

Escrito por Hubbard, o romance Battlefield Earth ganhou seu equivalente em vinil com o disco Space jazz, lançado em 1982, e que servia como trilha sonora do livro. Lançado na base do “pela primeira vez, um livro ganha trilha sonora”, o disco trazia o solícito Chick Corea, mais Stanley Clarke e até Nicky Hopkins, pianista-lenda que tocou com The Who, Rolling Stones, Kinks e outros. Essa turma deixa cair em temas como Declaration of peace, Makind unites, Alien visitors attack e outros.

https://www.youtube.com/watch?v=BuVtjiP0-LU

E teve isso: em 1986, Edgar Winter lançou um disco chamado Mission Earth, com letras e músicas de Hubbard. O disco saiu quando o criador da religião já havia morrido. Daí o tecladista seguiu anotações e recomendações deixadas pelo próprio Hubbard – algumas delas, gravadas em fita demo. O som é na mesma base de soft anos 1980 com tendências a soar “progressivo”.

Agora, isso SIM é que é um lançamento curioso. Em 1974, Hubbard patrocinou o lançamento de um disco de jazz selvagem, The power of source, de uma banda de estúdio chamada The Apollo Stars. O grupo incluía músicos como Craig Ferreira (guitarra), Tamia Arbuckle (baixo, guitarra) e Charlie Rush (bateria). O blog Digital Meltdown disseca a história do disco e conta que ele foi gravado num estúdio em Portugal. Daí a presença de uma música chamada My dear Portugal (Meu querido Portugal), escrita por Ferreira – nascido na terrinha.

Uma curiosidade é a presença de um engenheiro de gravação chamado Dan Auerbach. Não é o pai do cara dos Black Keys (o pai do Dan dos BK se chama Charles).

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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