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Crítica

Ouvimos: Charlotte dos Santos – “Neve azul” (EP)

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Charlotte dos Santos, cantora norueguesa com raízes brasileiras, une jazz, soul, r&b e bossa em Neve azul, disco elegante e psicodélico que flutua entre João Donato, Marcos Valle e Erykah Badu.

RESENHA: Charlotte dos Santos, cantora norueguesa com raízes brasileiras, une jazz, soul, r&b e bossa em Neve azul, disco elegante e psicodélico que flutua entre João Donato, Marcos Valle e Erykah Badu.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: True Node Record
Lançamento: 17 de outubro de 2025

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Charlotte dos Santos é um cantora nortueguesa de ascendência brasileira, formada em composição e produção de música contemporânea pela Berklee College of Music, e cuja carreira vem se desenvolvendo no jazz – mas com uniões musicais que incluem soul, r&b, bossa nova e algum balanço brasileiro. Dá para escutar ecos de Milton Nascimento, Eumir Deodato, Joao Donato, Marcos Valle e Djavan nas cinco músicas de Neve azul.

  • Ouvimos: Helado Negro – The last sound on Earth (EP)

A faixa em que todas essas referências ficam mais claras é justamente a música-título – cuja letra não é em português, mas cuja melodia é cheia de balanço. E há também um quase jazz-baião no estilo de Donato e Valle em Within me. Mas de modo geral, Neve azul é um disco de jazz-soul progressivo, com clima psicodélico e sensação de voo musical em I’ve been thinking, lembranças de Marvin Gaye e Roberta Flack em Pot of gold, e easy listening jazzístico nota 10 em Pale moon.

Já os vocais, cheio de criatividade, têm algo dos já citados Marvin e Roberta, mas têm muito também de Erykah Badu e Joyce Moreno – em Neve azul, a faixa-título, ela soa bastante parecida com a autora de Clareana. Neve azul é um daqueles discos que parecem flutuar – elegante, inventivo e cheio de sutilezas.

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Crítica

Ouvimos: Djavan – “Improviso”

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Improviso é Djavan íntimo e jazzístico: menos exuberante, mais caseiro, cheio de ganchos poéticos e canções que grudam, provando que ele ainda surpreende.

RESENHA: Improviso é Djavan íntimo e jazzístico: menos exuberante, mais caseiro, cheio de ganchos poéticos e canções que grudam, provando que ele ainda surpreende.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Luanda / Sony Music Brasil
Lançamento: 11 de novembro de 2025

“Esse negócio de chamar minha música de esquisita me perseguiu por muito tempo”, contou Djavan à Folha de S. Paulo há alguns dias, quando começou a maratona de entrevistas para divulgar Improviso, seu novo álbum. Músicas lindas como Açaí e Se, por exemplo, já renderam mais memes, piadas e incompreensões do que mereciam.
Bom, vamos lá: Tom Zé e Arnaldo Antunes é que fazem música propositadamente esquisita. Djavan é um dos exemplos, ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso, do quanto a MPB acerta quando larga mão de todo e qualquer trauma relativo ao mundo pop.

Dá certo: a não ser que você tenha ficado longe do Brasil nos últimos dias, ou siga um universo blindado à MPB, provavelmente deparou pelo menos com uma entrevista, uma notinha, qualquer coisa a respeito de Improviso. Um disco que, durante quase todo o tempo, segue uma batuta jazzística, tem clima bedroom (foi gravado no próprio estúdio do cantor, e a vibe reflete o “caseiro” mais do que os álbuns mais recentes dele), num reflexo do tom artístico e à vontade da própria capa do álbum.

Improviso, vale dizer, não é tão exuberante quanto álbuns como D (2022), Vesúvio (2018) e Vidas pra contar (2015), os mais recentes – às vezes soa como uma obra sendo construída na frente do/da ouvinte, da qual você não vai se dar conta de cara. Mesmo assim, boa parte do disco gruda de imediato. Uma dessas músicas é justamente a música não-gravada por Michael Jackson no disco Bad (1987), Pra sempre, soul com cara jazz em que os metais parecem dançar, e que encerra com um scat de Djavan falando “Michael Jackson! Michael Jackson!”.

A faixa-título, o soul-jazz a la Stevie Wonder de Um brinde (a do verso “ir atrás do amor é um jazz”) e de O grande bem – esta, parecendo algo que passou pelas mãos de Quincy Jones – são as outras. Também está nesta lista O vento, balada tipicamente Djavan feita ao lado de Ronaldo Bastos, e gravada por Gal Costa no disco Lua de mel como o diabo gosta (1987). Um affair, a faixa de abertura, põe Djavan quase na categoria de um Cassiano que deu super certo mercadologicamente e musicalmente – soul cantado e tocado como jazz (ou seria o contrário), ótima melodia, vocais ágeis sem esforço.

Por falar em “canções que grudam”, Djavan, sempre um letrista bastante criativo, voltou cheio de ganchos no novo disco, com frases ótimas que colocam poesia em coisas que você poderia sentir – ou das quais poderia falar. Rola quando ele fala de um harém em que “o pecado não é de ninguém / tudo é de graça, nada se tem” em Um affair, ou quando une sonhos, guerras e desigualdades em Sonhar (“sonhar faz bem e não é da conta de ninguém / já é sonhar para quem quer viver sem praticar”), ou quando diz que “um coração fechado não da resultado, não atrai ninguém” em O grande bem.

Já a boa Falta ralar! fala sobre o relacionamento estranho e desigual de um casal de adolescentes, sob a perspectiva de uma menina de 15 anos. No geral, Improviso é um disco que, entre versos que grudam e histórias que cutucam, mostra que Djavan ainda sabe surpreender no detalhe.

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Crítica

Ouvimos: Piat Falio – “Trânsito” (EP)

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Piat Falio mistura indie, pós-punk e rock carioca com vibração bedroom; faixas cheias de energia e boas ideias mostram um projeto que pode ir longe.

RESENHA: Piat Falio mistura indie, pós-punk e rock carioca com vibração bedroom; faixas cheias de energia e boas ideias mostram um projeto que pode ir longe.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 23 de outubro de 2025

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Vindo de Mesquita, na Baixada Fluminense, o Piat Falio (ótimo nome!) é invenção do músico, cantor e compositor Elvis Gomes, que faz parte também da banda Ventilador de Teto. O som fica entre o indie rock de bandas como The Hives, a musicalidade de grupos mais populares como Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers e algo, às vezes, próximo do pós-punk, sempre com sotaque extremamente carioca – em alguns momentos, Elvis soa como Marcelo D2 cantando.

  • Ouvimos: Alan James – Solar/Sonhar

Esse clima surge em faixas como 26 km e Me diz – essa última, com um lance quase pós-disco. Só mais uma vez tem baixo à frente e um ritmo que evoca Strokes e Gang Of Four. Costas é um curioso rock-reggae deprê e lento. Se salvar é a melhor letra do EP, falando sobre uma mescla de planos de gente grande e a necessidade de salvar a própria alma, e do contraste entre planos mirabolantes e necessidade de descanso – a melodia tem algo de Red Hot, e se torna um rock abolerado ali pelo meio. Bemmal é quase pós-punk, com batidinha eletrônica, guitarra econômica e teclados.

O material foi gravado no quarto do músico em Mesquita, e mesmo com a vibração bedroom, tem peso e som. Com um trato nos vocais para aumentar a paleta de tons, e uma maior variação nos temas das letras, o Piat Falio vai longe.

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Crítica

Ouvimos: Is This Real? – “Let you in” (EP)

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Wipers ganha tributo da banda Is This Real? em EP que mescla regravação do grupo e três faixas autorais afiadas, entre punk melódico e riffs poderosos.

RESENHA: Wipers ganha tributo da banda Is This Real? em EP que mescla regravação do grupo e três faixas autorais afiadas, entre punk melódico e riffs poderosos.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Keep It Trippy Records
Lançamento: 14 de novembro de 2025

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Tida como a primeira banda punk do Noroeste do Pacífico norte-americano, Wipers surgiu em 1978, gravou vários discos, mas acabou ficando restrito a Portland, onde nasceu, e cercanias. Como Oregon, estado em que Portland fica, é vizinho do estado de Washington, cidades como Seattle e Aberdeen souberam da novidade rapidinho – e aí dá para ter uma bela ideia do legado que essa banda, que no início queria gravar todos os seus discos num estúdio caseiro de quatro canais, deixou por aí.

  • Fizeram uma versão de CINCO HORAS E MEIA de Brainwash, do Flipper

Os Wipers já não existem há bastante tempo – em 1999 saiu o último disco, Power in one. Greg Sage, líder do grupo, administra as memórias da banda, além de sua gravadora Zeno Records. No ano passado, o Is This Real?, quarteto formado por Matt Cameron (ex-baterista do Pearl Jam e do Soundgarden, mas aqui cantando e tocando guitarra), Will Andrews (bateria), Caspian Coberly (guitarra solo) e Shane Smith (baixo) decidiu fazer shows em tributo aos Wipers, relembrando músicas do grupo.

Is this real?, vale recordar, é o nome do primeiro álbum da banda (1980) e da faixa-título, pérola power pop-punk digna de uma mescla de Ramones e Elvis Costello. Ela não aparece no primeiro EP do Is This Real?, Let you in, em que a banda homenageia os Wipers com apenas uma regravação, a releitura quase pós-punk da sombria e guerreira Let me know.

As outras três faixas são músicas autorais, bastante reverenciais à primeira onda dos três acordes. Let you in é punk com melodia introspectiva e ataque explosivo. Taking the fall tem estrutura lembrando um misto de Motörhead e Sex Pistols. Fall apart é pós-punk com riff poderoso, vocal quase falado e bateria cercando a música. Uma diversão à parte para os músicos e para quem ouve.

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