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Cultura Pop

Aquela vez em que falei com Damo Suzuki

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Aquela vez em que falei com Damo Suzuki

Tem documentário sobre Damo Suzuki rolando no Reino Unido. Sei lá quando vai passar aqui (o In-Edit poderia quebrar esse galho), mas Energy – A documentary about Damo Suzuki fala detalhadamente da carreira do artista japonês que se integrou à banda alemã Can nos anos 1970. E que, após os anos 1980, embarcou numa carreira solo experimental e pra lá de maluca – com direito a shows absolutamente improvisados e músicas feitas na hora.

Dois desses shows rolaram aqui no Rio de Janeiro em maio de 2009, quando Damo se apresentou no Rio, Rock & Blues, que ficava na Lapa, e no Teatro Ipanema – o músico ainda participou de um debate no teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Bati um papo com o artista por e-mail para o Jornal do Brasil, onde eu trabalhava na época. Como o documentário está aí e vale sempre a pena lembrar do nome de Damo, achei a matéria e resolvi publicar novamente aqui no Pop Fantasma. Segue aí embaixo. O título da matéria publicada no jornal não foi dado por mim, e particularmente não gostei dele, mas mantive aí.

Em tempo: Damo está em plena atividade e lançou em 2022 Arkaoda, disco de três longas faixas, gravado ao lado do Spiritczualic Enhancement Center, um “grupo de trance-jazz espectral com uma metodologia psicodélico-punk”.

DAMO SUZUKI, EX-INTEGRANTE DO CAN, SE REVÊ NO ANONIMATO
Publicado no Jornal do Brasil em 15/05/2009

Um show de música improvisada no palco, que faz parte de uma turnê infinita, feita com o auxílio de músicos escolhidos nos lugares em que vai se apresentar (os “mensageiros musicais”, como ele diz). É o que dá para falar, seguramente, sobre as três aparições de Damo Suzuki (ex-Can) no Rio.

O músico traz sua eterna Damo Suzuki’s Network para o Rio Rock & Blues (dia 26), na Lapa, e para o Teatro Ipanema (dia 28). Para abrir os trabalhos, participa, no dia 25, da terceira edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea, debatendo sobre Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas, no Oi Casa Grande.

Bem antes da carreira solo, Suzuki teve uma passagem curta (três anos) pelo grupo progressivo alemão Can. Mesmo assim, muitos fãs especialmente os brasileiros ainda o conhecem como o ex-vocalista da banda, que tinha ainda músicos que se destacaram no cenário vanguardista, como Holger Czukay.

Com o grupo, Suzuki (que fora descoberto pelos colegas enquanto cantava nas ruas de Munique, na frente de um café) gravou os clássicos Tago mago (1971), Ege bamyasi (1972) e Future days (1973). Mas o ex-integrante sequer mantém contato com os ex-colegas. Nem sabe o que andam fazendo.

“Com quantos amigos de infância você ainda mantém contato?” indaga ao repórter. “Passei só três anos no Can, isso representou 5% da minha vida. Os outros 95% combinam mais com meu estilo”.

Mesmo disposto a definir sua obra, deixa claro que o trabalho musical vem mais para confundir do que para explicar.

“Não tenho nenhuma concepção de como as performances serão. Se você já sabe como é o resultado de uma partida de futebol, nem precisa ver o jogo afirma. Criamos tudo de acordo com o tempo e o espaço do momento. Minha música é um processo. É orgânica, natural e parte do compartilhamento de energias”, diz.

VOCAIS SEM LETRAS. Gêneros como rock, eletrônica, jazz e música tribal costumam aparecer em releases de Suzuki para explicar o que sua música abarca. Quem quiser ter uma ideia melhor, pode recorrer aos vídeos de seu trabalho que estão no YouTube. Mas, na hora H, tudo pode mudar.

“Não canto a mesma canção mais de cem vezes, até porque a música que faço não tem como ser repetida. E claro que sempre há situações e reações engraçadas da plateia com relação à música que tocamos”, diz ele, que canta durante os shows, mas sem letras. “Faço um tipo de scat. Quando você tem letras, não está livre. Não faz parte do meu mundo estar preparado antes de começar. A minha música é ela inteira uma mensagem, não preciso de letras”.

As ideias de Suzuki convêm bastante a um artista que diz não gostar de registros de estúdio. E que, atualmente, nem tem se animado muito com a possibilidade de lançar álbuns ao vivo. Seu último registro data de 2006 (Nota de atualização: é o disco Tutti i colori del silenzio, de Damo Suzuki´s Network, mas ainda tem um álbum de 2007, Please heat this eventually, de Suzuki e Omar Rodriguez-Lopez). Apesar de ter um DVD, I was born… I was dead, lançado há pouco por um selo russo, grande parte das suas performances é capturada em vídeos bootleg.

“Lançar discos não é meu mundo. Prefiro convidar as pessoas para ver meu show ao vivo. E música é comunicação, tem que ter audiência, sentencia Suzuki, recorrendo a mais uma metáfora futebolística para falar de música. “Se você assiste a um jogo de futebol na TV, não tem a experiência inteira. É forçado pelo cameraman e pelo diretor. Quando vai a um estádio, tem um ângulo mais pleno, pode ver os fãs de futebol e sentir a atmosfera. E é muito mais interessante ficar num lugar onde as coisas estão acontecendo, não é?”

O time de mensageiros musicais escalado para Suzuki nas investidas brasileiras inclui nomes como o baixista Odeid (ex-Lobão & Os Ronaldos), Bartolo (guitarra, toca na dupla eletro-vanguardista Duplexx), Barrão e Luiz Zerbini (ambos do grupo experimental Chelpa Ferro). Uma turma escolhida pela loja de discos Plano B, que traz o artista ao Brasil.

Detentora de um catálogo volumoso de vinis raros, o endereço da Lapa costuma apresentar shows de música experimental todas as sextas-feiras, com entrada franca. O cardápio inclui shows de músicos inovadores estrangeiros (como Lawrence English, Zbigniew Karkovfky e o guitarrista japonês Tetuzi Akyiama) e brasileiros (entre eles o trio vocal 3 Terrores, os músicos Marcos Campello e Paulo Dantas, o grupo under Zumbi do Mato e o próprio Chelpa).

“Foi o próprio Suzuki que entrou em contato conosco e quis vir. Conheço seu trabalho há muito tempo, desde a época em que tocava no Can”, diz Fernando Torres, dono da loja, que também tocará sons eletrônicos com o artista no Rio, Rock & Blues. “Escolhemos levá-lo para outros lugares, porque o show dele envolve mais estrutura e tem cachê. Não daria para trazê-lo para tocar no esquema comum que usamos nas sextas no Plano B”.

Não deixa, no entanto, de ser instigante imaginar como seria uma apresentação de Suzuki dentro da loja, cravada no começo de uma ladeira na Lapa, com palco mínimo e entra-e-sai de pessoas. Já que, para Suzuki, interessa mais a liberdade do que qualquer outro fator.

“Você se torna criativo quando não tem tanta informação. Da mesma forma que comida demais dá sono, muita informação não te deixa em situações criativas”, afirma.

Cultura Pop

Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

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Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.

Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.

E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.

Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.

De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.

Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.

O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.

O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.

Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.

Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.

Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025

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Cultura Pop

Urgente!: Nova do Hot Chip, “DVD” do Oasis em Cardiff, The Rapture de volta com turnê

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Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

RESUMO: Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

Texto: Ricardo Schott – Foto Hot Chip: Louise Mason/Divulgação

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Vai sair pela primeira vez uma coletânea do Hot Chip, Joy in repetition, prevista para 5 de setembro. Vale até a pergunta que muita gente já se fez: qual a importância de coletâneas nessa época de playlists e aplicativos de música com poucas infos? Bom, a importância de uma boa coletânea de hits é enorme, vale por uma setlist bem montada e pode contar uma história. E elas eram as playlist de duas décadas atrás.

No caso de Joy, ela traça o caminho do Hot Chip do tempo dos cachês baixos até a época em que jornais como The Guardian já estavam classificando Alexis Taylor, Joe Goddard, Owen Clarke, Al Doyle e Felix Martin como o maior grupo pop de seu tempo. E entre hits como Ready for the floor, I feel better e Look at where we are, ainda tem uma música nova de altíssimas proporções de grude: Devotion, já lançada em single, que é uma mescla de pop adulto, eletrônica psicodélica e futuro hit de pista, com clipe gravado no Japão.

Taylor rasga seda: Devotion é “uma celebração da devoção a este projeto coletivo”. E ele ainda faz um baita elogio ao colega Joe Goddard: “Penso no Joe como alguém parecido com o Brian Wilson, com uma dedicação enorme em descobrir como criar a música pop mais incrível possível”. Errado não está.

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Alguém com (felizmente, não estamos julgando) muito tempo livre pegou varias imagens diferentes do primeiro show do Oasis em Cardiff, feitas por fãs da banda, e compilou um (digamos) DVD do show.

O registro tá o mais fiel possivel, apesar das imagens à distância e do som nem sempre maravilhoso – vale como um belo bootleg das antigas. Tem ate o som da fitinha de Fuckin in the bushes na abertura, e a voz do apresentador do show. Detalhe: quem botou o video no ar tentou se livrar de problemas avisando que o video nao é monetizado. Pode ser que não ganhe strike do YouTube. “É de um fã apenas para fãs”, avisa.

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E ainda Oasis: vale ler o texto de Liv Brandão, fera do jornalismo musical brasileiro recente, sobre como a setlist do show do Oasis não foi apenas uma setlist. Foi uma aula de storytelling daquelas – como numa (olha aí) coletânea daquelas que vinham com textos contextualizando tudo.

“Muito se falou da escolha das canções, que privilegia os dois primeiros álbuns, como se só eles importassem (…). Mas tão especial quanto a seleção das 24 músicas que compõem o set, idêntico nos dois dias, é a ordem em que elas aparecem, montada para contar a história de quando o Oasis foi a maior banda do mundo – justamente na época desses discos – e tudo o que aconteceu desde então”. Leia o restante na newsletter dela

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Banda importante do dance punk dos anos 2000, The Rapture voltou, mas não há ainda nenhuma novidade a respeito de disco novo – nem de shows no Brasil, já avisamos. Na real, esse grupo novaiorquino já está de volta desde 2019, com o cantor Luke Jenner como único membro fixo, mas não havia retornado de fato. Fizeram alguns shows, mas pararam as atividades por conta da pandemia, e foi só. Dessa vez, o grupo tem uma turnê de verdade pela frente, que começa dia 16 de setembro no mitológico First Avenue, em Minneapolis, e passa por várias cidades dos EUA e Canadá até novembro.

“Anos atrás, quando me afastei da banda, eu precisava de tempo e espaço para reconstruir minha vida”, conta Jenner sobre a volta, sem comentar diretamente sobre as brigas intermináveis que a banda tinha lá por 2014. “Eu precisava consertar meu casamento, estar presente para meu filho e, por fim, trabalhar em mim mesmo. Esta turnê marca um novo capítulo para mim, moldado por tudo o que vivi e aprendi ao longo do caminho. Conquistei tudo o que esperava alcançar através da música e agora posso usá-la para ajudar qualquer pessoa que talvez precise, como eu precisei naquela época”.

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