Cinema, e música de cinema, de modo geral, eram obsessões de Alice Cooper nos anos 1970 – seja na fase da Alice Cooper Band, que durou vários grandes discos, seja no momento posterior de álbuns como Welcome to my nightmare (1975) e Lace and whiskey (1977).

Como band leader da chamada Alice Cooper Band – na qual contou com parceiros inigualáveis como Glen Buxton (guitarra) e Dennis Dunaway (baixo) – ele lançou músicas de apelo cinematográfico como Ballad of Dwight Fry (inspirada num ator de – quase – mesmo nome, como você leu aqui mesmo no POP FANTASMA), My stars, Halo of flies e Gutter Cat vs The Jets (inspirada nas brigas de rua do musical West side story).

Não seria a coisa mais ilógica do mundo imaginar Alice Cooper sendo o responsável pelo tema de um dos filmes da franquia James Bond. Pois isso aconteceu quando a Alice Cooper Band estava gravando seu último disco, Muscle of love (1973 e, por sinal, o disco que trouxe AC ao Brasil).

The man with the golden gun foi gravado pela banda aparentemente a pedido dos produtores Albert R. Broccoli e Harry Saltzman, e iria para a abertura do nono filme da franquia, 007 contra o homem com a pistola de ouro, que marcaria a entrada de Roger Moore no papel, e iria para as telonas só um ano após Paul McCartney emplacar o tema Live and let die.

Alice e seus companheiros eram uma formação que estava se desfazendo e, vale dizer, a turma já tinha trabalho demais – naquele mesmo ano de 1974, Alice até estava fazendo sua estreia no cinema, sem impacto algum (sobre isso, você também leu no POP FANTASMA). Só isso pode explicar o fato de Alice ter demorado tanto para apresentar The man with the golden gun para os produtores do filme, a ponto de eles já terem se decidido por usar a cantora Lulu na abertura, cantando uma música escrita por Don Black e John Barry – e eles já tinham tentado Elton John e Cat Stevens para a mesma tarefa, sem sucesso.

“Chegou tarde demais”, chegou a dizer Alice Cooper. “Quando os produtores ouviram, eles já haviam assinado com Lulu. Eu disse: ‘Você vai levar Lulu para isso?’ Porque era perfeito para o filme: tinha helicópteros, metralhadoras, e as Pointer Sisters, Ronnie Spector e Liza Minnelli fazendo os vocais de fundo! Pesquisamos os discos de John Barry para tentar inventar a música perfeita de James Bond”.

Anos depois, Cooper deu uma diminuída no entusiasmo e chegou a falar que “era provavelmente o pior tema já composto para a série”. Como consolação, o cantor pôs a música em The muscle of love e realizou em parte seu sonho.

Você escuta as duas músicas abaixo e compara por si próprio – nós preferimos a de Alice Cooper, que segue bastante o esquema grandiloquente das trilhas da franquia, abre com um riff excelente e ainda repete o nome do filme diversas vezes. O tema composto por Alice foi uma das últimas canções compostas pela banda inteira, mas não contou com todo o grupo na execução – Glen Buxton não tocou e Dick Wagner, guitarrista de Lou Reed, o substituiu.

Via Ultimate Classic Rock