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Cinema

“There’s always vanilla”: a comédia romântica (!) de George A. Romero

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"There's always vanilla": a comédia romântica (!) de George A. Romero

Impossível de acreditar, mas George A. Romero (1940-2017), o famoso diretor de filmes de zumbis, já dirigiu uma comédia romântica – e pouco depois de dirigir o independente A noite dos mortos-vivos (1968). There’s always vanilla (conhecido também como The affair) foi feito em 1971 e até que não permanece uma obra obscura, não. Recentemente, quando reeditaram os filmes de Romero numa caixa em DVD, ele não foi nem deixado de lado. Mas quem conhece apenas parcialmente a obra do diretor, se bobear, nunca nem ouviu falar dele.

"There's always vanilla": a comédia romântica (!) de George A. Romero

O filme foi realizado com o orçamento de US$ 70 mil, e conta uma história meio típica do universo das comédias românticas: a do casal formado por um malandrão e por uma garota “normal”, que demora a se acertar, passa por vários atropelos e… bom, procure o filme por aí para ver se eles ficam juntos. O boa-vida, no caso, é Chris Bradley (Ray Laine), um ex-soldado do Exército dos EUA que não quer trabalhar com o pai nos negócios da família, vive de bicos e leva uma vida boêmia, mais próxima do dia a dia hippie (mas sem o visual dos bicho-grilos setentistas).

A vida vai seguindo de bico em bico, ate que, numa estação de trem, Chris leva uma pancada na cabeça e cai no chão. O ferimento é causado pela pressa da doce Lynn (Judith Ridley, que se chamava Judith Streiner na época, e interpretara a Judy de A noite dos mortos-vivos). A menina é uma modelo e atriz “certinha” que passa correndo e acaba dando com a catraca da estação na cabeça do distraído Chris, a quem socorre.

Começa a confusão, com direito a cenas em que o protagonista fala com a “quarta parede” (numa linha meio 500 dias com ela, mas sem os duplos twist carpados roteirísticos do filme de Mark Webb). Lynn ajuda Chris a dar um cavalo de pau na vida e arrumar um trabalho, mas logo descobre que está grávida de um ex-namorado. Fica entre abortar a criança (sem sucesso) e dar um rumo à própria vida, já que não acredita muito que Chris vá ser um bom pai. Acaba abandonando o amado e fica com um antigo namorado que lhe propõe casamento.

Meloso demais para o diretor de Caça às bruxas, claro – mas boa parte do filme, que já esteve inteirinho no YouTube, mostra o quanto Romero havia crescido como diretor de comerciais antes de encarar os filmes de terror. O filme se tornou um filho feio de Romero, que não chegou a manter a produção na moita, mas também não demonstrava tão boa vontade assim com o filme. Em entrevistas, já chamou There’s always vanilla de “uma bagunça do cacete” e “meu pior filme”. Em dias de melhor humor, disse que não houve nem muito cuidado com a distribuição. “Foi lançado por um distribuidor pequeno”, afirmou abaixo.

No vídeo abaixo, ele dá uma solene amarrada na cara quando tem que falar do filme, dizendo que ele foi visto por poucas pessoas. “Não sei o que meus fãs de hoje em dia tirariam desses filmes, não vejo nada do meu estilo ali”, conta. “Nunca nem falei muito dele porque nem é um filme ‘meu’, foi escrito por um amigo. Teve um monte de problemas, todos nós tínhamos visões diferentes sobre como ele deveria seguir. Não foi divertido trabalhar assim mas adorei trabalhar com o cast e foi uma experiência de muito aprendizado”, contou.

Olha o trailer aí.

Aqui tem cenas do filme

Ah sim: o nome do filme (“sempre haverá baunilha”) vem de um papo meio sequelado entre Chris e seu pai sobre sorveterias, em que o roteiro tenta emplacar um bordão na base do “amar é jamais ter que pedir perdão” (do dramalhão Love story, de 1970). Laine, o protagonista, fez papéis pequenos em filmes até 2000, quando morreu. Judith Ridley deu entrevista para um canal de cultura nerd do YouTube recentemente e confessou que tem medo dos Muppets (!).

Cinema

Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”
  • Harlequin é um disco de “pop vintage”, voltado para peças musicais antigas ligadas ao jazz, lançado por Lady Gaga. É um disco que serve como complemento ao filme Coringa: Loucura a dois, no qual ela interpreta a personagem Harley Quinn.
  • Para a cantora, fazer o disco foi um sinal de que ela não havia terminado seu relacionamento com a personagem. “Quando terminamos o filme, eu não tinha terminado com ela. Porque eu não terminei com ela, eu fiz Harlequin”, disse. Por acaso, é o primeiro disco ligado ao jazz feito por ela sem a presença do cantor Tony Bennett (1926-2023), mas ela afirmou que o sentiu próximo durante toda a gravação.

Lady Gaga é o nome recente da música pop que conseguiu mais pontos na prova para “artista completo” (aquela coisa do dança, canta, compõe, sapateia, atua etc). E ainda fez isso mostrando para todo mundo que realmente sabe cantar, já que sua concepção de jazz, voltada para a magia das big bands, rendeu discos com Tony Bennett, vários shows, uma temporada em Las Vegas. Nos últimos tempos, ainda que Chromatica, seu último disco pop (2020) tenha rendido hits, quem não é 100% seguidor de Gaga tem tido até mais encontros com esse lado “adulto” da cantora.

A Gaga de Harlequin é a Stefani Joanne Germanotta (nome verdadeiro dela, você deve saber) que estudou piano e atuação na adolescência. E a cantora preparada para agradar ouvintes de jazz interessados em grandes canções, e que dispensam misturas com outros estilos. Uma turminha bem específica e, vá lá, potencialmente mais velha que a turma que é fã de hits como Poker face, ou das saladas rítmicas e sonoras que o jazz tem se tornado nos últimos anos.

O disco funciona como um complemento a ao filme Coringa: Loucura a dois da mesma forma que I’m breathless, álbum de Madonna de 1990, complementava o filme Dick Tracy. Mas é incrível que com sua aventura jazzística, Gaga soe com mais cara de “tá vendo? Mais um território conquistado!” do que acontecia no caso de Madonna.

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O repertório de Harlequin, mesmo extremamente bem cantado, soa mais como um souvenir do filme do que como um álbum original de Gaga, já que boa parte do repertório é de covers, e não necessariamente de músicas pouco conhecidas: Smile, Happy, World on a string, (They long to be) Close to you e If my friends could see me now já foram mais do que regravadas ao longo de vários anos e estão lá.

De inéditas, tem Folie à deux e Happy mistake, que inacreditavelmente soam como covers diante do restante. Vale dizer que Gaga e seu arranjador Michael Polansky deram uma de Carlos Imperial e ganharam créditos de co-autores pelo retrabalho em quatro das treze faixas – até mesmo no tradicional When the saints go marching in.

Michael Cragg, no periódico The Guardian, foi bem mais maldoso com o álbum do que ele merece, dizendo que “há um cheiro forte de banda de big band do The X Factor que é difícil mudar”. Mas é por aí. Tá longe de ser um disco ruim, mas ao mesmo tempo é mais uma brincadeirinha feita por uma cantora profissional do que um caminho a ser seguido.

Nota: 7
Gravadora: Interscope.

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Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio

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Rock Horror Film Festival: cinema de terror em setembro no Rio

O Rock Horror Film Festival, festival carioca de filmes de terror, está de volta na praça – e vai rolar de 19 de setembro a 02 de outubro no Cinesystem de Botafogo (Zona Sul do Rio). Dessa vez, o evento vai trazer uma seleção de mais de 50 filmes de 17 países em seis categorias: Longas Sinistros, Médias Bizarros, Docs Estranhos, Curtas Macabros, Brasil Assombrado e Pílulas de Medo.

O objetivo do festival é unir terror, cultura pop e rock, e juntar os públicos das três coisas. Entre os filmes selecionados, há produções como The history of the metal and the horror, documentário de Mike Schiff repleto de nomões do som pesado (EUA), Tales of babylon, de Pelayo de Lario (Reino Unido), The Quantum Devil, de Larry Wade Carrell (EUA). Há também Death link, dirigido por David Lipper (EUA), com um time de astros e estrelas que inclui Jessica Belkin (Pretty little liars), Riker Lynch (Glee), David Lipper (Full House) e outros.

O evento também vai ter mesas redondas com  diretores, atores e outros profissionais da indústria para o público do festival, comandadas pela criadora do Rock Horror Film Festival, Chrys Rochat (Sin Fronteras Filmes), e que vão rolar no hall do Cinesystem. Entre os convidados já estão confirmados diretores da Polônia, EUA, Canadá e Brasil. Happy hours cinéfilas, shows de rock e oficinas estão no programa também, além da exibição de um filme inédito no Brasil na abertura.

Lista completa dos filmes que participarão da edição no site do festival: www.rockhorrorfilmfestival.com

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Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid

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Parayba Rock Fest: filme que será exibido no evento relembra história de fotógrafo morto por covid

Marcado para este domingo (28) na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Lona Cultural de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro), o Parayba Rock Fest, do qual você ficou sabendo aqui, vai ter shows, DJs, exposições e várias outras atrações. E Michael Meneses, criador do selo Parayba Records e realizador da festa (que também comemora seus 50 anos de idade), vai exibir seu primeiro filme, Ver + – Uma luz chamada Marcus Vini. Michael, que é fotógrafo e professor de fotografia, iniciou o filme como trabalho de conclusão de curso de sua faculdade de Cinema.

“O que eu vou exibir no evento são os 50 minutos que já estão prontos do filme e que apareceram na apresentação do meu TCC. Ainda estou inclusive fazendo pesquisas para ele”, conta Michael, que com o filme, homenageia Marcus Vini, seu melhor amigo (“o irmão homem que eu não tive”, conta), morto por covid. Marcus era fotógrafo e, como Michael, foi professor universitário e cobriu festivais de música como o Rock In Rio.

“Marcus contraiu covid naquela época mais braba da doença, e morreu no dia em que ele deveria estar tomando a primeira dose”, lembra Michael. “Ele foi fotojornalista e curiosamente fazia aniversário no dia 19 de agosto, que é o Dia Mundial da Fotografia. E só soube disso depois que virou fotógrafo. Ele inclusive fez uma foto super importante numa enchente, que foi publicada no jornal Le Monde. A ideia do filme é focalizar o lado humanitário dele, um cara que estava sempre pensando em fazer doação de alimentos, coordenou um curso de fotografia em Madureira (Zona Norte do Rio)“. Antes do evento de Michael, o filme foi exibido também em lugares como a livraria carioca Belle Epoque.

O Pop Fantasma é um dos apoiadores do evento, ao lado de uma turma enorme. Para saber mais e comprar seu ingresso, confira o serviço abaixo.

SERVIÇO:
SHOWS COM AS BANDAS:

Netinhos de Dna Lazara, Benkens, NoSunnyDayz, New Day Rising (NDR) e Welcome To Tenda Spírita.
ALÉM DOS SHOWS:
Exibição do Documentário:
 VER+ – Uma Luz Chamada Marcus Vini – Direção: Michael Meneses
DJs: Explica e Chorão 3
Expo de fotos dos fotógrafos da Rock Press
Feira Cultural com: Disco de vinil, CDs, DVDs, roupas, livros, fanzines, artesanato, acessórios de moda rock, cultura geek e muito mais
Gastronomia Vegana: Vegazô – A Feira Vegana da Zona Oeste/RJ
DATA: 28 de julho 2024, às 14h.
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça 1 de Maio S/N – Bangu/RJ
INGRESSOS: antecipados aqui, na bilheteria da Areninha e na loja Requiem (Camelódromo de Campo Grande).

Foto: reprodução Instagram

 

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