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Angélica Duarte estreia com “Hoje tem”

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Angélica Duarte passou por vários caminhos pessoais e musicais antes de lançar seu disco de estreia, Hoje tem, que saiu há pouco. O álbum traz desde suas experiências como paulistana que vive no Rio há seis anos, mas também inclui percepções sobre o mundo feminino (Coisa bicho, Pakera fraka, Hoje tem). E sobre sensações que surgiram não apenas após a pandemia, como também após a morte de Marielle Franco, em 2018. Como em Música infantil para adultos, uma das melhores do disco, com participação de Letrux.

“Fiz essa música pensando na morte dela, na sensação de vazio e medo de morar no Rio. Mas hoje em dia essa música ganhou outro significado por causa da pandemia”, conta Angélica, que fez a canção um dia depois do assassinato. “Peguei o violão e estava com esse clima na minha cabeça, estava rolando manifestação na Candelária. Não fui à manifestação, estava frio, eu estava chateada e sozinha. Saíram letra e música juntas e a canção saiu com cara de música de criança. É como se a música tivesse uma melodia infantil, mas tivesse um tema para adultos. Ficou um tema de embalar, uma coisa que tem na música do Luiz Tatit, do André Abujamra”, diz ela, localizando mais ainda o tema no presente. “Quando a gente é criança, não está preocupado se Bolsonaro está estragando o Brasil ou não. Quando a gente é adulto, isso tudo vai minguando a gente, assim como o aumento das contas, etc”, diz.

O repertório do disco, aliás, foi quase todo feito por Angélica. A exceção foi Mais discreto, feita com Gabi Buarque, e que ganhou a participação de Juliana Linhares. “Já a conhecia do Iara Ira, do Pietá, e ela tinha acabado de lançar o primeiro disco, Nordeste ficção. Sempre fui fã dela desde a primeira vez em que a vi fazendo uma participação num show. Ela acabou fazendo o clipe, foi muito generosa”, conta. A outra participação do disco, Letrux, apareceu para adicionar um pouco mais de sarcasmo e ironia a já citada Música infantil para adultos. “Ela apareceu como uma chapeuzona vermelho no disco, já que tinha o trecho da música do Chapeuzinho Vermelho na música”, brinca Angélica.

O som do disco está num local entre MPB dos anos 1970 e 1980, rock e até jazz (que ela cantou em clubes em São Paulo). Mas entram outras coisas na receita. Angélica foi uma adolescente indie que amava Cat Power e Radiohead. “Isso pode ser percebido no disco”, conta, lembrando que músicas como Romance têm até link com Los Hermanos. Rita Lee e Roberto de Carvalho são citados como influências no lado mais pop do disco, e até num lado mais comportamental das letras.

“Nessa voracidade de falar que eu sou mulher, tenho sexualidade, tenho autonomia sobre meu corpo. Achei muito importante abrir o disco com esse discurso”, conta ela, referindo-se a Coisa bicho. “O disco tem Pakera fraka mas ela é uma paquera forte”, brinca. “De mostrar um lugar de autonomia da mulher, ‘tô te esperando, a gente tá falando a mesma língua’. Um acordo, não uma situação de submissão”.

Já a tensa Hoje tem, a faixa-título, fala em “a gente satisfaz o desejo do peão”. “Ela representa um ser mulher no Brasil. Isso acontece comigo, saio na rua e sou perseguida pelo tarado do Aterro do Flamengo. São coisas que é preciso você ser mulher para passar, não é uma questão de classe”, diz. “Muitas mulheres vivem essa realidade, é uma música ampla de sentido, de ter muitas interpretações. Precisava falar desses assuntos porque são urgentes” (o disco tem um faixa a faixa no YouTube, explicando as músicas).

Quando veio morar no Rio, Angélica estava querendo entrar em contato com a música brasileira e pesquisar mais o samba. Não chegou a se tornar uma sambista, mas conheceu muita coisa nova. “Eu queria vir morar aqui, falava: ‘Tenho que morar nessa cidade’. Em São Paulo eu conhecia o pessoal que tocava sambas do Rio na Vila Madalena. No Rio tive contato com o samba feito nas periferias, na Zona Sul, nas rodas de choro”, conta ela, recordando que o lado democrático das rodas de samba, na rua, influenciou bastante o clima de Hoje tem. Mas antes disso, ainda em São Paulo, veio a música de câmara, que ela estudou a partir da adolescência.

“Eu comecei a estudar canto aos 17 anos, queria estudar para cantar melhor minhas músicas. Tinha potencial mas não tinha técnica. Minha professora ficava incentivando que eu me tornasse cantora de música lírica. É uma carreira que precisa de muito empenho e eu não tinha essa vontade”, recorda ela, que já estudava guitarra e violão desde os 14 anos, mas só voltou a compor quando encerrou o relacionamento com a música de concerto. A volta à composição, por acaso, teve a ver com a vinda para o Rio. “Voltei a compor andando pela Rua do Catete, até falei: ‘Gente, tô compondo uma música depois de tantos anos…'”, brinca.

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Lançamentos

Radar: Zuriak, Welcome To The Outside, Disco Partisan, 61 OHMs e mais sons do Groover

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Na foto, o Zuriak

O Pop Fantasma tá na Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. Fizemos hoje uma relação do que tem chegado de legal até a gente por lá – começando com o punk introspectivo do Zuriak,

O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Zuriak): Divulgação

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ZURIAK, “CREE EN TÍ”. Punk introspectivo da Espanha, com clima sombrio, às vezes meio próximo do metal e do hardcore, mas bastante herdado do lado mais sensível das bandas de três acordes. Tanto que Cree em tí, um dos singles do grupo, parece uma versão mais deprê do som dos Buzzcocks. Lançaram em julho o primeiro álbum, La era artificial.

WELCOME TO THE OUTSIDE, “ONLY (DANCE OF THE LONELY ONES)”. Projeto de música eletrônica dark de Los Angeles, capitaneado pelo músico Gadi Murciano, o Welcome To The Outside contou com os vocais de Norelle neste single, uma música que fala sobre caos e solidão no dia a dia. Mesmo sendo um projeto eletrônico, a faixa tem uma guitarra meio blues que dá um ar progressivo à música.

DISCO PARTISAN, “FUEL”. O Disco Partisan é um projeto de punk-reggae-ska vindo dos Estados Unidos, e que parece ter muita, mas muita influência do Clash, além de referências de uma gama de grupos que vai de Smash Mouth a Specials. Conforme Fuel, novo single do grupo, vai crescendo, ganha peso e vai parecendo ficar mais próxima do punk que do ska. O refrão é ótimo.

61 OHMS, “THE SONG REMAINS THE SAME”. O 61 Ohms é um quinteto de Orange County que diz ter referências de Coldplay e U2, e… ei, espere, volte aqui! Pode acreditar que essa banda tem memória para lembrar do U2 quando ele ocupava lugar no espaço, e do Coldplay quando era ainda uma banda inovadora e criadora de excelentes melodias. Em todo caso, vão com força na identificação do grupo: The song remains the same, novo single, fala sobre resistência, ciclos da vida. Momentos decisivos.

MOSQUITO CONTROL MUSIC, “IN THIS PARADOX”. Combinando referências de darkwave, de grupos como The Prodigy e The Chemical Brothers , e uma sonoridade eletrônica e suja que vem lá dos anos 1980, esse projeto musical norte-americano retorna com seu novo single. Para divulgá-lo, fizeram um demo-clipe com cenas do filme O dia em que a Terra parou – o originalzão, de 1951, dirigido por Robert Wise. Detalhe: o Mosquito usa a icônica bateria eletrônica TR-808 em suas músicas.

DUPLEXITY, “LOVE IN REVERSE”. Vinda dos Estados Unidos, essa dupla de irmãos segue numa linha de som pesado e pop, mas dessa vez tem um lance meio trevoso surgindo lá de longe. A voz de Savannah Jude (a “irmã” da dupla) toma conta de toda a faixa, e o clima é de balada feita para acompanhar momentos mais tristes da vida: dores de cotovelo, relacionamentos que chegam no fim, a descoberta de que aquela pessoa que você amava não era tão amável assim, etc.

DREAM BODIES, “RUN”. “Essa música é Cocteau Twins encontra The Doors”, define Steven Fleet, o criador do Dream Bodies. Faz sentido, mas não é só isso: as guitarras esparsas e os teclados têm uma baita cara de Joy Division – e o vocal grave de Steven lembra tanto Jim Morrison quanto Ian Curtis, simultaneamente. “É uma jornada eletrizante e onírica rumo ao desconhecido. Correr para ou de alguma coisa”, completa ele.

HALLUCINOPHONICS, “HAZE OF TIME” / “C’EST LA VIE”. Essa banda britânica se diz inspirada por Pink Floyd e Tame Impala e tem como missão operar “na intersecção entre consciência e som, criando paisagens sonoras psicodélicas imersivas que desafiam os limites entre realidade e devaneio”. Um som que fica entre o pós-punk e o progressivo, e que revela canções como a sombria Haze of time e a viajante C’est la vie, singles mais recentes.

DEAD AIR NETWORK, “THE FIFTH OF OCTOBER”. Banda punk de Nova Jersey montada por dois músicos experientes da região, o Dead Air Network só quer saber de som pesado, briga e enfrentamento, oferecendo seu novo single The fifth of october como resposta ao “lixo higienizado” do Spotify. O som lembra uma mescla de Motörhead, Killing Joke e GBH, com riffs pesados, clima pesado e vocais que narram o caos urbano.

ROSETTA WEST, “TOWN OF TOMORROW”. Rios de tristeza e outras coisas meio duvidosas estão no seu caminho em Town of tomorrow, a música futurista dessa misteriosíssima banda dos Estados Unidos, que já tem vários anos de carreira, fora de qualquer esquema comum. O Rosetta West faz blues-rock predominantemente acústico, em clima quase punk. Essa é do álbum novo, God of the dead.

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Lançamentos

Radar: Lara Klaus, Inseton, Monobloco, Marisa Monte, Iorigun

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Na foto, Lara Klaus

Sai da frente que o Radar nacional chega atrasado, mas chega cheio de lançamentos: Iorigun, Lara Klaus, Marisa Monte, Inseton, Monobloco… Tudo que não foi lançado hoje foi lançado bem perto de hoje. Ouça tudo no último volume para mostrar que você está ligado/ligada em sons novos – pode acreditar, isso dá sorte.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Lara Klaus): Rodrigo Sotero/Divulgação

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LARA KLAUS, “DE SE IMAGINAR”. Pernambucana radicada no Canadá, Lara – que também é uma das fundadoras da banda Ladama – já havia lançado o single Qual sabor a paixão tem?, feito em parceria com o conterrâneo Jr Black, morto em 2022. Uma parceria com jeito de homenagem, enfim – que se repete agora com o forró-folk De se imaginar, também fruto do trabalho em dupla de Lara e Jr.

“A canção nasceu com a cadência do xote, ritmo do universo do forró, mas recebeu um novo arranjo a partir dos bandolins e da guitarra baiana de Rafael Marques”, conta ela, que gravou o clipe em Montreal, ao lado da diretora Tarsila Schott. “Ele combina imagens que gravei em 8mm, são paisagens, natureza, momentos íntimos e de introspecção, com cenas do presente. É um fio poético que conecta o vivido ao agora, lembrando que são as memórias que nos fazem vivos e nos sustentam na invenção e criação do que queremos ser”.

INSETON, “FILTRO”. Oscilando entre punk, metal e sons eletrônicos, essa banda capixaba fez de sua nova música, Filtro, um protesto contra a busca por padrões inalcançáveis. O clipe da música, dirigido por Rayan Casagrande – com roteiro dele e Jeff Chicão, vocalista e guitarrista da Inseton – une live action e animação, e traz uma boneca sendo produzida a partir de partes de outros bonecos. Traz também o dia a dia de um boneco que é moldado por um “Criador de Filtros”, uma metáfora para as pressões sociais e a indústria da estética. Letra direta, som pesado, imagens que falam bastante do nosso dia a dia e das pressões que todo mundo sofre.

MONOBLOCO, “LUCRO/DESCOMPRIMINDO” (AO VIVO). O bloco liderado pelo sambista carioca Pedro Luís tem uma parceria de duas décadas com a Fundição Progresso – que envolve vários shows e noitadas na casa. Agora essa parceria virou lançamento musical, já que o Monobloco lança um single pelo selo Fundisom, criado pela Altafonte ao lado da Fundição em 2022.

Lucro/Descomprimindo, música do repertório do Baiana System (lançada no disco Duas cidades, de 2016), foi composta por Russo Passapusso e Mintcho Garrammone, e foi a escolha da banda para integrar o projeto Ao vivo na Fundição – sim, a versão foi gravada pelo Monobloco num show dado no local. Já a letra de Lucro fala de um pesadelo bem real, em que a especulação imobiliária avança e as coisas só interessam se gerarem dinheiro. Uma letra de protesto que Pedro canta ao lado de dois outros integrantes do bloco, Mariá Pinkusfeld e Igor Carvalho, em meio à massa de percussão.

MARISA MONTE, “SUA ONDA”. Fã da ideia de lançar singles de surpresa – seja para marcar o início de turnês, complementar registros ao vivo ou apenas compartilhar um novo momento com o público – Marisa Monte apresenta Sua onda, já disponível com lyric video. A faixa, uma toada serena e meditativa, é parceria com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, e tem produção do argentino Gustavo Santaolalla – o mesmo que tocou os violões no sucesso Ainda bem. Sua onda também é a novidade que Marisa vai incluir na turnê Phonica, prestes a estrear.

“Gustavo sugeriu a Budapest Scoring Orchestra, tocou quase todos os instrumentos e fez o arranjo. Fizemos uma gravação remota, ele em Los Angeles, eu no Rio e a orquestra em um estúdio na Hungria, numa experiência que a tecnologia nos proporcionou de conexão, compartilhamento e sintonia”, conta Marisa.

IORIGUN, “PUDESSE”. O som ágil dessa banda baiana volta em forma no novo single, Pudesse – uma das músicas que anunciam o primeiro álbum do Iorigun, planejado para o primeiro semestre de 2026, e que vai ter em seu repertório faixas gravadas de 2024 e 2025, no home studio da banda. A nova música traz uma cara mais ligada ao pós-punk, entre riffs e toques marcantes na guitarra – um tipo de sonoridade que já surgiu em parte no single anterior, Não vai valer a pena.

O clipe da faixa, dirigido por Samara Reis , faz referência simultaneamente às filmagens nas antigas câmeras analógicas, e também às gravações verticais dos stories. Foi feito durante a participação do Iorigun no Circuito Nova Música, projeto que leva bandas novas para tocar por todo o Brasil – Crystal, vocalista do Vera Fischer Era Clubber, banda que também participava do circuito, aparece de relance em algumas cenas. Já a letra fala sobre “as nuances de se relacionar com o outro. É uma música sobre amores efêmeros, projeção e desejo. Mas a sonoridade é como uma cama que você deita confortável pra pensar sobre tudo”, conta o vocalista e guitarrista Iuri Moldes.

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Lançamentos

Radar: Preoccupations, Talk To Her, Adi Oasis, Sorry, Gorillaz

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Na foto, a banda Preoccupations

Estamos quase sextando, e nessa semana, saiu mais Radar nacional que Radar internacional – semana que vem inverte tudo e os sons de lá de fora surge com mais força por aqui. Daí que a catação de músicas novas precisa ser bem mais exigente e (vá lá) chata para poder entrar coisas realmente legais, e deixar a seção atualizada. Hoje deu trabalho mas chegamos nessas aqui – abrindo com o sensacional single novo do Preoccupations. Ouça em alto volume.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Preoccupations): Loicia Samson / Divulgação

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PREOCCUPATIONS, “MUR” / “PONR”. Novidades da parte dessa banda canadense. Em maio saiu Ill at ease, álbum mais recente do Preoccupations (resenhamos aqui), e agora sai um single duplo com dois outtakes do disco. Se Ill at ease parecia um mergulho do grupo numa onda bowiemaníaca, há referências do David Bowie dos anos 1990 espalhadas nas duas faixas – só que tudo imerso em peso e psicodelia robótica. MUR é a mais tecnológica das duas faixas, enquanto PONR é a mais eminentemente pós-punk.

“Com MUR, eu estava tentando traduzir a sensação de opressão, agressividade, impotência e falta de vontade de falar sobre coisas que te assustam, em forma de som”, diz o líder da banda, Matt Flegel. “Ela cresce e chega ao ponto de um quase êxtase, e então explode em um discurso de fúria, um desabafo de todas as coisas que te exasperavam”.

TALK TO HER, “DYVE”. O encontro entre o verbo “to dive” (mergulhar) e a palavra “dying” (morrendo) forma o nome da música nova dessa banda pós-punk italiana, que se prepara para lançar o disco Pleasure loss design em 30 de outubro. Em meio a imagens da banda tocando, o clipe mostra uma mulher flutuando no azul do mar – a ponto de parecer que está voando. Já a letra é um tratado sobre problemas existenciais, perdas, incertezas e momentos em que você se perde de si próprio/própria. E a melodia é uma bela combinação de batidas quase robóticas com riffs gélidos de guitarra.

ADI OASIS, “SILVER LINING”. Quando você der de cara com o lyric video da nova faixa da cantora, compositora e multi-instrumentista – uma pérola novíssima do soul, com vocais e andamento que remetem aos anos 1970 – vai ver logo que Adi aparece na telinha meditando em posição de lótus, vestindo apenas um roupão. Pois é: Silver lining, uma música sobre cair dentro, abraçar o caos e partir para a labuta com o que se tem na mão, foi inspirada pela ocasião em que, no meio de uma turnê, sua bagagem foi extraviada, e ela precisou subir ao palco usando justamente… O roupão do hotel em que estava hospedada. “Transformei limões em limonada – foi um dos melhores shows da minha vida”, conta ela.

Silver lining é pra dançar pensando na vida e nas lutas do dia a dia – e é mais uma canção de Adi, musicista cujo currículo inclui trabalhos tanto com Lenny Kravitz quanto com Luedji Luna, e que já fez duas turnês pelo Brasil.

SORRY, “TODAY MIGHT BE THE HIT”. No dia 7 de novembro sai o próximo álbum da banda indie britânica Sorry, Cosplay. Aos poucos, ele vai sendo revelado para o público – inicialmente saíram os singles Waxwing, Jetplane, Jive e Echoes. Today might be the hit sai agora como single e é – diz o grupo – a faixa mais direta do disco. Direta é apelido: a música é um rock com cara punk, guitarras distorcidas, linhas fáceis de cantarolar e… apenas dois minutinhos de duração.

Sobre o disco, a banda andou falando uma coisa que dá uma (digamos) ideia do que vem por aí: “Morremos quando começamos a compor este álbum”. Tá até no Bandcamp da banda, onde é possível ouvir os cinco singles já lançados. Eita…

GORILLAZ feat TRUENO e PROOF, “THE MANIFESTO”. O próximo disco da banda-de-cartoon liderada por Damon Albarn, The mountain, só sai em 20 de março de 2026. Quem assistiu ao último show da temporada da banda na House Of Kong em Londres, no mês passado, conseguiu ouvir todo o disco de uma vez só – era um show especial, que não teria bis (celulares foram até confiscados) e que contou com vários convidados que estão no álbum. De qualquer jeito, passo a passo o disco vai saindo: The manifesto, novo single, de sete minutinhos, já está entre nós e tem um feat do rapper argentino Trueno. Provavelmente você vai ouvir ate decorar e sair dançando.

Trueno não é o único convidado da faixa: Proof, rapper de Detroit, integrante do D12, morto em 2006, tem uma voz sua incluída na faixa, e se torna um participante post-mortem – como Proof participou até de um single de 2001 do Gorillaz, 911, fica como homenagem. Tanto o som quanto a letra de The manifesto são meditativos e místicos – a letra fala sobre finitude e sobre um react terreno na hora de partir. “Eu não sei o que o amanhã me reserva / quando atender à luz que me chama / baby, meu futuro me chama / caminho em direção à luz / não tenho nada a perder”, rima Trueno.

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