O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) discos que sopram velinhas em 14 de março.

Muito clássico: o primeiro disco do Free, “Tons of sobs”, saiu em 14 de março de 1969.

E pulando para mais de uma década depois, o primeiro do Def Leppard, “On through the night”, saiu em 14 de março de 1980.

Outra estreia de 14 de março, só que de 1983: o primeiro do Marillion, “Script for a Jester’s tear”.

Fugindo do padrão: no ano seguinte, era vez de Joe Jackson lançar seu sétimo disco, “Body and soul”, bem mais próximo do jazz do que da new wave, e excelente.

E em 14 de março de 1986, era a vez da banda canadense de heavy metal Voivod soltar seu segundo disco, “Rrröööaaarrr”.

Voltando para as estreias: “Viva hate”, de Morrissey, saiu também em 14 de março, mas de 1988…

… que foi o mesmo dia em que saiu o belíssimo terceiro disco do Prefab Sprout, “From Langley Park to Memphis” (é o que tem “The king of rock’n roll”)

E agora um primeiro e único disco: “Above”, do Mad Season, supergrupo que reunia Layne Staley (Alice In Chains, vocais), Mike McCready (Pearl Jam, guitarra), Barrett Martin (Screaming Trees/Tuatara/Skin Yard/Nando Reis, bateria) e John Baker Saunders (Walkabouts, bateria). Saiu em 14 de março de 1995.