Faz parte da tradição do POP FANTASMA descobrir locações de clipes (uma vez demos o roteiro turístico do vídeo de In a big country, do Big Country). Como também buscar nomes de antigos programas de TV para checar de onde partiram vídeos malucos que infestam o YouTube. Só que, dessa vez, esperamos que os leitores descubram qual foi o programa de TV que teve a ideia de colocar o Yes, em plena fase prog-new-wave, para dublar desajeitadamente o hit Owner of a lonely heart em meio a um cenário surrealista, com direito a papagaios amestrados (confira a atuação dos pássaros na altura de 1:09).

VÍDEO OFICIAL

Owner of a lonely heart fez bastante sucesso, atingindo até o terceiro lugar na parada dance/disco nos EUA. No Brasil, aliás, chegou a sair em single. E a faixa tinha um clipe oficial que passou bastante na MTV.

O vídeo (do qual já até havíamos falado aqui) fazia parte da recém-inaugurada carreira do capista da Hipgnosis, Storm Thorgerson, como diretor de clipes. Só naquele ano de 1983, o autor da capa de The dark side of the moon, do Pink Floyd (1973) já havia comandado vídeos de Robert Plant, Paul Young, Rainbow, entre outros.

Com o vídeo de Owner of a lonely heart, o Yes estreava na era da MTV seguindo a tendência do clipe-com-historinha. Colocava na telinha um enredo de perseguição envolvendo o ator Danny Webb pelas ruas e prédios de Londres. Incluía também a famosa sequência em que cada integrante do Yes transformava-se num animal. Aliás, um resultado que pareceu super impressionante na época, mas que, enfim, também é bem esquisito…