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Cultura Pop

Ué, seis meses pra fazer a capa do Young Americans, do David Bowie?

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Ué, seis meses pra fazer a capa do Young Americans, do David Bowie?

Lá por 1975, David Bowie, além de dar adeus ao glam rock que marcou vários de seus discos anteriores, aproveitava para brindar qualquer jornalista que aparecesse pela sua frente com declarações que hoje em dia seriam consideradas “manchetes vendedoras”. Disse que não gostava muito de seus discos feitos após Hunky dory (1971). E que o primeiro que gostava era realmente o novo, Young americans. Um disco que trazia o cantor mergulhando no r&b e no que chamou de soul de plástico.

Bowie, confundindo mais ainda as cabeças de seus pobres fãs, disse também que nunca tinha desejado ser um músico ou um cantor, e sim um diretor de cinema. “Tentei introduzir conceitos cinematográficos numa encenação de áudio. Não funciona”, reclamou o cantor. Que no entanto, chegou a divulgar que havia feito um roteiro cinematográfico chamado Young americans. Era sobre um astronauta estrangeiro recrutado pelo programa espacial dos EUA, em 1952. Ou seja, cinco anos antes do lançamento do primeiro foguete ao espaço. Uma ideia que Bowie deixou para lá e nunca mais comentou.

Seja como for, o projeto do disco, que começou com uma demo em 8 de agosto de 1974 no estúdio Sigma Sound, foi produtivo ao extremo. Bowie, ligadão em todos os sentidos (inclusive no abuso de cocaína, que já começava  a detonar sua voz), começou a deixar um monte de coisas gravadas. Entre elas uma versão disco de John, I’m only dancing (com um Again acrescentado entre parênteses depois). Além de uma versão de It’s hard to be a saint in the city, de Bruce Springsteen (que horrorizou o próprio autor da faixa). E músicas como Who can I be now.

Essa primeira seleção de faixas quase ganhou o nome de Fascination. Outros nomes foram considerados: Dancin’, Somebody up there likes me, One damned song, entre vários. Bowie também ia adotando bastante o discurso, que vinha de vários críticos musicais da época (e que hoje soa como um desdobramento à esquerda do punk) de que o rock havia se afastado da dança. E de suas raízes afro-americanas, o que tornava urgente que todo artista branco se tornasse mais próximo da disco music e do soul. Bowie punha lenha na fogueira com mais entrevistas. Ora dizia que “o rock é a música do diabo e não há como me convencer do contrário” (declaração que apareceu reproduzida em revistas e tabloides cristãos ao longo das décadas). Ou chamava o estilo de “música de gente burra”.

Agora um detalhe fascinante a respeito de Young americans era a capa, que mostrava Bowie numa foto que parecia capa de revista. Ou mesmo “um anuário de cinema dos anos 1930”, como lembra Peter Doggett no livro O homem que vendeu o mundo: David Bowie e os anos 1970. O projeto por muito pouco não ganhou na capa um retrato de Bowie feito por Norman Rockwell, um dos pintores americanos mais populares do século 20. Fazia sentido. Afinal, a música-título trazia várias imagens da história norte-americana recente. E Rockwell era quase um cronista de seu país, famoso por ilustrações que apareciam em capas de revistas e até em propagandas da Coca-Cola.

Poderia ter dado certo, mas Rockwell mandou avisar a Bowie que precisava de seis meses para realizar a pintura. Bowie, já maluco para colocar logo o disco nas lojas, achou mais prudente desistir da ideia. Outra ideia que surgiu foi a de colocar na capa um retrato de corpo inteiro de Bowie metido num “traje voador”, usando um lenço branco, parado em frente a uma bandeira americana, com uma taça erguida na mão. Nada disso deu certo, e foi para a capa a foto de Eric Stephen Jacobs, tirada em Los Angeles em 30 de agosto de 1974. Foto essa inspirada por uma capa da revista After dark com a coreógrafa Toni Basil. Essa aí de baixo.

Mais David Bowie no POP FANTASMA aqui.

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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