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Thirteen Chairs: o esquecido último filme de Sharon Tate

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Thirteen Chairs: o esquecido último filme de Sharon Tate

Devia ser uma tarefa bastante complicada rir de (ou com) Sharon Tate em maio de 1970, quase um ano após o assassinato dela por um bando de hippies malucos comandados por um cretino chamado Charles Manson. Nessa época, a Embassy Pictures Corporation decidiu finalmente soltar nas salas de exibição dos Estados Unidos Thirteen chairs, produção franco-italiana que havia sido dirigida entre fevereiro e maio de 1969 por Nicolas Gessner e Luciano Lucignani. A comédia foi o último filme feito pela atriz.

Thirteen chairs foi o nome que a produção acabou ganhando para seu lançamento americano. Na Itália, onde fora lançado em 1969, antes de chegar nos cinemas dos EUA, ele é mais conhecido como Una su 13 ou 13 + 1. No Brasil, foi exibido como Eram 13… Mas faltava uma. A história havia sido inspirada no livro As doze cadeiras de Iliá Ilf e Evguêni Petrov. Apesar de Sharon Tate ganhar status de estrela da produção (ela aparece com destaque nos cartazes do filme), o protagonista é Vittorio Gassman, que interpreta Mario Beretti, um garotão sem muito rumo que trabalha como barbeiro. Mario recebe treze cadeiras velhas como herança de uma tia. Sem saber o que fazer com aquilo, resolve vendê-las para levantar uma grana.

O problema é que, depois da venda, Mario fica sabendo que uma das cadeiras contém em seu forro uma fortuna em joias. O cara enlouquece e resolve ir atrás das cadeiras – que ele nem sabe direito onde foram parar. Nessa busca, ele faz contato com a personagem de Sharon Tate: Pat, uma bela negociante de artes.

Sharon, na época da filmagem de Thirteen chairs, estava grávida do primeiro filho com o diretor de cinema Roman Polanski. Os diretores não alteraram o script por conta disso: filmaram primeiro as cenas em que ela aparecia com pouca roupa, e cobriram a barriga dela com qualquer objeto ou peça de vestuário que estivesse à frente, quando era necessário. Outro destaque do filme é ninguém menos que Orson Welles fazendo um dos personagens bizarros que Mario e Pat encontram na busca pelas cadeiras: um líder de companhia de teatro independente chamado Maurice, que encena uma versão baixa-renda de O médico e o monstro.

Por sinal, Thirteen chairs pegava Sharon num momento complicado de seu casamento com Roman. A relação não ia bem, e ela descobrira que o cineasta havia tido um caso passageiro com uma amiga do casal – ninguém menos que Michelle Phillips, do grupo The Mamas & The Papas (anos depois Michelle disse que se arrependia muito do acontecido, e que a transa rolou enquanto os dois estavam bêbados). Roman tinha ficado entusiasmado pelo bebê que estava vindo e Sharon esperava que as coisas mudassem, mas já tinha sabido por amigos de outras infidelidades do diretor. A atriz já havia informado a amigos que se separaria caso Roman não sossegasse o facho, e que assinaria contrato para fazer o filme soft-core The story of O, cheio de cenas de sado-masoquismo (não chegou a trabalhar no filme, que só seria feito em 1975).

O filme acabou ofuscadíssimo pela morte de Sharon e ainda hoje, Thirteen chairs é bastante impopular nos Estados Unidos. Tanto que só foi ganhar uma versão em DVD na Itália, em 2008, sem legendas em inglês ou faixa de áudio no idioma. Em 1986, ele havia saído em VHS mas acabou virando raridade. Tanto que, mesmo já tendo passado a era dos grandes relançamentos em DVD, alguém fez uma campanha pelo relançamento do filme com áudio remasterizado. Que não deu certo, porque ninguém até agora se animou a colocar o longa de volta nas lojas em formato nenhum. Quem sabe com a chegada aos cinemas de Era uma vez… em Hollywood, novo filme do diretor Quentin Tarantino – que, entre outros assuntos, fala sobre o assassinato de Sharon – alguém se anime a resgatar o filme.

De qualquer jeito, tem uma boa notícia para quem ficou curioso para ver Thirteen chairs: jogaram no YouTube o filme inteiro, no original em inglês, em várias partes. Pega a primeira aí.

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Ouvimos: Raveonettes – “PE’AHI II”

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Ouvimos: Raveonettes - "PE'AHI II"

RESENHA: Os Raveonettes mergulham de vez no lo-fi e shoegaze em PE’AHI II, disco que soa mais próximo de uma transição do que de uma realização.

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Raveonettes, aquela dupla que misturava distorções a la Jesus and Mary Chain, clima melodioso herdado dos anos 1950 e estética do filme Juventude transviada, lembra? Pois bem, eles guiaram o timão de vez para gêneros como shoegaze e lo-fi. Não é algo estranho ao som deles, vale falar. Climas “serra elétrica” sempre tiveram lugar nos discos de Sune Rose Wagner e Sharin Foo. PE’AHI II, novo disco, é a continuação de PE’AHI, disco de 2014 que já promovia suas invasões nessas áreas. Sem falar que 2016 atomized – disco anterior de inéditas da banda, 2017 – surfava essa onda.

Só que o Raveonettes de 2025 chega a soar experimental, mesmo quando abre o novo disco com uma balada nostálgica e melancólica, Strange. E na sequência, o ruído programado de Blackest soa como uma curiosa mescla de blackgaze e pop de câmara. Já Killer é uma nuvem de microfonias que lembra bandas como Drop Nineteens, só que com mais cuidado na melodia.

Entre as outras curiosidades do disco, estão o noise rock programado de Dissonant, a viagem sonora e distorcida de Sunday school e a onda sonora de microfonia (alternada com toques dream pop) de Ulrikke. O resultado final deixa um ar de EP, de mixtape, mais do que de um álbum completo e realizado dos Raveonettes. Ainda que PE’AHI II tenha momentos ótimos, soa mais como uma transição para o que vem por aí.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Beat Dies Records
Lançamento: 25 de abril de 2025

  • Ouvimos: The Raveonettes – Sing…
  • Ouvimos: Drop Nineteens – 1991
  • Ouvimos: Drop Nineteens – Hard light

 

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Urgente!: Cinema pop – “Onda nova” de volta, Milton na telona

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Urgente!: Cinema pop – "Onda nova" de volta, Milton na telona

Por muito tempo, Onda nova (1983), filme dirigido por Ícaro Martins e José Antonio Garcia – e censurado pelo governo militar –, foi jogado no balaio das pornochanchadas e produções de sacanagem.

Fácil entender o motivo: recheado de cenas de sexo e nudez, o longa funciona como uma espécie de Malhação Múltipla Escolha subversivo, acompanhando o dia a dia de uma turma jovem e nada comportada – o Gayvotas Futebol Clube, time de futebol formado só por garotas, e que promovia eventos bem avançadinhos, como o jogo entre mulheres e homens vestidos de mulher. Por acaso, Onda nova foi financiado por uma produtora da Boca do Lixo (meca da pornochanchada paulistana) e acabou atropelado pela nova onda (sem trocadilho) de filmes extremamente explícitos.

O elenco é um espetáculo à parte. Além de Carla Camuratti, Tânia Alves, Vera Zimmermann e Regina Casé, aparecem figuras como Osmar Santos, Casagrande e até Caetano Veloso – que protagoniza uma cena soft porn tão bizarra quanto hilária. Durante anos, o filme sobreviveu em sessões televisivas da madrugada, mas agora ressurge restaurado e remasterizado em 4K, estreando pela primeira vez no circuito comercial brasileiro nesta quinta-feira (27).

Meu conselho? Esqueça tudo o que você já ouviu sobre Onda nova (ou qualquer lembrança de sessões anteriores). Entre de cabeça nessa comédia pop carregada de referências roqueiras da época, um cruzamento entre provocação punk e ressaca hippie. O filme abre com Carla Camuratti e Vera Zimmermann empunhando sprays de tinta para pixar os créditos, mostra Tânia Alves cantando na noite com visual sadomasoquista, segue com momentos dignos de um musical glam – cortesia da cantora Cida Moreyra, que brilha em várias cenas – e trata com surpreendente modernidade temas como maconha, cultura queer, relacionamentos sáficos, mulheres no poder, amores fluidos e, claro, futebol feminino.

Se fosse um disco, Onda nova seria daqueles para ouvir no volume máximo, prestando atenção em cada detalhe e referência. A trilha sonora passeia entre o boogie oitentista e o synthpop, com faixas de Michael Jackson e Rita Lee brotando em alguns momentos. E o que já era provocação nos anos 1980 agora ressurge como registro de uma juventude que chutava o balde sem medo. Vá assistir correndo.

*****

Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes, que estreou na última semana, segue outro caminho: o da reverência, mesmo que seja um filme documental. Durante dois anos, Flavia seguiu Milton de perto e produziu um retrato que, mais do que um relato biográfico, é uma celebração. E uma hagiografia, aquela coisa das produções que parecem falar de santos encarnados.

A narração de Fernanda Montenegro dá um tom solene – e, enfim, logo no começo, fica a impressão de um enorme comercial narrado por ela, como os daquele famoso banco que não patrocina o Pop Fantasma. Aos poucos, vemos cenas da última turnê, reações de fãs, amigos contando histórias. Marcio Borges lê matérias do New York Times sobre Milton, para ele. Wagner Tiso chora. Quincy Jones sorri ao falar dele. Mano Brown solta uma pérola: Milton o ensinou a escutar. E Chico Buarque assiste ao famigerado momento do programa Chico & Caetano em que se emociona ao vê-lo cantar O que será – um vídeo que virou meme recentemente.

Isso tudo é bastante emocionante, assim como as cenas em que a letra da canção Morro velho é recitada por Djavan, Criolo e Mano Brown – reforçando a carga revolucionária da música, que usava a imagem das antigas fazendas mineiras para falar de racismo e capitalismo. Mas, no fim, o que fica de Milton Bituca Nascimento é a certeza de que Milton precisava ser menos mitificado e mais contado em detalhes. Vale ver, e a música dele é mito por si só, mas a sensação é a de que faltou algo.

Por acaso, recentemente, Luiz Melodia – No coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, investiu fundo em imagens raras do cantor, em que a história é contada através da música, sem nenhum detalhe do tipo “quem produziu o disco tal”. Mas o homem Luiz Melodia está ali, exposto em entrevistas, músicas, escolhas pessoais e atitudes no palco e fora dele. Quem não viu, veja correndo –  caso ainda esteja em cartaz.

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Urgente!: Filme “Máquina do tempo” leva a música de Bowie e Dylan para a Segunda Guerra

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Urgente!: Filme "Máquina do tempo" leva a música de Bowie e Dylan para a Segunda Guerra

Descobertas de antigos rolos de filme, assim como cartas nunca enviadas e jamais lidas, costumam render bons filmes e livros — ou, pelo menos, são um ótimo ponto de partida. É essa premissa que guia Máquina do tempo (Lola, no título original), estreia do irlandês Andrew Legge na direção. A ficção científica, ambientada em 1941, acompanha as irmãs órfãs Martha (Stefanie Martini) e Thomasina (Emma Appleton), e chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13), dois anos após sua realização.

As duas criam uma máquina do tempo — a Lola do título original, batizada em homenagem à mãe — capaz de interceptar imagens do futuro. O material que elas conseguem captar é todo registrado em 16mm por uma câmera Bolex, dando origem aos tais rolos de filme.

E, bom, rolo mesmo (no sentido mais problemático da palavra) começa quando o exército britânico, em plena Segunda Guerra Mundial, descobre a invenção e passa a usá-la contra as tropas alemãs. A princípio, a estratégia funciona, mas logo começa a sair do controle. As manipulações temporais geram consequências inesperadas, enquanto as personalidades das irmãs vão se revelando e causando conflitos.

Com apenas 80 minutos de duração e filmado em 16 mm (com lentes originais dos anos 1930!), Máquina do tempo pode soar confuso em algumas passagens. Não apenas pelas idas e vindas temporais, mas também pelo visual em preto e branco, valorizando sombras e vozes que quase se tornam personagens da história. Em alguns momentos, é um filme que exige atenção.

O longa também tem apelo para quem gosta de cruzar cultura pop com história. Martha e Thomasina ficam fascinadas ao ver David Bowie cantando Space oddity (o clipe brota na máquina delas), tornam-se fãs de Bob Dylan, adiantam a subcultura mod em alguns anos (visualmente, inclusive) e coadjuvam um arranjo de big band para o futuro hit You really got me, dos Kinks, que elas também conseguem “ouvir” na máquina. Um detalhe curioso: a própria Emma Appleton operou a câmera em cenas em que sua personagem Thomasina se filma (“para deixar as linhas dos olhos perfeitas”, segundo revelou o diretor ao site Hotpress).

Ainda que a cultura pop esteja presente, Máquina do tempo é, acima de tudo, um exercício de futurologia convincente, explorando uma futura escalada do fascismo na Inglaterra — que, no filme, chega até mesmo à música, com a criação de um popstar fascista.

A ideia faz sentido e nem é muito distante do que aconteceu de verdade: punks e pré-punks usavam suásticas para chocar os outros, Adolf Hitler quase figurou na capa de Sgt. Pepper’s, dos Beatles, Mick Jagger não se importou de ser fotografado pela “cineasta de Hitler” Leni Riefenstahl, artistas como Lou Reed e Iggy Pop registraram observações racistas em suas letras, e o próprio Bowie teve um flerte pra lá de mal explicado com a estética nazista. Mas o que rola em Máquina do tempo é bem na linha do “se vocês soubessem o que vai acontecer, ficariam enojados”. Pode se preparar.

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