Connect with us

Crítica

Ouvimos: Snoop Dogg – “Iz it a crime?”

Published

on

Ouvimos: Snoop Dogg - "Iz it a crime?"

RESENHA: Snoop Dogg lança Iz it a crime?, disco reflexivo e polêmico, em meio a elogios a Trump, bravatas e críticas à cobrança por coerência.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

“Não tenho nada além de amor e respeito por Donald Trump”, disse (pode acreditar) Snoop Dogg recentemente numa entrevista. O elogio ao presidente norte-americano veio pouco depois do rapper se envolver numa baita polêmica ao fazer um set de 30 minutos como DJ durante a posse do chefe de estado.

A aparição de Snoop por lá fez com que o rapper perdesse mais de 500 mil seguidores nas redes sociais e tivesse que ouvir xingamentos como “traidor!”, etc – coisas do tipo. Snoop Dogg, vale lembrar, é um excelente vendedor e é o tipo do artista que, sem lançar disco, consegue gerar assunto para a mídia – e não necessariamente a aptidão para vender está associada com as melhores decisões políticas. Nem mesmo o talento artístico está. No Brasil, talvez quem sabe, ele estivesse vendendo jogo do tigrinho.

Daí que provavelmente o próprio Snoop deve se espantar com cobranças de “coerência”, “justiça”, etc, num jogo que em várias músicas de seu repertório, ele ja define como sendo absolutamente injusto – e que seja lá o que for feito, o que importa é estar o mais longe possível do fracasso. Mais do que o apoio a Trump, o espantoso é que muita gente nunca tenha percebido isso.

Iz it a crime?, um disco muito mais coeso e interessante que o anterior Missionary (que a gente já resenhou por aqui), e que sai lado a lado com um filme (veja lá embaixo), mergulha nessa vibe com ainda mais intensidade. É Snoop Dogg vestindo a pele do tiozão rapper gente boa — aquele que aconselha os mais novos, troca ideias com os parceiros e relembra os velhos tempos. Faixas como Unsung heroes, com seu clima psicodélico e afrolatino (graças ao sample de órgão e à percussão envolvente), reforçam essa pegada, asseverando que sobrevivência é mais importante que qualquer outra coisa.

Versos dessa faixa, como “nunca deixe a treta do rap afetar seus negócios”, “a vida é um jogo de espadas, é melhor ficar com um trunfo / você não está acostumado com a cozinha do inferno, cai fora”, parecem dedicados a quem o julgou por tocar na posse de Trump. A vinheta de abertura, Intro, é direta: “primeiro você ganha dinheiro, aí você ganha o poder, aí você ganha respeito”.

Entre temas espinhosos e lembranças do passado, Snoop e sua turma vão do r&b moderninho ao samples de soul antigo. E constroem um disco que, musicalmente falando, tem bastante chão. É o que rola em faixas como a quase balada Joy, o soul voador Sophisticated crippin’ (“só um arrependimento / eu nunca consegui dizer adeus ao 2pac”), a trilha de suspense de Keep it moving, o clima de Bonnie e Clyde da biqueira de Can’t get enough (dueto com Jane Handcock) e o acid bass de Shutyobitchassup. Já Let me love you, lá pro final, é um r&b nostálgico de respeito.

A tradicional sensação de que um disco de 60 min poderia ter uns 40 – comum a vários álbuns de Snoop – bate ponto no som de boy band Spot, com Pharell Williams, repleto de versos bizarros comparando mulheres e cachorros. E também num estranho indie pop, Cold summer, e em Live life, tão autobiográfica e cheia de positividade e conselhos, que chega a lembrar Will Smith.

Snoop não parece lá muito preocupado com a opinião de ninguém, e perguntar “isso é um crime?” parece a melhor maneira de sair pela tangente na polêmica de Trump. Mas a dualidade crime-arte – por sinal vivida igualmente hoje em dia no Brasil – é bem embalada musicalmente.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Death Row / Gemma
Lançamento: 15 de maio de 2025.

Crítica

Ouvimos: Alaide Costa – “Uma estrela para Dalva”

Published

on

Ouvimos: Alaide Costa - "Uma estrela para Dalva"

RESENHA: Em Uma estrela para Dalva, Alaíde Costa homenageia Dalva de Oliveira com emoção e arranjos únicos, revelando novas camadas em clássicos da MPB.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Reposicionada no mercado com dois discos fortes de inéditas, Alaíde Costa decidiu recordar o repertório de Dalva de Oliveira em seu novo álbum – uma homenagem que remonta à época em que estava começando, participava de programas de calouros no rádio e tinha Dalva como modelo.

Uma estrela para Dalva, à primeira vista, para quem olhava de fora, poderia até parecer com uma dessas manias de artista – como aconteceu há alguns anos, quando Wanderleia desistiu de fazer com Marcus Preto um disco que recordava sua fase glam para se aventurar num álbum de chorinho. No caso de Uma estrela, de jeito nenhum: Alaíde reúne tudo conceitualmente, e interpreta todo o repertório com várias lágrimas na voz, ao lado de músicos que dão – cada um deles – uma cara própria para cada faixa.

Relendo as músicas imortalizadas por Dalva, Alaíde descobre melancolias que haviam até mesmo na marchinha Bandeira branca, com Amaro Freitas no piano. Além de passar pela intensidade de Tatuado (com piano circular de Zé Manoel), Há um deus (clima quase clássico com Vitor Araújo nas teclas), Bom dia (quase seis minutos de música, com Guinga no violão). Itamar Assiere faz um piano quase bossa-pop em Estrela do mar, e Maria Bethânia divide com ela Ave-Maria no morro – as duas acompanhadas por João Camareiro no piano.

Sebastiana da Silva, com clima quase lo-fi e Roberto Menescal na guitarra, conta a história de uma copeira que “convidada pelo maioral” do morro, vira porta-estandarte contra sua vontade. A música acaba se transformando em recordação (recordação?) de um racismo naturalizado, onde a personagem “não negou a sua raça”, sambou, prosperou financeiramente, “ficou cheia de si” e voltou para o morro. Serve como beleza musical, como documento e como denúncia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Deck
Lançamento: 9 de maio de 2025.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Luedji Luna – “Um mar pra cada um,”

Published

on

Ouvimos: Luedji Luna - "Um mar pra cada um,"

RESENHA: Em Um mar pra cada um, Luedji Luna mergulha fundo em sons e sentimentos, unindo jazz, soul, samba e reflexões íntimas em um disco inventivo e maduro.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Um mar pra cada um, disco novo de Luedji Luna (que saiu há alguns dias e já foi completado pela continuação Antes que o mundo acabe – em breve aqui no Pop Fantasma), vem após momentos de reflexão e de respiro. Momentos esses em que ela percebeu que estava com mais necessidade de exibir musicalidade do que aparatos de palco, coreografias, e qualquer coisa que transformasse seu show numa atração pop comum. Um processo que ela detalhou numa entrevista ao jornal O Globo, e que incluiu também um interesse recente por animais abissais, criaturas do fundo do oceano.

Daí para a frente, Luedji considera que passou a falar de sentimentos de maneira mais profunda – enxergando coisas que muitas vezes não estão mesmo na superfície. Isso certamente contou para a sessão de terapia da vinheta jazzística 4hz (com uma narração sobre desejos de mulheres), para as previsões de Karma – faixa entre o samba-soul e o jazz – e para o amor inventado de Harém, com Liniker nos vocais. E também para o blues-soul de Joia, com citação e sample de Pérola negra, de Luiz Melodia.

O que mais chama a atenção em Um mar pra cada um é que a música vem mais profunda e mais inventiva do que em lançamentos anteriores, acompanhando o processo pessoal de Luedji. O disco abre com clima “jazz from hell” na instrumental Genesis, invoca o jazz soul de Sade em Kyoto, e migra para um pop adulto de respeito em Rota e Dentro ali (essa última, uma faixa candidata a quebrar qualquer tipo de bloqueio, com vibe lembrando Adriana Calcanhotto). Há também samba reggae marítimo em Gamboa e emanações do neo soul noventista em Salty, jazz soul que combina vibrações solares e noturnas em dupla exposição.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 26 de maio de 2025.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: The Twist Connection – “Concentrate, give it up, it’s too late”

Published

on

Ouvimos: The Twist Connection - "Concentrate, give it up, it's too late"

RESENHA: Vindo de Portugal, The Twist Connection mistura indie dos anos 2000 com pós-punk sombrio. Soa melhor quando aposta no lado mais tenso e soturno do rock.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Com uma carreira que começou há quase dez anos, o grupo português The Twist Connection equilbra sua música entre o indie rock do começo dos anos 2000 e o clima sombrio do pós-punk oitentista, no álbum Concentrate, give it up, it’s too late. As letras são em inglês e os vocais lembram de leve os momentos mais desesperados de Ian Curtis, como nas tensas Smiling man e Crime – essa, com riff de duas notas apitando no ouvido. Já I can’t breathe now é indie chique sessentista com emanações de Roxy Music.

See if you can hang lembra o Echo and The Bunnymen do começo, com vocal parecendo um improviso poético por cima da música, e guitarra com som circular, enquanto Pulse, com clima new wave, traz os vocais da convidada Tracy Vandal. São esses os melhores lados do Twist Connection, que busca também soar como uma banda do começo dos anos 2000 em People like (com pegada Strokes), Concentrate e no garage rock Robbery. Quanto mais voltado para a face lúgubre do rock, mais o Twist Connection soa convincente e bacana. Ouça.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Lux Records.
Lançamento: 4 de abril de 2025.

Continue Reading
Advertisement

Trending