Cultura Pop
Aquela época que a Rede OM fez aniversário

Para quem fica indignado com o fato de só a Rede Globo ter algum interesse em preservar sua memória, vai aí um vídeo interessante. Um sujeito subiu no YouTube um especial levado ao ar pela Rede OM, em 1988, contando toda a história da Rede Paraná – que deu origem à emissora – desde seu comecinho. Aliás, vai saber qual o motivo, o vídeo (que foge do trivial das datas redondas e comemora os 28 anos da empresa) começa tendo Who’ll stop the rain, clássico do Creedence Clearwater Revival, no BG.
A história da TV Paraná é anterior à da Globo. Começou em 1960, cinco anos antes da empresa dos Marinho. Em 1982, foi comprada pelo político e empresário José Carlos Martinez, e relançada como Rede OM. Seis anos depois, a ideia da empresa era (diz a narração do vídeo) “expandir a área de cobertura da TV e ampliar a programação local”, além de “criar oportunidades de vendas a seus clientes”. Ademais, tinham para oferecer em contrapartida um departamento comercial que trabalhava “a nível de (sic) computação”. E uma permuta de programação com a Rede Bandeirantes.
Em 1992, numa operação que envolveu a compra da TV Corcovado (a antiga TV Record carioca), a OM ganhou a grade da televisão aberta no Rio. Depois, a emissora mudou de nome para CNT. Aliás, se quando você zapeia na TV, esbarra com a CNT e fica querendo saber qual é a daquela estação, já sabe.
O vídeo prossegue com um demonstrativo da grade de programação. E se você nunca tinha escutado falar da Rede OM – que no período em que foi transmitida no Rio, passava tanto filme de sacanagem que ganhou o apelido de “Rede OGeme” – olha só quem era um dos notáveis da emissora no período.

Parodiado ao extremo até hoje, o Cadeia, do bizarro e histriônico Luis Carlos Alborghetti, era uma das atrações da OM naquele período. Não só trazia o apresentador berrando palavrões e dando esporro na equipe, como também o mostrava pregando a pena de morte e tendo ataques na frente das câmeras. Inegavelmente, é um clássico da televisão brasileira.
Se você nunca tinha ouvido falar de uma empresa chamada Sorvetes Caramba, ela não só existe (ou existiu) como tem um comercial veiculado no tal vídeo da OM (veja direto abaixo). Precisei voltar isso para ter certeza de que não estava viajando, ou de que não tinham editado um vídeo do Hermes & Renato no meio do aniversário da OM.
Um detalhe que pouca gente lembra sobre a rede OM – e isso aconteceu poucos anos depois do vídeo lá de cima – é que Galvão Bueno passou por lá. Olha aí ele falando um inacreditável “bem, amigos da Rede OM!”.
https://www.youtube.com/watch?v=Y0GeTcYeJog

Galvão tinha saído da Globo em 1992 para ir para a OM narrar jogos e dirigir o núcleo esportivo, mas não durou muito tempo. Isso porque logo depois a emissora começou a afundar. Bastante ligada ao então presidente Fernando Collor de Mello (amigo do sócio José Carlos Martinez, que foi deputado pelo Paraná), a OM acabou envolvida nos esquemas de corrupção do tesoureiro de campanha de Collor, PC Farias. Tem mais detalhes sobre isso aqui. Por causa disso, a emissora perdeu grana e dispensou nomes. Posteriomente, tentaria se reposicionar no mercado como CNT. Tá aí até hoje.
Enfim, se você chegou até aqui, pega aí ninguém menos que Ratinho – que por aqueles dias era repórter do Cadeia, de Alborghetti – entrevistando INRI Cristo, em 1989. O pregador justifica a crescente onda de violência no Paraná explicando que Satanás tomava conta da Terra. “Muito mais violência virá por aí. Nem começou ainda”, disse.
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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