Lançamentos
Radar: Biloba, Σtella, a nova do Japanese Breakfast e mais 5 sons lá de fora

Não se limite à música da Inglaterra e dos EUA! No Pop Fantasma, a gente sempre faz questão de apresentar bandas da Itália, da França e, claro, do Brasil. No Radar Internacional desta semana, nosso foco também foi para uma banda de Portugal e uma cantora grega contratada pela Sub Pop, que está lançando singles no idioma do seu país. Em um momento em que o poderoso mercado norte-americano parece cada vez mais voltado para si mesmo, fazer música em outras línguas — e ouvir sons de diferentes partes do mundo — é, mais do que nunca, um ato político. E bora começar com o Biloba, de Portugal, puxando uma lista que traz as novas de grupos como Japanese Breakfast e Night Tapes, além da estreia de outro ex-integrante do Black Midi após o fim da banda.
(Foto Biloba: Divulgação)
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BILOBA, “QUANDO FOR PRA IR”. Se você nunca ouviu rock feito em Portugal – e cantado no português de lá –, Biloba é um ótimo ponto de partida. A banda mistura jazz, psicodelia e pitadas de hip hop e trip hop, criando uma sonoridade rica e atmosférica. Quando for pra ir fala sobre um dilema universal: partir em busca do novo ou permanecer no conhecido? O primeiro álbum do Biloba, Sala de espera, chega em março.
ΣTELLA, “OMORFO MOU”. Stella Chronopoulou, a primeira cantora grega a assinar com a Sub Pop, prepara o lançamento de seu quinto álbum, Adagio, em 4 de abril, pela gravadora. Novidade: o disco mescla faixas em inglês com canções em sua língua natal. Entre elas, Omorfo mou (algo como “minha linda” em grego), um synth pop hipnótico de letra concisa. Pelas pistas já reveladas, Adagio promete uma fusão única de pop grego, sintetizadores, yé-yé francês e até um toque de tropicalismo—não à toa, uma das faixas se chama Baby Brazil. Ah, sim, o nome dela se escreve dessa forma mesmo – com uma letra sigma no lugar do “s”.
JAPANESE BREAKFAST, “MEGA CIRCUIT”. For melancholy brunettes (& sad women), o novo álbum do Japanese Breakfast, chega em 21 de março. A cantora e compositora Michelle Zauner, mente por trás do projeto, revelou que a ideia inicial era criar um disco “mais assustador e guiado pela guitarra”. Já Mega circuit, o single mais recente, é um indie pop adulto, refinado e atemporal, conduzido pelo vocal sereno de Michelle. A letra aborda uma geração de homens que, “na ausência de modelos positivos, encontrou refúgio na violência e na intolerância”. O clipe já está no ar—vale conferir.
NIGHT TAPES, “TELEVISION”. O trio londrino cria um dream pop etéreo, com vocais angelicais de Iiris Vesik e uma sonoridade que remete ao lado mais introspectivo do pós-punk oitentista. Television nasceu de uma observação curiosa: ao checar o celular em um parque, Iiris percebeu que todos ao seu redor faziam o mesmo, imersos no mundo digital em vez de aproveitar o momento. A música reflete essa desconexão moderna com um clima hipnótico e envolvente.
MY NEW BAND BELIEVE, “LECTURE 25”. Além de Geordie Greep, tem outro ex-integrante do Black Midi com trabalho próprio. O guitarrista, baixista e tecladista Cameron Picton iniciou essa banda fazendo canções “com o microfone do meu laptop e um Zoom H6, sem mixagem, sem masterização”, como ele conta. A ideia inicial era lançar tudo assim mesmo, mas o multi-instrumentista Seth Evans, que já tocava com o Black Midi, ouviu a faixa Lecture 25—um mergulho no pós-punk experimental e no jazz—e se ofereceu para mixar. Mais que isso: também gravou piano na música, que traz Picton na guitarra e vocais, Josh Finerty no baixo e King David Ike-Elechi na bateria. O resultado já ganhou um clipe.
COURTING, “AFTER YOU”. Essa banda é de Liverpool, mas poderia muito bem ter vindo de outro lugar. Seu som carrega ecos do rock de Manchester dos anos 1980 e do indie rock norte-americano dos anos 2000, além do pós-punk londrino. Agora, o grupo se prepara para lançar seu terceiro álbum, Lust for life, or How to thread the needle and come out the other side to tell the story (“Sede de viver, ou como enfiar a agulha e sair do outro lado para contar a história”, em tradução literal). O single mais recente, After you, exala urgência musical e ainda vem acompanhado de um clipe excelente.
PRIMA QUEEN, “THE PRIZE”. O duo formado por Louise Macphail e Kristin McFadden (ambas nos vocais e guitarras) traz à tona aquela estética indie que ganhou força na segunda metade dos anos 2000, evocando nomes como Whitney, Band of Horses, Rilo Kiley e Beach House—bandas que misturavam influências sessentistas, country e até trilhas de cinema. Com um toque sutil de ABBA na sonoridade, The prize vem acompanhada de um clipe excelente, filmado em uma pista de patinação. Mas além da melodia envolvente, a faixa se destaca pela letra forte e aconselhativa, voltada a mulheres que enfrentam violência psicológica e abusos em algum relacionamento: “Querida, enxugue seus olhos/você esqueceu que é um diamante?”
EEL MEN, “SORE EYES”. Algo me diz que, se estivéssemos lá por 2001, ou 2002, os Eel Men já estariam contratados por uma gravadora grande – a estética punk dessa banda londrina, que parece o tempo todo homenagear bandas como Buzzcocks e Gang Of Four, tem tudo a ver com uma certa confluência entre anos 1970 e 2000 que se abriu nessa época. O primeiro LP, Stop it!, sai no dia 7 de março e a ágil Sore eyes é o último single antes do lançamento.
Crítica
Ouvimos: Andy Bell, “Pinball wanderer”

Se o galês Andy Bell for escrever seu currículo à mão, vai faltar tinta na caneta. Ele é até hoje um dos vocalistas e guitarristas do Ride, foi baixista do Oasis e tocou na banda-solo de Liam Galagher, o Beady Eye, além de outros projetos. É também integrante do super-grupo doidão Mantra Of The Cosmos – do qual também fazem parte os ex-Happy Mondays Shaun Ryder e Bez, e o baterista do The Who (e filho de você sabe quem) Zak Starkey.
Sua discografia solo é quase tão variada quanto seu histórico, pendendo mais para o lado da experimentação do que para o da canção comum. Em seu terceiro disco solo, Pinball wanderer, sua voz aparece mais como um detalhe em meio a uma sonoridade que evoca bastante o rock alemão dos anos 1970, o lado mais podre do synthpop e projetos como Stereolab. Sobre as referências de krautrock no som dele, vale lembrar que em 2023 Bell lançou um single com uma releitura de Hallogallo, composição da banda alemã Neu!, gravado ao lado do duo de theremin Masai.
Panic attack, logo na abertura, vai para os lados do noise pop, só que com tons robóticos, e sons lembrando as partes mais agitadas de Autobahn, do Kraftwerk. Muitas vezes, mesmo o que não é eminentemente “eletrônico” (como os sons tirados por Bell da guitarra) ganha um design musical sintetizado, como no krautrock venturoso de I’m in love, (cover da banda britânica Passions, por acaso com participação de Michael Rother, do Neu!, e um ex-Kraftwerk) e na onda sonora de Madder lake deep – esta, lembrando os tons contemplativos e “selvagens” dos primeiros álbuns solo de Brian Eno.
Essa abordagem também aparece em Apple green UFO, um rock de beatmaker, com o baixo à frente, remetendo a uma evolução futurista do som de Madchester (a Manchester doidaralhaça dos anos 1980/1990). Ou a uma perversão de Fool’s gold, dos Stone Roses, com ritmo quebrado.
O “lado B” de Pinball wanderer soa ainda mais setentista que a primeira parte do disco. Há viagens meio floydianas na faixa-título, que começa com uma guitarra entre o folk e o progressivo antes de mergulhar em climas sintéticos e programados. Music concrete faz jus ao nome, oferecendo um soul esparso com beat surdo, baixo em clima disco e mais evocações do Kraftwerk. The notes you never heard mistura bateria eletrônica rudimentar e algo da atmosfera dos discos solo de David Sylvian (Japan).
O álbum se despede com Space station mantra, uma viagem espacial conduzida por sintetizadores e vocais em clima de cântico, encerrando tudo com uma sensação de hipnose cósmica.
Nota: 9
Gravadora: Sonic Cathedral
Lançamento: 28 de fevereiro de 2025
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Crítica
Ouvimos: Skinner, “New wave vaudeville”

Certo: dá para ver no som do irlandês Skinner bons ecos da mania de indie sleaze (sons dançantes, provocativos e pesados) que vem vindo da vizinha Inglaterra. No álbum de estreia New wave vaudeville, esse tom surge de vez em quando e domina pelo menos uma faixa, Geek love, cuja letra é uma espécie de declaração de princípios, com versos como: “o médico diz que você está quebrado/a TV diz que você é estranho/e a mídia está dizendo para você cavar sua cova/ (…) você tem que assustar a cena/ (…) opiniões organizadas em um saco plástico/porque ninguém aqui quer ser um esquisito”.
Convém informar que o lance aqui é (bem) outro: Aaron Corcoran (nome verdadeiro do rapaz) é o último grito da no wave, aquele estilo experimental feito por James Chance e Lydia Lunch (e Arto Linsday) para zoar o punk setentista. Sim, e com direito a berros, guitarras explosivas, batidas pesadíssimas e a um saxofone que serve mais como provocação do que como luxo musical.
Dá para aproximar Skinner também da onda funk-punk dos anos 1970 (Gang Of Four, por exemplo), ou de sons malucos como Devo. Mas o som dele é mais mal-humorado ainda, com sax, guitarra e percussão em desalinho na sacolejante faixa-título, caos punk berrado em Tell my ma, e som de lixa em When you live in a shoe. A curiosidade aqui é o encerramento do álbum com Here comes the rain, um canção “sombria” que lembra mais o pop adulto nacional dos anos 1980, tipo Lobão ou Kiko Zambianchi.
New wave vaudeville também chega perto do lado “new wave” do Nirvana em faixas como Sour milk, e dá um inacreditável banho de distorção em guitarra e baixo no hard rock punk Calling in sick – que lembra um David Bowie puto da vida, ou um filhote dele e de Iggy Pop. Não faltam provocações nas letras e Jesus wore drag é a mais direta delas, falando sobre um Jesus Cristo drag queen que jamais seria aceito pelo catolicismo (“olha só o que ser eu mesmo me custou/morrendo por seus pecados/e mentindo por dentro/para tentar manter meu segredo na bolsa/porque Jesus Cristo não pode ser visto vestido de mulher”). Sim, Skinner pode virar mania e liderar outro movimento, mais moleque que o de Brat, e mais reflexivo e provocativo.
Nota: 9
Gravadora: Faction Records
Lançamento: 10 de janeiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Pedra Relógio, “I”

Vindo de São João Nepomuceno (MG), o Pedra Relógio é uma banda de rock que exibe suas influências dos anos 1990 sem pudor. A capa da estreia I é praticamente uma cópia de Rated R (segundo álbum dos Queens of the Stone Age, de 2000), e o som da banda passeia por um caldeirão de grunge, stoner rock e alt-metal, evocando nomes como Nirvana, Bush e até Red Hot Chili Peppers. Faixas como Enforcado — impulsionada por guitarras afiadas —, As longas horas da tarde, Resposta, Velho amigo (que lembra o som dos Screaming Trees) e Primeiro dia vibram com essa energia crua e sem filtros.
Mas o Pedra Relógio vai além da nostalgia distorcida. Pensando demais flerta com o britpop, ecoando Oasis e Ride, enquanto o rock-MPB dos anos 1990 aparece em Ciranda, lembrando Titãs, Cássia Eller e Nando Reis. Já Ouro de tolo (sem relação com o clássico de Raul Seixas) se aproxima da zoeira psicodélica do rock britânico do início dos anos 90, enquanto um cruzamento de indie rock anos 2000 e punk rock 77 dá as caras em Se eu não voltar e Não vou olhar pra trás.
É uma banda com faro para boas melodias e referências sólidas— embora ainda esteja descobrindo como costurar essas influências de forma mais coesa.
Nota: 7
Gravadora: Independente.
Lançamento: 17 de dezembro de 2024
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