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Lançamentos

Ouvimos: “What matters most”, de Ben Folds

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  • What matters most é o quarto disco solo do norte-americano Ben Folds. Ele tem também mais quatro álbuns com seu trio Ben Folds Five (se você nunca prestou atenção, não era um quinteto).
  • O disco é o primeiro lançamento de Ben Folds pela New West Records, um selo criado em 1998 por um insider da indústria fonográfica, Cameron Strang, “para artistas que executam música real para pessoas reais”. Por quatro anos, no começo do selo, Cameron foi um faz-tudo da própria empresa: gravava, mixava e fechava negócios.
  • “Há uma vida inteira de arte e experiência focada neste álbum”, diz Ben, que acredita que What matters most é o disco “mais verdadeiro” de sua carreira.
  • Ben não lançava discos inéditos desde 2015, quando saiu So there, gravado ao lado do yMusic Ensemble. No hiato de álbuns novos, lançou um podcast, um livro de memórias e virou conselheiro artístico da National Symphony Orchestra.

Ben Folds declarou que queria que o ouvinte encerrasse a audição de What matters most “tendo algo que ele não tinha quando começou”. É uma frase que pode se estender a boa parte de sua discografia, repleta de discos de caráter transformador, por causa das lindas melodias, dos mergulhos ao piano e das letras que você tem certeza que caberiam numa trilha sonora – quem sabe na trilha sonora de sua própria vida, ou de outra pessoa que você conhece. É uma frase que cabe bem no álbum novo, enfim.

A pandemia e o resgate da simplicidade, das relações verdadeiras, são os verdadeiros temas de What matters most, cabendo um inventário de novas descobertas na faixa de abertura, But wait, there’s more, com tecladinhos que se assemelham a ruídos de telefone (internet discada?) e vocais na onda dos Beach Boys. Clouds with ellipses é uma das baladas de piano típicas de Ben, com cordas e vozes trabalhados (participação da inglesa dodie nos vocais). Dançante e introvertida simultaneamente, Exhausting love relata um date catastrófico e retoma o lado menos melancólico da estreia solo Rockin’ the suburbs (2001). A meditativa e alegre Paddleboat breakup evoca um amor encerrado abruptamente em alto mar. Winslow gardens, num arranjo mais pesado, caberia em Quadrophenia, do Who, ou num disco do Jam.

Já a quase valsa Kristine from the 7th grade fala sobre os reencontros frustrados com uma ex-colega de colégio que pulou para o lado do negacionismo. A letra mexe com o imaginário do absurdo, escrito por alguém que recebe e-mails (no Brasil seriam mensagens do Whatsapp) fazendo propaganda antivacina e pró-obscuridade: “A raiva, as letras maiúsculas/e toda a pseudociência/os erros ortográficos, eles devem ser de propósito”, escreve Ben. Não é uma das melhores faixas do disco, mas sua presença posiciona o álbum como material histórico. E Ben Folds faz seu próprio inventário do período sem discos novos no belo country de piano Back to anonymous, em meio a guitarras slide. Um grande retorno.

Nota: 9

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Lançamentos

Radar: Drama Em Crise, Tomaz, Oruã, Clariá, Stela

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Na foto, a banda Drama Em Crise

O Radar nacional de hoje tem experimentação musical (abrindo com a psicodelia do Drama Em Crise), mas também tem música pop e guitarras bem pesadas, numa mistura musical-existencial que inclui altos astrais e vibrações mais melancólicas. Ouça tudo e ponha na sua playlist de hoje o que estiver mais de acordo com seu astral.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Drama Em Crise): Divulgação

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DRAMA EM CRISE, “A GAIVOTA”. Essa banda de Mogi das Cruzes (SP) inspirou-se em A gaivota, peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904), para compor essa música – lançada por eles em seu álbum de estreia, de 2023. Gabe Fortunato (guitarra e voz), Sérgio Jomori (baixo e backing vocals), Leo Zocolaro (bateria) e Guilherme Araújo (flauta) voltaram à canção e fizeram um clipe para ela, realizado na praia de Itaguaré, em Bertioga, litoral norte de São Paulo. O clima psicodélico e caleidoscópico do vídeo lembra os primeiros clipes do Pink Floyd – e a canção tem energia de Zé Ramalho e Mutantes.

TOMAZ, “PARTIU”. Tomaz é uma cantora, que está prestes a lançar o EP Amor e mortes (sai no finzinho de outubro) e que adianta o trabalho com mais um single e mais um clipe. Partiu segue uma onda triste contemplativa em som e imagem: Tomaz conversa com as pessoas que desistiram de seus sonhos e acabaram desistindo, de certa forma, de uma parte de si próprias, “seja por autossabotagem ou por coisas ruins que acontecem pelo caminho”, conta. No clipe, Tomaz caminha, num dia bastante chuvoso e cinzento, por uma praia de Rio das Ostras (RJ).

ORUÃ, “MÉXICO SUÍTE” / “CASUAL”. Aos poucos vai surgindo Slacker, disco novo da banda Oruã, que sai em 24 de outubro pela K Records, gravadora histórica de Seattle. Originalmente vindo do Rio, o grupo hoje mistura gente do Rio e de São Paulo na formação, e ganhou ares de supergrupo, com os ocupadíssimos Lê Almeida (guitarra/vocal), João Casaes (sintetizadores), Bigu Medine (baixo) e Ana Zumpano (bateria). México suíte, música que brinca com o sotaque carioca (com “vocês” falado como na música Por causa de você, menina, de Jorge Ben: “voxês”), e Casual são as músicas apresentadas agora. São duas faixas ligadas ao slacker rock misterioso e psicodélico, sendo que a segunda une emanações de Smashing Pumpkins e Pavement.

CLARIÁ, “21” / “ASTRAL”. Lançada pelo selo Caravela Records, Clariá vai lançar um EP autoral em dezembro e abre o trabalho com dois singles que ficam entre o pop e a MPB – e cujo universo pop inclui de indie-folk a climas confessionais, lembrando cantoras como Ariana Grande. 21 e Astral têm co-produção de Luiz Lopes (Filhos da Judith, Erasmo Carlos, A Cor do Som) e letras que falam de encontros e desencontros amorosos. Aliás, põe desencontro nisso: na letra de 21, a personagem deseja ganhar de presente no aniversário de 21 anos um reencontro com um ex-namorado que sumiu do mapa – mas reconhece: “eu não acho que essa dor seja amor / é dependência emocional”. Astral já é mais positiva.

STELA, “CONSTELAÇÃO DE ESCORPIÃO”. Mesmo sendo uma banda identificada com a onda do “rock triste”, o Stela – criado pelo músico amazonense Vinicius Lavor (voz, guitarra) e hoje complementado por Filipe Gosmano (bateria), Lygia Mel Couto (baixo) e Felipe Thibeiro (segunda guitarra) – volta falando de amor e sexo por uma perspectiva bem mais tranquila em seu novo single, Constelação de escorpião, música com guitarras pesadas que aludem tanto a Smashing Pumpkins quanto a Charlie Brown Jr, e uma letra “lisérgica e mais otimista em relação a uma possibilidade de um novo amor”, como diz o próprio Vinicius.

A banda também procurou mandar muito bem no clipe, feito na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, com equipamento alugado pelos músicos. “Os amigos de São Paulo, mais profissionais que a gente, nos ajudaram a executar de uma forma bem legal”, alegra-se Vinicius.

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Crítica

Ouvimos: Cate Le Bon – “Michelangelo dying”

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Em Michelangelo dying, Cate Le Bon transforma o fim de um amor em arte surrealista: folk, dor, beleza e arranjos que sangram com elegância.

RESENHA: Em Michelangelo dying, Cate Le Bon transforma o fim de um amor em arte surrealista: folk, dor, beleza e arranjos que sangram com elegância.

Nota: 9
Gravadora: Mexican Summer
Lançamento: 26 de setembro de 2026.

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Se você jogar qualquer texto no ChatGPT e pedir para a IA dar “aquele trato” na sua produção, mas sem dar orientação nenhuma para ela, arrisca-se a dar de cara com a palavra imersivo em seu texto – ou icônico/icônica, quem sabe. Bom, no caso da cantora, compositora e produtora galesa Cate Le Bon, as duas palavras nem fazem feio: ela é realmente um ícone do art rock de seu país, e seus álbuns geralmente jogam o/a ouvinte num ambiente uterino, mas onde nada é exatamente o que parece ser.

Discos de Cate como Pompeii (2022) podem ser tranquilamente comparados à fase Berlim de David Bowie, ou a boa parte dos álbuns de Kate Bush, ou aos discos de outro orgulho artístico galês, John Cale. São discos cuja música dói de tão surrealista, e que contam histórias não apenas com as letras, mas também com as melodias, arranjos e interpretações – às vezes o fluxo de consciência das letras dependem da moldura de arranjo e melodia para ser devidamente entendido. Se você levar tudo isso aí para o mundo dos clipes, ou das capas de álbuns, ou das mumunhas de produção dos álbuns, tudo parece estar ali com uma mensagem a ser desvendada – bem diferente dos easter eggs e mistérios baratos do universo pop.

O fato é que Michelangelo dying, novo disco da cantora, tem mensagens bem diretas, que Cate tratou de desvendar em entrevistas: o fim de um relacionamento de longa data; vários pequenos problemas de saúde que foram se avolumando após o relacionamento acabar; a mudança de volta para Cardiff, em seu país natal. O disco também fala, de certa forma, a respeito dele próprio: Cate já tinha outro disco encaminhado e preferia não tratar desse tipo de assunto publicamente, mas acabou decidindo fazer o que chamou de “fotografar uma ferida, mas cutucá-la ao mesmo tempo”.

  • Ouvimos: Gina Birch – Trouble
  • Ouvimos: The Beths – Straight line was a lie

As letras de músicas como Jerome, Love unrehearsed e Mothers of riches, que abrem o disco, parecem flagrar Cate começando a abordar a perda – com direito a um verso tocante na segunda música: “ela dorme como uma pedra / por que você a toca mais?”. Pieces of my heart vai tocando mais fundo, em versos como “pedaços do meu coração apagados / e nada vai mudar isso”. Heaven is no feeling, por sua vez une tristeza e destruição (“o dia, a noite, tudo acaba / você fuma nosso amor como se nunca tivesse conhecido a violência”).

Musicalmente, Cate criou em Michelangelo dying um som só dela, que parece obedecer a seus critérios de produtora. Tudo baseado em guitarras, teclados, efeitos, vocais doces e doloridos, tons entre o folk e o cristalino, que surgem em Love unrehearsed, a meditativa About time, a robótica Body as a river, o folk psicodélico de Heaven is no feeling. Faixas como Is it worth it (Happy birthday) lembram os discos que Brian Eno lançou nos anos 1970, e há alguma filiação com a obra de Patti Smith, nos versos cortantes e no clima de algumas faixas. E o já citado John Cale surge em Michelangelo dying e participa de Ride, som mágico e hipnótico no qual as coisas parecem chegar perto do equilíbrio (“está tudo bem / são apenas sentimentos indo embora”).

No final, a gélida e meditativa I know what is nice parece requerer um esforço enorme de Cate – seja para olhar o que sobrou, ou quem sabe para falar de tudo (“estou deixando alguém que eu amo / não consigo respirar por alguém que eu amo”, diz a letra). Uma canção de desapaixonamento cujo ritmo vai ficando mais lento e cardíaco, até encerrar.

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Crítica

Ouvimos: Tati Quebra-Barraco – “Da CDD para o mundo”

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Após dez anos sem álbuns novos, Tati Quebra-Barraco volta com o EP Da CDD para o mundo, seis faixas de funk cru, sarcástico e poderoso.

RESENHA: Após dez anos sem álbuns novos, Tati Quebra-Barraco volta com o EP Da CDD para o mundo, seis faixas de funk cru, sarcástico e poderoso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Funk Split / OneRPM
Lançamento: 10 de outubro de 2025

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Tatiana Santos Lourenço, a popular Tati Quebra-Barraco, não é nem de longe o oposto complementar de Taylor Swift – a funkeira da Cidade de Deus não tem as mesmas expectativas, nem faz o mesmo som que ela, nem tem as mesmas origens, nem os mesmos privilégios. Analisando por uma perspectiva idealista, era para Tati estar atualmente gravando vários discos um atrás do outro, fazendo uma “The Eras tour” e mostrando pra geral sua musicalidade crua, pesada e direta, cheia de batidões e letras extremamente pontiagudas. Mas o mundo não é “ideal”.

  • Ouvimos: MC Hariel – É noiz ki tá

Daí uma pena que, após dez anos sem lançar um álbum, saia apenas um EP de seis faixas – esse Da CDD para o mundo, feito ao lado do DJ Batata. As músicas são inéditas e trazem a tradicional mistura de zoeira, sexo, empoderamento e porrada nos beats, além de vocais gritados num esquema quase punk. Seu melhor momento e Surpreendida não dão a entender a sacanagem das letras (bom, a “surpresa” da segunda faixa é com o tamanho de uma certa parte do corpo de um peguete dela).

No meio, tem as explícitas Soca fundo, Amor de pica e Quer no chão ou quer na cama (com um ótimo sample de metais que parece tirado de Smooth, hit de Santana). Águas da Tati, que encerra o EP, é definida pelo release como sendo uma faixa apresenta na letra “uma faceta mais profunda da cantora”. Bom… na verdade é um ótimo eletroclash cuja letra tem mais sacanagem que o disco inteiro junto. Tudo muito bom. O único problema de Da CDD para o mundo é que, no fundo, ele mostra que o mundo – o mesmo do título do EP – não está preparado para a revolução feminista e redentora de Tati.

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