Você deixaria um artista fazer uma tatuagem em você a partir daquilo que você inspirar nele, sem que ele tenha nenhuma outra informação a seu respeito a não ser uma foto de seu rosto e uma manhã de conversas?

Bom, o artista plástico francês Olivier Poinsignon faz exatamente isso. E ele vem pela primeira vez no Brasil para uma residência na Galeria Teix, em Curitiba – fica aqui entre entre 21/03/17 e 01/04/17.

Se você quiser ter um desenho dele na sua pele, é a chance. Olha aí alguns desenhos de Olivier (que o release do encontro define como “mestre em traços, linhas, composições e formas geométricas sempre usando apenas tinta preta, e famoso por depositar sua alma artística em todos os seus trabalhos”).

Laboratório de tatuagem no escuro chega ao Brasil Laboratório de tatuagem no escuro chega ao Brasil Laboratório de tatuagem no escuro chega ao Brasil Laboratório de tatuagem no escuro chega ao BrasilLaboratório de tatuagem no escuro chega ao Brasil

Laboratório de tatuagem no escuro chega ao Brasil

Ele traz para cá seu conceito de “laboratório de tatuagem”, sem que haja comunicação entre tatuador e tatuado enquanto o desenho estiver sendo feito – Olivier sequer fala português e só quer tatuar não-francófonos. O primeiro contato com ele será feito por e-mail (para estudioteix@gmail.com com o assunto “laboratório do Olivier”). Se você estiver a fim, envie uma foto do seu rosto e uma da parte do seu corpo na qual quer que a tatuagem seja feita (lá embaixo, você verifica o serviço).

Olha aí o cara em ação.

No dia em que a tatuagem (“intervenção”, diz o release) for agendada, você faz o único contato de verdade com o artista: ele passa a manhã com você e desse papo (que deve contar com um tradutor, visto que o texto afirma que “irá romper a barreira da língua”) sai a ideia final da arte – e de tarde, Olivier tatua em você o que você inspirar nele.

“O que mais importa para mim é ser fiel a mim mesmo e às pessoas que me escolherem. Tecnicamente falando, gosto de garantir aos trabalhos uma solidez e uma legibilidade que não percam impacto com o tempo. Meu objetivo é entrar na vida das pessoas e encontrar um detalhe pessoal que possa expressar, mesmo sem conhecer sua história”, explica o artista da tatuagem no escuro, que nunca esteve na América do Sul.

“A proposta do meu laboratório é uma forma de mostrar como a comunicação faz o ato de tatuar diferente. Para mim, o ser humano é o material mais interessante para se criar, pois é um suporte que pode se mover, envelhecer, falar, ter reflexões… Esse suporte pode transmitir o que sente ao artista. Mas, quão impressionante isso pode ser através da fala? Como uma arte figurativa, as palavras são muito restritas! A arte abstrata é mais parecida com sentimentos… É por esse caminho que pretendo seguir. Mas também estou aberto para fazer projetos “normais” caso haja interesse… Na verdade eu sei que será diferente também, porque a comunicação é complicada mesmo se falarmos em inglês. Cada pessoa terá de falar uma língua que não é a sua língua (cliente/tatuador). Eu trabalho cada vez mais com um processo automático. Eu vivo algo com o cliente através da comunicação, e depois as coisas acontecem na pele”.

Se você estiver a fim, seguem as infos aí embaixo:

Mande um e-mail para estudioteix@gmail.com com o assunto: Laboratório do Olivier
Envie uma foto sua (retrato ou corpo todo)
Envie também uma foto da zona a ser tatuada
Alerte se você tem alguma alergia ou especificidade médica
Proponha a Olivier três datas disponíveis entre 21/03/17 e 01/04/17.
Descreva o seu nome completo, idade, telefone e email para contato. Estas são as únicas informações que você deve enviar, não insira detalhes do tema/desenho desejado.
O preço único para o dia é de 600,00 euros (R$ 2.000,00). Após a data marcada com Olivier, um sinal deve ser depositado na conta do Estúdio Teix. A diferença será cobrada no dia da realização do trabalho.
Somente para maiores de 18 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here