E já tem vídeo de Holy mountain, a música nova de Noel Gallagher e de sua banda High Flying Birds – que solta o terceiro disco, Who built the moon, em 24 de novembro. O músico, por sinal, tá aqui do lado – já está na América Latina como abertura dos shows do U2 e na semana que vem aporta no Brasil para continuar abrindo os shows da banda.

Olha aí.

A música, como a gente falou (e mais uma porrada de sites, vá lá, mas acho que o POP FANTASMA se aprofundou bastante no assunto) teve seu riffzinho de flauta sampleado de uma canção de uma banda obscura dos anos 1960. É Chewing gum kid, da banda de bubblegum pop Ice Cream, de Ohio, que gravou um single e umas músicas perdidas e desapareceu. O resultado – opinião nossa – deixou a música nova de Noel mais a cara do Blur do que do Oasis (embora já tenha uma série de fãs e não-fãs comparando a música com She bangs, de Ricky Martin). E o clipe segue a mesma estética anos 1960/1970, lembrando uma abertura de programa de TV ou série da época.

Sobre a música, Gallagher afirmou isso aí.

“Foi uma das primeiras coisas que David Holmes (o produtor) e eu fizemos na primeira semana de trabalho em conjunto. Eu sabia instantaneamente que seria o primeiro single. Há muita alegria nele. Até o dia em que eu morrer, será uma das minhas músicas favoritas que já escrevi. Parece ótimo ao vivo (já rolou na Argentina, confira aqui). Meus filhos adoram, os filhos de meus amigos adoram e estou certo de que as crianças vão adorar” (Noel Gallagher)

Já o irmão e inimigo Liam Gallagher deu uma zoada no nome do disco e no nome do single de Noel, usando o Twitter. “‘Montanha sagrada’ é onde eu começo. ‘Quem construiu a lua’ é onde eu termino