Connect with us

Cultura Pop

Já ouviu o EP de Natal dos Paralamas do Sucesso?

Published

on

Tem novidade no front de uma das bandas brasileiras preferidas do POP FANTASMA, os Paralamas do Sucesso. O grupo aproveitou a finaleira de 2018 para lançar o EPzinho O Natal dos Paralamas, com quatro faixas. Os temas Jingle bells, We wish you a Merry Christmas, Feliz Navidad (aquela mesma que, faz uns anos, Ivan Lins releu em português como Feliz Natal) e Noite feliz.

Olha a capa aí.

Já ouviu o EP de Natal dos Paralamas do Sucesso?

E olha o disco aí.

“Não tem no YouTube?”. Sim, tem tudo lá, com João Barone (bateria), Herbert Vianna (voz e guitarra) e Bi Ribeiro (baixo) acompanhados de João Fera (teclados), Bidu Cordeiro (trombone) e Monteiro Jr. (sax tenor). Produção: Carlos Savalla. Vídeo: Pablo Savalla.

Por força do meu trabalho no jornal O Dia, bati um papo com João Barone para uma matéria sobre um show que o trio faria de graça em Niterói. Aproveitei para encaixar duas perguntas sobre o disco. Pega aí.

Como foi essa história de fazer um disco de Natal? É mais uma brincadeira nossa. Tanto que a gente nem vai trabalhar esse disco. De repente a gente toca alguma coisa no bis, nos shows. Quando a gente fez as gravações, lembrou muito de vários ídolos que a gente tem, que já gravaram discos de Natal. E, de fato, no Brasil tem uma tradição de discos de Natal que se perdeu. A música de Natal ficou muito associada à música infantil!

E muita gente do rock já lançou discos de Natal, até Bob Dylan, Jethro Tull… Sim, muitos ídolos nossos. Aquela gravação de Bing Crosby de White Christmas me marcou muito, meu pai tinha o disco. Foi o compacto mais vendido de todos os tempos. Nem os Beatles conseguiram vender tanto. Mas hoje não tem muita tradição, embora até o Eric Clapton tenha lançado um disco de Natal sensacional. Nosso disco é um presente para os fãs, como aqueles compactos que os Beatles lançavam com mensagens de Natal no fim do ano.

No vídeo abaixo, o batera fala mais um pouco do projeto. Que por sinal, também fomenta a ajuda a entidades como o Natal Sem Fome, o Hospital Infantil do Câncer e a Sociedade Viva Cazuza.

A foto lá de cima é de Mauricio Valladares

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading
Advertisement