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Marcelo Gross fala sobre volta aos palcos, disco novo e… Beatles

Marcelo Gross, ex-guitarrista da banda gaúcha Cachorro Grande, mal pode acreditar que o momento de fazer shows de seu terceiro disco solo, Tempo louco, já chegou. O disco saiu no meio do ano e, por causa da pandemia e do fechamento de espaços, foi divulgado apenas em lives. Dessa vez, Juiz de Fora (MG) (nesta sexta, no Cafe Muzik) e Rio de Janeiro (sábado, no Circo Voador, abrindo para o Barão Vermelho) vão conhecer o novo som do músico, além das canções dos discos anteriores, Use o assento para flutuar (2013) e Chumbo & pluma (2017). Gross vem acompanhado de Eduardo Barretto (baixo, backing vocals) e Lucas Leão (ex-Beach Combers, bateria).
Batemos um papo com Gross sobre disco novo, show no Circo Voador (ok, puxamos um pouco a brasa aqui para o Rio), sobre o retorno rápido da Cachorro Grande para um único show comemorativo em março de 2022, e sobre como foi para ele, beatlemaníaco desde cedo, assistir à série Get back, dos Beatles, no canal Disney +.
Como está sua expectativa para esse show no Rio, que vai ser abrindo para o Barão Vermelho?
Tá sendo uma honra ser convidado pelo Barão, uma das maiores bandas do rock nacional, para tocar na casa deles que é o Circo Voador. Toquei várias vezes no Circo com minha antiga banda, que é a Cachorro Grande, mas com meu trabalho solo é a primeira vez que eu toco lá. A Cachorro Grande inclusive gravou um DVD no Circo Voador uma vez. A expectativa é muito grande porque tocar na casa do Barão, com o Circo lotado, apresentar meu repertório solo pra galera, músicas do disco novo… Além de ser uma imensa honra é muito importante pra minha carreira nessa fase de retomada e de recomeço da minha carreira também.
Ainda mais nesse período dos shows voltando…
Pois é. Apesar de eu ter três discos já, o Tempo louco foi o primeiro que eu lancei após o fim da minha antiga banda. Então vai ser uma coisa muito legal.
Como tá sendo essa volta aos shows?
É um momento que a gente esperou durante muito tempo. Agora com os leitos nos hospitais diminuindo, a maior parte da população sendo vacinada, a gente se sente mais seguro e tranquilo para ir lá e exercer nosso trabalho. Estou passando um período no Rio Grande do Sul, então os shows retomaram faz algum tempinho.
Quando foi decretada a pandemia, como você se sentiu?
Eu tava com um disco em andamento, eu estava gravando o Tempo louco. Vim aqui pro Rio Grande do Sul fazer alguns shows e como a gente não sabia direito o que estava acontecendo acabei ficando por aqui. Eu estava vivendo em São Paulo, depois passou um ano e não tinha vacina ainda, a coisa estava meio indefinida. Acabei juntando minhas coisas e vim para cá ficar perto da família. Passou mais um ano e nesse período, no tempo em que eu podia, fui finalizando o álbum novo e lançando alguns singles virtuais, e trabalhando virtualmente. Fui fazendo algumas lives de casa, tinha uma live diária que se chamava Love live. Era uma época em que todo mundo estava em casa, então era o canal que eu tinha para me comunicar com quem aprecia meu trabalho.
Foi bacana tanto para mim quanto para quem estava assistindo, porque a gente meio que se fazia companhia. Era uma desculpa para abrir uma cerveja em casa e dar umas risadas. Isso manteve a sanidade mental, já que não tinha trabalho, não dava para sair para tocar. Isso faz parte da nossa vida, a gente precisa daquela endorfina que os shows nos proporcionam. Com certeza isso tudo demorou mais tempo do que a gente gostaria. Enfim, chegou esse momento que a gente esperava, com as pessoas sendo vacinadas e as restrições sendo mais brandas.
Como você foi percebendo que queria ter um trabalho solo e como foi amadurecendo essa ideia?
Ela veio de uma necessidade artística, já que na minha banda eu não tinha mais autonomia para escolher as canções que iam no disco nem as minhas canções que iam entrar no disco da banda. A graça de participar de uma banda é participar de tudo: da capa, do repertório, de todo o processo artístico. Daí como eu tinha muitas canções que estavam meio que sobrando não podia deixá-las na gaveta.
Então em 2013 resolvi gravar o Use o assento para flutuar. Eram canções que não iriam ser aproveitadas pela minha banda, então como eu escrevo bastante e como eu não queria deixar essas canções na gaveta foi o motivo pelo qual precisei, por necessidade artística, botá-las para fora de alguma forma.
Você ainda estava na banda. Como foi planejar essa carreira, já que acabam sendo duas carreiras, uma na banda e uma solo?
Basicamente enquanto eu estava na banda, minha carreira solo era uma carreira paralela. Mas também não foi uma coisa muito planejada. Como eu tinha as canções eu montei um power trio, gravei um disco, tinha canções que se acumulavam mais ainda que não entravam no disco da Cachorro, dai gravei um disco duplo, Chumbo & pluma, em 2017. E nos intervalos dos shows da banda eu fazia os meus shows e tocava esse repertório sempre num clima bem diferente do que a banda vinha fazendo.
O Chumbo & pluma tem um disco que é só acústico, numa época em que a Cachorro Grande tava fazendo uma mistura de rock eletrônico com rock’n roll. Meu primeiro disco é rock´n roll puro numa época em que a Cachorro Grande estava fazendo uma outra coisa. Eu estava conseguindo conciliar bem as duas coisas.
Mas com o fim da banda eu pisei no acelerador. Só que bem quando eu ia me dedicar totalmente à carreira solo, rolou essa pandemia! E meu disco Tempo louco eu tinha começado a gravar pouco antes da pandemia, daí eu fui finalizando as canções e fui lançando singles, até que esse ano eu consegui finalizar o álbum completo e lancei ele em julho.
Te soou meio premonitório quando você estava finalizando um disco chamado Tempo louco e realmente veio um tempo louco, com a pandemia?
O nome já era de antes porque tem uma canção que se chama Tempo louco. Ele refletia uma fase meio difícil que eu vivi na minha vida pessoal, eu perdi parentes e amigos muito próximos: meu pai, minha ex-namorada. Eu estava vivendo um tempo difícil e teve minha saídas conturbada da Cachorro Grande. As letras falam disso e de superar esse tempo difícil.
Mas eu sabia que o tempo ia ficar mais louco ainda. As pessoas acabaram se identificando com o que eu tava falando ali porque todo mundo estava vivendo um tempo louco, de perder entes queridos, perder emprego, igual o que eu passei quando estava escrevendo essas canções. Se foi premeditado foi sem querer (rindo).
Você falou de ter muitas músicas acumuladas. Ouvindo seu trabalho, me lembrei muito do George Harrison. É uma influência pra você? Você também se identificou com isso de ele ter muita coisa acumulada nos Beatles, a ponto de lançar um disco triplo?
Eu era um dos principais compositores da Cachorro Grande. Teve um momento em que eu senti que para botar uma canção no repertório era uma confusão tão grande que eu resolvi fazer por conta própria. O Harrison é uma influência não apenas nos Beatles como fora deles também, assim como os trabalhos solo do John Lennon e do Paul McCartney. E até do Ringo, tenho a coleção inteira dos discos do Ringo.
O George teve esse problema também… até no documentário Get back tem uma conversa dele com John Lennon, em que ele diz: “Não sei o que fazer, tenho vinte músicas, se for botar sempre duas músicas por disco vou demorar dez anos até usar essas canções que eu tenho hoje em dia, então é melhor eu fazer um disco”. John Lennon até fala: “Ah, também acho legal tu fazer um disco, e a gente continua com essa coisa dos Beatles”. Então foi mais ou menos o que eu fiz. Eu tive aquela necessidade artística de botar aquilo tudo para fora e continuei com a banda, e tendo minha carreira como trabalho paralelo, e estava funcionando.
Ia mesmo perguntar se você viu o Get back e o que achou.
Então, Ricardo, eu espero por este filme desde os meus 13 anos de idade. Como tu deve desconfiar eu sou um beatlemaníaco, e então aqui em Porto Alegre eu assistia, passava na TV o Let it be. Eu tinha dez anos de idade, já tinha todos os discos dos Beatles. Eu e meus amigos gravávamos aquilo num gravador de fita K7 para ter umas versões diferentes das canções. Eu sempre soube que tinha um tesouro escondido ali, que se pegasse todas aquelas imagens das câmeras… Eu tinha vários discos bootleg, piratas, com aquelas gravações. Tem uma coleção bem interessante com tudo que foi gravado em janeiro de 1969.
Resumindo: eu espero esse documentário há muito tempo e eu estou extasiado com o documentário, com o que o Peter Jackson fez com o material. Achei muito bom não ter sido só cem minutos no cinema como tinha sido planejado. Foi uma série de três capítulos… e por mim teria mais oito horas daquilo tudo porque tem muita coisa. Achei fantástico. Era o que eu já esperava desse material.
Teve alguma cena que te emocionou mais?
Eu chorei em vários momentos, tanto que eu procurei assistir sozinho. Ficava às cinco da manhã esperando saírem capítulos novos, eram coisas que eu estava esperando desde os 13 anos. A hora em que o Paul do nada aparece com Get back é muito emocionante, a hora em que eles se abraçam no fim do episódio 1 depois que o Harrison sai é muito tocante também. No episódio 2 quando o Harrison volta. Quando eles vão pro estúdio da Apple também… Eu esperava que tivessem mais sessões das canções inteiras dentro do estúdio da Apple, já que elas estão gravadas ali com os gravadores de rolo e tudo. Tem todas as gravações desse período em áudio. Mas não dá para reclamar também! E com certeza aquela hora do show do telhado, que eles quase não vão, no dia do show eles ainda estavam indecisos sobre subir ali ou não…
Aquela coisa da multicâmera é uma coisa que eu sempre sonhei,. sabe? Em ver todos os ângulos dos show deles. A única crítica que eu tenho é que os dois dias mais importantes foram o show no telhado e o dia posterior que eles foram lá embaixo para concluir as canções acústicas. E no documentário do Peter Jackson o dia 31 ficou relegado aos créditos finais. Apesar de ter muita música ali que tá inteira no filme Let it be, esse dia merecia uma atenção um pouco mais especial, porque eles estavam ali já preparados para fazer a filmagem e tocar as músicas direitinho. Mas acredito que num eventual lançamento em DVD e Blu-Ray vá ter mais coisas, especialmente desse último dia que não foi muito bem coberto pelo documentário que está na Disney +.
Ano que vem vai haver aquele único show da Cachorro Grande. Como tá sua expectativa?
Vai ser bacana. Vai ser só um show, acho que vai ser legal porque vai ser o aniversário de 250 anos de Porto Alegre e para mim é como voltar para casa, porque eu fundei a banda junto com o Beto Bruno. A gente tá muito feliz com essa expectativa, vai ser um lugar muito clássico de Porto Alegre, no dia do aniversario da cidade. Tô muito feliz de sentir aquela velha sensação de novo ao lado dos meus velhos companheiros de guerra (rindo).
Me parece que quando você saiu o clima ficou bom de qualquer jeito entre vocês… Vocês continuaram amigos?
Eu acho que logo depois da saída… Lógico, foi uma saída conturbada, teve um período de não se falar muito, quebrou uma coisa especial que a gente tinha com minha saída. A gente continuou se falando sim, tanto que logo em seguida a banda resolveu encerrar atividades e eu voltei pra fazer os shows de despedida em 2019. A gente ficou vinte anos grudados, precisava desse detox uns dos outros para se orientar na vida.
Mas a gente tem o grupo de WhatsApp da Cachorro, se fala todo dia, se liga de madrugada para falar de Beatles, falar besteira, contar piada. Quando rolou esse convite para fazer esse show tava todo mundo de boa. Foi o momento em que depois da pandemia a gente precisava disso, de sentir aquela velha sensação. Tem tanta gente que gosta da banda, acho que vai ser bonito trazer alegria para as pessoas que gostam da gente.
Lançamentos
Radar: Cali, Alessandra Leão e Liniker, Atalhos, Lua Dultra, ABQNE, SANJ

Semana encerrada e hoje ainda por cima tem podcast – e fim de semana distante do trabalho pra gente (finalmente!). O Radar nacional de hoje começa com a criatividade do clipe da paulista Cali, que ainda por cima foi um clipe surgido de várias demandas dos fãs. Mas tem bem mais na nossa lista de hoje, do rock progressivo à MPB safadinha, passando pelo folk. Ouça e repasse!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Cali): Luiza Meneghetti / Divulgação
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CALI, “FOME” (CLIPE). Cantora vinda de Porto Ferreira (SP) e radicada em Campinas, Cali viu que os fãs estavam pedindo bastante um clipe para Fome, música sua lançada em agosto. Postou um vídeo falando a respeito disso, e no mesmo dia, foi procurada por duas diretoras, que mostraram seu trabalho para ela. Foi assim que Giovana Padovani (co-direção e direção de fotografia) e Calu Zete (co-direção e produção) acabaram fazendo o clipe do single, divulgado nesta semana no YouTube, e traz Cali assumindo três personas que representam fases emocionais de um artista. As personas passam pela ansiedade e exaustão iniciais, pelo confronto com o próprio lado sombrio e, por fim, pela conquista de uma versão confiante e madura.
Detalhe: a concepção do clipe também foi sugerida por um fã, que sugeriu o filme Cisne negro, de Darren Aronofsky, como referência. “Agora, eu me vejo madura o suficiente para trazer também o meu próprio lado sombrio… Desde nova adoro suspense psicológico e drama. Pensei, por que não me inspirar nisso para construir essa parte da minha estética também?”, comenta Cali, que tem referências em Rita Lee e Rosalía – e fez de Fome um baita batidão pop.
ALESSANDRA LEÃO feat LINIKER, “TATUZINHO”. Tatuzinho é uma música que tem (bastante) história: surgiu como instrumental no álbum Brinquedo de tambor, estreia de Alessandra lançada em 2006. E foi uma música feita enquanto Alessandra colocava o filho para dormir. Depois, ela foi regravada por Alessandra no EP Pedra de sal, só que com uma letra bem sacana feita por Kiko Dinucci. E dando início às comemorações de duas décadas de seu primeiro disco, Alessandra refez a música, mas com alguns diferenciais: ela ganhou produção musical de ChicoCorrea e a voz da convidada Liniker, além de uma proximidade maior com os universos do arrocha e do brega.
Detalhe da coincidência: Liniker havia compartilhado a música nas redes, e foi a partir daí que o encontro das duas rolou. “Era ela que eu estava procurando para cantar junto”, conta Alessandra. “É uma delícia abrir as comemorações dos 20 anos do meu primeiro disco revisitando essa música ao lado de parceiros de longa data como ChicoCorrea e Kiko Dinucci – e com a presença luminosa de Liniker. É lindo vê-la voar”.
ATALHOS, “A FORÇA DAS COISAS” (SESSION). Banda de art rock com origens no interior paulista (vieram de Birigui), o Atalhos une som, literatura e profecias em seu novo disco, A força das coisas (resenhado pela gente aqui). O álbum de Gabriel Soares e Conrado Passarelli demonstra orgulho por soar próximo do dream pop, do indie rock mais recente e do pós-punk dos anos 1980 – numa nuvem de referências que inclui de The Smiths a Arctic Monkeys. E agora saiu uma session com o repertório do disco, tudo ao vivo, em preto e branco.
A session aparece quando a banda anuncia turnê pela Europa – entre os meses de fevereiro e março, passando por países como Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Espanha, Dinamarca e Suíça. Também anunciam e o lançamento de A força das coisas em vinil, que vai rolar assim que os dois voltarem do giro.
LUA DULTRA, “MENINA”. Pop alternativo e folk alternativo cruzam-se na nova música da Lua, Menina – um som tranquilo e viajante que também carrega as referências da união entre folk e MPB (Sá & Guarabyra, Nando Reis, Lô Borges). E cujo clipe, com direção e roteiro dela e de Sofia Rojas, mexe com o imaginário do sertanejo, trazendo a cantora, compositora e instrumentista tocando violão na porta de uma igreja, andando a cavalo e sossegada numa casa no campo, tocando com sua turma.
ABQNE (A BANDA QUE NUNCA EXISTIU), “O OUTRO NOVO EU”. HL (Humberto Lyra) e LP (Luiz Pissutto) são os integrantes da A Banda Que Nunca Existiu – na verdade uma dupla com alguns colaboradores, que vão de Alexandre Fontanetti (produção e violão), Paulo Zinner (bateria), Edu Gomes (guitarra), Adriano Magoo (piano) e até Zeca Baleiro, que solta um assovio numa faixa. O maxi-single O outro novo eu na sala de estar, com quatro faixas – uma delas é um radio edit da primeira música, O outro novo eu – é definido pelos dois como uma “ópera rock psicodélica”, cheia de sinais escondidos.
A faixa original, que dura oito minutos, soa bastante inspirada em Mutantes (especialmente no disco da banda creditado a Rita Lee, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, lançado em 1972). A radio edit da faixa traz a música num releitura mais pinkfloydiana do que propriamente psicodélica. O conceito da faixa é citado nas outras duas músicas, Antes do outro eu e Sala de estar do outro eu. Uma viagem sonora.
SANJ, “MÁQUINA DE SOL”. SANJ, assim mesmo, com maiúsculas, é o novo projeto do músico Leonardo Sandi, de Caxias do Sul (RS), que integra a banda Catavento. Em Máquina de sol, o primeiro single, estilos como hip hop, drum’n bass e trip hop (pelo menos no clima enevoado do arranjo) unem-se na criação de uma canção que, diz Leonardo, “fala muito sobre tentar criar um mundo melhor também para um amor, uma paixão”, conta. “Sempre imaginei essa imagem de um cientista solitário em um porão, tentando criar uma máquina de sol. E um dia, quando ele finalmente consegue, tudo explode em luz”.
Outra ideia passada pela música é a de sempre seguir em frente. “Essa música é o meu recomeço, mas também é um lembrete para todo mundo que já sentiu o tempo escapar, que ainda dá para correr atrás dos sonhos”, conta ele, que para fazer Máquina de sol, se juntou a Murilo Vitorazzi, o mrl (beat, pianos, produção e co-autoria), e Francisco Maffei, o Chigo (mixagem e masterização).
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Lançamentos
Radar: Flea, Water From Your Eyes, Malammore, Atomic Fruit, Wheobe, Wuzy Bambussy

Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers, está para lançar um disco solo – em clima de jazz psicodélico, pelo que dá pra perceber pelo primeiro single, A plea, lançado ontem. Ele abre o Radar internacional de hoje e puxa uma seleção que tem sons experimentais, rap, psicodelia e muitas novidades. Ouça e repasse.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Flea): Divulgação
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FLEA, “A PLEA”. Você provavelmente se perguntava porque é que o talentoso baixista dos Red Hot Chili Peppers não lançava logo um disco solo. Pois bem, ano que vem, finalmente, sai a estreia solo de Flea, pelo selo Nonesuch – e o que vem por aí, aparentemente, é um disco arraigado nas experimentações jazz-psicodélicas. A plea, o primeiro single, tem quase oito minutos de duração, e ganhou um clipe dirigido pela filha do músico, a fotógrafa Clara Balzary. No vídeo, Flea surge trajando uma camiseta onde se lê “dub” na mesma grafia do logotipo da banda Public Image Ltd, e fazendo passos que unem dança e ginástica. Lá pelas tantas, ele aparece correndo pelas ruas.
O tal disco solo é definido por ele como “uma banda dos sonhos de visionários do jazz moderno” – Flea, aliás, volta ao trompete, instrumento que marcou seu início na música (em A plea, quem toca o instrumento é a contrabaixista Anna Butterss). A letra é um exercício de spoken word, em que Flea diz coisas como “viva pela paz, viva pelo amor” e “quem é seu vizinho, quem é seu amigo?/ ah, há ódio por toda parte/ eu não me importo com a sua maldita política/ eu não quero ouvir falar da sua política”.
No comunicado de lançamento do single, ele foi além: disse que há um lugar transcendental acima da política, “onde há um diálogo que pode realmente ajudar a humanidade e nos ajudar a viver de forma harmoniosa e produtiva, de uma maneira saudável para o mundo. Existe um lugar onde nos encontramos, e esse lugar é o amor”. Psicodélico, digamos.
WATER FROM YOUR EYES, “DRIVING CLASSICS, PLAYING CARS”. O WFYE já havia lançado o álbum It’s a beautiful place neste ano (resenhamos aqui) e volta com o EP It’s beautiful, contendo três faixas do disco reimaginadas. Born 2, Nights in Armor e Playing classics foram remexidas pelo músico e produtor Nate Amos para enfatizar de forma diferente os vocais da cantora Rachel Brown. Playing classics, das três escolhidas, foi a que mais teve modificações: retorna com o nome de Driving classics, playing cars, com dez minutos de duração e efeitos sonoros de carros – daí o nome.
“As novas versões de Born 2 e Nights in Armor são, na verdade, mais próximas de como as músicas eram originalmente”, explica Amos. “As pessoas me perguntavam sobre a versão original de mais de dez minutos de Playing classics, e eu não conseguia mais encontrá-la, então fiz uma nova. Achei que seria engraçado se fosse mais rápida também. Adicionei efeitos sonoros de carros porque carros são rápidos”.
MALAMMORE, “TUDO PASSA”. “Dou conselhos a quem ouve, mas também olho para dentro e me englobo também nos conselhos que dou”, conta o poeta, ator e músico português Sandro Feliciano, que usa o codinome de Malammore e em Tudo passa, seu novo single, protesta contra a falta de sensibilidade do mundo – e contra a apatia patrocinada pelos donos do poder. A faixa, um hip hop alternativo narrado com agilidade, mas com melodia voadora e relaxante, puxa Aurora, disco de Malammore que está pra sair, e tem clipe dirigido por ele e por Miguel Zêgo Cebola.
Tudo passa foi inspirada na famosa foto de William Klein em que há duas crianças – uma delas aponta uma arma para a câmera, enquanto a outra está surpreendentemente calma. O rapper Mick Jenkins e seu single-clipe Brown recluse foram inspirações para o clipe.
ATOMIC FRUIT, “MEDICINE”. Esse trio psicodélico mezzo italiano, mezzo alemão (e radicado em Berlim) tem bem mais do que lisergia para oferecer: o som deles lembra um encontro ácido entre Joy Division, Killing Joke e Mudhoney, todo mundo com o cérebro lotado de alguma substância estranha. A música é tão psicodélica quanto pós-punk, graças ao clima hipnótico da melodia e do arranjo, e à voz de baritono de Martin Lundfall, que também toca synths e guitarra. Nomes como Massive Attack e SUUNS são citados no release, só para você ter uma ideia básica do peso e da intensidade dessa turma.
Medicine, de acordo com a banda, trata de um tema muito especial para músicos e artistas em geral: “Ela começou como uma música sobre bloqueio criativo, mas se transformou na consciência de como é difícil sentir aquela primeira faísca novamente”. Além do lyric video da faixa, o grupo soltou também uma session ao vivo pelo Platte:X, uma espécie de Tiny Desk arrumadinho de Berlim.
WHEOBE, “SORE”. Preparando um álbum de estreia, A strained ocean, para abril de 2026, esse grupo francês puxa o álbum com Sore, quase um progressivo dream pop, de seis minutos – e uma música que chega a ganhar ares mais pesados depois. O clipe, dirigido por Kim Fino e Camilia Penagos, mostra um verdadeiro balé urbano, de pessoas sendo basicamente elas mesmas pelas ruas. As cenas surgem como se fossem imaginadas pelos integrantes do grupo.
WUZY BAMBUSSY, “LITTLE LION”. Uma surpresa musical entre a house music e os climas herdados do jazz: o grupo britânico Wuzy Bambussy fala do reencontro com um amor perdido em Little lion e acaba conseguindo fazer uma das faixas mais deliciosamente nostálgicas do ano. Destaque para os vocais da cantora Kat Harrison e para a vibe de filme antigo do clipe, todo gravado em pret e branco. The ghost & the rhythm, o primeiro álbum, sai em abril de 2026.
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Lançamentos
Radar: Baque!, Jota 3 e BNegão, Siso, Fitti, Mat, Look Into The Abyss

O experimentalismo da banda Baque! volta ao Radar – eles já estiveram por aqui – com um single duplo que é pura poesia proto-punk. Mas a seleção do Radar nacional de hoje tem também som pesado, hyperpop, reggae-rap e MPB para ouvir no último volume. Ouça e repasse.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Baque): Divulgação
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BAQUE!, “OZYMANDIAS” / “NOITES NO OCIDENTE”. Essas duas novas músicas, segundo a banda paulistana Baque!, formam “um convite para um rolê, um cartão-postal sonoro na forma de single duplo”. Normalmente voltado para uma mescla inusitada de psicodelia e punk (ou protopunk, como a própria banda define seu próprio trabalho), o grupo retorna agora influenciado por estilos como krautrock, post-rock e synthwave.
Ozymandias e Noites no Ocidente, contam eles, foram músicas que nasceram ao vivo e vêm sendo desenvolvidas há um ano nos shows, com direito ao coral dos fãs. A primeira soa como uma imagem da sessão de gravação, com vários efeitos sonoros e percussões, além da declamação da letra – que na verdade, é um poema do britânico P. B. Shelley (1792-1822) traduzido pelo grupo.
A segunda une canto gritado a la Iggy Pop, declamações com vibe Jim Morrison, e clima meio protopunk, meio groovy, direto dos anos 1960 para 2025. “Todas as canções desse lado foram gravadas em fita no correr de 7 dias de imersão em Campinas (SP)”, conta a banda, avisando também que a dupla de faixas encabeça o lado B do álbum que está sendo produzido.
JOTA 3 feat BNEGÃO, “FLORES E ERVAS” (REMIX VIBRONICS). Vinda direto da cultura soundsystem, Flores e ervas acaba de ganhar um remix assinado pelo produtor britânico Steve Vibronics, nome conhecido do UK dub. E o remix também ganhou um clipe, com imagens da apresentação do artista no festival Delírio Tropical, que rolou em Vila Velha (ES) em janeiro. BNegão, que participou do show, contribui com sua voz na nova versão.
“Ter um remix do Vibronics é surreal! Me faz voltar no tempo em que morei na Inglaterra há mais de 10 anos. Lá, tive contato com a cena através do próprio Vibronics e de muitos outros artistas e pude me aprofundar e viver realmente a cultura dos sound systems britânicos / jamaicanos, muito representativos”, conta Jota 3.
SISO, “QUEBRA-MUNDO”. “Se o mundo não se quebrasse, quem quebrava era eu”, canta Siso em Quebra-mundo, música em clima de alt-jazz e alt-pop feita em parceria com Luiza Brina, e que fala de sua reconstrução pessoal, num momento em que tudo parecia estar em ruínas. “Quando as expectativas e as premissas prévias se quebram, o que é realmente importante se revela de maneira muito límpida, permitindo que tudo o que é falso e acessório seja descartado em prol de uma energia nova, ainda que com alguma trepidação”, detalha Siso, que é de Belo Horizonte (MG), como Luiza.
Quebra-mundo ganhou um clipe em preto e branco dirigido por Tatyana Schardong, e filmado nas ruas do Centro do Rio. “A ideia era explorar visualmente o simbolismo de instabilidade e transitoriedade que a canção evoca, com cortes rápidos e cenas muito contrastantes. Acabamos mostrando um lado quase ‘Gotham City’ da cidade maravilhosa, de uma maneira bem diferente de como ela geralmente é retratada, tangenciando também muitas camadas de história dos lugares pelos quais passamos”, conta.
FITTI, “POSTAL DE AMOR”. Não é comum que intérpretes sejam homenageados em tributos – mas o cantor pernambucano Fitti, ao preparar o álbum Fitti canta Ney, em homenagem a Ney Matogrosso, evoca a época em que o próprio Ney homenageou Angela Maria com o disco Estava escrito (1994).
Fitti procurou escolher apenas músicas que ninguém conseguiria ouvir sem lembrar de Ney – daí a escolha por Postal de amor, balada introspectiva composta por Raimundo Fagner, Ricardo Silva e Fausto Nilo, gravada por Ney num compacto em 1975 (ao lado de Fagner) e depois no disco Pecado (1977). Fitti canta Ney vai virar turnê no ano que vem, com shows dirigido por Marcus Preto (que dividiu a produção do álbum com Pupillo).
MAT, “YEAH I LIKE U”. Cofundador do selo indie paulista Lazy Friendzzz e músico das bandas Dramma e Babyycult, Matt já havia lançado o EP I think I love you neste ano – e retorna agora com Yeah I like U, uma mescla de indie rock, synth-pop e hyperpop, com teclados tomando conta, ritmo dançante e vocais processados. Mat conta que a ideia da letra é falar “da atração imediata, da euforia e da ansiedade que acompanham os relacionamentos”.
LOOK INTO THE ABYSS, “WORDS”. Essa banda de Curitiba tem referências de estilos como emo e grunge, e no novo single, o peso surge à toda: Words tem vocais guturais, guitarras sombrias e pesadas, e uma letra sobre autoconhecimento e autossabotagem, sobre promessas quebradas e seguir adiante – bem na temática comum do grupo, que costuma abordar temas psicológicos e vibes bem trevosas nas letras. Words serve de batedor para o álbum que sai no começo de 2026.
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