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Cultura Pop

Lembra da curtíssima fase punk do Ultravox?

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Lembra da curtíssima fase punk do Ultravox?

Se você está acostumado com o Ultravox (ou Ultravox!, como a banda assinava no começo) meio glam do epônimo primeiro disco (1977) ou com o tom new wave de discos como Systems of romance (1978) e Vienna (1980), teve ainda o período em que o grupo britânico foi mais conhecido como uma banda de canções pesadas e poucos acordes.

Lembra da curtíssima fase punk do Ultravox?

Essa fase, na verdade, se resumiu a algumas poucas músicas, numa época em que o Ultravox não era tão conhecido, vendia pouco e estava fazendo diversas experimentações musicais para tentar novas sonoridades. Foi aí que surgiu Young savage, compacto lançado em maio de 1977, entre o primeiro disco e Ha-ha-ha!, o segundo (que saiu em outubro daquele ano). O single mostrou, ainda que para poucos e bons fãs, uma faceta diferente do grupo.

Olha aí o Ultravox mostrando seu novo hit na TV alemã (por sinal, o Ultra era fanático pelas experimentações musicais alemãs a ponto de ter sido produzido por Conny Plank na fase pós-1977).

Young savage ficou tão ilustre que acabou incluída na coletânea brasileira A revista Pop apresenta o punk rock (1977). Mas acabou ficando de fora de Ha-ha-ha!, ainda um álbum de transição do grupo. Muito embora fosse um disco maluco a ponto de incluir canções lascadas como o single ROckwrok, e temas dançantes como The man who dies everyday.

Young savage é assinada pelos cinco integrantes do Ultravox em 1977: John Foxx (voz, guitarra), Billy Currie (teclados, violino), Stevie Shears (guitarra), Chris Cross (baixo, voz) e Warren Cann (bateria e vocais). O batera Warren contou certa vez que a canção não chega a ser autobiográfica, mas que a letra fala “do redemoinho em que estávamos todos inseridos naquela época” – enfim, quando a banda não era conhecida por ninguém, a pouca fama que arrumavam ia embora rápido e “tudo pode acontecer quando ninguém sabe seu nome”.

Lembra da curtíssima fase punk do Ultravox?

Não sorria, você está sendo filmado. O Ultravox em foto de divulgação.

 

“Não me lembro muito da gravação da faixa, mas era muito divertido tocá-la. A música era como pilotar uma Harley enorme – você sobe nela e mete bala até correr feito um alucinado”, lembra Warren, que tocando a canção, sentia necessidade de uma máscara de oxigênio, por causa das quantidades bíblicas de suor e fumaça que vinham da plateia, que só pulava. “Até os acessórios de metal dos nossos equipamentos ficavam enferrujados”. Não só isso: na época, o público tinha a estranha mania de cuspir nas bandas. Para mostrar que estavam adorando ou detestando o show – tanto fazia. “Sempre que tocávamos a música, rolava uma torrente de cusparadas. Estranho isso, mas essa prática nojenta era supostamente um elogio”.

Ok, nem sempre, já que o baterista se recorda de uma vez em que a plateia estava mais calma, mas havia um punk solitário na frente do palco destinando suas cusparadas ao baixista Chris Cross. Que estava fazendo os backing vocals (“young savaaaage/young savaaaage”) e corria o risco de levar saliva alheia e não-solicitada na boca. “Eu
não poderia ir lá e botar o cara pra correr, não queria parar de tocar. Daí joguei uma baqueta nele e foi direto no rosto do cara. Ele me viu e olhei feio pra ele, que sumiu na multidão. Chris não ficou sabendo disso por um tempo considerável”, brincou.

Aproveita e pega aí Ha-ha-ha!, o segundo do Ultravox (Ultravox!, enfim), com Young savage em duas versões, ao vivo e de estúdio, como bônus.

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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