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Cultura Pop

Koi Division: quando o mar encontra o Joy Division

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Koi Division: quando o mar encontra o Joy Division

Imagine uma banda cujos integrantes se chamam Ian Peixe-Palhaço (vocal), Anzol (baixo e sintetizador), Bernardo Salmão (guitarra) e Steve Moreia (bateria), que se apresenta ao vivo trajando máscaras de peixe e tocando covers do Joy Division. Pois bem, essa maluquice existe. Chama-se Koi Division e nasceu em Los Angeles, como mais uma loucura daquela parte do planeta de tantas ideias surreais.

Ian Peixe-Palhaço é Ian Clownfish. Bernardo Salmão é Bernard Salmon. Steve Moreia é Steve Moray. E Anzol é só Hook mesmo.

Os trocadilhos não ficam só nos nomes dos integrantes. As músicas viraram Lures will catch a carp (Love will tear us apart), Trout fishin’ (Transmission), Dead soles (Dead souls), No lobster lost (No love lost), Fishorder (Disorder) e Albacore (Atmosphere). As letras mudam também – e Koi, vale lembrar, são aquelas carpas ornamentais, cheias de cores e estampas, mas que se tornaram uma praga em determinados lugares.

De resto, é só uma banda (bem meia-boca, é verdade) que faz versões, ou tenta fazer, de músicas do Joy Division. Uma graça que ganha vulto quando se conhece todo o repertório depressivo que envolve a banda original.

Joy Division era a divisão da alegria dos nazistas: grupo de judias nos campos de concentração que serviam apenas pro prazer sexual dos soldados alemães. Ian Curtis, o vocalista, letrista e líder do quarteto, se enforcou aos 23 anos, em 18 de maio de 1980. O som da banda era (e talvez ainda seja) descrito como “gótico-deprê” ou “pós-punk soturno”. As letras são carregadas de dilemas existenciais. O Joy Division, como se sabe, é uma das mais importantes bandas da história.

O que leva um bando de rapazes a distorcer uma história dessas e se inspirar em peixes e alegorias de pesca e do mar pra fazer versões de tal obra?

Numa entrevista nada séria (nem poderia se esperar algo diferente, creio) ao site Hamilton Underground Press, aquele que se identifica como Bernard Salmon disse: “acho que há um bocado de gente que gosta de peixes e de pesca e que assim aprenderá a gostar também de Joy Division”.

O Koi Division “nasceu” pros olhos do mundo graças a um longo perfil escrito por Juliet Bennet Rylah pro LA Weekly, em 7 de setembro de 2017. Depois disso, veio um outro artigo sobre a banda no The A.V. Club, com penetração maior entre o público “alternativo”. O perfil da banda nas redes sociais começa a crescer, num misto de curiosidade e diversão. A camiseta com uma nova leitura da capa de “Unknown Pleasures” (com peixes em meio a “ondas”) já virou sucesso.

Koi Division: quando o mar encontra o Joy Division

Howard Hallis é o nome verdadeiro de Ian Clownfish. Ele é gerente de um karaokê em Los Angeles e foi lá que conheceu os outros integrantes da banda. “Nós atendemos mais pessoas que querem cantar The Cramps, Bauhaus e Dead Kennedys do que Journey”, explica. É um karaokê diferente, sem dúvidas.

Ele é casado com a doutora Sam Hallis, uma microbiologista que é a baixista conhecida como Hook.

“Sam, uma fã do famoso ‘Weird Al’ Yankovic, veio certo dia com o trocadilho ‘Koi Division’. Ela brincou com o marido pra que ele usasse o Photoshop pra por cabeças de peixe nos membros da Joy Division, o que mais tarde ele fez. Poderia ter sido só uma brincadeira idiota, mas não terminou ali”, escreve o LA Weekly.

“Sam é uma grande fã de New Order, e um tanto do Joy Division. Howard, ao contrário, é um fanzaço do Joy Division desde criança. Ele diz que assistiu a todos os documentários, leu todos os livros – incluindo os da esposa de Curtis, Deborah, e do baixista Peter Hook – e ‘obsessivamente’ procurava gravações raras, bootlegs e fitas demo tão logo aparecem na Internet”, diz o artigo.

“Era um dos meus desejos ter uma banda cover do Joy Division, mas já havia um bocado delas”, ele disse. “Entretanto, paródias marítimas do Joy Division, não, essas não existiam”.

Por incrível que pareça, Sam é parte de duas bandas que tem lá suas ligações com o mar – como se fosse algo usual numa cidade gigante como Los Angeles. Ela é da Red Pony Clock, que você pode ouvir aqui, e é descrita por ela como “uma grande banda indie, um coletivo com um bocado de gente participando”. E é também da Bitchin’ Seahorse, uma banda que toca músicas indiepunk sobre a vida marinha (!!!), com títulos como “Festa Em Atlântida”, “Sexo De Baleia”, “Enguia Elétrica” e por aí vai. Se quiser ouvir, vá aqui.

Como bem nota o artigo da LA Weekly, “isso quer dizer você não pode simplesmente perguntar pra ela como está indo ‘sua banda de pesca’. Você tem que especificar sobre qual banda está falando”.

Koi Division: quando o mar encontra o Joy Division

Os outros integrantes são clientes costumeiros do karaokê: o DJ Dave IDK (o guitarrista Bernand Salmon) e Logan Jenkins (o baterista Steve Moray).

É bizarro como o LA Weekly tratou o assunto com uma seriedade que talvez nem a banda tenha, mas o caso é que a Koi Division se ainda não se leva a sério como produto e potencial de mercado, a concorrência ao menos já está de olho. “Howard lembra que em um show da Koi, um membro de uma banda cover séria do Joy Division, chamada Joy Revision, apareceu e disse que parecia estranho, porque aquelas eram canções que eles realmente tinha familiaridade por tocar a todo instante, mas elas pareciam se encaixar com naturalidade na temática de pesca e marítima”.

“O grupo suspeita que isso pode se dar porque o oceano pode ser bastante brutal: os peixes comendo uns aos outros, as baleias encalhando na praia, homens arrancando peixe do oceano e destruindo seu meio ambiente. É ‘fish gothic’, diz Sam” na matéria.

“Fish goth” é um termo que a banda adotou. Na sua apresentação, diz: “the only Fish Goth Joy Division parody cover band that matters”. Bem… não dá pra negar.

“Há notícias muito pesadas a todo momento, as pessoas andam muito abatidas, afogadas em notícias ruins”, dizem. A Koi Division quer tratar o peso do mundo com leveza, mas sabe que ninguém vai levar a banda realmente a sério, por mais profundo que seja o discurso fora dos palcos. Por isso, ao falar do futuro, a banda se apressa em voltar à realidade dos personagens assumidos e disparar: “nosso sonho é tocar num aquário, shows debaixo d’água são a onda do futuro”.

Por essa, Ian Curtis não esperava.

Publicado originalmente em Floga-se.

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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Crítica

Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.

Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.

Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.

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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.

É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).

Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga  estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.

O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.

Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.

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