Se você não fazia a menor ideia, o GWAR, banda de metal-comédia dos Estados Unidos, ainda existe. Ainda que tenha perdido em 2014 seu único integrante fixo, Dave Brockie, morto de overdose de heroína. Brockie, você deve lembrar, usava o codinome de Oderus Urungus. E só subia no palco usando uma fantasia que o deixava parecido com uma mistura do monstrengo Cthulhu com Gene Simmons, do Kiss.

Sem Brockie, a banda se mantém na ativa sem nenhum integrante original, apesar de ainda hoje haver músicos na banda que estão lá desde 1988 ou 1989 (o grupo começou em 1984). Facilita o fato de o GWAR nunca ter sido de fato uma banda com formação, e sim um amontoado de músicos que vão fazendo rodízio a cada disco ou turnê. E agora a banda anuncia que está dando seu apoio a uma (excelente, por sinal) campanha que quer substituir uma estátua de Robert E. Lee, comandante das forças dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana, por um de seu falecido vocalista Oderus Ungerus.

Uma petição foi lançada no dia 12 para mudar a estátua que está em Richmond, Virginia, onde a banda foi formada. Diz o New Musical Express que, no momento da publicação, ele tinha mais de 36.000 assinaturas e foi iniciado após uma imagem viral de Ungerus ser fotografada no lugar de Lee.

E aí, tá a fim de assinar? Pega aí.

Foto lá de cima: Wikipedia