Lembra quando pichavam ou roubavam os óculos da estátua do Drummond e você dizia que esse tipo de coisa só acontecia no Brasil? O cacete: poucos dias após ter sido inaugurada, a primeira estátua de David Bowie feita no mundo – localizada em Buckinghamshire, na Inglaterra – amanheceu pichada. As infos abaixo são do NME.

A estátua “ganhou” as seguintes frases: “Primeiro alimente os desabrigados” e “RIP DB”. O memorial foi erguido no Aylesbury Market Square, bem pertinho do Friars, clube de música onde, conta-se, Bowie teria feito o primeiro show incorporando o personagem Ziggy Stardust.

Olha aí o dia da inauguração da estátua, no último domingo (25).

Quem começou essa história de estátua para Bowie foi justamente um conhecido (e xará) do cantor, o ex-promoter do Friars, David Stopps. Ele havia liderado uma campanha de crowdfunding bem-sucedida para a criação da estátua, que arrecadou 100.000 libras e várias doações. Apesar do protesto de uma das pixações, o vice-prefeito Mark Willis enfatizou que nenhum dinheiro público foi gasto na estátua.

“Foi totalmente financiada por crowdfunding, por pessoas públicas. Eu fui uma delas, inclusive”, disse. “Uma das instituições de caridade que eu apoio mensalmente é a Shelter, já que a falta de moradia e a pobreza são flagelos absolutos para a sociedade que precisam ser resolvidos”.

Stopps: “Fiquei muito desapontado que isso tenha acontecido, mas quando fui ver, poderia ter sido muito pior. Estamos ocupados limpando a estátua, agora. A tinta estava na estátua, na parede atrás e na calçada. Era sobre os desabrigados. Só que faço muita coisa pelos desabrigados, o que é mais irônico”.