Crítica
Ouvimos: Frankie Cosmos – “Different talking”

RESENHA: Frankie Cosmos vira banda em Different talking, disco que fala sobre amadurecimento e envelhecimento, entre inseguranças, celulares e punk-pop confessional.
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Greta Kline, a cantora e atriz novaiorquina que usa o codinome Frankie Cosmos, fez 31 anos em março. A chegada aos 30 fez com que seu sexto disco, Different talking, soasse tanto como uma volta ao passado quanto um assombro com o futuro. O disco foi lançado pela Sub Pop, mas parece um álbum lançado por algum selo bem menor, acostumado a trabalhar com artistas altamente ensimesmados e chegados ao lo-fi. O álbum tem 17 músicas em menos de 40 minutos – o que significa que boa parte delas é bem curtinha. Em alguns casos, parece que Greta e sua turma mandaram subir as demos e não tiveram muito saco para ficar lambendo as faixas.
Eu disse “Greta e sua turma?”. Sim, porque dessa vez, Frankie Cosmos virou uma banda, com Alex Bailey, Hugo Stanley e Katie Von Schleicher ajudando mais intensamente em arranjos e na produção. Não por acaso, é o disco dela que tem mais “cara de banda” – mesmo com o desleixo estudado do indie, faixas como a docinha Pressed flower, o soft indie rock One of each e a noventista Against the grain, que abrem o álbum, soam bastante seguras.
Different talking é um disco sobre envelhecimento – e vá lá, sobre envelhecimento da perspectiva de quem chega aos 30. Ou seja: qualquer cabelo branco assusta (como na punk One! Grey! Hair!). Por outro lado, Greta já começa a ver que a cidade em que ela vive não é mais aquele ambiente não-gentrificado que ela conheceu (o easy listening distorcido Porcelain fala exatamente disso) e nota que nem sequer conheceu o mundo sem a existência do celular – em Bitch heart, canção tristinha lembrando Pixies, ela diz sentir “falta de quem eu era / apenas porque não posso passar um dia / sem botar a mão nesta porra de telefone”.
Já em Vanity, indie pop que soa tão melancólico quanto fora de controle, o assunto é um relacionamento cagado que não é amor, é cilada – mas aparentemente ela sai por cima, no verso “você ligou de novo para ouvir / que tudo acabou?”. A musicalidade de Different talking abarca também muita coisa ligada aos 60’s, como o folk rock denso e minimalista de Life back, o clima meio Kinks de Margareta e a vibe espacial de You become.
Perto do fim, Wonderland é um indie rock funkeado e com clima quase infantil, em que Greta nota que às vezes, envelhecer é mandar um foda-se geral: “estou mais velha agora do que antes / eu me conheço ainda mais / encontro maneiras de me achar bonita / endureço e sigo meus rituais”. E é isso aí.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Sub Pop
Lançamento: 27 de junho de 2025
Crítica
Ouvimos: Yellowcard – “Better days”

RESENHA: Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Better Noise Music
Lançamento: 10 de outubro de 2025
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Para a surpresa de um total de zero pessoas, numa época em que estilos como emo, nu-metal e rock alternativo (na visão Billboard norte-americana de rock alternativo) tornam-se queridos de alguns críticos, e tambem numa época em que a geração Tik Tok vem abraçando bandas de punk pop, lá vem o Yellowcard com seu primeiro disco em quase dez anos.
Better days não decepciona: a mescla de punk-pop, emo e “pós-grunge” (muito entre aspas) feita pelo grupo volta com ótimas melodias, excelente produção (feita por Travis Barker, do Blink-182, e Andrew Goldstein) e aquela mistura de esperança com tristeza que os fãs adoram. A faixa-título, que abre o álbum, une tudo isso aí em poucos minutos. Take what you want, que chora pitangas sobre o fim de um relacionamento, soa como o som de uma boy band pesada e ágil. Love letters lost – com Matt Skiba, do Alkaline Trio – tem aquela mesma receita da qual o Charlie Brown Jr se alimentou: peso, vocal altamente cantarolável e guitarras que têm algo chupado do The Police.
- Ouvimos: Twenty One Pilots – Breach
A “persona” de Better days é um sujeito angustiado, que fez planos por conta própria mas esqueceu de consultar a realidade (o dramalhão Honestly, I), sofre por um relacionamento que se foi (o pop pesado, mágico e bem feito de You broke me too, com Avril Lavigne), deseja botar o passado em pratos limpos (City of Angels, com Ryan Key, cantor e guitarrista, nascido na Flórida, lembrando sua vida em Los Angeles) e se sente ansioso e inquieto (o punk-popzaço Bedroom posters, a melhor e mais bonita música do disco). Skin scraped e Barely alive, com titulos autoexplicativos e onda punk-emo, têm peso, tristeza e um certo clima herdado da banda do coprodutor.
Para aumentar essa onda “intensa” do disco, Travis pôs mais peso na bateria, arranjos de cordas surgem em algumas músicas e… Better days encerra com a vibração country-folk de Big blue eyes, música pra tocar em filme adolescente. O Yellowcard volta com um álbum rápido – pouco mais de meia hora – e sincero.
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Crítica
Ouvimos: Luna Gouveia – “Sara”

RESENHA: Em Sara, álbum de estreia, Luna Gouveia une pop, rock, jazz e psicodelia em faixas que soam entre Gal Costa indie e Rita Lee espacial.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 23 de setembro de 2025
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Em seu primeiro álbum, concebido como uma jornada de cura e encerramento de ciclos – daí o título Sara, usado como verbo e não como nome próprio – a paulista Luna Gouveia entrega um trabalho de pop atravessado por ecos de rock, jazz e psicodelia.
Um detalhe é que nenhum desses gêneros surge de forma literal nas oito faixas do disco. Em nome do pop mutante, Sara passeia por todos esses estilos em faixas como Culpa e Diz que é amor, às vezes lembrando a MPB jazz, às vezes soando como uma Gal Costa texturizada e jogada no indie pop. No caso de Diz que é amor, rola ainda uma segunda parte exclusivamente psicodélica, lembrando Mutantes e Tame Impala da fase inicial, com guitarra fuzz.
- Ouvimos: Luapsy – I met the devil in a dream
Sara vai seguindo com Fora de moda, indie rock tropicalizado, com balanço herdado de Rita Lee, vibe de bossa espacial e ótimas guitarras-base (ficaria inclusive melhor com um solo). Mordida tem beat discreto, vocal com dissonâncias e surpresas e clima pop com cara de Rita Lee + Marina Lima indie. Voltar andar passa por várias camadas do pop – embicando num corredor boogie/pós-disco e numa atmosfera meio Physical. A faixa-título é pop oitentista transformado em música celestial, com vocal de sereia.
No final, a sintomática O fim, com mais surpresas escondidas na melodia e no vocal, além de um laço que une tudo em Sara. Um disco de estreia que abre caminhos enquanto fecha ciclos.
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Crítica
Ouvimos: Budang – “Magia”

RESENHA: Em Magia, álbum de estreia, a banda catarinense Budang une humor, caos e crítica social em 16 faixas com vibe ultrapunk e letras quase em código.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Deck
Lançamento: 10 de outubro de 2025
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Guilherme Larsen Güths (voz), Vinícius Lunardi (guitarra), Pedro Sabino (baixo) e Felipe “Minhoca” Royg (bateria), os quatro integrantes da banda catarinense Budang, decidiram estrear com um álbum quase em código. As letras das 16 faixas de Magia são gritadas e quase cuspidas, num fluxo desafiador para quem não está de olho no encarte – ou algo parecido com um encarte, enfim.
Quem se dispuser a mergulhar no universo do grupo vai descobrir vários lados diferentes: em Magia, o Budang fala de pejotização (Mágica), azia (Novo cardápio), histórias do under catarinense (Plataforma Rock Bar, 2010), mas também une gírias e expressões de Santa Catarina. A banda liberou os versos das faixas Mágica (uma das músicas mais mobilizadas do disco), Magia e Budangól nos vídeos das canções em seu canal do YouTube.
Nas melodias, Magia expõe influências autoconfessas de Pixies (referência em guitarras como as de T.M.P.D.P.H.S.), Ratos de Porão, Sonic Youth e do Turnstile dos primeiros tempos. A sonoridade nunca é previsível – e é tão rápida que, se você escutar o disco sem olhar a passagem das faixas, vai achar que se trata de uma só faixa punk que vai sendo acrescida de outros elementos. Nessa nuvem de tags, entram as guitarras em estilo pós-punk de Deixa quieto, as batidas de funk do hino Budangól, o hardcore poderoso de Aditivos e o guitar rock ágil de Fala tu – além das quebras rítmicas de Bolsonanny, sobre os golpistas frustrados de 8 de janeiro de 2023.
Também surgem a vibe metalcore-psicodélica de Plataforma Rock Bar, 2010, as diversas partes de Ponto de não-retorno, e a porradaria em letra e música da curtíssima Tempinho bom (que abre logo com um “foda-se / nunca mais faço essa merda / vai se fuder!”, e mete até novelas coreanas no meio da bronca). No final, tem até uma versão de 1406, dos Mamonas Assassinas, em vibe Rage Against The Machine.
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