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Crítica

Ouvimos: Bruce Springsteen & E Street Band – “Land of hope & dreams” (EP)

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Ouvimos: Bruce Springsteen & E Street Band, "Land of hope & dreams" (EP)

RESENHA: Bruce Springsteen lança EP com críticas a Trump e discursos sobre justiça, fé e pátria, direto do palco da turnê Land of hope & dreams.

Bruce Springsteen sempre fez barulho, sempre se posicionou, e sempre foi um astro do rock assumidamente progressista – o que significa dizer que, mesmo sendo bastante orgulhoso dos Estados Unidos, o cantor de Born in the U.S.A. sempre enxergou que havia algo de muito podre naquela república.

Com a podridão já devidamente sacramentada no governo norte-americano, Bruce, que está em turne pela Europa (com a Land of hope & dreams tour) fez recentemente uma série de manifestos políticos anti-Donald Trump em seu show em Manchester, Inglaterra, dia 14 de maio.

A repercussão das falas de Bruce foi grande: Trump, quando soube de tudo, declarou que personalidades que apoiaram sua rival Kamala Harris deveriam ser investigadas (ele alega, evidentemente sem provas, que o apoio estaria ligado a doações ilegais de campanha). Neil Young, Eddie Vedder e o sindicato norte-americano dos músicos deram declarações anti-Trump logo que souberam do merdalhal todo.

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“Bruce e milhares de músicos acham que você está destruindo os Estados Unidos. Você se preocupa mais com isso do que com crianças morrendo em Gaza. Esse é o seu problema. Pare de pensar no que os artistas estão falando e pense em salvar o país da bagunça que você fez. Você está mais preocupado consigo mesmo do que com a América”, atacou Neil Young.

Foi disso tudo aí que surgiu o mais novo lançamento de Bruce e de sua E Street Band, o EP Land of hope & dreams, que traz quatro canções e dois discursos (aplaudidíssimos) feitos por Bruce no tal show de Manchester que o transformou em alvo preferencial de Trump.

Bruce disse em alto e bom som que seu país “está atualmente nas mãos de uma administração corrupta, incompetente e traidora”. Afirmou também que os Estados Unidos “estão perseguindo pessoas por usarem seu direito à liberdade de expressão e expressarem sua discordância”, e que nos EUA, “os homens mais ricos se comprazem em abandonar as crianças mais pobres do mundo à doença e à morte”. Isso pode ser ouvido no disco.

Na parte estritamente musical, o disco tem uma versão arrebatadora de Land of hope and dreams, música de Bruce de 1999. Bruce recorda a venturosa Long walk home, uma música de 2007 que ele define como “uma oração para meu país”, e também relê Chimes of freedom, música de Bob Dylan imortalizada numa versão de The Byrds.

A pose solene de Bruce na capa do EP, lembrando um pastor protestante, adianta o conteúdo do disco: o cantor escolheu o lado mais gospel de seu repertório e gravou três faixas seculares como se fossem o evangelho segundo Bruce Springsteen. Define também que o alvo do disco provavelmente não são só os antigos fãs, mas a turma mais religiosa (e conservadora, talvez) que ouve seu som. Um tom de olho no olho que convida até os mais resistentes a refletirem sobre fé, justiça e o verdadeiro significado de “pátria”.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Columbia/Sony
Lançamento: 20 de maio de 2025.

 

Crítica

Ouvimos: Hélio Delmiro e Augusto Martins – “Certas coisas”

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Ouvimos: Hélio Delmiro e Augusto Martins - "Certas coisas"

RESENHA: Gravado pouco antes da morte de Hélio Delmiro, Certas coisas evita o tom de despedida com repertório variado e ótima sintonia com Augusto Martins.

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Quando o violonista Hélio Delmiro morreu (vítima de complicações de diabetes e problemas renais em 16 de junho, aos 78 anos), não apenas Certas coisas, gravado com o cantor Augusto Martins, estava terminado, como também o músico já estava prestes a cumprir agenda de imprensa – já até tinha dado uma entrevista. Produzido por Moacyr Luz, o álbum chuta a tristeza para o mais longe possível e escapa do clima de epitáfio, por causa da dinâmica entre cantor e músico, e pela vontade com que Hélio ataca violão e guitarra nas doze faixas.

Hélio Delmiro teve inúmeros amigos, parceiros e testemunhas. Seu trabalhos como guitarrista e violonista de cantoras como Elis Regina e Clara Nunes sempre são lembrados. Mas ele também tocou em grupos como o Fórmula 7, e na banda da versão carioca do Jovem Guarda, programa apresentado por Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos durante os anos 1960.

Como um reflexo dessa trajetória variada, o repertório de Certas coisas vai da MPB clássica à mais popular. Certas coisas, de Lulu Santos e Nelson Motta, aparece com algo de blues no andamento – e De repente, lado B da dupla de compositores, encerra o álbum ganhando cara de música de Gilberto Gil. Fotografia (Tom Jobim), que teve a guitarra de Hélio na gravação do disco Elis & Tom (1974), traz o músico ao violão unindo jazz e blues, e encartando um trecho de Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Jardin d’hiver, popularizada por Henri Salvador, investe no samba-jazz noturno, e até Como vai você, de Antonio Marcos e Mario Marcos, está no repertório.

Augusto, cantor bom e despojado, acompanha e se deixa acompanhar por Hélio. O resultado vai do canto correto da faixa-título à entrega de Fotografia e de Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento, Ronaldo Bastos) – que se torna um samba épico, quase viajante – passando por uma versão contida até demais do bolero Contigo aprendi (Armando Manzanero). O repertório tem uma música totalmente inédita – a ótima Acanhado, de Hélio e Moacyr Luz – e traz como maior surpresa Bye bye Brasil, de Chico Buarque e Roberto Menescal, gravada como se fosse uma bossa pop de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Mills Records
Lançamento: 30 de maio de 2025

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Crítica

Ouvimos: Alberto Continentino – “Cabeça a mil e o corpo lento”

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Alberto Continentino, com Cabeça a mil e o corpo lento, faz pop-psicodélico com clima setentista e cinematográfico, misturando MPB, soul, bossa, boogie e city pop.

RESENHA: Alberto Continentino, com Cabeça a mil e o corpo lento, faz pop-psicodélico com clima setentista e cinematográfico, misturando MPB, soul, bossa, boogie e city pop.

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Mais do que o groove das músicas de Lincoln Olivetti e Robson Jorge, os discos de Gal Costa feitos entre os anos 1970 e 1980 – com todo aquele aspecto pop, mágico e quase espacial – parece servir de referência para vários álbuns e músicas das novas gerações da MPB. O terceiro disco de Alberto Continentino, Cabeça a mil e o corpo lento, tem muito desse clima.

Essa musicalidade rola em faixas que passam igualmente por um filtro psicodélico (Coral, com Dora Morelenbaum, e o single Milky way, com Leticia Pedroza) e fluido musicalmente – é o caso do disco todo, mas especialmente de O ovo do sol, que lembra os discos de orquestras dos anos 1970 e tem um quê passadista-futurista que ruma em direção a Stereolab e Arthur Verocai.

  • Ouvimos: Dora Morelenbaum – Pique
  • Urgente!: Wet Leg aquece para Moisturizer no Tiny Desk. Ana Frango Elétrico na vibe pós-disco.
  • Ouvimos: Stereolab – Instant holograms on metal film

Cerne, por sua vez, é um balanço no estilo de discos de Dom Salvador e Waltel Branco, com ritmo dado por assovios. Manjar de luz, com Ana Frango Elétrico, é tranquila e mântrica em letra e música. Go get your fix, com Gabriela Riley, une samba, bossa e city pop, e Uma verdade bem contada, com Nina Miranda nos vocais e Kassin na parceria, é boogie com cara de trilha de filme nacional antigo.

Como músico, Alberto tem duas décadas de carreira e trabalhou com músicos como Caetano Veloso, Ana Frango Elétrico, Adriana Calcanhotto – é um nome que provavelmente você já viu em muitos shows e discos. Em Cabeça a mil e corpo lento, por sua vez, ele filtra tudo que aprendeu nos estúdios e palcos por um clima voador e quase sempre, cinematográfico. O terço final do disco, com o soul Negrume, o pop francês carioca Vieux souvenirs (com Nina Becker) e a balada Madrugada silente – uma parceria com Negro Leo, levada por piano Rhodes, violão e baixo – traz bastante disso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Selo RISCO
Lançamento: 17 de junho de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Gustavo Ortiz – “Desafogo” (EP)

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Com samba, jazz e até ambient, o EP Desafogo, de Gustavo Ortiz, trata de liberdade e denúncia, com destaque para a faixa José, João.

RESENHA: Com samba, jazz e até ambient, o EP Desafogo, de Gustavo Ortiz, trata de liberdade e denúncia, com destaque para a faixa José, João.

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“Desafogo” é uma daquelas palavras que a gente está acostumado a ler mas, em vários casos, nunca parou para ver o significado – uma palavra ligada ao fim de algo que oprime, pressiona, sufoca. No caso do EP do paulista Gustavo Ortiz, ela conceitua um repertório que fala sobre formas diferentes de viver. Mas apontando também para os tais momentos em que a opressão diária dá um tempo.

O clima também é de denúncia, e muita. A faixa José, João, com Romulo Fróes, foi lançada em single no simbólico 1º de maio, e é dedicada ao pai de Gustavo, um ex-caminhoneiro que começou a trabalhar ainda na infância, e morreu de covid poucos dias antes de receber a vacina – o clipe traz imagens do aniversário de 3 anos de Gustavo, com o pai entre os presentes, A faixa-título, composta há 16 anos, fala sobre como às vezes é complicado apenas esquecer dos problemas e descansar. Botafé propõe, na letra, liberdade para ser, ao mesmo tempo, silêncio e barulho.

Musicalmente, Desafogo é um samba com variadas referências. A faixa de abertura Trago voa pelo jazz, pelo samba de Jorge Ben e até pelo ambient. A faixa-título tem samba, afoxé e até um lado seresteiro, com coral feminino no estilo das Gatas. O violão e a voz dominam Casca cascata, e uma vibe quase carioca, herdada de Aldir Blanc e seus muitos parceiros, aparece em José, João. E Botafé encerra o disco em tom de chamada e de valsa afro.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 20 de junho de 2025

  • Ouvimos: Vovô Bebê – Bad english
  • Ouvimos: Gabriel Ventura – Pra me lembrar de insistir

 

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