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Cultura Pop

E o amor despedaçou Captain & Tenille

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E o amor despedaçou Captain & Tenille

Adivinha só o que a dupla pop norte-americana Captain & Tenille tem a ver com o pós-punk deprê do Joy Division? A princípio, nada, claro. Mas a história diz que Love will keep us together, canção de Neil Sedaka que se tornaria um hit avassalador de Daryl Dragon (o Capitão) e Toni Tenille, foi uma das fontes de inspiração para… Love will tear us apart, sucesso-assinatura do Joy Division.

Você pode conferir nos vídeos abaixo o quanto as músicas ~têm a ver~ uma com a outra.

No livro This searing light, the sun and everything else: Joy Division: The oral history, de Jon Savage, o batera do JD (e depois do New Order), Stephen Morris, lembra que conversava muito com o cantor do grupo, Ian Curtis. E um dos papos foi justamente sobre essa canção. Morris tinha comprado um bootleg da banda The Tubes, e o grupo fazia uma versão-paródia da música, que aparecia no álbum.

“Falei com Ian: ‘Não seria legal eles fazerem uma coisa bem desagradável, em vez de uma canção pop inocente? Algo do tipo ‘o amor vai nos rasgar em pedaços”. De qualquer maneira, acabamos com Love will tear us apart“, afirmou o músico.

Captain & Tenille, que se casaram em 1975, tinham sua carreira musical ligada aos Beach Boys. Daryl Dragon era tecladista de turnê do grupo americano durante a primeira metade dos anos 1970 – adotou o nome artístico de “captain” (além do quepe marítimo) justamente por ser chamado de “capitão dos teclados” pelo beach boy Mike Love.

Dragon havia conhecido Toni quando fez um teste para tocar num musical do qual ela era roteirista. Por intermédio de Daryl, Toni acabou unindo-se à banda de shows dos Beach Boys (foi a única “beach girl” do grupo, no palco). Começaram a trabalhar juntos, a namorar e acabaram formando uma dupla. Em 1975, seriam contratados pela A&M e sairia o primeiro disco, justamente chamado Love will keep us together.

O sucesso de Captain & Tenille durou mais alguns anos, com direito a duas trocas de gravadora – da A&M para o selo disco music Casablanca Records, e desta para a pequena etiqueta Wizard. O casal continuou fazendo shows, manteve projetos solo, fez um show de variedades na TV e até realizava jobs como musicistas de estúdio. Toni chegou a tocar teclados e a fazer backing vocals em The wall, disco do Pink Floyd (1979), quando já era uma cantora pop de sucesso.

No vídeo abaixo ela conta como foi seu primeiro encontro com o grupo em estúdio e lembra que David Gilmour, guitarrista, a surpreendeu dizendo que tinha visto a artista na TV de manhã.

“Pensei logo: o que será que ele estava vendo na TV num domingo de manhã? A gente tinha aparecido num programa infantil chamado Kids are people too. Ele me disse que tinha visto o programa com seus filhos. Até então, eu achava que eles ficavam o dia inteiro fumando maconha”, relata.

A carreira de Captain & Tenille foi passando por altos e baixos, mas o que muitos fãs jamais poderiam esperar é que em 2014, Toni anunciasse seu divórcio do marido, com quem estava casado havia 39 anos.

Curiosamente o casal acabaria tão despedaçado quanto a relação de Ian Curtis e sua esposa (cantada em verso na letra de Love will tear us apart). A separação não aconteceu sem um pouco de roupa suja: Captain decidiu explanar a situação e reclamar da ex-esposa num blog que vinha escrevendo no site oficial do casal.

De uma hora para outra, o casal, cujos últimos hits haviam sido lançados num período em que a moeda corrente no Brasil ainda era o cruzeiro, tinha virado o tópico da vez na imprensa americana. “Felizmente, no dia seguinte, Justin Bieber foi preso por fazer algo em Miami”, chegou a brincar Toni. A história envolveu fofocas das mais variadas e, em 2016, ganhou contornos mais complexos quando Toni decidiu colocar sua vida num livro, Toni Tenille, a memoir.

Estranhamente, a cantora experimentou alguns dos sentimentos descritos por Ian Curtis no hit do Joy Division. O capitão é descrito como um marido fechado, pouco afetuoso, controlador. A “cama de casal fria” da canção do grupo britânico, pelo menos, não existia no dia a dia de Captain & Tenille: o casal sempre havia dormido em quartos separados.

Os ressentimentos cresceram, mas a cantora diz que nunca se sentiu compelida a trair o marido ou a terminar a relação. Revela que Dragon tinha sido criado numa família pouco calorosa, e conta que optou por lidar com a situação como pôde, da maneira que deu – até que não deu mais.

Apesar dos problemas, os dois continuaram amigos e Tenille ajudou bastante Dragon até a morte do ex-marido em 2019, por insuficiência renal. O capitão vinha passando por atropelos na saúde fazia tempo. Na época da separação, Captain estava com tremor essencial (condição similar ao Mal de Parkinson) e o fato chegou a ser explorado por alguns jornais. Toni diz que a durabilidade do casal se deveu ao fato de ela nunca ter deixado de crer que o marido um dia poderia ser quem ela sonhava que ele fosse.

“Nunca conheci um homem que pudesse se adaptar ao lugar dele, apesar de todas as coisas que o tornavam tão impossível de conviver”, explicou.

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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