Das coisas que eu iria morrer sem saber: o rapper Vanilla Ice, que até hoje tem um reality show chamado The Vanilla Ice project no canal DIY Network, teve um reality de curta duração entre 2013 e 2014 chamado Vanilla Ice goes amish. 

Em poucas temporadas, Vanilla Ice foi convidado a conhecer os amish. Que consistem num grupo religioso cristão famoso nos EUA e no Canadá, e são famosos por levarem uma vida distante da sociedade e das modernidades tecnológicas.

Boa parte dos amish vive quase como no século 18, em comunidades sem telefone e com uso restrito da eletricidade. Os homens costumam usar chapéu e barba sem bigodes, bem como as mulheres costumam ser donas de casa e as crianças são educadas em escolas paroquiais. Aliás, na comunidade, grandes desvios ególatras são desencorajados ao extremo. A ponto de as crianças brincarem com bonecas que têm distinção de gênero, mas não têm rosto. O objetivo disso aí é fixar a ideia de que todos são iguais perante Deus.

É claro que uma religião dessas nada ter a ver com a vida de um popstar, mas até que a coisa andou bem. Na série, ele protagonizava momentos como ajudar na construção e na reforma de casas de famílias amish, dar uma mão às crianças na hora de preparar sorvete caseiro para vender (ele também ajudou nas vendas). Aliás, Vanills ajudou a turma a instalar um moinho de vento (isso mesmo, você não leu errado) para prover um sítio amish de eletricidade. Olha só um dos episódios da segunda temporada, abaixo (tem legendas automáticas).

O cantor disse em entrevistas que, na hora, ele tinha que se virar – nada ali era ensaiado ou estava previsto num roteiro. A ideia do show partiu do próprio rapper.

“Me chamaram para fazer outro reality show e disse: ‘Quero aprender como os amish constroem suas próprias casas e quero ficar lá com eles'”, contou Vanilla Ice num papo com o Huffington Post, dizendo que sentiu o descrédito do próprio canal.

“Eles falaram: ‘Isso não vai funcionar, eles não têm máquinas de fax, nem telefones’. Fomos numa comunidade amish em Ohio para ver se ia funcionar e eles realmente não tinham TV, nem eletricidade nem nada disso”, contou.

Apesar do isolamento, alguns amish conheciam o rapper a ponto de cantarolarem Ice ice baby quando o viam. Vanilla também tratou de diferenciar o programa de atrações parecidas e diz que nem sequer o considerava como um reality show. “Não é artificial. Eu estava vivendo e trabalhando com uma família amish de verdade. Esta é a grande sacada”.

Se as únicas lembranças que você tem de Vanilla Ice são da época de Ice ice baby e da letra de Pretty fly for a white guy, do Offspring (que o citava), olha aí. No episódio abaixo, Vanilla leva um cavalo para botar ferraduras, ajuda a malhar no ferro quente e arregaça as mangas na reforma de uma casa de cem anos. Encarava essa?