Lançamentos
Urgente!: Tim Bernardes no samba, Car Seat Headrest no pós-punk, Stereolab no relax

Invadindo a área do Radar (seção onde a gente anuncia singles novos, não necessariamente assim que eles são lançados), o Urgente! solta três notinhas sobre sons que chegaram hoje às plataformas, e que merecem MUITO destaque. Ouça no volume máximo, leia no volume máximo e coloque tudo em suas playlists.
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Tim Bernardes resolveu lançar um single duplo quase de surpresa (não foi totalmente de surpresa porque ele chegou a avisar em suas redes sociais e tudo). Prudência e Praga são dois sambas – o segundo em parceria com ninguém menos que Erasmo Carlos – gravados originalmente, e respectivamente, por Maria Bethânia e Alaíde Costa. Só que cada samba no seu quadrado: Prudência tem inspiração no romantismo derramado de Lupicínio Rodrigues, Praga é herdeira do sangue nos olhos de Nelson Cavaquinho.
“Prudência é essa batalha interna entre o lado passional e o lado controlador na cabeça do ex-boêmio romântico”, diz Tim. Já Praga, feita por ele e Erasmo como “uma canção venenosa de cabaré samba canção”, é porradaria na pequena área. “Quis produzir uma gravação meio samba de terror, porque se não fosse rock n roll não teria muita graça pra mim. Fui lá no Bielzinho (referência a Biel Basile, baterista do O Terno, banda na qual Tim surgiu) e gravamos esse refrão que explode com as percussões e o coro das amigas Tulipa Ruiz, Maria Beraldo e Luiza Lian”, afirma.
Ah sim: se você achou que a capa do single é parecida com as antigas imagens dos programas musicais da TV Cultura e da TV E (Rio), acertou em cheio. O clipe de Prudência reproduz direitinho a vibe dos programas dirigidos pelo saudoso Fernando Faro (MPB Especial, Ensaio) e o lay out do compactinho – que vai sair em vinil – vai pelo mesmo caminho.
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Nesta sexta (2), o mundo vai finalmente conhecer The scholars, a ópera-rock espiritualista do Car Seat Headrest. O último single do disco, The catastrophe (Good luck with that, man) saiu nesta terça (29) e é tão épico quanto os dois outros compactinhos que anunciaram o álbum (Gethsmane, de 11 minutos, e CCF, de oito).
Só que, dessa vez, a música nova: 1) é pouca coisa menor que os outros dois singles, tem apenas 5 minutos e pouco; 2) a letra fala em tom nonsense sobre o dia a dia em meio a turnês e shows; 3) a vibe da música é mais pro pós-punk do que a zoeira prog de Gethsemane, por exemplo. Há quem zoe que, com esses três singles, o Car Seat, se bobear, mostrou todo o conteúdo de The scholars ao público – afinal, com esses três lançamentos já brotaram 25 minutos do álbum (na verdade o disco tem mais seis faixas).
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Você já deve saber, mas não custa lembrar que o indie pop elegantérrimo do Stereolab está de volta na praça. O grupo francês lança no dia 23 de maio seu primeiro álbum em 15 anos, Instant holograms on metal film. O novo single do disco, Melodie is a wound, é para quem gosta de viajar sem sair do lugar: sete minutos e meio de um casamento dançante e espacial entre rock 60’s, jazz e psicodelia pop. E no dia 9 de novembro tem show deles em São Paulo, no Balaclava Fest.
Crítica
Ouvimos: Joe Jonas – “Music for people who believe in love”

RESENHA: Joe Jonas encara o pós-divórcio em Music for people who believe in love, disco solo com eletrorock confessional, altos e baixos, e ecos de britpop e hyperpop.
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Dizem por aí que é preciso viver e sofrer antes de abraçar a criação artística e exercê-la de maneira profissional. Joe Jonas que o diga, já que Music for people who believe in love, seu primeiro projeto solo em 14 anos, foi feito depois de se casar e se divorciar da atriz Sophie Turner.
O irmão do meio dos Jonas Brothers aproveitou para jogar todas as suas ansiedades e medos dos últimos anos nas músicas do álbum – com direito a versos como “eu senti cada medo até o medo acabar” (na bacana Constellation) e “mesmo que esses olhos comecem a chorar, mesmo que eu esteja beijando raios / dançando em uma gaiola com leões / eu ficarei bem” (Parachute).
Em termos de som, Music… tem boas qualidades e é basicamente um disco de eletrorock, em faixas como Work it out, o quase emo Only love e o clima herdado de Smiths de Heart by heart e Honey blonde – esta, com os violões corridos que marcavam faixas dos Smiths e do The Cure nos anos 1980, e certa herança do britpop. Já Velvet sunshine dá tratamento hyperpop para o som originalmente associado aos Strokes. E You got the right abre com uma gravacao feita em arquivo de celular, e depois vira um indie pop de respeito.
- Ouvimos: Kali Uchis – Sincerely,
- Ouvimos: Bad Bunny – Debí tirar más fotos
- Ouvimos: FKA Twigs – EUSEXUA
- Ouvimos: Charli XCX – Brat
- Ouvimos: Addison Rae – Addison
Nem tudo é tranquilidade: a partir de uma dada altura, Music for people who believe in love começa a alternar músicas boas e umas canções mais repetitivas e anódinas. Tem o clima apagadinho e breguinha de My own best friend, a enjoadinha Sip your wine, a bossa nova de bolso What we are (com Luisa Sonza nos vocais). Mas rola uma recuperada com os tecnopops What this could be, Constellation e Water under the bridge, que fecham o disco – seguidas, na edição deluxe, por mais três versões ao vivo.
Vale citar que o clima miserento de boa parte das letras (enfim, é um disco-de-pé-na-bunda) pode dar uma assustada, igualmente. Mas tudo indica que Joe, que geralmente parece meio apagadinho em relação ao irmão Nick (mas atualmente tem mais ouvintes que ele no Spotify), está fazendo a transição para algo mais sólido no próximo álbum.
E, bom, o próximo álbum individual deve demorar um pouco: os Jonas Brothers embarcam em agosto numa turnê gigantesca, levando com eles o DJ Marshmello e as bandas All American Rejects e Boys Like Girls. E lançam no dia 8 do mesmo mês o sétimo álbum, Greetings from your hometown.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Republic/UMG
Lançamento: 27 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Cliffords – “Salt of the Lee” (EP)

RESENHA: O segundo EP dos Cliffords, Salt of the Lee, mistura britpop adulto, folk e shoegaze para falar de luto, cidade natal e relações difíceis.
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Vindos de Cork, na Irlanda, os integrantes dos Cliffords falam dos lados bons, ruins e mais ou menos de sua cidade em seu segundo EP, Salt of the Lee. Aparentemente, a ideia do grupo foi tentar soar “adulto” fazendo rock com heranças da era britpop – todo o material do EP parece feito para bombar numa rádio voltada para consumidores de música pop que ouvem rock e andam lá pelos 35, 40 anos.
Esse lado amadurecido ecoa em R&H Hall, aberta com piano e seguida com vocal bem cuidado e ruídos de guitarra. My favourite monster é um som tristonho, baladeiro, com cara folk. Bittersweet tem algo de shoegaze nas paredes de guitarra, mas o clima é outro, com efeitos de guitarra que dão um design mágico e espacial para o som. No final, a emocionante Dungarvan Bay tem aquele tom clássico de rock britânico com emanações folk – e vai progredindo até aumentar o som.
Nas letras, a banda junta o dia a dia da cidade com histórias pessoais. Em Dungarvan Bay, a cantora Iona Lynch fala sobre o luto por um amigo de faculdade que morreu. R&H Hall usa como imagem os antigos silos de uma empresa de grãos (a R&H Hall do título), reduzidos depois a escombros. Já a misteriosa My favourite monster fala sobre ódio, desentendimento e bullying escolar – muito embora Iona explique que a ideia era fazer uma carta de amor “a alguém com quem nunca me darei bem, mas acho que de alguma forma nos entendemos”.
Texto: Ricardo Schott.
Nota: 8
Gravadora: Soil To The Sun / Relentless Records
Lançamento: 30 de maio de 2025
Crítica
Ouvimos: Gabre – “Arquipélago de Ilhas Surdas”

RESENHA: Gabre traz indie pop experimental em Arquipélago de Ilhas Surdas, misturando lo-fi, ambient, dream pop e sons do Brasil e Portugal.
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Músico brasileiro radicado em Portugal, Gabre esteve no Brasil recentemente para uma turnê que foi do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, mostrando o repertório de Arquipélago de Ilhas Surdas. Um disco que ele define como indie pop, mas com um clima bem mais próximo do indie que do pop, na escolha de samples e no direcionamento para uma estética quase ambient, em que as canções se desenvolvem em determinados cenários.
Nessa onda, ruídos de fundo e clima lo-fi dão o toque em Chinese classics e Lisboa completamente debaixo d’água. São músicas com letras e melodias que dão sensação de estranheza, até por misturarem realidades (o som de Portugal, a bossa do Brasil, o clima da música eletrônica) e por terem letras existenciais que quase sempre, soam apenas como se fossem mencionadas, enterradas em meio às melodias. I’m just like soa como se tivessem achado uma gravação de rádio estrangeira, com uma música típica de algum país – que traz emanações de hinos nacionais, ao mesmo tempo em que aponta para a psicodelia e o som derretido.
Músicas como Crime e carinho, Jesus is not around, Nós vamos te amar pra sempre e Matter is divine and light is a kiss são dream pop com ênfase no sonho, no clima de que algo bem irreal está acontecendo – já que misturas sonoras com tecnopop, sons indianos, bateria de escola de samba e até funk carioca surgem texturizadas e misturadas no arranjo. O tempo é delicado, por sua vez, responde pelo lado mais pós-punk do disco, com eco nos vocais e nos instrumentos.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Maternidade
Lançamento: 16 de maio de 2025.
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