Connect with us

Lançamentos

Urgente!: Lançamentos da semana (14 a 18 de abril de 2025)

Published

on

Urgente!: Lançamentos da semana (14 a 18 de abril de 2025)

Um sobrevoo rápido por alguns dos lançamentos que movimentaram a semana. Nada de esgotar o assunto – a ideia nessa edição semanal e especial do Urgente! é fazer um recorte, destacar o que chamou a nossa atenção. Então anota aí:

(lembrando que tem mais lançamentos e músicas recentes no nosso Radar)

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

ÁLBUNS E EPS:

Não ouvimos ainda, mas um disco que está deixando a gente bem curioso é o da dupla formada por Julien Baker & Torres, Send a prayer my way, que saiu nesta sexta (18). Um disco que demorou quase uma década para ser feito, já que a ideia surgiu em 2016. A ideia das duas é que o disco sirva, mais do que tudo, de companhia e de demonstração de que a música sempre tem força. Três singles já foram lançados e o último deles, Bottom of a bottle, saiu nesta semana (Julien e Torres estão na foto acima, tirada por Ebru Yildiz).

Nenhuma estrela, disco novo do Terno Rei, saiu na terça (15), três dias antes da “data de lançamento oficial” de álbuns (sempre valorizam a sexta, enfim). Lô Borges participou de Relógio (“a faixa mais elegante do disco”, diz a banda) e o repertório está mais próximo da melancolia dos anos 1980, em várias faixas. Os próprios clipes liberados pela banda já davam essa cara mais sorumbática e – por que não dizer? – experimental.

Longo, e pelo que já se sabe, bem variado, A study of losses, disco novo do Beirut, saiu também nesta sexta (18) – e é uma jornada de 18 faixas encomendadas pela companhia de circo sueca Kompani Giraff, para um show com o mesmo nome. Temas como desaparecimento, envelhecimento, preservação e impermanência estão no disco.

Thunderball, novo disco do Melvins, saiu nesta sexta (18) pela gravadora Ipecac, e é definido por Buzz Osborne, vocalista e guitarrista do grupo, como um disco “bombástico” – mas melódico, como ele próprio confirmou ao site Scream & Yell. Mike Dillard, baterista original do grupo, voltou para gravar as baterias, e a  banda volta  a ter dois bateristas, ao lado de Dale Crover, titular do instrumento.

E tem o disco solo de Tunde Adebimpe, vocalista do TV On The Radio, Three black boltz – um álbum que, afirma o site Pitchfork, foi gravado antes da eleição de Donald Trump e está repleto de presságios sobre o que iria acontecer. Um outro álbum que está deixando a gente bastante curioso.

SINGLES:

Daqui do Brasil, um lançamento bem instigante: Humberto Gessinger levou às plataformas no dia 17 (quinta) Paraibah, parceria com Chico César. A música, segundo Chico, “é um louvor a importância do outro, do diferente, que tem muito a acrescentar a nós mesmos. Quando a gente se abre para o outro, renascemos”.

Tem mais um single do décimo álbum de Lana del Rey, que sai em maio, rolando – é Bluebird, mais uma investida no country, e uma música sobre uma mulher que encerra um ciclo de abuso. Saiu nesta sexta (18).

Na quinta (17) saiu mais um vislumbre da caixa Tracks II: The lost albums, de Bruce Springsteen. É Blind spot, gravada por Bruce no começo dos anos 1980, e que traz o cantor se metendo na área do rap (ele passou um bom tempo interessado em estilos como rap e trip hop, e isso se reflete MUITO na faixa).

E temos o prazer de anunciar que em 30 de maio sai mais um EP do Illuminati Hotties, projeto punk pop da cantora, compositora e produtora Sarah Tudzin, Nickel on the fountain floor. O single 777 já saiu, e agora chega às plataformas o compactinho Wreck my life, com participação de Stefan Babcock (da banda Pup).

 

 

Crítica

Ouvimos: Mark Pritchard & Thom Yorke, “Tall tales”

Published

on

Ouvimos: Mark Pritchard & Thom Yorke, "Tall tales"

DJ e produtor, o britânico Mark Pritchard é uma companhia perfeita para Thom Yorke mergulhar em experimentações. Além da experiência de ambos em criar atmosferas sonoras densas e sensoriais, há um espírito comum: o gosto por projetos paralelos. Pritchard coleciona codinomes e colaborações; Yorke, por sua vez, é o tipo de artista que raramente se acomoda.

Tall tales, projeto que une música e filme, nasceu de um encontro entre os dois em 2011, quando Pritchard remixou faixas do Radiohead, e começou a tomar forma em 2020, em plena pandemia. Foi justamente o isolamento que impulsionou a colaboração: Thom, entediado em casa, pediu que Mark lhe enviasse ideias para trabalhar. O que se seguiu foram cinco anos de trocas virtuais — mensagens, conversas no Zoom — sem um único encontro presencial.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

A proposta era buscar sons não convencionais. Mark cavou fundo em synths fora de linha e softwares obscuros, enquanto Thom deixou de lado guitarras e investiu em sintetizadores e distorções vocais. O resultado? Um disco sem calor, nascido da distância e da incerteza — e que reflete exatamente isso. E não entenda o “sem calor” como depreciativo: o gelo faz parte da aventura.

Mesmo para os padrões já estranhos de Yorke, Tall Tales soa dissonante, tenso e desolador. A fake in faker’s world e Ice shelf, que abrem o disco, sugerem que estamos sempre à beira de um abismo — a segunda amplifica essa sensação com uma sirene circular e hipnótica. Bugging out again até soa etérea, quase sonhadora, mas só depois de atravessarmos um corredor de vocais distorcidos e espectrais.

Do início ao fim, Tall Tales é um álbum gelado. Suas letras lembram fábulas, e suas faixas se alinham ao modelo de “não-canção” explorado pelo Radiohead em Kid A. Back in the game e Gangsters poderiam muito bem estar em trilhas de videogame — assim como a batida seca e minimalista de This conversation is missing your voice evoca o som vintage de um Tele-Jogo (lembra disso?). The white cliffs traz um blues ambient repleto de sintetizadores, com clima espectral e distante, quase como uma miragem — uma imagem potente para um mundo confuso como o de 2020. Já a faixa-título sintetiza o mundo como um deserto, em clima sombrio.

Entre tantas abstrações, The man who dances in stag’s head se destaca por lembrar uma canção de verdade — ainda que no sentido mais torto do termo. É uma balada que remete a Lou Reed, com pandeirola, vocais quase falados e atmosfera desolada que remete a Here she comes now, do Velvet Underground. Já a faixa final, Wandering genie, mistura vocais sobrepostos, cordas e sintetizadores até virar puro vento — como se tudo fosse varrido por uma força invisível.

No fim das contas, é art rock — mas bem mais art do que rock puro, como boa parte da trajetória do Radiohead.

Nota: 9
Gravadora: Warp
Lançamento: 9 de maio de 2025

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Shn Shn, “Serpent’s skin”

Published

on

Ouvimos: Shn Shn, “Serpent’s skin”

Vinda do Canadá, a musicista, compositora e cantora Shn Shn (nome verdadeiro: Shanika Lewis-Waddell) se dedica a um experimentalismo eletrônico que lembra bastante a vibe dos anos 1980 – e daquele som que costumava ser chamado de new age. A música de seu primeiro álbum, Serpent’s skin, é um ambient relaxante, que se cruza com vários estilos, e que alterna silêncios e sons em poucos segundos. Outerlands une esse design sonoro com reggae, Divergent paths é um soul eletrônico que lembra um tema de filme (com direito a conversas ao fundo) e Home is another place cria um ambiente relaxante e caseiro, com teclados, cordas e poucas notas.

O som esparso do disco traz outras coisas na receita. Há um toque forte de jazz e afrobeats distribuídos pela sonoridade de Serpent’s skin. Um som que lembra uma steel drum coadjuva a visonária Glimmer, batidas afro criadas por baixo, teclados e cordas criam New horizons e um concretismo musical cavernoso dá as caras em Tender bodies. Anomalies e Blip in the… são temas de piano, marcados por ruídos de fundo, barulhos marítimos e por uma microfonação que revela o ruído do banquinho usado por Shn Shn. Já Flow é um ambient “voador” e percussivo. Um disco que convida à escuta atenta, e que revela novas camadas a cada audição.

Nota: 8
Gravadora: Stadik Records
Lançamento: 28 de março de 2025.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Big|Brave, “OST”

Published

on

Ouvimos: Big|Brave, "OST"

O som do grupo canadense de metal experimental Big|Brave já está bem longe de ser um dos mais acessíveis do mundo – sonoridades como rock industrial e shoegaze são pouca areia na hora de definir a banda. Mas dessa vez o grupo foi longe demais: OST (original soundtrack, “trilha sonora original”) é uma “trilha sonora” feita sem que haja um filme para o qual ela tenha sido composta – e a banda entrou em estúdio sem ter nenhuma composição pronta, só com a disposição para improvisar em cima do que aparecesse.

Esse clima de Araçá azul do demo perpassa todas as oito faixas do disco – todas chamadas Innominate, variando apenas o número delas (de I a VIII). Quem quer conferir sons aterrorizantes, pode pular para a Innominate nº II, com notas sombrias de piano, ruídos de estática e um zumbido que parece alguém bem de longe querendo dizer algo. O disco abre com ruídos que vêm de longe (na Innominate nº I), segue com tremeliçações sonoras (na III) e com algo que se assemelha a barulho de metal vibrando (na IV) – praticamente uma enciclopédia experimenta musical, que soa mais como os ruídos de fundo de um filme do que com a música usada para um galã beijar a gatinha, ou a câmera mostrar um cenário infinito.

Se você não estiver com a menor vontade de se irritar, recomendamos pular a Innominate nº V – os barulhos soam tanto como um inseto voando, que chega a dar vontade de pegar um jornal para matar o bicho. A Innominate nº VII volta vagamente para o clima de terror da segunda faixa, com gritos que parecem vir de uma comemoração, mas ganham logo um tom de horror – em meio a sons que lembram um berimbau sendo tocado e tratado eletronicamente. Ousadia musical para poucos, e poucas.

Nota: 7,5
Gravadora: Thrill Jockey Records
Lançamento: 25 de abril de 2025

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Continue Reading
Advertisement

Trending