Connect with us

Crítica

Ouvimos: The Menzingers – “Everything I ever saw”

Published

on

Resenha: The Menzingers – “Everything I ever saw”

RESENHA: The Menzingers mantém em Everything I ever saw seu punk rock de alma estradeira, entre Bruce Springsteen, Hüsker Dü, folk e country, com nostalgia, desespero e alguns hinos fortes — embora nem sempre escape da fórmula.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Epitaph
Lançamento: 17 de julho de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Os guitarristas e vocalistas Tom May e Greg Barnett, o baixista Eric Keen e o baterista Joe Godino são o Menzingers há vinte anos – uma banda que, em seus discos, costuma abordar temas como amores e desgraças da vida, sempre com um proceder que lembra um Bruce Springsteen punk. As músicas têm versos grandes, linhas vocais que ocupam espaço nas melodias, e vozes perto do desespero. E a receita punk rocker deles vêm encharcada de referências do folk e do country.

Você pode até arrumar um rótulo de “emo” pra eles em alguns momentos, mas fica meio claro que o lance do The Menzingers é outro, mais estradeiro, com um olho esticado para as janelas das casas de subúrbio, e lembranças de bandas como Hüsker Dü e Replacements. Everything I ever saw, o novo disco, mantém essa tradição, abrindo com os pensamentos suicidas da bela Chance encounters, os corações pesados e os excessos de Better angels, e o power pop amoroso de Romanticism – que tem mais do que apenas uma lembrança de Springsteen, chegando a falar em “dancers in the dark” na letra.

  • Ouvimos: Kurt Vile – Philadelphia’s been good to me

Pelo título já dá pra ver que lembranças tomam boa parte do novo disco dos Menzingers – normal em se tratando de uma banda que fez fama falando de nostalgia, passado e recordações tristes. A balada-de-arena Other’s people money sai dessa e fala textualmente de bandeiras do MAGA, abusos policiais e milionários no espaço sideral. A música tem um “la di da” grudento e até bem atraente, mas a impressão que fica é a de que, se não tomar cuidado, o Menzingers pode acabar recorrendo a soluções fáceis (e cafonas) para manter a tradição de “hinos”.

Rola isso também mais ou menos em Gasoline & matches, uma balada county-rock bonitinha, mas ordinária – do tipo que você já ouviu várias iguais – e com When he enters my dreams. Fool, outra faixa nessa onda, tem um refrão bom demais para passar despercebido (ligeiramente inspirado na letra de The joker, da Steve Miller Band) e acaba ganhando atenção por falar sobre um personagem que “só gosta dos começos das coisas”. Nobody’s heroes, lançada como single, volta a botar mais emoção no disco.

Tem ainda Breathe with me, quase uma mescla de Nada Surf e Offspring, com melodia bacana e vocais em tom de hino – além da letra mandando bala na desesperança (“deus sabe que gritamos e choramos em direção ao céu / não é o suficiente”). E pelo menos mais duas músicas que mostram força de verdade no disco: a marcial Parade day e a explosão emocional da faixa-título, na qual o cantor Tom May parece querer chamar todas as suas antigas versões para um papo. Entre mancadas e acertos, The Menzingers mais acerta do que erra, mas corre o risco da banalidade em alguns momentos.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Crítica

Ouvimos: Sleep – “Hempispheres”

Published

on

Resenha: Sleep - "Hempispheres"

RESENHA: Sem Matt Pike, o Sleep retorna com Hempispheres, mas o novo disco de stoner e doom psicodélico aposta em riffs e atmosferas que soam mais repetitivos do que hipnóticos.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 6
Gravadora: Third Man Records
Lançamento: 3 de setembro de 2026

Enquanto o cofundador do Sleep, Matt Pike, leva adiante o High On Fire – com direito a um show agendado no Brasil – a banda veterana de stoner + doom, conhecida pelo disco clássico Dopesmoker, continua sem ele, numa nova formação em que resta apenas o baixista e vocalista Al Cisneros como membro original. O novo guitarrista do Sleep é Bubba Dupree, do Void. Na bateria, está o eternamente ocupadíssimo Dale Crover, que toca também no Melvins e no Redd Kross. E foi essa turma que entrou em estúdio para gravar um inesperado novo disco do Sleep, Hempispheres.

Um novo disco de uma banda tão sui generis (tudo neles gira em torno de fumar maconha o dia inteiro, usando apetrechos que vão desde maricas comuns até cálices de coco, e fazer músicas sobre isso) envolve muita coisa: as agendas dos músicos, a disposição para permanecer à cata de aventuras esquisitas, a vontade de permanecer fazendo cagada de maneira profissional.

O lance é que Hempispheres é “profissional” demais para os estranhos padrões de uma banda que já quis abrir seu contrato com uma grande gravadora lançando um disco com uma só faixa, de mais de uma hora (Dopesmoker, engavetado pela London em 1995, e só lançado com o “corte definitivo” em 2022). Os discos anteriores do Sleep eram bons porque eram repetitivos – aquela bem vinda repetição “chapada”. Hempispheres parece repetitivo por falta de ideias melhores para riffs, solos e ambiências sonoras.

O material de Hempispheres soa mais como uma sobra de discos anteriores ou uma mixtape – até mesmo na decolagem stoner + doom de Have spacesuit will travel e no clima indiano de The morrisist, faixas que tinham tudo para serem bem legais. Se você já atravessou os 60 minutos de Dopesmoker feliz da vida, vai estranhar sentir tédio nos dez minutos de Arrival of the industry ships e vai estranhar mais ainda achar que Whole wheat mountain / Well baked parece demais com uma sobra do Kyuss.

No geral, é como se o metal moroso, psicodélico e sabatthiano do Sleep já estivesse acostumado a uma fórmula – que inclui trocadilhos com o nome de Tony Iommi nas letras, além de uma referência cara de pau ao Hemispheres, disco de 1978 do Rush, no título. Quem nem sequer esperava um disco novo do Sleep vai ter que esperar mais um pouco.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Big Marias – “Hungry heart” (EP)

Published

on

Resenha: Big Marias – “Hungry heart” (EP)

RESENHA: Big Marias, trio de Palmas (TO), lança Hungry heart, EP que cruza punk, stoner, grunge e doom, entre ecos de Nirvana, Babes In Toyland, Hole e Black Sabbath, em canções viscerais e sombrias.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Wheels of Confusion Records / Rocklab
Lançamento: 28 de agosto de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

O EP novo dessa banda de Palmas (TO) é quase uma sessão de bruxaria rocker, influenciada por punk, stoner, grunge, e por vivências viscerais e sangrentas. Em Hungry heart, Sam Cayres (guitarra e voz), Didia Cayres (bateria) e Felipe Supernaut (baixo), os três do Big Marias, soam como o encontro entre Kyuss e Babes In Toyland na faixa-título, impõem clima cantarolável à moda de Hole e Ramones a Nasty, capricham no peso depressivo em Deep trip e Gone… E quase sempre soam como uma banda que ouviu atentamente a estreia do Nirvana, Bleach (1989), mas juntou tudo com vibes que fazem lembrar bandas como Sisters Of Mercy e até Black Sabbath.

Hungry heart adere ao punk quase puro, mas com uma gama de lembranças que vai de Black Sabbath a Rita Lee, em Mistakes can bleed, canção com título em inglês, e boa parte da letra em português. E ganha ares metálicos e arrastados na última faixa, Ti – que adapta uma ideia da era do CD e encerra com uma coda, trazendo a mesma música em versão de voz e piano, após alguns segundos de silêncio. Bonito e pesado.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Sundayclub – “Sundayclub”

Published

on

Resenha: Sundayclub - "Sundayclub"

RESENHA: O duo canadense Sundayclub estreia com um disco de shoegaze etéreo, cruzando guitarras distorcidas, new wave e emo para transformar saudade, paixão e frustração em “alegria triste”.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Paper Bag Records
Lançamento: 10 de julho de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Vindos de Winnipeg, Courtney Carmichael e Nikki St. Pierre (os dois do Sundayclub) têm uma curiosa origem em estilos bem diferentes do shoegaze que marca seu álbum epônimo de estreia). O duo começou quando Courtney e sua irmã queriam produzir uma demo para enviar ao festival folk de sua cidade, e acabaram esbarrando com Nikki, que erã fã de metal, punk e indie rock. Courtney, aliás, chegou a tocar polca (!) numa banda liderada por seu tio – sua família é da Ucrânia e ela tocava violino e violão no grupo.

Sundayclub, o disco, não reflete essas experiências anteriores: o som é distorcido, meio eletrônico (a curta Tune in, na abertura, une guitarras a um beat intermitente e quase industrial) e etéreo, com vocais quase sempre overdubbados. Blue wave, uma canção de saudade e de “alegria triste”, tem uma onda quase new wave na composição – pode ser basicamente o hit “de arena” do grupo. A dedilhada Sad summer tem uma energia de férias frustradas, em que tudo poderia ter dado certo, mas não foi bem o que rolou (“eu queria me divertir / curtir o sol / mas não consigo me arrastar da minha própria cama”).

Essa vibe de “por que estou tão triste quando deveria estar alegre”, juvenil até a medula, é a cara do Sundayclub, que põe nuances de paixão teenager-jovem na emo-gaze Camera shy e na bela e ruidosa Corydoon Ave (To meet you). O grupo igualmente invade áreas mais sonhadoras em faixas celestiais como Lombard e Turquiose, antes de falar de um casal meio explosivo na docinha-fake Sober (“essa festa é uma merda / e eu iria pra casa se pudesse / eu te daria 50 dólares / se você calasse a boca”).

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS